X-plane como ferramenta de engenharia
3 participantes
Página 1 de 1
X-plane como ferramenta de engenharia
Acabo de ler umas matérias onde fala que tanto a Vans aircraft como a cirrus já usam o x-plane para estudos de novas aeronaves, uma parte traduzida:
X-Plane não é um jogo, mas uma ferramenta de engenharia que podem ser usados para prever as características de vôo de aeronaves fixa e de asa rotativa com uma precisão incrível.
Porque X-Plane prediz o desempenho e manuseio de quase qualquer aeronave, é uma ótima ferramenta para os pilotos de manter seu treinamento em um simulador que voa como o avião real, para os engenheiros de prever como um novo avião vai voar, e para os entusiastas da aviação para explorar o mundo de dinâmica de vôo de aeronaves.
A Cessna usa X-Plane para treinar novos clientes nos detalhes do Garmin G1000. Dave Rose (piloto da Reno air race) usou X-Plane para otimizar aviões para suas vitórias em muitos Reno. NASA usou X-Plane para testar a re-entrada de planadores na atmosfera marciana, e a lista continua. Estes clientes talvez possam servir como o mais significativo endosso das capacidades incríveis deste simulador.
Além disso o x-plane recebeu certificação da FAA para uso para acumular horas de voo, estas experiencias podem fornecer créditos para formação de piloto privado, voo por instrumentos. (desde que com hardware especificado).
Fonte: x-plane.com
Enfim, cada dia me empolgo mais...
X-Plane não é um jogo, mas uma ferramenta de engenharia que podem ser usados para prever as características de vôo de aeronaves fixa e de asa rotativa com uma precisão incrível.
Porque X-Plane prediz o desempenho e manuseio de quase qualquer aeronave, é uma ótima ferramenta para os pilotos de manter seu treinamento em um simulador que voa como o avião real, para os engenheiros de prever como um novo avião vai voar, e para os entusiastas da aviação para explorar o mundo de dinâmica de vôo de aeronaves.
A Cessna usa X-Plane para treinar novos clientes nos detalhes do Garmin G1000. Dave Rose (piloto da Reno air race) usou X-Plane para otimizar aviões para suas vitórias em muitos Reno. NASA usou X-Plane para testar a re-entrada de planadores na atmosfera marciana, e a lista continua. Estes clientes talvez possam servir como o mais significativo endosso das capacidades incríveis deste simulador.
Além disso o x-plane recebeu certificação da FAA para uso para acumular horas de voo, estas experiencias podem fornecer créditos para formação de piloto privado, voo por instrumentos. (desde que com hardware especificado).
Fonte: x-plane.com
Enfim, cada dia me empolgo mais...
Última edição por Ghost em Qui 15 Set 2011, 12:58, editado 1 vez(es)
_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb
Ghost- Coronel
-
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 51
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade :
Re: X-plane como ferramenta de engenharia
É exatamente por este motivo que eu simplesmente nao gosto de ficar discutindo X-Plane vs FSX.
O texto acima fala tudo, agora se o povo prefere FSX...hmm
O texto acima fala tudo, agora se o povo prefere FSX...hmm
conex- Capitão
-
Inscrito em : 07/09/2011
Mensagens : 231
Reputação : 40
Idade : 37
Nacionalidade :
Re: X-plane como ferramenta de engenharia
conex escreveu:É exatamente por este motivo que eu simplesmente nao gosto de ficar discutindo X-Plane vs FSX.
O texto acima fala tudo, agora se o povo prefere FSX...hmm
Mesmo porque esse tipo de discução não chega a lugar algum, afinal todos tem defeitos e qualidades e sempre tem aquelas pessoas parciais ao extremo que não suportam que falem mau do seu time de futebol, do seu partido politico nem do seu simulador preferido, enfim, são valiosos recursos a disposição de quem gosta de aviação e acho que todos deveriam ser imparciais e aproveitar o que cada um tem de melhor, apenas acho interessante o enfoque cientifico que o x-plane tem para quem tem interesse no estudo de aerodinânica com aqueles graficos de distribuição de forças na superficie e de deslocamento do ar ajudam bastante quem tiver interesse em desenvolver um avião, mas o FSX com aquelas aulas de voo ajudam bastante quem tá iniciando na pilotagem e afinal, falando de asas fixas os dois se equivalem bem.
_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb
Ghost- Coronel
-
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 51
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade :
Re: X-plane como ferramenta de engenharia
Pra quem tiver interessado, vejam o fluxo de ar calculado como num programa de analise de CFD, como disse, isso não é mito, o programa é muito mais que um jogo, é um verdadeiro CFD (Computer Fluid Dynamics) e ao mesmo tempo simulador de voo, eu vejo um graaaande potencial para uma engine dessas:
Vejam o Bell 206 com a analise ligada, primeiro ele desligado, as linhas de fluxo mostram apenas a direção do vento:
Agora com os rotores funcionando, vejam como o fluxo de ar muda ao redor:
Agora em voo:
Agora em aviões, reparem o fluxo de ar criado pela hélice:
Olhem o fluxo de ar criado pela hélice e o grafico de distribuição da força de empuxo na hélice:
Agora em voo pode-se ver a atuação das forças de sustentação sobre a linha do centro de pressão da asa, reparem que a região onde há fluxo de ar gerado pela hélice as forças são maiores e nas extremidades onde há fuga de fluxo para as laterais as forças são menores:
Depois de tudo isso dá pra duvidar do realismo do flight model?
