[Brasil] Defesa salva de cortes plano de avião cargueiro KC-390
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[Brasil] Defesa salva de cortes plano de avião cargueiro KC-390
Defesa salva de cortes plano de avião cargueiro KC-390
A aeronave de transporte e reabastecimento aéreo KC-390 que está sendo desenvolvida pela Embraer. (Foto: Embraer)
O programa KC-390, para desenvolvimento de um jato cargueiro,
transporte de tropas, tanque de reabastecimento em voo e remoção médica,
está preservado dos cortes de recursos orçamentários reafirmados na
semana passada pelo governo. O projeto é uma das dez prioridades na área
de Defesa aprovadas, há dois meses, pela presidente Dilma Rousseff.
O Palácio do Planalto recebe relatórios mensais sobre o andamento de
cada empreendimento listado pelos comandos da Marinha, do Exército e da
Aeronáutica. O principal investidor no KC-390 é a aviação militar.
Há dois anos foi definida a dotação de R$ 3,028 bilhões, visando à
engenharia e à produção de duas unidades preliminares. A fabricação de
série envolve 28 aeronaves para a FAB. Tomando como referência o preço
médio de modelos da mesma classe, esse pacote de fabricação regular
sairá por R$ 3 bilhões. Até o momento, a aplicação feita bate em R$ 300
milhões.
A turbulência dos mercados financeiros também não atingiu o KC-390.
Segundo o fabricante, a Embraer Defesa e Segurança, cinco países mantêm a
intenção de comprar a aeronave e eventualmente participar do processo
industrial: Argentina, Chile, Portugal, Colômbia e República Checa. A
França anunciou em 2009 disposição de adquirir entre 10 e 15 unidades.
De acordo com Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa, “a
carteira de negócios acumula 60 declarações formais, sendo o maior lote o
da Força Aérea Brasileira”. No total não estão contabilizadas as
eventuais encomendas francesas, de resto, ainda indefinidas.
O grande birreator vai sair da fábrica de Gavião Peixoto, a 300
quilômetros de São Paulo, na região de Araraquara. A terraplenagem da
área onde será construído o novo hangar está em andamento. Cerca de 500
pessoas trabalham no programa. Até 2016 serão 1.800. A entrega do
primeiro avião está prevista para 2015. A Embraer já completou a seleção
de todos os principais fornecedores, como dos motores e de sistemas
eletrônicos de bordo.
O KC-390 vai disputar um rico mercado. De acordo com Aguiar, há
oportunidades para 700 aviões de transporte médio – na faixa de 25
toneladas e cerca de 2.700 quilômetros de alcance – a serem contratados
até 2023. Em 2007, a carga útil era estimada em 19,5 toneladas. Em 2011,
passou para 23,6 toneladas. O teste de volume, utilizando uma maquete
industrial do compartimento interno, permitiu acesso de dois tipos de
blindados, a carreta padrão do sistema Astros, lançador de foguetes da
Avibrás, de 15 toneladas, e um veículo de comando sobre rodas, de 14
toneladas. O arranjo eletrônico adota tecnologia Computed Air Release
Point (Carp), que permite o lançamento de cargas com precisão. Os
pilotos contarão com visores digitais e sistema de visão noturna a
partir de recursos óticos integrados aos capacetes. O KC-390 terá
recursos específicos de autodefesa, como despistadores de mísseis e
dispositivo de interferência eletrônica. O jato vai voar a 850 km/hora,
com ganho de seus motores de última geração, 15% mais eficientes. Em
missão de reabastecimento no ar – de caças, helicópteros e de outros
KC-390 – o jato leva a bordo 37,4 toneladas de combustível.
Argumento. Na exposição que encaminhou para a presidente Dilma
Rousseff, em junho, detalhando os projetos prioritários da Defesa, o
ex-ministro Nelson Jobim destacou o KC-390 como “fundamental dentr0 da
reconfiguração das Forças de forma expedicionária, com capacidade de
reação, mobilização e deslocamento rápidos”. Na prática, significa que,
depois de acionados, esquadrões de transportes da FAB e tropas do
Exército terão de estar atuando, em qualquer ponto do território
nacional, no prazo de oito horas. O novo jato pode usar pistas sem
pavimentação, com buracos de até 40 centímetros de profundidade.
Tem capacidade, ainda, para levar soldados equipados – 84 deles com
material leve; 64 paraquedistas – da mesma forma como feridos removidos
de áreas devastadas por catástrofes.
