[Brasil] AEL fornecerá três sistemas adicionais para o jato de transporte militar...
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[Brasil] AEL fornecerá três sistemas adicionais para o jato de transporte militar...
AEL fornecerá três sistemas adicionais para o jato de transporte militar e de reabastecimento KC-390 da Embraer
A empresa AEL vai fornecer no total quatro sistemas para o jato KC-390 da Embraer. (Foto: Embraer)
A Embraer Defesa e Segurança anunciou hoje a seleção da empresa
brasileira AEL Sistemas, de Porto Alegre, para fornecer mais três
sistemas do jato de transporte militar e de reabastecimento KC-390: de
autoproteção (SPS); de contramedidas direcionais infravermelho (DIRCM); e
de orientação do piloto (HUD).
A Embraer está desenvolvendo o KC-390 sob contrato com a Força Aérea
Brasileira (FAB), que tem aprovação final sobre a seleção dos sistemas
da aeronave considerados de interesse estratégico, como propulsão,
aviônica, missão, autoproteção, manuseio e lançamento de cargas, entre
outros. Em setembro passado, a Embraer já havia anunciado a seleção da AEL para o fornecimento dos computadores de missão do novo jato. Com início dos ensaios em vôo em 2014, a primeira entrega do KC-390 está prevista para 2016.
“O KC-390 está sendo projetado para operar em todo o mundo, sob
diversas condições, com o mesmo desempenho destacado”, disse Eduardo
Bonini Santos Pinto, Vice-Presidente de Operações & COO, Embraer
Defesa e Segurança. “A escolha dos principais fornecedores é um processo
extremamente relevante para atingirmos nosso compromisso com a Força
Aérea Brasileira de fazer do KC-390 uma aeronave do mais elevado padrão
tecnológico, sem similares no mercado, e um produto que agregará muito
valor para o Brasil.”
O SPS garante a capacidade de consciência situacional e sobrevivência
em ambientes hostis, permitindo à aeronave detectar e reagir a diversas
ameaças. O KC-390 possui requisitos únicos de sobrevivência contra
ameaças provenientes do solo, em função das missões de lançamento
rasante de carga, assalto aeroterrestre e infiltração e exfiltração
aérea.
O DIRCM é o mais moderno sistema em contramedidas para mísseis
infravermelhos, sendo a principal e mais eficiente arma contra esta
ameaça. A solução oferecida pela AEL utiliza um laser de última geração,
baseado em fibra ótica, capaz de gerar um feixe de energia para inibir
mísseis infravermelhos quilômetros antes de eles ameaçarem o KC-390. O
alto nível de integração do DIRCM com o SPS proporciona uma solução
otimizada em termos de desempenho, instalação e peso.
O HUD fornece informações no campo de visão dos pilotos durante todas
as fases de vôo. A funcionalidade de decolagem sob baixa visibilidade
(LVTO) permitirá ao KC-390 operar seguramente sob condições severas e
adversas. Além disso, uma câmera colorida instalada na cabine de
pilotagem gravará a visão do piloto sobreposta com as informações
geradas pelo HUD, para fins de análise das missões.
Fonte: Cavok
A empresa AEL vai fornecer no total quatro sistemas para o jato KC-390 da Embraer. (Foto: Embraer)
A Embraer Defesa e Segurança anunciou hoje a seleção da empresa
brasileira AEL Sistemas, de Porto Alegre, para fornecer mais três
sistemas do jato de transporte militar e de reabastecimento KC-390: de
autoproteção (SPS); de contramedidas direcionais infravermelho (DIRCM); e
de orientação do piloto (HUD).
A Embraer está desenvolvendo o KC-390 sob contrato com a Força Aérea
Brasileira (FAB), que tem aprovação final sobre a seleção dos sistemas
da aeronave considerados de interesse estratégico, como propulsão,
aviônica, missão, autoproteção, manuseio e lançamento de cargas, entre
outros. Em setembro passado, a Embraer já havia anunciado a seleção da AEL para o fornecimento dos computadores de missão do novo jato. Com início dos ensaios em vôo em 2014, a primeira entrega do KC-390 está prevista para 2016.
“O KC-390 está sendo projetado para operar em todo o mundo, sob
diversas condições, com o mesmo desempenho destacado”, disse Eduardo
Bonini Santos Pinto, Vice-Presidente de Operações & COO, Embraer
Defesa e Segurança. “A escolha dos principais fornecedores é um processo
extremamente relevante para atingirmos nosso compromisso com a Força
Aérea Brasileira de fazer do KC-390 uma aeronave do mais elevado padrão
tecnológico, sem similares no mercado, e um produto que agregará muito
valor para o Brasil.”
O SPS garante a capacidade de consciência situacional e sobrevivência
em ambientes hostis, permitindo à aeronave detectar e reagir a diversas
ameaças. O KC-390 possui requisitos únicos de sobrevivência contra
ameaças provenientes do solo, em função das missões de lançamento
rasante de carga, assalto aeroterrestre e infiltração e exfiltração
aérea.
O DIRCM é o mais moderno sistema em contramedidas para mísseis
infravermelhos, sendo a principal e mais eficiente arma contra esta
ameaça. A solução oferecida pela AEL utiliza um laser de última geração,
baseado em fibra ótica, capaz de gerar um feixe de energia para inibir
mísseis infravermelhos quilômetros antes de eles ameaçarem o KC-390. O
alto nível de integração do DIRCM com o SPS proporciona uma solução
otimizada em termos de desempenho, instalação e peso.
O HUD fornece informações no campo de visão dos pilotos durante todas
as fases de vôo. A funcionalidade de decolagem sob baixa visibilidade
(LVTO) permitirá ao KC-390 operar seguramente sob condições severas e
adversas. Além disso, uma câmera colorida instalada na cabine de
pilotagem gravará a visão do piloto sobreposta com as informações
geradas pelo HUD, para fins de análise das missões.
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