[Internacional] Cursos ensinam viajantes a sobreviver a queda de avião
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[Internacional] Cursos ensinam viajantes a sobreviver a queda de avião
Cursos ensinam viajantes a sobreviver a queda de avião
A fumaça encheu a cabine do avião e toda atividade parou repentinamente.
Enquanto o capitão gritava ordens de evacuação, os passageiros tiveram a reação natural: congelaram.
A "emergência", criada com ajuda de fumaça cênica num simulador de cabine, fazia parte de um curso de
segurança inusitado da British Airways. Dezesseis pessoas representando os principais clientes empresariais da companhia aérea, junto com funcionários de sua agência de propaganda, treinaram como descer de
rampas infláveis, abrir as pesadas portas dos aviões e correr em cabines destruídas e cheias de fumaça. Eles também aprenderam dicas simples mas que podem salvar vidas.
"Os que realmente pensam no que fariam são os que saem primeiro", disse Geof Gearon, um dos instrutores da BA.
Estatisticamente, é possível sobreviver à maioria dos acidentes aéreos, mas uma hesitação pode matar
ou ferir. Uma análise de 283 acidentes no mundo inteiro em que houve mortes descobriu que apenas 31% dos passageiros sobreviveram, segundo um estudo de 2008 da Secretaria de Aviação do Reino Unido.
Nos preciosos primeiros momentos depois que o avião cai, quando especialistas dizem que meio segundo de vantagem pode ajudar alguém a chegar primeiro a um corredor, os elementos mais básicos da natureza humana são revelados. Alguns instintos ajudam na sobrevivência e outros atrapalham a fuga. Algumas pessoas entram em pânico e começam a empurrar, agredir e brigar. O cérebro de muitos se desliga e eles demoram para reagir. É por isso que prática e familiarização podem ajudar. Hesitar no topo de uma rampa inflável de três andares de altura pode atrair um empurrão que faz a pessoa rolar e quebrar o tornozelo. Pesquisas mostram que até praticar como abrir o cinto de segurança pode ajudar. Em média, 6% dos passageiros são atrasados por problemas com o cinto na hora de abandonar a aeronave, segundo o estudo da autoridade britânica.
Quando um 737 se chocou com outro avião na pista do Aeroporto Internacional de Los Angeles, em 1991,
dez passageiros morreram sufocados pela fumaça enquanto faziam fila para a saída de emergência na asa. Eles tiveram problemas para abrir a porta de emergência e dois começaram a brigar, disseram sobreviventes, o
que atrasou a fuga das pessoas.
No famoso pouso de um jato da US Airways no Rio Hudson, em Nova York, em 2009, apenas 10 dos 150
passageiros lembraram de pegar um colete salva-vidas antes de abandonar o avião, e só cerca de metade pegou o assento flutuante, segundo o relatório da Comissão Nacional de Transportes dos Estados Unidos. Todos
sobreviveram.
A BA criou um curso de um dia para passageiros sobre segurança em emergências há cinco anos, a pedido da
petrolífera BP. Outras empresas, muitas delas no setor petrolífero e que portanto enviam funcionários para áreas pouco desenvolvidas, começaram a enviar grupos dos viajantes mais veteranos para o curso.
Parece estranho uma companhia aérea querer treinar as pessoas para enfrentar uma catástrofe, mas a
British Airways acredita que o curso gera fidelidade nos clientes e ajuda a acalmar os viajantes mais nervosos. Ano que vem a companhia pretende abrir o curso, que custa US$ 210, para viajantes individuais,
permitindo até que os passageiros usem suas milhas para participar.
Cerca de 11.000 pessoas já passaram pelo treinamento.
"Ensinamos as pessoas as reagir mais rápido que todo mundo para que cheguem primeiro ao corredor e sejam
os primeiros a descer a rampa inflável", diz Andy Clubb, instrutor de comissários de bordo que criou e comanda o curso para passageiros.
Mas não é simplesmente a sobrevivência do mais forte. Outros passageiros que veem alguém agindo
positivamente tendem a imita-lo, e os passageiros treinados se tornam líderes, o que agiliza o processo inteiro para abandonar a aeronave.
A principal lição: passe dois minutos antes da decolagem pensando no seu próprio plano de emergência
para estar preparado, em vez de ficar paralisado ou em pânico. Conte quantas fileiras há entre você e as saídas, na frente e atrás, para que você saiba quando chegar a uma se estiver rastejando sob uma nuvem de
fumaça.
