[Brasil] F-X2: Novo motor do caça Gripen provavelmente vai esquentar a competição no Brasil
Página 1 de 1
[Brasil] F-X2: Novo motor do caça Gripen provavelmente vai esquentar a competição no Brasil
F-X2: Novo motor do caça Gripen provavelmente vai esquentar a competição no Brasil
Um caça Saab Gripen fabricado na Suécia e proposto para o programa F-X2 do Brasil. (Foto: Chavdar Gartchev)
A
atualização da Saab no motor de seu caça Gripen dá ao fabricante de
defesa sueco ma vantagem na corrida para ganhar os bilhões de dólares do
Brasil na concorrência de caças F-X2. Depois de uma vitória no início
das negociações pelo caça Rafale da França, feito pela Dassault
Aviation, a Boeing iniciou na competição uma campanha de lobby
silencioso que conquistou o apoio do presidente dos EUA, Barack Obama,
quando ele se reuniu com a presidente brasileira, Dilma Rousseff, em
março.
A Boeing está na corrida com o caça F/A-18 E/F Super Hornet, enquanto
o JAS-39 Gripen NG da Saab está esperando ganhar uma vantagem sobre o
Rafale, que permanece sem vendas fora da França. O Rafale está
depositando esperanças em negócios na Índia e os Emirados Árabes Unidos
para definir precedente para outros potenciais compradores do jato de
caça.
A concorrência F-X2 do Brasil tem sido notícia desde que o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu planos em 2008 para modernização
da defesa, que incluia os gastos adicionais para a marinha e as forças
terrestres.
Um acordo do FX-2 foi relatada como ao longo de 2010, mas foi adiado
para 2012. Brasileiros citaram cortes orçamentais e variadas ofertas de
transferência de tecnologia, que eles vêem como um degrau para o
desenvolvimento de sua própria indústria de aviação de defesa.
O Gripen é visto por analistas de defesa como um sério rival para os
dois caças, da Boeing e da Dassault, mas tem enfrentado críticas de que
sua aeronave depende muito de peças fabricadas nos EUA. O anúncio da
Saab, de uma atualização do motor, sinalizou a determinação do
fabricante de ofuscar seus rivais na licitação FX-2.
O Brasil planeja comprar até 36 caças de última geração, mas ainda
não determinou as quantidades finais da encomenda ou o prazo de
pagamentos e entregas.
Com melhorias no motor do Gripen, a Volvo Aero se afasta da dependência norte americana.
Em setembro, a Volvo Aero AB anunciou planos para aumentar o empuxo produzido pelo motor RM12 utilizado em caças Gripen.
Uma série de soluções técnicas para atingir essa capacidade foram
apresentados numa conferência internacional importante de motores
aeronáuticos em Gotemburgo, na Suécia.
A Volvo informou que vai aumentar a propulsão entre 2% e 15%,
dependendo dos requisitos do cliente, através do desenvolvimento de um
novo fan ou alterações aerodinâmicas que proporcionarão um aumento da
massa do fluxo de ar através do motor e uma turbina nova com materiais
capazes de suportar temperaturas mais elevadas e um fluxo de
resfriamento aumentado.
A Volvo Aero disse que seus engenheiros vão conseguir isso, adaptando
e modificando uma versão mais recente da turbina da General Electric.
“Temos afirmado anteriormente que é possível aumentar
significativamente o empuxo do existente motor RM12 a um custo muito
competitivo”, disse Henrik Runnemalm, chefe de pesquisa da Volvo Aero.
“Teremos então um motor mais potente e econômico. Isso também significa
que podemos atualizar os 220 motores que a Força Aérea Sueca já possui,
mantendo a competência de fabricação do motor dentro do país.”
Ambos os Gripen e Rafale aproveitaram a campanha da OTAN sobre a Líbia para mostrar as suas habilidades de batalha.
O governo sueco insistiu que a caças Gripen estão limitados a apoiar a
zona de exclusão aérea e não vão realizar missões de ataque ao
solo. Relatórios da mídia sueca disseram que o envolvimento do Gripen na
Líbia pode incentivar as vendas.
