[Internacional] Situação parecida à do Voo AF447 volta a ocorrer no oceano atlântico
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[Internacional] Situação parecida à do Voo AF447 volta a ocorrer no oceano atlântico
SITUAÇÃO PARECIDA À DO VOO AF447 VOLTA A OCORRER NO OCEANO ATLÂNTICO COM UM A340 DA AIR FRANCE
Ilustrativo
Fonte: Aeromagazine
Via: Direto da Pista
Ilustrativo
A cena se repete. Um Airbus A340-300 da Air France, matrícula F-GLZU, realizando o voo AF471 entre Caracas (Venezuela) e Paris (França),
passou por uma situação similar à que ocorreu com o voo AF447 em 2009 quando caiu no Oceano Atlântico ao cumprir a rota Rio-Paris. O incidente
aconteceu em 22 de julho último, mas só agora foi divulgado. O avião voava no nível 350 a 145 milhas a nordeste da Guiana Francesa no momento
em que a tripulação recebeu um alerta de velocidade excessiva ao cruzar uma área de forte turbulência. Os pilotos viram a velocidade indicada
subir para Mach 0,88 (304 nós). Com o piloto automático desligado, o avião subiu até o nível 380 com uma razão de 5 mil pés por minuto. Nesse
ponto, a velocidade caiu para Mach 0,66 (205 nós) – a apenas 3 nós da velocidade de estol, que é de 202 nós. A atitude de inclinação foi
reduzida e o voo retornou à normalidade. O AF471 continuou sua rota sem novos incidentes e pousou em segurança no aeroporto Charles de Gaulle,
em Paris; dois tripulantes tiveram lesões leves. Os eventos duraram cerca de dois minutos. O BEA, órgão francês de investigações aeronáuticas, vai apurar o incidente.
passou por uma situação similar à que ocorreu com o voo AF447 em 2009 quando caiu no Oceano Atlântico ao cumprir a rota Rio-Paris. O incidente
aconteceu em 22 de julho último, mas só agora foi divulgado. O avião voava no nível 350 a 145 milhas a nordeste da Guiana Francesa no momento
em que a tripulação recebeu um alerta de velocidade excessiva ao cruzar uma área de forte turbulência. Os pilotos viram a velocidade indicada
subir para Mach 0,88 (304 nós). Com o piloto automático desligado, o avião subiu até o nível 380 com uma razão de 5 mil pés por minuto. Nesse
ponto, a velocidade caiu para Mach 0,66 (205 nós) – a apenas 3 nós da velocidade de estol, que é de 202 nós. A atitude de inclinação foi
reduzida e o voo retornou à normalidade. O AF471 continuou sua rota sem novos incidentes e pousou em segurança no aeroporto Charles de Gaulle,
em Paris; dois tripulantes tiveram lesões leves. Os eventos duraram cerca de dois minutos. O BEA, órgão francês de investigações aeronáuticas, vai apurar o incidente.
Fonte: Aeromagazine
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