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[Internacional] Boeing revela detalhes da versão internacional do Super Hornet

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Mensagem por Amilckar Dom 06 Nov 2011, 00:15

Boeing revela detalhes da versão internacional do Super Hornet

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A Boeing começa a dar mais detalhes de seu caça F/A-18 Super Hornet International. (Foto: Boeing)


Engenheiros da gigante aeroespacial Boeing estão oferecendo novos
detalhes do seu caça F-18 Super Hornet chamado “roteiro internacional”,
começando com os seus dois tanques de combustível conformal (CFTs)
montados sobre as raízes das asas e numerosos Pods Fechados de Armas
(EWPs).



Os detalhes estão emergindo no momento que a Boeing e sua a
concorrente a Lockheed Martin, com o Joint Strike Fighter (JSF),
deixaram de participar da competição MMRCA (Medium Multi-Role Combat
Aircraft) na Índia e estão visando os não parceiros do F-35 como o Japão
para os novos negócios.

Várias outras forças aéreas também estão procurando por novos caças e
vão avaliar não só o desempenho de radar e de aviônicos, mas também
como os caças combatem tanto além do alcance visual (BVR) como no
combate aproximado. A Boeing vem promovendo melhorias no seu F-18 sob o
seu conceito do roteiro internacional desde o ano passado, mas continua a
evitar divulgar maiores informações com potenciais clientes fora dos
Estados Unidos enquanto foca no Japão.

Nesse sentido, o conceito da Boeing para um novo Super Hornet se
destina a melhorar a estrutura básica em termos de empuxo/peso,
aceleração, agilidade, capacidade de manobra, a persistência de combate,
características de baixa detectabilidade radar e desempenho dos
sensores.
[Internacional] Boeing revela detalhes da versão internacional do Super Hornet Super-Hornet-International-02
Na parte de cima, a novidade são os dois tanques de combustíveis
conformais (CFTs), que possibilitam o mesmo alcance que um caça equipado
com os tanques sob as asas, mas diminuem o arrasto de maneira
siginificativa. (Foto: Boeing)


Como foi relatado este ano, para ampliar o alcance F-18 sem ter um
maior arrasto provocado pelos tanques de combustíveis sob as asas, o
novo Super Hornet poderá contar com dois CFTs. De acordo com um cálculo
preliminar de um Super Hornet equipada com dois CFTs e uma tanque de
combustível convencional montado na parte inferior central, a aeronave
teria o mesmo raio de combate que pode atualmente ser alcançado com três
tanques externos. Isto é em parte devido à posição do centro de
gravidade do CFT, que é relativamente perto do CG da aeronave. A
colocação também reduziu a quantidade de trabalho dos compensadores e o
arrasto gerado pelos compensadores dos estabilizadores horizontais.

Além disso, os CFTs não devem exigir a modificação dos software de
controle de vôo, disse a Boeing, embora a confirmação não virá até que
os testes no túnel de vento e em voo sejam realizados. Os trabalhos para
realizar o primeiro teste deve estar concluído até o final do ano, com
mais uma rodada em 2012, dizem os engenheiros.

Junto com os CFTs, ??a Boeing também promovido a substituição dos
pontos das asas e da fuselagem do F-18 por pontos fixos com Pods
Fechados de Armas (EWPs), cada um deles capaz de ter na parte interna
quatro mísseis AIM-120, uma bomba de 2.000 libras ou duas armas na
classe de 500 libras.
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Na parte de baixo, os Pods Fechados de Armas (EWPs) que possibilitam levar
uma grande quantidade de armas, diminuindo a seção reta radar. (Foto:
Boeing)


A Boeing disse que mesmo que cada EWP tenha um peso vazio de 370 kg
(815 lb), este “além” é mais do que compensado pela eliminação de
pilones e trilhos, e a melhor aerodinâmica resultante, bem como a seção
reta radar reduzida (inclusive comparado aos existentes tratamentos
RCS). Com um pod na parte de baixo e dois EWPs sob as asas, o Super
Hornet poderia transportar 12 AMRAAMs, e mais os dois mísseis ar-ar AIM
9Xs nas pontas das asas.

Mas oo EWPs ainda têm que ser certificados para o transporte
supersônico e fatores de carga plena de combate. Além disso, a Boeing
ainda não decidiu se irá modificar um já existente Super Hornet para
testar em vôo os CFTs e/ou os EWPs.

Na verdade, a Boeing ainda precisa detalhar as suas estimativas de
quanto melhor um caça Super Hornet equipado com um motor de desempenho
melhorado da General Electric F414, com o pacote de Melhoria da
Qualidade de Voo Transônico nas asas, e os CFTs e EWPs poderia voar. Mas
a empresa disse que a aceleração da velocidade de cruzeiro para o nível
supersônico Mach 1.3-1.5 será reduzida, dependendo da configuração da
aeronave e altitude, entre 2-3,5 vezes em comparação com um Super Hornet
padrão. Durante uma típica missão de patrulha de combate aéreo em
altitudes em torno de 40 mil pés, o tempo necessário para acelerar de
patrulha de combate à velocidade supersônica deve ser reduzido em 2-3
vezes.

E, embora seja claro que uma versão modificada Super Hornet deva
voar, acelerar, virar e ter uma considerável capacidade de poder maior
em comparação com o atual Super Hornet, dentro do mesmo envelope de vôo,
o conceito do mapa do roteiro internacional ainda precisa que a Boeing
financie internamente a pesquisa e o desenvolvimento. A empresa quer um
cliente para ajudar a financiar o desenvolvimento e integração, e testar
as melhorias.

Fonte: Aviation Week
Via: Cavok

_________________
Carlos Amilckar
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Colaborador - Notícias de aviação
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