Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Gse_multipart13851

[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto

+2
Augusto Sposito
Amilckar
6 participantes

Ir para baixo

[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Empty [Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto

Mensagem por Amilckar Seg 26 Set 2011, 09:53

[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Jfsp
São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto

Marcelo Guaranys, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil diz que é melhor expandir a estrutura aeroportuária já existente; ele defende o aumento de voos por hora e Congonhas 24 horas durante a Copa

[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Projeto-novo-aeroporto-sao-paulo-20110617-size-598

MARIANA BARBOSA e RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

É ineficiente construir um terceiro aeroporto em São Paulo, diz Marcelo Guaranys, 34, diretor-presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Para ele, Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas) atenderão a demanda dos próximos 20 anos.
A ideia do novo aeroporto voltou a ser defendida semana passada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Na entrevista, Guaranys fala sobre os planos para a Copa e a possibilidade de Congonhas operar 24h durante o mundial. Leia a seguir:

Folha - De zero a dez, qual a chance das concessões de Guarulhos, Viracopos e Brasília saírem em dezembro, como a Anac prevê?
Marcelo Guaranys -Dez. O governo inteiro está trabalhando para isso de forma diferenciada. É uma determinação da presidenta. O prazo realmente é apertado, mas conseguimos fazer.O cronograma original previa entregar o edital ao TCU (Tribunal de Contas da União) em 17 de agosto. Isso ainda não aconteceu.
A gente ajusta determinadas datas de acordo com as dificuldades. A intenção é mandar para o TCU no começo do mês que vem. Esse primeiro prazo era de estudos; é tudo ajustável no cronograma.

Se houver recurso no TCU o processo fica comprometido...
O cronograma depende das nossas variáveis. O que não for controlável dificulta um pouco. A gente tem trabalhado para nos antecipar a esses riscos. Se a gente sentir que o TCU está percebendo algum problema, mudamos.

Vai dar tempo de as obras ficarem prontas?
Com certeza. As concessões de aeroportos vão contribuir para aumentar a estrutura para a Copa.

Quais medidas emergenciais a Anac vai adotar para evitar o caos aéreo na Copa?
A Copa vai ser como um Natal, com alta ocupação. Não existe a possibilidade de ter mais voos aprovados do que a capacidade do aeroporto e do espaço aéreo. Isso era no passado. Desde 2007 estamos ajustados.
No fim do ano o aeroporto fica mais cheio, mas todo mundo chega ao seu destino tranquilamente. A Copa será isso, uma situação que a gente já sabe gerenciar. Com uma vantagem: a infraestrutura expandida.

A Infraero defende a ampliação da operação de Congonhas na Copa, retomando níveis anteriores ao acidente da TAM. Fala-se também em Congonhas 24 horas. Qual a viabilidade disso?
As duas medidas são razoáveis e aumentar o número de voos por hora é tecnicamente possível. Na Copa todos farão esforço para que tudo funcione bem. Temos de aproveitar de fato o máximo de infraestrutura que puder.

O governador Geraldo Alckmin retomou a ideia do terceiro aeroporto. São Paulo precisa de mais um?
Nossa avaliação é que a demanda dos próximos 20 anos será coberta por Guarulhos e Viracopos.
Eventualmente precisaremos estudar outros sítios, mas podemos estudar também investimentos em aeroportos que já existem na região de São Paulo, como São José dos Campos.

Está descartado o terceiro?
Não estou dizendo isso. Se pode existir um terceiro aeroporto, é opção de governo, não depende da Anac.
Do ponto de vista da agência, entendemos que seria ineficiente construir uma outra estrutura se eu já tenho uma que pode ser expandida. Um novo aeroporto pode ter um impacto grande sobre o fluxo aéreo e atrapalhar a aproximação de aeronaves nos outros aeroportos.

Existe possibilidade de retomar o projeto de terceira pista em Guarulhos?
Não existe.

O concessionário que investir em Guarulhos e Viracopos vai ter garantias de que não haverá concorrência com um terceiro aeroporto?
O risco de novos aeroportos ele sempre vai ter.

O Brasil está próximo de bater o recorde de acidentes aéreos [103, até 1/09; o recorde da década foi em 2009, 113]. Como a Anac vê isso?
Quando pega esse número absoluto, é ruim. A aviação geral e a regular têm crescido bastante. O índice que usamos é o de acidentes por combustível consumido. E por esse indicador a aviação está mais segura.
[Dados passados pela Anac após a entrevista apontam que o índice de acidentes com morte por combustível, na verdade, está mais alto do que o dos anos anteriores. A agência espera que a média deva se igualar à habitual no final do ano.]

Falta fiscalização?
Não. É impossível fiscalizar todas as operações de aviação no Brasil. Nem se eu tivesse 100 mil funcionários eu conseguiria fazer isso. O que a gente tem trabalhado é para ser cada vez mais eficiente, inclusive fazendo fiscalização surpresa.

Em alguns dos acidentes recentes, vimos pilotos com carteira vencida usando a habilitação de outro piloto.
Temos hoje um sistema que obriga o piloto da aeronave privada a passar os dados para a torre. É uma inovação. Mas sempre vão encontrar maneiras de burlar. Estamos implementando um sistema novo de identificação positiva, com senha, como num banco. O piloto passará o número da habilitação à torre e terá de confirmar com a senha. Se ele emprestar a senha, é responsabilidade dele.

As empresas querem discutir a carga horária dos pilotos. Piloto brasileiro voa pouco?
É possível discutir. A nossa carga horária é mais baixa que a americana e europeia. Os EUA estão analisando a redução, mesmo assim mantendo mais alta que a nossa. Do ponto de vista da agência, interessa saber se a carga proposta demonstra problema de segurança.

Fonte: Folha de S.Paulo
Via: NOTIMP



Última edição por Amilckar em Seg 26 Set 2011, 17:39, editado 1 vez(es)

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Empty Re: [Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto

Mensagem por Augusto Sposito Seg 26 Set 2011, 10:40

Congonhas 24 horas, acho difícil... O povo que mora ali, é chato nesse quesito... hmmm
Mas espero que sim!! Yesyes
Assim vou poder tirar umas noturnas daqui de casa... lol

Abraços! thumbsup

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Empty Re: [Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto

Mensagem por Fortunati Ter 27 Set 2011, 08:39

Augusto Sposito escreveu:Congonhas 24 horas, acho difícil... O povo que mora ali, é chato nesse quesito... hmmm

Mande o povo ir pentear macaco. Não está contente mude-se de lá.
Um abraço.
João

_________________
"Só quem voa sabe porque os pássaros cantam!"

    Callsight: VV153 - Fortunati

Processador: AMD FX-6100 Six-Core Processor @3.8GHz
Placa-Mãe: ASUS M5A78L-M LX
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 6Gb - Kingston 669.6MHz – DDR3
Discos Rígidos: Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows 7 Profissional 64bit - Service Pack 2
Fortunati
Fortunati
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 12/05/2010
Mensagens : 691
Reputação : 48
Idade : 70
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Empty Re: [Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto

Mensagem por leonardo Ter 27 Set 2011, 13:34

Fortunati escreveu:
Augusto Sposito escreveu:Congonhas 24 horas, acho difícil... O povo que mora ali, é chato nesse quesito... hmmm

Mande o povo ir pentear macaco. Não está contente mude-se de lá.
Um abraço.
João

thumbsup Isso mesmo... o pessoal reclama, eu ignoraria eles... melhor ter uns caras chatos reclamando do aeroporto do que Congonhas só na parte da manhã...

Abraços!

_________________
''Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira.''
leonardo
leonardo
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1837
Reputação : 45
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Empty Re: [Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto

Mensagem por Augusto Sposito Ter 27 Set 2011, 13:42

leonardo escreveu: thumbsup Isso mesmo... o pessoal reclama, eu ignoraria eles... melhor ter uns caras chatos reclamando do aeroporto do que Congonhas só na parte da manhã...

Abraços!

