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[FS9] Pane seca

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Mensagem por Duley Dom 09 Ago 2009, 23:45

Fala pessoal!

Voozinho do final de semana foi desastroso. Fiz os cálculos errados e acabei sem combustível. Errei na hora de contabilizar quanto tempo levaria voando. Já sei que os motores GE34 tem o consumo aproximado de 2400Kg de combustível na primeira hora e 1900Kg nas horas seguintes, mas como havia presumido pouco mais de 2 horas de vôo, acabei me ferrando hehehe.

Queria voar no FSX, mas como tenho um cenário (bem fraquinho) de Montreal da BluePrint para o FS9, acabei indo de FS9 mesmo.

Bom, o vôo trata-se da minha volta ao mundo que está em andamento desde Agosto de 2006 e até hoje não terminei hehehehe... fiquei mais de 1 ano sem fazer nenhuma perna. Essa perna foi saindo de Montreal e pousando em Goose Bay, o que não ocorreu.

Em Montreal tudo tranquilo e clima agrádavel para o local: 15 graus
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Movimento intenso em CYUL
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Decolagem autorizada
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Durante cruzeiro que foi no FL330, nuvens pesadíssimas e muita turbulência. Fui obrigado a fazer um desvio para a direita. Talvez se não fosse o desvio o pouso poderia ter ocorrido. Reparem no radar meteorólogico
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Nesse momento estava fazendo o desvio
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WestJet acima
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Nessa hora estava preocupado... menos de 50Kg em cada tanque e o ATC me mandou para 3000ft, ou seja, pouco espaço vertical para planeio
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Com 30Kg em uma asa e 20Kg na outra os motores apagaram. Talvez não havia combustível suficiente para ser bombeado e pressurizado para os motores. Teoricamente deveria continuar funcionando, pois se tem fuel, funciona, mas na prática não sei se é realmente assim. Sem fuel, sem motores e sem APU, as baterias deixaram os aviônicos funcionando
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Percebendo que não teria nenhuma chance de pousar na pista, comecei a procurar um local para pouso seguro no meio a tantos pinheiros
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Decidi que seria na estada margeando o lago
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Com energia restrita somente aos equipamentos vitais, nada de flaps
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Toque em alta velocidade e pitch elevado
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Depois do toque pézão no freio. Ufa, essa foi por pouco
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O mais estranho foi que o FMS não acusou que o fuel não seria suficiente para a rota e na tela PROG ele me informava no inicio do vôo que ia pousar com 0.2 (200Kg) e durante o vôo mudou para 0.5 devido aos ventos que ajudaram. Talvez tenha um bug no jato ou no operador hehehehe.
Veja o quão perto foi o meu pouso de emergência do aeroporto... imagino que se eu tivesse a uns 7000ft talvez conseguisse chegar
[FS9] Pane seca FS9PaneSeca

Aqui um mapinha da rota ja voada nesse tour ao redor do mundo. Detalhe que o tour começou no Japão e não no Alasca. E o último ponto voado foi na América do Norte, no extremo norte na costa leste (Goose Bay).
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Mensagem por Carvalho Seg 10 Ago 2009, 00:18

Ou se o ATC não tivesse alongado tanto o circuito de aproximação, mas gostei, ainda bem que pousou inteiro e ficou um show.
Agora, cá para nós, Duley 0,2 no arrival é para voo militar , abusaste um pouco lol


Última edição por Carvalho em Seg 10 Ago 2009, 00:20, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Ricardo Name Seg 10 Ago 2009, 00:20

Até que foi um pouso bucólico. Difícil de se ver por aí, rsrsrsrsrs.
O bom disso tudo, é esperar as novas fotos, agora até o pouso.
PS: Quer que empurre?
Abraço.