Eu vejo muito futuro pra uma engine muito bem elaborada como essas, se não for no publico geral, talvez nos hardware de treinamento em escolas de aviação. Quando mais projetistas da aviação experimental aprenderem a usar essas ferramentas surgirão ainda mais projetos bem elaborados. Enfim, futuro promissor.
Edit: imagens convertidas e redimensionadas
Vejam o Bell 206 com a analise ligada, primeiro ele desligado, as linhas de fluxo mostram apenas a direção do vento:
Agora com os rotores funcionando, vejam como o fluxo de ar muda ao redor:
Agora em voo:
Agora em aviões, reparem o fluxo de ar criado pela hélice:
Olhem o fluxo de ar criado pela hélice e o grafico de distribuição da força de empuxo na hélice:
Agora em voo pode-se ver a atuação das forças de sustentação sobre a linha do centro de pressão da asa, reparem que a região onde há fluxo de ar gerado pela hélice as forças são maiores e nas extremidades onde há fuga de fluxo para as laterais as forças são menores:
Depois de tudo isso dá pra duvidar do realismo do flight model?
Eu vejo muito futuro pra uma engine muito bem elaborada como essas, se não for no publico geral, talvez nos hardware de treinamento em escolas de aviação. Quando mais projetistas da aviação experimental aprenderem a usar essas ferramentas surgirão ainda mais projetos bem elaborados. Enfim, futuro promissor.
Edit: imagens convertidas e redimensionadas
Última edição por Ghost em Seg 19 Set 2011, 23:05, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Imagens fora do padrão, contrariando as regras do fórum)
_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb
Ghost- Coronel
-
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 51
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade :
Re: X-plane como ferramenta de engenharia
Interessante, mas gostaria que observasse as regras do forum sobre as imagens, e sobre flood.Não havia uma sequer que não estivesse muito acima de 300 KB, então procure usar jpg ao invés de PNG que o tamanho reduz bastante.
Carvalho- Moderador
-
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Re: X-plane como ferramenta de engenharia
Opa, acho que poderia existir algum sistema de auto redimensionamento ou conversão das imagens nos forums, porque será que ninguem pensou nisso? (não estou cobrando nada de vocês), mas seria interessante hehe.
Muito bom exemplo Ghost, vale ressaltar que as pás do rotor usam informações da Polar do perfil, sendo assim as variações de acordo com Coeficiente de Sustentação(Cl) e Coeficiente de Arrasto (Cd) seguem os valores corretos de acordo com o ângulo de ataque.
Não vou dizer que é uma simulação perfeita, mas ela leva em consideração muitos fatores e calcula todos em tempo real, tendo assim um aumento significativo do realismo, por exemplo as interações entre Cl e Cd e a pressão do local, vento relativo, etc e influência no restante do envelope de vôo.
Mas gostei, se puder corrigir as imagens e coloca-las no forum novamente servirá como ótimo exemplo.
Abraços,
Fred.
Muito bom exemplo Ghost, vale ressaltar que as pás do rotor usam informações da Polar do perfil, sendo assim as variações de acordo com Coeficiente de Sustentação(Cl) e Coeficiente de Arrasto (Cd) seguem os valores corretos de acordo com o ângulo de ataque.
Não vou dizer que é uma simulação perfeita, mas ela leva em consideração muitos fatores e calcula todos em tempo real, tendo assim um aumento significativo do realismo, por exemplo as interações entre Cl e Cd e a pressão do local, vento relativo, etc e influência no restante do envelope de vôo.
Mas gostei, se puder corrigir as imagens e coloca-las no forum novamente servirá como ótimo exemplo.
Abraços,
Fred.
conex- Capitão
-
Inscrito em : 07/09/2011
Mensagens : 231
Reputação : 40
Idade : 37
Nacionalidade :
Re: X-plane como ferramenta de engenharia
Imagens alteradas!!!!
Última edição por Ghost em Ter 20 Set 2011, 14:23, editado 1 vez(es)
_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb
Ghost- Coronel
-
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 51
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade :
Re: X-plane como ferramenta de engenharia
Obrigado por ajustar as imagens, isso acontece
Quanto ao flood, o que voce postou não foi um novo assunto, foi uma ilustração do mesmo tema (X-Plane como ferramenta de engenharia), do qual voce acabara de falar em seu post anterior.Não é para ser chato e muito menos ''repressivo'' , a divulgação e discussão de assuntos referentes à simulação de voo é uma das principais razões da existência do fórum, mas seguindo as regras.
Quanto ao flood, o que voce postou não foi um novo assunto, foi uma ilustração do mesmo tema (X-Plane como ferramenta de engenharia), do qual voce acabara de falar em seu post anterior.Não é para ser chato e muito menos ''repressivo'' , a divulgação e discussão de assuntos referentes à simulação de voo é uma das principais razões da existência do fórum, mas seguindo as regras.
Carvalho- Moderador
-
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Re: X-plane como ferramenta de engenharia
OK!!!
_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb
Ghost- Coronel
-
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 51
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Como melhorar a performance do X-plane
» Como taxear sem joystick no X-plane 9.70?
» Como fazer um plano de voo no x plane 11
» Como colocar um cenário na x-plane.org
» Como remover "autogen" no X-Plane 9.70
» Como taxear sem joystick no X-plane 9.70?
» Como fazer um plano de voo no x plane 11
» Como colocar um cenário na x-plane.org
» Como remover "autogen" no X-Plane 9.70
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos