[Brasil] Indústria nacional deve participar do projeto do novo cargueiro KC-390 da Embraer
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[Brasil] Indústria nacional deve participar do projeto do novo cargueiro KC-390 da Embraer
Indústria nacional deve participar do projeto do novo cargueiro KC-390 da Embraer
O novo avião de transporte e reabastecimento aéreo da FAB, o KC-390, deve voar pela primeira vez em 2014. (Foto: Embraer)
Está previsto para 2014 o voo inaugural do KC-390, novo avião de
transporte que a EMBRAER desenvolve para a Força Aérea Brasileira e que
já possui intenções de compra de outros cinco países. A aeronave vai
cumprir missões de transporte e de reabastecimento em voo, entre outras.
Benefícios econômicos e incentivo às empresas nacionais estão no foco
do projeto. “Uma das premissas fundamentais do projeto é que seja
priorizada a indústria nacional”, explica o Tenente Coronel Sergio
Carneiro, gerente do projeto do KC-390.
A Embraer está buscando parceiros da indústria nacional para o projeto do KC-390. (Foto: Embraer)
As oportunidades para as empresas brasileiras foram apresentadas em
um seminário realizado (19/10) no Parque de Desenvolvimento Tecnológico
de São José dos Campos (SP). A prioridade é favorecer as empresas
brasileiras nos contratos para o fornecimento de itens que podem ser
fabricados no Brasil. “Tudo aquilo que a indústria brasileira puder
fornecer nós iremos incentivar”, afirma o Tenente Coronel Carneiro.
Os itens vão desde a blindagem até armários, equipamentos de apoio em
solo, escadas, cozinha de bordo e a estrutura necessária para a linha
de montagem. Na programação do seminário, a EMBRAER e o Departamento de
Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA) apresentaram as oportunidades
do projeto. Em seguida, representantes do Banco Nacional de
Desenvolvimento (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP),
da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do
Centro para a Competitividade e Inovação para o Cone Leste Paulista
(CECOMPI) esclareceram sobre linhas de financiamento e outras formas de
apoio que podem ser oferecidas para as empresas que ingressarem no
projeto.
“A mobilização e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva
nacional, em consonância com as medidas governamentais refletidas na
Estratégia Nacional de Defesa e no Plano Brasil Maior, têm sido foco da
FAB e da Embraer desde o início deste programa”, disse Luiz Carlos
Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e segurança. “Com o apoio de
diversas entidades públicas e privadas, temos envidado esforços
conjuntos para estimular e viabilizar a participação de empresas
brasileiras como fornecedoras do KC-390.”
Paralelo ao incentivo às empresas brasileiras, o projeto do KC-390
também envolve indústrias estrangeiras, que vão fornecer equipamentos
que ainda não são fabricados no Brasil, como turbinas e o radar. Nesses
casos, serão assinados acordos de Off-Sets, compensações econômicas para
o Brasil por meio de parcerias dos estrangeiros com empresas nacionais
que são beneficiadas, por exemplo, com transferência de tecnologia.
A Força Aérea Brasileira pretende adquirir inicialmente 28 aeronaves do KC-390. (Foto: Embraer)
Desenvolvido para substituir o C-130 Hércules, aeronave de transporte
militar atualmente utilizado em mais de 90 países, o KC-390 já possui
28 intenções de compra da Força Brasileira e também do Chile (6),
Colômbia (12), Argentina (6), Portugal (6), República Tcheca (2).
Com 35,20 metros de comprimento, 12,15m de altura, 35,05m de uma
ponta da asa à outra e 81 toneladas de peso máximo, o KC-390 é a maior
aeronave já projetada no Brasil e terá que aliar características como
voar a até 850 Km/h, levar até 23 toneladas de carga e pousar em pistas
curtas, como na região amazônica e até na Antártica. Entre as principais
missões do jato estarão o transporte de cargas, lançamento de
paraquedistas, reabastecimento em voo de aviões e helicópteros, busca e
resgate, combate a incêndios florestais, lançamento de cargas em voo,
transporte de tropa e evacuação de feridos.
O compartimento de carga poderá levar 80 soldados ou 64 paraquedistas
ou ainda 7 pallets de carga. Em configuração para resgate de doentes ou
feridos, poderão ser instaladas até 74 macas, além de espaço para uma
equipe médica. O KC-390 também terá seus sistemas de controle de voo
totalmente elétricos (fly-by-wire) e uma eletrônica embarcada de última
geração, compatível com sistemas de visão noturna e com sistemas de
autoproteção contra mísseis.