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Mensagem por Duley Seg 10 Ago 2009, 00:26

Carvalho escreveu: Agora, cá para nós, Duley 0,2 no arrival é para voo militar , abusaste um pouco lol

Não tiro nem 1 centímetor de razão sua. Mas sabe como é... já havia feito todos os cálculos (mal feitos, mas foram feitos) e fiquei com preguiça de alterar tudo novamente ai fui assim mesmo afinal, segundo o FMS eu chegaria, o que não ocorreu hehehehe.

Mas sério, geralmente gosto de chegar com combustível para alternar + 30 min.

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Mensagem por Alvega Seg 10 Ago 2009, 00:52

Gostei do tópico. Ficou bastante perto. Da próxima chega lá, hehe.

Good post

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Mensagem por Chiari Seg 10 Ago 2009, 01:02

Muito bom Duley, salvou todo mundo! haha
Ainda faço uma volta ao mundo, mas com GA e VFR.

Como você faz para usar uma STAR sem o ATC querer te vetorar para outro jeito? Nunca entendi isso direito.

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Mensagem por Duley Seg 10 Ago 2009, 01:23

Então Chiari. Meus vôos dependem da minha paciência.
Se estou empolgado, pego todas as cartas e faço o voo certinho, sem interferência do ATC, cumprindo SIDs e STARs conforme manda o figurino. Mas sempre uso o ATC pra poder obter autorização de decolagem e pouso com plano de voo IFR autorizado. As vezes a rota que traço usando sites da internet não bate com a rota do FS, ai o ATC fica mandando arrumar a rota o tempo todo, mas desconsidero. Uma técnica é qdo o ATC mudar vc de frequencia, vc coteja q vai mudar e não muda, e só contacta novamente perto do inicio da descida.
Vc ja deve ter percebido que as vezes o plano de voo é cancelado pq vc não obedeceu o ATC. Mas isso só ocorre quando vc voa numa proa totalmente diferente do destino. Se vc estiver voando fora da rota, mas em direção ao seu destino o plano não vai ser cancelado.
É uma bela de uma gambiarra, mas foi a forma que encontrei de voar o mais próximo da realidade sem disputar a aproximação junto com tráfegos AI. Sempre dá certo Very Happy

Agora, qdo estou sem paciencia pra ficar procurando cartas e imprmindo, traço a rota conforme os sites na net, mas nao cumpro nem SID nem STAR. Decolo e ja coloco a proa direto para o primeiro fixo da aerovia. Ai na descida, quando a torre me passa a pista em uso, passo a voar vetorado pelo ATC e desconsidero a rota do FMS.

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Mensagem por Chiari Seg 10 Ago 2009, 01:36

Duley escreveu:Então Chiari. Meus vôos dependem da minha paciência.
As vezes a rota que traço usando sites da internet não bate com a rota do FS, ai o ATC fica mandando arrumar a rota o tempo todo, mas desconsidero. Uma técnica é qdo o ATC mudar vc de frequencia, vc coteja q vai mudar e não muda, e só contacta novamente perto do inicio da descida.

Perfeito, nunca tinha imaginado isso. Eu não ligaria também de fazer as aproximações pela vetoração do ATC, mas algumas vezes você da uma volta enorme, coisa absurda mesmo.

Vou começar a fazer isso. Coloco o ATIS assim que o ATC começar a vetorar para ver a pista em uso ai uso a STAR sem o ATC ficar me infernizando, sério aquilo me irritava muito. A solução era simplesmente não sintonizar! Muito obrigado Duley pela simples solução hahha

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Mensagem por alberto Seg 10 Ago 2009, 22:35

Parabéns pelo vôo. Uma pena o erro no combustível, mas por outro lado foi interessante a situação e o sucesso no pouso de emergência. Fiquei pensando se na real se pousaria na estrada(como esta, claro, sem postes ou outros obstáculos) ou na água...

Me lembro deste mapa mundi, já vi em outras ocasiões yes

Então, você vai refazer este vôo ou vai continuar deste aeroporto?

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