Embraer EMB-500 "AMAZONAS"
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Embraer EMB-500 "AMAZONAS"
Embraer EMB-500 "AMAZONAS"
By rostandmedeiros at 2011-08-28
Em outubro de 1970, a EMBRAER lançou a especificação preliminar para um avião de transporte médio designado EMB-500. Tratava-se de um quadrimotor turboélice, metálico de asa alta e trem de pouso triciclo, com as rodas principais recolhendo na parte traseira dos casulos aerodinâmicos dos motores centrais.
A versão básica da aeronave, concebida para o transporte de passageiros e/ou carga, seria ideal para regiões que não contavam com pistas longas, pavimentadas, como a Amazônia.
Embora tecnicamente promissora, a aeronave não encontrou no mercado nacional uma receptividade como esperada pelo fabricante.
Desta forma a EMBRAER optou por não prosseguir com o programa. Mesmo assim o "Amazonas" foi o maior avião comercial projetado no Brasil até aquela data.
Especificações:
Motores: 4 Pratt&Whitney Canada PT6A-40 de 850sHP cada;
Hélices: Metálicas tripás, de passo variável;
Capacidade: 3 tripulantes, 30 passageiros e 600kg de bagagens;
Comprimento: 20m;
Envergadura: 24m;
Altura: 7,40m;
Peso vazio: 6.400kg;
Peso max de decolagem: 12.000kg;
Carga útil max: 5.600kg;
Velocidade de cruzeiro: 500Km/h;
Velocidade max: 570Km/h;
Velocidade de estol: 176Km/h;
Teto de serviço (trimotor): 10.000m;
Autonomia (carregado): 1.800km;
ENCICLOPÉDIA DE AVIÕES BRASILEIROS
Roberto Pereira
Editora Globo
Através do site - http://www.jrlucariny.com/Site2008/outrosemb/outrosemb.html
Já a propaganda é, segundo apurei na internet, da revista Flap Internacional, nº9, de janeiro-fevereiro de 1972.
By rostandmedeiros at 2011-08-28
Em outubro de 1970, a EMBRAER lançou a especificação preliminar para um avião de transporte médio designado EMB-500. Tratava-se de um quadrimotor turboélice, metálico de asa alta e trem de pouso triciclo, com as rodas principais recolhendo na parte traseira dos casulos aerodinâmicos dos motores centrais.
A versão básica da aeronave, concebida para o transporte de passageiros e/ou carga, seria ideal para regiões que não contavam com pistas longas, pavimentadas, como a Amazônia.
Embora tecnicamente promissora, a aeronave não encontrou no mercado nacional uma receptividade como esperada pelo fabricante.
Desta forma a EMBRAER optou por não prosseguir com o programa. Mesmo assim o "Amazonas" foi o maior avião comercial projetado no Brasil até aquela data.
Especificações:
Motores: 4 Pratt&Whitney Canada PT6A-40 de 850sHP cada;
Hélices: Metálicas tripás, de passo variável;
Capacidade: 3 tripulantes, 30 passageiros e 600kg de bagagens;
Comprimento: 20m;
Envergadura: 24m;
Altura: 7,40m;
Peso vazio: 6.400kg;
Peso max de decolagem: 12.000kg;
Carga útil max: 5.600kg;
Velocidade de cruzeiro: 500Km/h;
Velocidade max: 570Km/h;
Velocidade de estol: 176Km/h;
Teto de serviço (trimotor): 10.000m;
Autonomia (carregado): 1.800km;
ENCICLOPÉDIA DE AVIÕES BRASILEIROS
Roberto Pereira
Editora Globo
Através do site - http://www.jrlucariny.com/Site2008/outrosemb/outrosemb.html
Já a propaganda é, segundo apurei na internet, da revista Flap Internacional, nº9, de janeiro-fevereiro de 1972.
Re: Embraer EMB-500 "AMAZONAS"
Pessoal,
No começo de agosto enviei este material para o site que segue no link abaixo;
http://www.aereo.jor.br/2011/08/06/embraer-emb-500-amazonas/
Mas não tive muitas respostas.
Alguém ouviu falar desta máquina.
Um abraço.
Rostand
No começo de agosto enviei este material para o site que segue no link abaixo;
http://www.aereo.jor.br/2011/08/06/embraer-emb-500-amazonas/
Mas não tive muitas respostas.
Alguém ouviu falar desta máquina.
Um abraço.
Rostand
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