Para que serve o CWS?
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Para que serve o CWS?
Pessoal, sou novo na simulação, e não achei na minha pesquisa dentro do fórum, nada que defina o uso do CWS. Se eu estiver postando no lugar errado, desculpem-me.
Minha dúvida é: qual a finalidade do CWS?
Minha dúvida é: qual a finalidade do CWS?
Última edição por nascoli em Ter 20 Set 2011, 15:04, editado 1 vez(es)
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Ton Nascoli (Brasília - DF)
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Re: Para que serve o CWS?
Olá Nascoli,
Uma pequena explanção sobre o CWS.
Existem dois modos de operar o piloto automático, um deles será comandado para a função do Flight Director que é calculado através do FMS. De acordo com os dados de navegação da rota e/ou performance da aeronave, o piloto automático é capaz de orientar a aeronave de modo a seguir os dados de navegação no plano lateral e no vertical - É o LNAV e VNAV que você já deve conhecer.
Outra maneira de comandar o piloto automático é utilizando o controle de pressão do sistema de controle de vôo, uma maneira parecida ao compensador da aeronave.
Vamos dizer por exemplo, que você está realizando uma curva e vira o manche aproximadamente 50% de seu curso de movimento. A aeronave começará a fazer a curva. Supondo que o piloto mantenha manualmente o manche nessa posição, ao observar o indicador de bank, por exemplo 20º, se for mantido o manche nessa posição a aeronave realizará a curva com um bank constante, o que resultará num arco de círculo perfeito, caso seja mantida a inclinação e velocidade. Isso não é difícil de entender.
Agora se durante a curva, você alivie a pressão no manche deixe ele retornar para próximo da posição central, por exemplo 25% do curso, você verá no indicador de bank uma indicação menor que a que estava mantida anteriormente, fazendo a aeronave aumentar o raio de curva, tornando o arco de círculo maior, resultando numa curva mais aberta e mais lenta. Caso você simplesmente "solte" o manche, este voltará sozinho para a posição central (neutra) e a aeronave praticamente se nivelará, parando de fazer a curva.
Em situações de alta carga de trabalho, não é nada interessante que o piloto esteja ocupado com as mãos no controle o tempo inteiro.. Eis a função do CWS A (ou B)
Ele irá manter o manche onde o piloto deixar, livrando o piloto de ter de ficar segurando o manche enquanto faz curvas, subidas e descidas.
Abraços
Uma pequena explanção sobre o CWS.
Existem dois modos de operar o piloto automático, um deles será comandado para a função do Flight Director que é calculado através do FMS. De acordo com os dados de navegação da rota e/ou performance da aeronave, o piloto automático é capaz de orientar a aeronave de modo a seguir os dados de navegação no plano lateral e no vertical - É o LNAV e VNAV que você já deve conhecer.
Outra maneira de comandar o piloto automático é utilizando o controle de pressão do sistema de controle de vôo, uma maneira parecida ao compensador da aeronave.
Vamos dizer por exemplo, que você está realizando uma curva e vira o manche aproximadamente 50% de seu curso de movimento. A aeronave começará a fazer a curva. Supondo que o piloto mantenha manualmente o manche nessa posição, ao observar o indicador de bank, por exemplo 20º, se for mantido o manche nessa posição a aeronave realizará a curva com um bank constante, o que resultará num arco de círculo perfeito, caso seja mantida a inclinação e velocidade. Isso não é difícil de entender.
Agora se durante a curva, você alivie a pressão no manche deixe ele retornar para próximo da posição central, por exemplo 25% do curso, você verá no indicador de bank uma indicação menor que a que estava mantida anteriormente, fazendo a aeronave aumentar o raio de curva, tornando o arco de círculo maior, resultando numa curva mais aberta e mais lenta. Caso você simplesmente "solte" o manche, este voltará sozinho para a posição central (neutra) e a aeronave praticamente se nivelará, parando de fazer a curva.
Em situações de alta carga de trabalho, não é nada interessante que o piloto esteja ocupado com as mãos no controle o tempo inteiro.. Eis a função do CWS A (ou B)
Ele irá manter o manche onde o piloto deixar, livrando o piloto de ter de ficar segurando o manche enquanto faz curvas, subidas e descidas.
Abraços
Larrubia- Brigadeiro
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Re: Para que serve o CWS?
Otima Explicaçao Larrubia, obrigado por compartilhar a experiencia!
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Re: Para que serve o CWS?
Larrubia escreveu:Olá Nascoli,
Uma pequena explanção sobre o CWS.
Existem dois modos de operar o piloto automático, um deles será comandado para a função do Flight Director que é calculado através do FMS. De acordo com os dados de navegação da rota e/ou performance da aeronave, o piloto automático é capaz de orientar a aeronave de modo a seguir os dados de navegação no plano lateral e no vertical - É o LNAV e VNAV que você já deve conhecer.
