British Aerospace ATP Jestream
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British Aerospace ATP Jestream
British Aerospace ATP Jestream
O maior turbohélice bimotor em operação comercial atualmente, o ATP ou
Jetstream 61, tem suas origens no venerável British Aerospace 748.
Parecendo mais uma versão alongada do 748, com a seção transversal da
fuselagem e estrutura básica da asa herdadas de seu antecessor, o ATP e o
J61 na realidade são aviões totalmente novos.
A British Aerospace anunciou o desenvolvimento de uma versão avançada do
748 em março de 1984. Conhecido internamente como BAe 846, o novo
modelo foi comercializado com o nome de BAe ATP (Advanced TurboProp).
O protótipo voou pela primeira vez em agosto de 1986 e o primeiro
exemplar de série em 1988. A certificação foi concedida em março 1988 e
o ATP iniciou sua carreira comercial nas cores da British Midland.
A capacidade máxima do avião é de 72 passageiros, impulsionado por dois
motores Pratt & Whitney Canadá PW126, equipados com hélices de seis
pás e de baixa rotação, o que diminui o nível de ruído e vibração
interna.
O cockpit conta com instrumentação EFIS e o interior da cabine foi
modernizado. O Jetstream 61, com outras inovações, foi lançado e
construído pela divisão Jetstream da British Aerospace e usa motores
mais potentes da versão 127D, possibilitando maiores pesos operacionais.
Porém os esforços de marketing para vendê-lo foram suspensos quando da
formação do concórcio AI(R), já que ele era concorrente direto de
outro produto do grupo, o bem sucedido ATR 72.
O maior turbohélice bimotor em operação comercial atualmente, o ATP ou
Jetstream 61, tem suas origens no venerável British Aerospace 748.
Parecendo mais uma versão alongada do 748, com a seção transversal da
fuselagem e estrutura básica da asa herdadas de seu antecessor, o ATP e o
J61 na realidade são aviões totalmente novos.
A British Aerospace anunciou o desenvolvimento de uma versão avançada do
748 em março de 1984. Conhecido internamente como BAe 846, o novo
modelo foi comercializado com o nome de BAe ATP (Advanced TurboProp).
O protótipo voou pela primeira vez em agosto de 1986 e o primeiro
exemplar de série em 1988. A certificação foi concedida em março 1988 e
o ATP iniciou sua carreira comercial nas cores da British Midland.
A capacidade máxima do avião é de 72 passageiros, impulsionado por dois
motores Pratt & Whitney Canadá PW126, equipados com hélices de seis
pás e de baixa rotação, o que diminui o nível de ruído e vibração
interna.
O cockpit conta com instrumentação EFIS e o interior da cabine foi
modernizado. O Jetstream 61, com outras inovações, foi lançado e
construído pela divisão Jetstream da British Aerospace e usa motores
mais potentes da versão 127D, possibilitando maiores pesos operacionais.
Porém os esforços de marketing para vendê-lo foram suspensos quando da
formação do concórcio AI(R), já que ele era concorrente direto de
outro produto do grupo, o bem sucedido ATR 72.
No total 67 unidades foram construídas, das quais apenas quatro Jetstream 61, quando a linha de produção foi encerrada em 1993.
Ficha Técnica:
Comprimento: 26,01m
Envergadura: 30,63m
Altura: 7,59m
Motores/Empuxo: 2 turboélices Pratt & Whitney Canada PW126A(2653shp)
Peso máximo na decolagem: 22.930Kg
Velocidade de cruzeiro: 437km/h
Velocidade máxima: 493km/h
Alcance: 1.480Km
Tripulação Técnica: 2
Passageiros: 68
Primeiro vôo: 08/1986
Encomendados: 0
Entregues: 67
Fonte: Wikipédia / spottersbjp.blogspot.com
Imagens: Google
Ficha Técnica:
Comprimento: 26,01m
Envergadura: 30,63m
Altura: 7,59m
Motores/Empuxo: 2 turboélices Pratt & Whitney Canada PW126A(2653shp)
Peso máximo na decolagem: 22.930Kg
Velocidade de cruzeiro: 437km/h
Velocidade máxima: 493km/h
Alcance: 1.480Km
Tripulação Técnica: 2
Passageiros: 68
Primeiro vôo: 08/1986
Encomendados: 0
Entregues: 67
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