Fonte: UPI
Via: Cavok
Um caça Saab Gripen fabricado na Suécia e proposto para o programa F-X2 do Brasil. (Foto: Chavdar Gartchev)
A
atualização da Saab no motor de seu caça Gripen dá ao fabricante de
defesa sueco ma vantagem na corrida para ganhar os bilhões de dólares do
Brasil na concorrência de caças F-X2. Depois de uma vitória no início
das negociações pelo caça Rafale da França, feito pela Dassault
Aviation, a Boeing iniciou na competição uma campanha de lobby
silencioso que conquistou o apoio do presidente dos EUA, Barack Obama,
quando ele se reuniu com a presidente brasileira, Dilma Rousseff, em
março.
A Boeing está na corrida com o caça F/A-18 E/F Super Hornet, enquanto
o JAS-39 Gripen NG da Saab está esperando ganhar uma vantagem sobre o
Rafale, que permanece sem vendas fora da França. O Rafale está
depositando esperanças em negócios na Índia e os Emirados Árabes Unidos
para definir precedente para outros potenciais compradores do jato de
caça.
A concorrência F-X2 do Brasil tem sido notícia desde que o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu planos em 2008 para modernização
da defesa, que incluia os gastos adicionais para a marinha e as forças
terrestres.
Um acordo do FX-2 foi relatada como ao longo de 2010, mas foi adiado
para 2012. Brasileiros citaram cortes orçamentais e variadas ofertas de
transferência de tecnologia, que eles vêem como um degrau para o
desenvolvimento de sua própria indústria de aviação de defesa.
O Gripen é visto por analistas de defesa como um sério rival para os
dois caças, da Boeing e da Dassault, mas tem enfrentado críticas de que
sua aeronave depende muito de peças fabricadas nos EUA. O anúncio da
Saab, de uma atualização do motor, sinalizou a determinação do
fabricante de ofuscar seus rivais na licitação FX-2.
O Brasil planeja comprar até 36 caças de última geração, mas ainda
não determinou as quantidades finais da encomenda ou o prazo de
pagamentos e entregas.
Com melhorias no motor do Gripen, a Volvo Aero se afasta da dependência norte americana.
Em setembro, a Volvo Aero AB anunciou planos para aumentar o empuxo produzido pelo motor RM12 utilizado em caças Gripen.
Uma série de soluções técnicas para atingir essa capacidade foram
apresentados numa conferência internacional importante de motores
aeronáuticos em Gotemburgo, na Suécia.
A Volvo informou que vai aumentar a propulsão entre 2% e 15%,
dependendo dos requisitos do cliente, através do desenvolvimento de um
novo fan ou alterações aerodinâmicas que proporcionarão um aumento da
massa do fluxo de ar através do motor e uma turbina nova com materiais
capazes de suportar temperaturas mais elevadas e um fluxo de
resfriamento aumentado.
A Volvo Aero disse que seus engenheiros vão conseguir isso, adaptando
e modificando uma versão mais recente da turbina da General Electric.
“Temos afirmado anteriormente que é possível aumentar
significativamente o empuxo do existente motor RM12 a um custo muito
competitivo”, disse Henrik Runnemalm, chefe de pesquisa da Volvo Aero.
“Teremos então um motor mais potente e econômico. Isso também significa
que podemos atualizar os 220 motores que a Força Aérea Sueca já possui,
mantendo a competência de fabricação do motor dentro do país.”
Ambos os Gripen e Rafale aproveitaram a campanha da OTAN sobre a Líbia para mostrar as suas habilidades de batalha.
O governo sueco insistiu que a caças Gripen estão limitados a apoiar a
zona de exclusão aérea e não vão realizar missões de ataque ao
solo. Relatórios da mídia sueca disseram que o envolvimento do Gripen na
Líbia pode incentivar as vendas.
Fonte: UPI
Via: Cavok
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Futuro Caça da FAB, novo Gripen deve voar ainda nesta semestre
» [Brasil] FX-2: Brasil "muito provavelmente" escolherá caça Rafale (?)!
» [Internacional] Brasil "muito provavelmente" escolherá caça Rafale
» [Internacional] Futuro caça da FAB, novo Gripen é apresentado na Suécia
» [Brasil] Saab planeja ir além do caça Gripen no Brasil
» [Brasil] FX-2: Brasil "muito provavelmente" escolherá caça Rafale (?)!
» [Internacional] Brasil "muito provavelmente" escolherá caça Rafale
» [Internacional] Futuro caça da FAB, novo Gripen é apresentado na Suécia
» [Brasil] Saab planeja ir além do caça Gripen no Brasil
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos