[Brasil] Alerta aos pilotos de Helicóptero Agusta
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[Brasil] Alerta aos pilotos de Helicóptero Agusta
ALERTA AOS PILOTOS DE HELICÓPTERO AGUSTA - RELATO DE INCIDENTE EM ANGRA DOS REIS - RIO DE JANEIRO
Domingo passado 20/02, por volta das 21:20 UTC, dei partida normal no heliponto Verolme em Angra dos Reis,
com 450 kg de QAV e 2 PAX. Após cumprir o check list decolei para o
pairado, dentro do quadrado de estacionamento, e pisei no pedal
esquerdo com intuito de taxiar até o heliponto.
Neste momento ouví um ruído vindo de fora parecido com um ranger de
dobradiça de porta enferrujada. No mesmo instante o pedal esquerdo foi
ao fundo e o helicóptero começou a girar violentamente para a direita. A
minha reação foi rápida de baixar o coletivo, mesmo assim ainda girei
180 graus até o primeiro toque no solo.
O trem principal esquerdo tocou primeiro abrindo um buraco na grama,
depois a bequilha também tocou abrindo outro buraco, mesmo assim o
helicóptero ainda girou mais 40 graus até parar no chão, acho eu devido
aos comandos de cíclico que efetuei para mantê-lo nivelado.
Um colega do Rio que estava pousado girando no outro quadrado de
estacionamento aguardando minha decolagem presenciou tudo, e ainda me
chamou no VHF perguntando se estava tudo bem, e dizendo que meu rotor
de cauda estava completamente parado.
Cortei os motores, apliquei freio rotor e desembarquei os passageiros.
Girei o rotor de cauda com a mão, estava livre e sem ruídos, porém o rotor principal não se mexeu.
Retornamos para São Paulo em outro helicóptero da empresa.
Ontem (21/02) levamos o mecânico Maurício e o Eng. Wagner da Agusta
até Angra, onde constatou-se o DESCOLAMENTO DA LUVA TERMINAL (onde é
fixado o fletor) DO EIXO LONGO DE ACIONAMENTO DO ROTOR DE CAUDA (shaft
assy), próximo à CTT.
Esta luva é ''colada térmicamente'', e dispõe de um pino com cabeça (pin
straight headed) para servir de dedo duro. Portanto a luva descolou do
tubo que rodou em falso, parando imediatamente o rotor de cauda, pois o
pedal esquerdo estava todo a frente, as pás com alto angulo de ataque.
A Agusta tomou todas as providências legais perante a ANAC, inclusive
com autorização de troca do eixo no local e translado do helicóptero
para São Paulo, porém até que tenhamos um resultado da investigação
pela área técnica da Agusta, estou enviando este email aos colegas para
que tomem conhecimento do ocorrido e avisem os outros para ficarem
atentos.
Estou enviando esse email para todos que operam A109.
Fonte: Abul/Forum
Via: IFR Online
Domingo passado 20/02, por volta das 21:20 UTC, dei partida normal no heliponto Verolme em Angra dos Reis,
com 450 kg de QAV e 2 PAX. Após cumprir o check list decolei para o
pairado, dentro do quadrado de estacionamento, e pisei no pedal
esquerdo com intuito de taxiar até o heliponto.
Neste momento ouví um ruído vindo de fora parecido com um ranger de
dobradiça de porta enferrujada. No mesmo instante o pedal esquerdo foi
ao fundo e o helicóptero começou a girar violentamente para a direita. A
minha reação foi rápida de baixar o coletivo, mesmo assim ainda girei
180 graus até o primeiro toque no solo.
O trem principal esquerdo tocou primeiro abrindo um buraco na grama,
depois a bequilha também tocou abrindo outro buraco, mesmo assim o
helicóptero ainda girou mais 40 graus até parar no chão, acho eu devido
aos comandos de cíclico que efetuei para mantê-lo nivelado.
Um colega do Rio que estava pousado girando no outro quadrado de
estacionamento aguardando minha decolagem presenciou tudo, e ainda me
chamou no VHF perguntando se estava tudo bem, e dizendo que meu rotor
de cauda estava completamente parado.
Cortei os motores, apliquei freio rotor e desembarquei os passageiros.
Girei o rotor de cauda com a mão, estava livre e sem ruídos, porém o rotor principal não se mexeu.
Retornamos para São Paulo em outro helicóptero da empresa.
Ontem (21/02) levamos o mecânico Maurício e o Eng. Wagner da Agusta
até Angra, onde constatou-se o DESCOLAMENTO DA LUVA TERMINAL (onde é
fixado o fletor) DO EIXO LONGO DE ACIONAMENTO DO ROTOR DE CAUDA (shaft
assy), próximo à CTT.
Esta luva é ''colada térmicamente'', e dispõe de um pino com cabeça (pin
straight headed) para servir de dedo duro. Portanto a luva descolou do
tubo que rodou em falso, parando imediatamente o rotor de cauda, pois o
pedal esquerdo estava todo a frente, as pás com alto angulo de ataque.
A Agusta tomou todas as providências legais perante a ANAC, inclusive
com autorização de troca do eixo no local e translado do helicóptero
para São Paulo, porém até que tenhamos um resultado da investigação
pela área técnica da Agusta, estou enviando este email aos colegas para
que tomem conhecimento do ocorrido e avisem os outros para ficarem
atentos.
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Via: IFR Online
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Alerta aos pilotos de Helicóptero Agusta
Que loucura
Imagina se ele comanda o coletivo de uma vez só?
Imagina se ele comanda o coletivo de uma vez só?
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Duley- Major-Brigadeiro
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