Bom... o pessoal que mora lá tem um certo "$poder$". thumbsdown
Mas acho totalmente errado... Eles quando chegaram lá, sabiam que era uma aeroporto... hmmm
Mas fazer o que né... mad

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Empty Re: [Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto

Mensagem por asjsouzajr Ter 27 Set 2011, 13:45

Como de costume provavelmente se buscará a solucao mais "simples" mesmo que ela seja a mais cara. Que fique claro que essa é minha opiniao e nao é baseada em nada a nao ser na minha mais pura ignorancia.
O necessário é que os aeroportos existentes se tornem mais eficientes e o acesso a eles tambem, pois desse jeito resolveria varios problemas na cidade e nao so o aumento da demanda nos aeroportos por ocasiao da Copa. Nao adianta nada criar novos aeroportos em SP, pois Congonhas vai continuar tendo sua importancia, uma vez que fica no meio da cidade.
Enfim....
Como eu disse é apenas minha opiniao e opiniao voces sabem é igual a ... cada um tem a sua Smile

_________________
Aldo Souza

Processador: AMD Ryzen 7 3800X, 8x 3900 MHz
Mainboard: ASUS PRIME B550M-A
Vídeo: ASUS GeForce RTX 3060 Ti-8G-GAMING, 8 GB GDDR6
Ram: 32 Gb (4 x 8GB) DDR4-RAM, Kingston HyperX FURY
Discos: 500 Gb M.2 SSD WD Blue (Windows) / 512 Gb M.2 Samsung SSD PM961 (MSFS2020) / 512 Gb SSD Transcend (XP11) / 1 Tb Toshiba Sata 6.0 Gb/s (Diversos) / 1,5 Tb WD Green (Backup)
Fonte: 600 Watt be quiet! 80 Plus Bronze
BoostBoxx Liquid B120 Wasserkühlung
asjsouzajr
asjsouzajr
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/08/2010
Mensagens : 775
Reputação : 45
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Empty Re: [Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto

Mensagem por sergiotucano Ter 27 Set 2011, 14:15

e a história de transformar CGH em aeroporto executivo, Guarulhos em aeroporto apenas para voos domésticos e Viracopos no Internacional?

Eu acho uma excelente solução...
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Empty Re: [Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto

Mensagem por Augusto Sposito Ter 27 Set 2011, 14:35

sergiotucano escreveu:e a história de transformar CGH em aeroporto executivo, Guarulhos em aeroporto apenas para voos domésticos e Viracopos no Internacional?

Eu acho uma excelente solução...

Eu não vejo isso como solução. shame on you
Pra quê jogar o passageiro lá pra Capinas? confused
Nem temos meio de transporte para isso!! espanto
Se estiver pensando do TAV Brasileiro, esquece. mad
Ele não vai sair tão cedo do papel... thumbsdown
E além do mais, aeroporto executivo, tempos o Campo de Marte. thumbsup

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Empty Re: [Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto

Mensagem por leonardo Ter 27 Set 2011, 14:57

Augusto Sposito escreveu:
sergiotucano escreveu:e a história de transformar CGH em aeroporto executivo, Guarulhos em aeroporto apenas para voos domésticos e Viracopos no Internacional?

Eu acho uma excelente solução...

Eu não vejo isso como solução. shame on you
Pra quê jogar o passageiro lá pra Capinas? confused
Nem temos meio de transporte para isso!! espanto
Se estiver pensando do TAV Brasileiro, esquece. mad
Ele não vai sair tão cedo do papel... thumbsdown
E além do mais, aeroporto executivo, tempos o Campo de Marte. thumbsup

Já sei! E se transformarmos Congonhas em doméstico, Guarulhos em doméstico e Campo de marte em internacional? lol
Acho difícil essa ideia de tirar GRU de Internacional... ele tem estrutura já... não terá raciocínio, pois mesmo que ele tenha problemas ele ainda é um grande aeroporto com grande estrutura... e pista, o único que deixa o A380 aqui no Brasil...

Abraços!

_________________
''Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira.''
leonardo
leonardo
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1837
Reputação : 45
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Empty Re: [Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto

Mensagem por Augusto Sposito Ter 27 Set 2011, 15:02

leonardo escreveu:Já sei! E se transformarmos Congonhas em doméstico, Guarulhos em doméstico e Campo de marte em internacional? lol

espanto espanto espanto espanto

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto Empty Re: [Brasil] São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos