[Brasil] Brasil lança primeiro VANT elétrico com tecnologia 100% nacional
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[Brasil] Brasil lança primeiro VANT elétrico com tecnologia 100% nacional
Brasil lança primeiro VANT elétrico com tecnologia 100% nacional
O VANT Tiriba 2 desenvolvido pela empresa brasileira AGX Tecnologia.
Este ano foi lançado com fins comerciais e de aperfeiçoamento
tecnológico o primeiro VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) elétrico
produzido com tecnologia 100% brasileira. A empresa AGX Tecnologia, com
sede em São Carlos, em parceria com a empresa Aeroalcool, fabricou o
Tiriba 2, o VANT mais barato do Brasil. A aeronave mais básica custa R$
30 mil, e dependendo de como for incrementada com equipamentos
acessórios (câmeras, sensores, antenas e etc) pode chegar a R$ 100 mil.
A produção do Tiriba 2 atende ao mercado nacional e internacional. As
exportações devem começar no início do próximo ano. O que mais chama a
atenção nesse VANT é a possibilidade de ser empregado para diversas
finalidades: defesa civil, agricultura e meio ambiente.
A pequena aeronave controlada remotamente servirá para acompanhamento da lavoura e levantamentos aereofotogramétricos.
Na agricultura, o Tiriba 2 pode auxiliar no levantamento de pragas,
na qualificação e quantificação da cultura e no acompanhamento da
lavoura. Na área ambiental, o VANT pode mapear e quantificar Áreas de
Preservação Permanente (APPs), ajudando a traçar planos para a sua
conservação, além de detectar focos de desmatamento e incêndio.
A alta capacidade da aeronave em realizar levantamentos
aereofotogramétricos e tirar fotografias em alta resolução permitirá o
maior controle sobre a imagem obtida. Ao se analisar dados como
dimensão, posicionamento e ângulo será possível compor mosaicos
fotográficos que poderão auxiliar em levantamentos topográficos, além da
medição e quantificação de dados.
“O custo de operação do Tiriba é zero. Basta carregar a bateria. É
uma aeronave revolucionária que tem custo de manutenção também muito
baixo”, afirma Adriano Kancelkis, diretor da AGX. O Tiriba é leve e
portátil, e deve ser lançado manualmente, sem a necessidade de pista de
pouso e decolagem.
Para o diretor da AGX, o mercado nacional ainda não decolou para os
VANTs por falta de divulgação dessa tecnologia. “O VANT ainda é uma
tecnologia muito nova. Eu comparo o VANT com o MP3. O MP3 revolucionou a
indústria fonográfica e o VANT irá revolucionar o mercado de
sensoriamento aéreo. É questão de tempo e de divulgação”, observa
Kancelkis.
Com quase três metros de asa e cerca de um metro e meio de
comprimento, o VANT pode embarcar câmeras fotográficas de alta
definição, sensores, além de câmeras de vídeo convencionais com
transmissão em tempo real em uma distância de até 12 km. Dados como
telemetria da aeronave, velocidade e posicionamento também são obtidos. O
Tiriba 2 ainda conta com uma estação de solo que recebe os dados e
imagens transmitidos pelo avião.
Fonte: Portal 360 Graus / NOTIMP
Via: Cavok
O VANT Tiriba 2 desenvolvido pela empresa brasileira AGX Tecnologia.
Este ano foi lançado com fins comerciais e de aperfeiçoamento
tecnológico o primeiro VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) elétrico
produzido com tecnologia 100% brasileira. A empresa AGX Tecnologia, com
sede em São Carlos, em parceria com a empresa Aeroalcool, fabricou o
Tiriba 2, o VANT mais barato do Brasil. A aeronave mais básica custa R$
30 mil, e dependendo de como for incrementada com equipamentos
acessórios (câmeras, sensores, antenas e etc) pode chegar a R$ 100 mil.
A produção do Tiriba 2 atende ao mercado nacional e internacional. As
exportações devem começar no início do próximo ano. O que mais chama a
atenção nesse VANT é a possibilidade de ser empregado para diversas
finalidades: defesa civil, agricultura e meio ambiente.
A pequena aeronave controlada remotamente servirá para acompanhamento da lavoura e levantamentos aereofotogramétricos.
Na agricultura, o Tiriba 2 pode auxiliar no levantamento de pragas,
na qualificação e quantificação da cultura e no acompanhamento da
lavoura. Na área ambiental, o VANT pode mapear e quantificar Áreas de
Preservação Permanente (APPs), ajudando a traçar planos para a sua
conservação, além de detectar focos de desmatamento e incêndio.
A alta capacidade da aeronave em realizar levantamentos
aereofotogramétricos e tirar fotografias em alta resolução permitirá o
maior controle sobre a imagem obtida. Ao se analisar dados como
dimensão, posicionamento e ângulo será possível compor mosaicos
fotográficos que poderão auxiliar em levantamentos topográficos, além da
medição e quantificação de dados.
“O custo de operação do Tiriba é zero. Basta carregar a bateria. É
uma aeronave revolucionária que tem custo de manutenção também muito
baixo”, afirma Adriano Kancelkis, diretor da AGX. O Tiriba é leve e
portátil, e deve ser lançado manualmente, sem a necessidade de pista de
pouso e decolagem.
Para o diretor da AGX, o mercado nacional ainda não decolou para os
VANTs por falta de divulgação dessa tecnologia. “O VANT ainda é uma
tecnologia muito nova. Eu comparo o VANT com o MP3. O MP3 revolucionou a
indústria fonográfica e o VANT irá revolucionar o mercado de
sensoriamento aéreo. É questão de tempo e de divulgação”, observa
Kancelkis.
Com quase três metros de asa e cerca de um metro e meio de
comprimento, o VANT pode embarcar câmeras fotográficas de alta
definição, sensores, além de câmeras de vídeo convencionais com
transmissão em tempo real em uma distância de até 12 km. Dados como
telemetria da aeronave, velocidade e posicionamento também são obtidos. O
Tiriba 2 ainda conta com uma estação de solo que recebe os dados e
imagens transmitidos pelo avião.
Fonte: Portal 360 Graus / NOTIMP
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