Fonte: Agência Força Aérea
Via: Cavok
O novo avião de transporte e reabastecimento aéreo da FAB, o KC-390, deve voar pela primeira vez em 2014. (Foto: Embraer)
Está previsto para 2014 o voo inaugural do KC-390, novo avião de
transporte que a EMBRAER desenvolve para a Força Aérea Brasileira e que
já possui intenções de compra de outros cinco países. A aeronave vai
cumprir missões de transporte e de reabastecimento em voo, entre outras.
Benefícios econômicos e incentivo às empresas nacionais estão no foco
do projeto. “Uma das premissas fundamentais do projeto é que seja
priorizada a indústria nacional”, explica o Tenente Coronel Sergio
Carneiro, gerente do projeto do KC-390.
A Embraer está buscando parceiros da indústria nacional para o projeto do KC-390. (Foto: Embraer)
As oportunidades para as empresas brasileiras foram apresentadas em
um seminário realizado (19/10) no Parque de Desenvolvimento Tecnológico
de São José dos Campos (SP). A prioridade é favorecer as empresas
brasileiras nos contratos para o fornecimento de itens que podem ser
fabricados no Brasil. “Tudo aquilo que a indústria brasileira puder
fornecer nós iremos incentivar”, afirma o Tenente Coronel Carneiro.
Os itens vão desde a blindagem até armários, equipamentos de apoio em
solo, escadas, cozinha de bordo e a estrutura necessária para a linha
de montagem. Na programação do seminário, a EMBRAER e o Departamento de
Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA) apresentaram as oportunidades
do projeto. Em seguida, representantes do Banco Nacional de
Desenvolvimento (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP),
da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do
Centro para a Competitividade e Inovação para o Cone Leste Paulista
(CECOMPI) esclareceram sobre linhas de financiamento e outras formas de
apoio que podem ser oferecidas para as empresas que ingressarem no
projeto.
“A mobilização e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva
nacional, em consonância com as medidas governamentais refletidas na
Estratégia Nacional de Defesa e no Plano Brasil Maior, têm sido foco da
FAB e da Embraer desde o início deste programa”, disse Luiz Carlos
Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e segurança. “Com o apoio de
diversas entidades públicas e privadas, temos envidado esforços
conjuntos para estimular e viabilizar a participação de empresas
brasileiras como fornecedoras do KC-390.”
Paralelo ao incentivo às empresas brasileiras, o projeto do KC-390
também envolve indústrias estrangeiras, que vão fornecer equipamentos
que ainda não são fabricados no Brasil, como turbinas e o radar. Nesses
casos, serão assinados acordos de Off-Sets, compensações econômicas para
o Brasil por meio de parcerias dos estrangeiros com empresas nacionais
que são beneficiadas, por exemplo, com transferência de tecnologia.
A Força Aérea Brasileira pretende adquirir inicialmente 28 aeronaves do KC-390. (Foto: Embraer)
Desenvolvido para substituir o C-130 Hércules, aeronave de transporte
militar atualmente utilizado em mais de 90 países, o KC-390 já possui
28 intenções de compra da Força Brasileira e também do Chile (6),
Colômbia (12), Argentina (6), Portugal (6), República Tcheca (2).
Com 35,20 metros de comprimento, 12,15m de altura, 35,05m de uma
ponta da asa à outra e 81 toneladas de peso máximo, o KC-390 é a maior
aeronave já projetada no Brasil e terá que aliar características como
voar a até 850 Km/h, levar até 23 toneladas de carga e pousar em pistas
curtas, como na região amazônica e até na Antártica. Entre as principais
missões do jato estarão o transporte de cargas, lançamento de
paraquedistas, reabastecimento em voo de aviões e helicópteros, busca e
resgate, combate a incêndios florestais, lançamento de cargas em voo,
transporte de tropa e evacuação de feridos.
O compartimento de carga poderá levar 80 soldados ou 64 paraquedistas
ou ainda 7 pallets de carga. Em configuração para resgate de doentes ou
feridos, poderão ser instaladas até 74 macas, além de espaço para uma
equipe médica. O KC-390 também terá seus sistemas de controle de voo
totalmente elétricos (fly-by-wire) e uma eletrônica embarcada de última
geração, compatível com sistemas de visão noturna e com sistemas de
autoproteção contra mísseis.
Fonte: Agência Força Aérea
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