Realizado no centro de treinamento de tripulação da BA no Aeroporto Heathrow, em Londres, o
curso expõe os participantes a várias simulações em diferentes imitações de cabines. Numa das emergências simuladas, os participantes ouviram os comunicados tradicionais antes da decolagem e, como o viajante típico,
ignoraram as orientações de segurança dos comissários de bordo. Depois de uma decolagem simulada a fumaça começou a invadir a cabine.
Os comissários de bordo começaram a gritar para os passageiros tirarem os cintos e se aproximar.
E eles fizeram isso, até os que estavam sentados ao lado de uma das saídas de emergência na asa.
As saídas de emergência da asa são operadas pelos passageiros. Ninguém manda você abrir. "Tento
conseguir o assento da saída por causa do espaço extra, mas não abriria a porta antes de alguém mandar. Isso abriu meus olhos para essa questão", disse Aiden Whitty, que programa viagens para a empresa de comunicação
Thomson Reuters.
O treinamento com fumaça é o exercício mais importante. Os participantes foram colocados numa câmara
de fumaça aquecida para simular condições reais e descobriram como ficam desorientados. Quanto mais se moviam, mais fumaça se espalhava. O melhor é se jogar no chão e sair o mais rápido possível.
"Possivelmente é uma das coisas mais aterrorizantes pela qual você pode passar", disse Sue Thorne, outra instrutora da BA.
Clubb diz que os assentos numa distância de cinco fileiras da saída são os com mais probabilidade de sobrevivência.
Quando a turma praticou abrir saídas de emergências, os participantes ficaram surpresos com o peso
delas — cerca de 18 quilos para a saída da asa de um 737.
"Sou uma dessas pessoas que não olha para o cartão de instruções de segurança. Nem lembro mais o número
de vezes que já sentei na fileira da saída de emergência e essa responsabilidade nunca passou pela minha cabeça", diz Paula Wilson, que trabalha numa consultoria em Londres.
Clique aqui para acessar a matéria original em inglês.
Video: http://online.wsj.com/video/the-middle-seat-airline-customerservice-rankings/17D8A158-AD80-4EB7-B4C2-08A71615CAE3.html?mod=googlewsj
Fonte: Scott McCartney (The Wall Street Journal) - Imagens: Benjamin Thomas (The Wall Street Journal)
Via: Aviationnews
A fumaça encheu a cabine do avião e toda atividade parou repentinamente.
Enquanto o capitão gritava ordens de evacuação, os passageiros tiveram a reação natural: congelaram.
A "emergência", criada com ajuda de fumaça cênica num simulador de cabine, fazia parte de um curso de
segurança inusitado da British Airways. Dezesseis pessoas representando os principais clientes empresariais da companhia aérea, junto com funcionários de sua agência de propaganda, treinaram como descer de
rampas infláveis, abrir as pesadas portas dos aviões e correr em cabines destruídas e cheias de fumaça. Eles também aprenderam dicas simples mas que podem salvar vidas.
"Os que realmente pensam no que fariam são os que saem primeiro", disse Geof Gearon, um dos instrutores da BA.
Estatisticamente, é possível sobreviver à maioria dos acidentes aéreos, mas uma hesitação pode matar
ou ferir. Uma análise de 283 acidentes no mundo inteiro em que houve mortes descobriu que apenas 31% dos passageiros sobreviveram, segundo um estudo de 2008 da Secretaria de Aviação do Reino Unido.
Nos preciosos primeiros momentos depois que o avião cai, quando especialistas dizem que meio segundo de vantagem pode ajudar alguém a chegar primeiro a um corredor, os elementos mais básicos da natureza humana são revelados. Alguns instintos ajudam na sobrevivência e outros atrapalham a fuga. Algumas pessoas entram em pânico e começam a empurrar, agredir e brigar. O cérebro de muitos se desliga e eles demoram para reagir. É por isso que prática e familiarização podem ajudar. Hesitar no topo de uma rampa inflável de três andares de altura pode atrair um empurrão que faz a pessoa rolar e quebrar o tornozelo. Pesquisas mostram que até praticar como abrir o cinto de segurança pode ajudar. Em média, 6% dos passageiros são atrasados por problemas com o cinto na hora de abandonar a aeronave, segundo o estudo da autoridade britânica.