Fonte: Roberto Godoy – O Estadão
Via: Plano Brasil
A aeronave de transporte e reabastecimento aéreo KC-390 que está sendo desenvolvida pela Embraer. (Foto: Embraer)
O programa KC-390, para desenvolvimento de um jato cargueiro,
transporte de tropas, tanque de reabastecimento em voo e remoção médica,
está preservado dos cortes de recursos orçamentários reafirmados na
semana passada pelo governo. O projeto é uma das dez prioridades na área
de Defesa aprovadas, há dois meses, pela presidente Dilma Rousseff.
O Palácio do Planalto recebe relatórios mensais sobre o andamento de
cada empreendimento listado pelos comandos da Marinha, do Exército e da
Aeronáutica. O principal investidor no KC-390 é a aviação militar.
Há dois anos foi definida a dotação de R$ 3,028 bilhões, visando à
engenharia e à produção de duas unidades preliminares. A fabricação de
série envolve 28 aeronaves para a FAB. Tomando como referência o preço
médio de modelos da mesma classe, esse pacote de fabricação regular
sairá por R$ 3 bilhões. Até o momento, a aplicação feita bate em R$ 300
milhões.
A turbulência dos mercados financeiros também não atingiu o KC-390.
Segundo o fabricante, a Embraer Defesa e Segurança, cinco países mantêm a
intenção de comprar a aeronave e eventualmente participar do processo
industrial: Argentina, Chile, Portugal, Colômbia e República Checa. A
França anunciou em 2009 disposição de adquirir entre 10 e 15 unidades.
De acordo com Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa, “a
carteira de negócios acumula 60 declarações formais, sendo o maior lote o
da Força Aérea Brasileira”. No total não estão contabilizadas as
eventuais encomendas francesas, de resto, ainda indefinidas.
O grande birreator vai sair da fábrica de Gavião Peixoto, a 300
quilômetros de São Paulo, na região de Araraquara. A terraplenagem da
área onde será construído o novo hangar está em andamento. Cerca de 500
pessoas trabalham no programa. Até 2016 serão 1.800. A entrega do
primeiro avião está prevista para 2015. A Embraer já completou a seleção
de todos os principais fornecedores, como dos motores e de sistemas
eletrônicos de bordo.
O KC-390 vai disputar um rico mercado. De acordo com Aguiar, há
oportunidades para 700 aviões de transporte médio – na faixa de 25
toneladas e cerca de 2.700 quilômetros de alcance – a serem contratados
até 2023. Em 2007, a carga útil era estimada em 19,5 toneladas. Em 2011,
passou para 23,6 toneladas. O teste de volume, utilizando uma maquete
industrial do compartimento interno, permitiu acesso de dois tipos de
blindados, a carreta padrão do sistema Astros, lançador de foguetes da
Avibrás, de 15 toneladas, e um veículo de comando sobre rodas, de 14
toneladas. O arranjo eletrônico adota tecnologia Computed Air Release
Point (Carp), que permite o lançamento de cargas com precisão. Os
pilotos contarão com visores digitais e sistema de visão noturna a
partir de recursos óticos integrados aos capacetes. O KC-390 terá
recursos específicos de autodefesa, como despistadores de mísseis e
dispositivo de interferência eletrônica. O jato vai voar a 850 km/hora,
com ganho de seus motores de última geração, 15% mais eficientes. Em
missão de reabastecimento no ar – de caças, helicópteros e de outros
KC-390 – o jato leva a bordo 37,4 toneladas de combustível.
Argumento. Na exposição que encaminhou para a presidente Dilma
Rousseff, em junho, detalhando os projetos prioritários da Defesa, o
ex-ministro Nelson Jobim destacou o KC-390 como “fundamental dentr0 da
reconfiguração das Forças de forma expedicionária, com capacidade de
reação, mobilização e deslocamento rápidos”. Na prática, significa que,
depois de acionados, esquadrões de transportes da FAB e tropas do
Exército terão de estar atuando, em qualquer ponto do território
nacional, no prazo de oito horas. O novo jato pode usar pistas sem
pavimentação, com buracos de até 40 centímetros de profundidade.
Tem capacidade, ainda, para levar soldados equipados – 84 deles com
material leve; 64 paraquedistas – da mesma forma como feridos removidos
de áreas devastadas por catástrofes.
Fonte: Roberto Godoy – O Estadão
Via: Plano Brasil
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