[Brasil] NBAA: Programa Legacy 500 avança
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[Brasil] NBAA: Programa Legacy 500 avança
NBAA: Programa Legacy 500 avança
Concepção artística do novo jato executivo Legacy 500 da Embraer.
A Embraer anunciou hoje, durante coletiva de imprensa realizada na 64ª Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA) dos Estados Unidos, que o programa de desenvolvimento do jato Letacy 500, da categoria midsize continua avançando, com três protótipos atualmente na linha de produção.
A asa e a fuselagem do primeiro protótipo foram juntadas e a instalação dos sistemas avança. A montagem dos estabilizadores vertical e horizontal, porta da cabine, leme e profundor está em fase final. Os motores Honeywell HTF7500E e o cone de cauda já foram recebidos pela Embraer.
“Por meio da estratégia multi-instalações da Embraer para o programa industrial do Legacy 500, conseguimos fabricar e juntar as seções da fuselagem do segundo protótipo poucas semanas após a junção da fuselagem do primeiro avião”, disse Maurício Almeida, Diretor de Programas da Embraer – Aviação Executiva. “O segundo protótipo sera usado durante as fases de testes de desenvolvimento, em solo e em vôo, que contarão com a comprovada experiência da Embraer no projeto de outros aviões comerciais e executivos.”
O sistema de deslocamento das superfícies móveis da asa e outros componentes estruturais e sistemas também estão sendo instalados. Os primeiros segmentos estruturais do terceiro protótipo estão em fase final de montagem e a fuselagem deverá estar concluída até o final deste ano.
As bancadas de ensaios estão em funcionamento, incluindo o Iron Bird, que já realizou mais de 1.400 horas de testes no sistema de comandos eletrônicos de vôo (fly-by-wire). Os pilotos do Legacy 500 ficarão positivamente impressionados com o espaço e conforto proporcionados pelo sistema fly-by-wire e a ergonomia da cabine de pilotagem espaçosa com foco no piloto. Os aviônicos integrados Rockwell Collins Proline Fusion® foram selecionados devido à avançada tecnologia e amplos monitores.
Requisitos robustos de projeto, utilização de tecnologia de última geração e rigorosos processos de controle de qualidade contribuem para que produção dos protótipos do Legacy 500 seja única e aconteça paralelamente ao desenvolvimento da aeronave pela Empresa e seus parceiros e fornecedores.
Para validação da engenharia e projeto do interior, a Embraer construiu um modelo em tamanho real do Legacy 500, incluindo cabines de pilotagem e de passageiros, com aproximadamente 90% dos componentes reais da aeronave. O Legacy 500 tem capacidade para até 12 passageiros em uma cabine sem rebaixos com 1,82 metro de altura. Assentos premium terão apoio para as pernas, abas flexíveis para descanso da cabeça, suporte lombar com acionamento elétrico e sistemas de aquecimento e massagem, características únicas em sua categoria. Cada par de assentos poderá ser utilizado como uma cama horizontal.
Atualmente, mais de 800 engenheiros da Embraer trabalham para certificar a aeronave na ANAC (Brasil), FAA (EUA) e EASA (Europa). Uma pequena alteração no cronograma do programa foi feita e o primeiro vôo do Legacy 500 postergado em três a seis meses. A revisão do cronograma deve-se a tarefas adicionais no sistema fly-by-wire e a Empresa está acompanhando o assunto junto ao fornecedor. Com o objetivo de iniciar as entregas apenas um a dois meses após o planejamento inicial, a intenção é acelerar o programa de ensaios.
Fonte: Embraer
Via: Cavok
Concepção artística do novo jato executivo Legacy 500 da Embraer.
A Embraer anunciou hoje, durante coletiva de imprensa realizada na 64ª Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA) dos Estados Unidos, que o programa de desenvolvimento do jato Letacy 500, da categoria midsize continua avançando, com três protótipos atualmente na linha de produção.
A asa e a fuselagem do primeiro protótipo foram juntadas e a instalação dos sistemas avança. A montagem dos estabilizadores vertical e horizontal, porta da cabine, leme e profundor está em fase final. Os motores Honeywell HTF7500E e o cone de cauda já foram recebidos pela Embraer.
“Por meio da estratégia multi-instalações da Embraer para o programa industrial do Legacy 500, conseguimos fabricar e juntar as seções da fuselagem do segundo protótipo poucas semanas após a junção da fuselagem do primeiro avião”, disse Maurício Almeida, Diretor de Programas da Embraer – Aviação Executiva. “O segundo protótipo sera usado durante as fases de testes de desenvolvimento, em solo e em vôo, que contarão com a comprovada experiência da Embraer no projeto de outros aviões comerciais e executivos.”
O sistema de deslocamento das superfícies móveis da asa e outros componentes estruturais e sistemas também estão sendo instalados. Os primeiros segmentos estruturais do terceiro protótipo estão em fase final de montagem e a fuselagem deverá estar concluída até o final deste ano.
As bancadas de ensaios estão em funcionamento, incluindo o Iron Bird, que já realizou mais de 1.400 horas de testes no sistema de comandos eletrônicos de vôo (fly-by-wire). Os pilotos do Legacy 500 ficarão positivamente impressionados com o espaço e conforto proporcionados pelo sistema fly-by-wire e a ergonomia da cabine de pilotagem espaçosa com foco no piloto. Os aviônicos integrados Rockwell Collins Proline Fusion® foram selecionados devido à avançada tecnologia e amplos monitores.
Requisitos robustos de projeto, utilização de tecnologia de última geração e rigorosos processos de controle de qualidade contribuem para que produção dos protótipos do Legacy 500 seja única e aconteça paralelamente ao desenvolvimento da aeronave pela Empresa e seus parceiros e fornecedores.
Para validação da engenharia e projeto do interior, a Embraer construiu um modelo em tamanho real do Legacy 500, incluindo cabines de pilotagem e de passageiros, com aproximadamente 90% dos componentes reais da aeronave. O Legacy 500 tem capacidade para até 12 passageiros em uma cabine sem rebaixos com 1,82 metro de altura. Assentos premium terão apoio para as pernas, abas flexíveis para descanso da cabeça, suporte lombar com acionamento elétrico e sistemas de aquecimento e massagem, características únicas em sua categoria. Cada par de assentos poderá ser utilizado como uma cama horizontal.
Atualmente, mais de 800 engenheiros da Embraer trabalham para certificar a aeronave na ANAC (Brasil), FAA (EUA) e EASA (Europa). Uma pequena alteração no cronograma do programa foi feita e o primeiro vôo do Legacy 500 postergado em três a seis meses. A revisão do cronograma deve-se a tarefas adicionais no sistema fly-by-wire e a Empresa está acompanhando o assunto junto ao fornecedor. Com o objetivo de iniciar as entregas apenas um a dois meses após o planejamento inicial, a intenção é acelerar o programa de ensaios.
Fonte: Embraer
Via: Cavok
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