[Brasil] Dassault fecha acordos prévios para fabricação de caças no Brasil
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[Brasil] Dassault fecha acordos prévios para fabricação de caças no Brasil
Dassault fecha acordos prévios para fabricação de caças no Brasil
Apesar de o governo brasileiro já ter anunciado que a decisão sobre a compra de caças pelo Ministério da
Defesa fica para 2012, a fabricante francesa Dassault, preferida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já fechou mais de 50 parcerias com empresas e universidades brasileiras.
Nesta terça-feira, estão sendo fechados oito novos acordos, sendo seis com a Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com a PUC-Rio, e dois com empresas privadas, incluindo-se a questão da transferência de tecnologia.
Esses pré-acordos, cuja maioria depende diretamente da escolha do Rafale - o avião francês - para a sua
execução, podem ser um diferencial na hora da escolha entre os três concorrentes, acredita o representante do Grupo Rafale, Jean Marc Merialdo.
Os Rafale concorrem com o Gripen, da sueca Saab, e com o Super Hornet F-18 americano, fabricado
pela Boeing. Merialdo disse ainda que a Dassault está participando de outras duas concorrências para a venda do Rafale, sendo uma nos Emirados Árabes Unidos e outra na Índia.
Segundo ele, a Força Aérea indiana fez uma pré-seleção entre seis candidatos e já descartou
justamente o F-18 e o Gripen, que são os concorrentes do Rafale no Brasil. "Isso já é um primeiro sinal de que tudo o que falamos sobre as capacidades do nosso avião e as qualidades da nossa proposta de compartilhamento de tecnologia é verdade", disse.
Dentro dos acordos de transferência de tecnologia e de apoio a desenvolvimento de fornecedores
e treinamento de mão de obra, Merialdo acredita que as contrapartidas ofertadas pela Dassault chegariam a 160% do valor do contrato.
Ele disse que um "bônus" para a negociação seria a possibilidade de a Dassault passar a desenvolver no Brasil elementos do avião Falcon, além de participar do desenvolvimento dos aviões Embraer KC-390, ou até mesmo abrir a
atuação no país para aviões não-tripulados.
"Esses projetos até poderiam caminhar de forma independente dos Rafale se o governo brasileiro apresentar outro projeto. Se não, vai ficar ligado ao projeto Rafale", disse o representante do consórcio no Brasil. Nesta terça-feira, ele participou de rodada de negócios entre empresários franceses e brasileiros, na sede da Federação das Indústrias do
Rio de Janeiro (Firjan).
Fonte: Juliana Ennes (Valor Online) via UOL Economia - Foto: Divulgação via airway.uol.com.br
Via: Aviationnews
Apesar de o governo brasileiro já ter anunciado que a decisão sobre a compra de caças pelo Ministério da
Defesa fica para 2012, a fabricante francesa Dassault, preferida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já fechou mais de 50 parcerias com empresas e universidades brasileiras.
Dassault Rafale |
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com a PUC-Rio, e dois com empresas privadas, incluindo-se a questão da transferência de tecnologia.
Esses pré-acordos, cuja maioria depende diretamente da escolha do Rafale - o avião francês - para a sua
execução, podem ser um diferencial na hora da escolha entre os três concorrentes, acredita o representante do Grupo Rafale, Jean Marc Merialdo.
Os Rafale concorrem com o Gripen, da sueca Saab, e com o Super Hornet F-18 americano, fabricado
pela Boeing. Merialdo disse ainda que a Dassault está participando de outras duas concorrências para a venda do Rafale, sendo uma nos Emirados Árabes Unidos e outra na Índia.
Segundo ele, a Força Aérea indiana fez uma pré-seleção entre seis candidatos e já descartou
justamente o F-18 e o Gripen, que são os concorrentes do Rafale no Brasil. "Isso já é um primeiro sinal de que tudo o que falamos sobre as capacidades do nosso avião e as qualidades da nossa proposta de compartilhamento de tecnologia é verdade", disse.
Dentro dos acordos de transferência de tecnologia e de apoio a desenvolvimento de fornecedores
e treinamento de mão de obra, Merialdo acredita que as contrapartidas ofertadas pela Dassault chegariam a 160% do valor do contrato.
Ele disse que um "bônus" para a negociação seria a possibilidade de a Dassault passar a desenvolver no Brasil elementos do avião Falcon, além de participar do desenvolvimento dos aviões Embraer KC-390, ou até mesmo abrir a
atuação no país para aviões não-tripulados.
"Esses projetos até poderiam caminhar de forma independente dos Rafale se o governo brasileiro apresentar outro projeto. Se não, vai ficar ligado ao projeto Rafale", disse o representante do consórcio no Brasil. Nesta terça-feira, ele participou de rodada de negócios entre empresários franceses e brasileiros, na sede da Federação das Indústrias do
Rio de Janeiro (Firjan).
Fonte: Juliana Ennes (Valor Online) via UOL Economia - Foto: Divulgação via airway.uol.com.br
Via: Aviationnews
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