Quando um 737 se chocou com outro avião na pista do Aeroporto Internacional de Los Angeles, em 1991,
dez passageiros morreram sufocados pela fumaça enquanto faziam fila para a saída de emergência na asa. Eles tiveram problemas para abrir a porta de emergência e dois começaram a brigar, disseram sobreviventes, o
que atrasou a fuga das pessoas.
No famoso pouso de um jato da US Airways no Rio Hudson, em Nova York, em 2009, apenas 10 dos 150
passageiros lembraram de pegar um colete salva-vidas antes de abandonar o avião, e só cerca de metade pegou o assento flutuante, segundo o relatório da Comissão Nacional de Transportes dos Estados Unidos. Todos
sobreviveram.
A BA criou um curso de um dia para passageiros sobre segurança em emergências há cinco anos, a pedido da
petrolífera BP. Outras empresas, muitas delas no setor petrolífero e que portanto enviam funcionários para áreas pouco desenvolvidas, começaram a enviar grupos dos viajantes mais veteranos para o curso.
Parece estranho uma companhia aérea querer treinar as pessoas para enfrentar uma catástrofe, mas a
British Airways acredita que o curso gera fidelidade nos clientes e ajuda a acalmar os viajantes mais nervosos. Ano que vem a companhia pretende abrir o curso, que custa US$ 210, para viajantes individuais,
permitindo até que os passageiros usem suas milhas para participar.
Cerca de 11.000 pessoas já passaram pelo treinamento.
"Ensinamos as pessoas as reagir mais rápido que todo mundo para que cheguem primeiro ao corredor e sejam
os primeiros a descer a rampa inflável", diz Andy Clubb, instrutor de comissários de bordo que criou e comanda o curso para passageiros.
Mas não é simplesmente a sobrevivência do mais forte. Outros passageiros que veem alguém agindo
positivamente tendem a imita-lo, e os passageiros treinados se tornam líderes, o que agiliza o processo inteiro para abandonar a aeronave.
A principal lição: passe dois minutos antes da decolagem pensando no seu próprio plano de emergência
para estar preparado, em vez de ficar paralisado ou em pânico. Conte quantas fileiras há entre você e as saídas, na frente e atrás, para que você saiba quando chegar a uma se estiver rastejando sob uma nuvem de
fumaça.
Clique sobre a imagem para ampliá-la (em inglês) |
curso expõe os participantes a várias simulações em diferentes imitações de cabines. Numa das emergências simuladas, os participantes ouviram os comunicados tradicionais antes da decolagem e, como o viajante típico,
ignoraram as orientações de segurança dos comissários de bordo. Depois de uma decolagem simulada a fumaça começou a invadir a cabine.
Os comissários de bordo começaram a gritar para os passageiros tirarem os cintos e se aproximar.
E eles fizeram isso, até os que estavam sentados ao lado de uma das saídas de emergência na asa.
As saídas de emergência da asa são operadas pelos passageiros. Ninguém manda você abrir. "Tento
conseguir o assento da saída por causa do espaço extra, mas não abriria a porta antes de alguém mandar. Isso abriu meus olhos para essa questão", disse Aiden Whitty, que programa viagens para a empresa de comunicação
Thomson Reuters.
O treinamento com fumaça é o exercício mais importante. Os participantes foram colocados numa câmara
de fumaça aquecida para simular condições reais e descobriram como ficam desorientados. Quanto mais se moviam, mais fumaça se espalhava. O melhor é se jogar no chão e sair o mais rápido possível.
"Possivelmente é uma das coisas mais aterrorizantes pela qual você pode passar", disse Sue Thorne, outra instrutora da BA.
Clubb diz que os assentos numa distância de cinco fileiras da saída são os com mais probabilidade de sobrevivência.
Quando a turma praticou abrir saídas de emergências, os participantes ficaram surpresos com o peso
delas — cerca de 18 quilos para a saída da asa de um 737.
"Sou uma dessas pessoas que não olha para o cartão de instruções de segurança. Nem lembro mais o número
de vezes que já sentei na fileira da saída de emergência e essa responsabilidade nunca passou pela minha cabeça", diz Paula Wilson, que trabalha numa consultoria em Londres.
Clique aqui para acessar a matéria original em inglês.
Video: http://online.wsj.com/video/the-middle-seat-airline-customerservice-rankings/17D8A158-AD80-4EB7-B4C2-08A71615CAE3.html?mod=googlewsj
Fonte: Scott McCartney (The Wall Street Journal) - Imagens: Benjamin Thomas (The Wall Street Journal)
Via: Aviationnews
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