Outra maneira de comandar o piloto automático é utilizando o controle de pressão do sistema de controle de vôo, uma maneira parecida ao compensador da aeronave.
Vamos dizer por exemplo, que você está realizando uma curva e vira o manche aproximadamente 50% de seu curso de movimento. A aeronave começará a fazer a curva. Supondo que o piloto mantenha manualmente o manche nessa posição, ao observar o indicador de bank, por exemplo 20º, se for mantido o manche nessa posição a aeronave realizará a curva com um bank constante, o que resultará num arco de círculo perfeito, caso seja mantida a inclinação e velocidade. Isso não é difícil de entender.
Agora se durante a curva, você alivie a pressão no manche deixe ele retornar para próximo da posição central, por exemplo 25% do curso, você verá no indicador de bank uma indicação menor que a que estava mantida anteriormente, fazendo a aeronave aumentar o raio de curva, tornando o arco de círculo maior, resultando numa curva mais aberta e mais lenta. Caso você simplesmente "solte" o manche, este voltará sozinho para a posição central (neutra) e a aeronave praticamente se nivelará, parando de fazer a curva.
Em situações de alta carga de trabalho, não é nada interessante que o piloto esteja ocupado com as mãos no controle o tempo inteiro.. Eis a função do CWS A (ou B)
Ele irá manter o manche onde o piloto deixar, livrando o piloto de ter de ficar segurando o manche enquanto faz curvas, subidas e descidas.
Abraços
Boa explicação!!
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Re: Para que serve o CWS?
Larrubia escreveu:Olá Nascoli,
Uma pequena explanção sobre o CWS.
Existem dois modos de operar o piloto automático, um deles será comandado para a função do Flight Director que é calculado através do FMS. De acordo com os dados de navegação da rota e/ou performance da aeronave, o piloto automático é capaz de orientar a aeronave de modo a seguir os dados de navegação no plano lateral e no vertical - É o LNAV e VNAV que você já deve conhecer.
Outra maneira de comandar o piloto automático é utilizando o controle de pressão do sistema de controle de vôo, uma maneira parecida ao compensador da aeronave.
Vamos dizer por exemplo, que você está realizando uma curva e vira o manche aproximadamente 50% de seu curso de movimento. A aeronave começará a fazer a curva. Supondo que o piloto mantenha manualmente o manche nessa posição, ao observar o indicador de bank, por exemplo 20º, se for mantido o manche nessa posição a aeronave realizará a curva com um bank constante, o que resultará num arco de círculo perfeito, caso seja mantida a inclinação e velocidade. Isso não é difícil de entender.
Agora se durante a curva, você alivie a pressão no manche deixe ele retornar para próximo da posição central, por exemplo 25% do curso, você verá no indicador de bank uma indicação menor que a que estava mantida anteriormente, fazendo a aeronave aumentar o raio de curva, tornando o arco de círculo maior, resultando numa curva mais aberta e mais lenta. Caso você simplesmente "solte" o manche, este voltará sozinho para a posição central (neutra) e a aeronave praticamente se nivelará, parando de fazer a curva.
Em situações de alta carga de trabalho, não é nada interessante que o piloto esteja ocupado com as mãos no controle o tempo inteiro.. Eis a função do CWS A (ou B)
Ele irá manter o manche onde o piloto deixar, livrando o piloto de ter de ficar segurando o manche enquanto faz curvas, subidas e descidas.
Abraços
Larrubia, muito obrigado pela explicação, elas foram bastante elucidativas. Uma outra dúvida é: Você saberia dizer se o iFly ou PMDG (737 NGX) conseguem simular este recurso?
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Ton Nascoli (Brasília - DF)
Microsoft Windows 10 Professional 64-bit (Build 15063)
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Re: Para que serve o CWS?
CWS - Control Wheel Steering.
Como o Larrubia falou, ele serve para tirar do PF carga de trabalho na cabine, mantendo tanto o PITCH quanto o ROLL a cargo do que foi condicionado pelo próprio piloto.
Eu uso o CWS quando preciso realizar uma espera em um determinado fixo ou quando eu tenho que realizar um 360 em um APP estabilizada (pista não está livre para pouso).
Abraços
Como o Larrubia falou, ele serve para tirar do PF carga de trabalho na cabine, mantendo tanto o PITCH quanto o ROLL a cargo do que foi condicionado pelo próprio piloto.
Eu uso o CWS quando preciso realizar uma espera em um determinado fixo ou quando eu tenho que realizar um 360 em um APP estabilizada (pista não está livre para pouso).
Abraços
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