[Internacional] Cobertura Moscou Air Show (MAKS) 2011
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[Internacional] Cobertura Moscou Air Show (MAKS) 2011
Cobertura Moscou Air Show (MAKS) 2011
O caça stealth de quinta geração Sukhoi T-50 PAK FA decola de Zhukovsky para sua apresentação em voo durante o Moscou Air Show MAKS 2011. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
As mais modernas e recentes aeronaves militares e civis do mundo estiveram presentes no Salão Internacional de Aviação e Espaço de Moscou, o MAKS 2011, um evento bi-anual que ocorreu entre os dias 16 e 21 de agosto, na
Base Aérea de Zhukovsky, local em que se localiza o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Gromov, maior centro aeronáutico da Rússia, onde as novas aeronaves militares russas se encontram em fase de testes, como o caça Sukhoi T-50 PAK FA, estrela do show aéreo desse ano. O Cavok Brasil mais uma vez brinda seu público com essa importante cobertura fotográfica, após uma semana de intensa cobertura de fatos que marcaram o maior evento aeronáutico russo.
A apresentação em voo do protótipo do caça russo de quinta-geração PAK FA durante o MAKS 2011. (Fotos: Bernardo Malfitano / Cavok)
Já na entrada do evento duas grandes aeronaves chamavam a atenção: uma era comercial, o gigante Airbus A380, e a outra militar, o novo C-5M Super Galaxy da Força Aérea dos EUA. Mas nenhuma delas foi tão aguardada como o novo caça de quinta geração Sukhoi T-50, que desde o primeiro voo de ensaio no sábado, dia 13, já despertava a atenção dos jornalistas presentes. Foi que no dia 16, a aeronave Blue 51, o primeiro protótipo do PAK FA chegou voando em formação com a Blue 52 (o segundo
protótipo) e realizou uma apresentação de cerca de 7 minutos com a presença do Primeiro Ministro russo Vladimir Putin.
O caça Sukhoi T-50 PAK FA demonstra sua agilidade no céu de Moscou. (Foto: Bernardo Malfitano)
Sobre o PAK FA, a importante informação que surgiu no evento foi que o Presidente da UAC Mikhail Pogosyan disse à imprensa que mais dois protótipos do T-50 devem ficar prontos até o final do ano e já entrar na fase de testes de voo do programa de desenvolvimento. O Chefe da Força Aérea da Rússia Aleksandr Zelin confirmou que as primeiras unidades serão entregues para a Força Aérea da Rússia para testes e avaliações em 2013, e a partir de 2015 elas deverão passar para o estado de operacionais, com a produção em série já iniciada ainda em 2014.
caça Sukhoi T-50 PAK FA "Blue 52" chega para pouso após apresentação no MAKS 2011. (Fotos: Bernardo Malfitano / Cavok)
A Força Aérea da Rússia deverá receber cerca de 200 aeronaves do tipo até 2020, com a Força Aérea da Índia recebendo um número similar, de um caça que está sendo desenvolvido entre os dois países, baseado no atual PAK FA. O custo de desenvolvimento do projeto está avaliado em US$ 35 bilhões, e tornou-se uma prioridade para o Ministério de Defesa da
Rússia, que também demonstrou interesse em muitas outras categorias de aeronaves militares.
O lotado pátio de aeronaves em Zhukovsky durante o MAKS 2011. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Um bombardeiro estratégico Tu-160 Blackjack. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
No pátio de aeronaves de Zhukovsky podia se ver o poderio militar e a variedade de modelos presentes no evento, de bombardeiros a aeronaves de caças, de helicópteros a aeronaves comerciais. Estavam presentes os bombardeiros estratégicos russos Tu-160, Tu-95, os caças MiG-35, MiG-29K, Su-35, Su-30MK2, Yak-130, helicópteros de transporte Mi-26, Mi-171, o novo Mi-38, e diversas outras aeronaves, incluindo a primeira aparição na Rússia do gigante da Airbus, o A380, que se apresentou em
voo durante todos dias do evento.
O Airbus A380 durante apresentação em voo. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Decolagem de um Antonov An-124 da Volga-Dnepr. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
O Sukhoi Superjet 100 aguarda a decolagem enquanto o Airbus A380 chega para pouso. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
O Ministério de Defesa da Rússia definiu um ambicioso projeto de compra de aeronaves militares durante o MAKS, no qual espera receber mais de 100 aviões de transporte militar a serem adquiridos entre o período 2011-2020. Primeiramente virão os aviões Il-112, Il-476 e Il-76MD, depois chegarão dez aeronaves An-124 entre 2014-2015, e mais tarde um número maior de aeronaves An-70. Pogosyan disse que a partir de 2011, a UAC irá entregar mais de 20 aviões militares por ano para o Ministério de Defesa da Rússia.
O jato de ataque Sukhoi Su-34 Fullback. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Caça Su-34 Fullback que a Rússia pretende adquirir 120 unidades. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Na área dos caças presentes em Zhukovsky, além do PAK FA, outros modernos e letais jatos de combate também subiram aos céus para demonstrações, como a aeronave de ataque Sukhoi Su-34 Fullback, o qual a Rússia pretende adquirir 120 aeronaves (cinco esquadrões), com a Força Aérea da Rússia chegando a seis aeronaves do tipo agora em 2011, mais 12 em 2012, de um contrato de 32 aeronaves encomendadas até o momento.
O caça de superioridade aérea Sukhoi Su-35 decola para sua apresentação. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
A apresentação em voo do caça Sukhoi Su-35 durante o MAKS 2011. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Outro grande caça presente e demonstrado em voo foi o Sukhoi Su-35S. Quarenta e oito destes caças de geração 4++ serão adquiridos, mas o número poderá aumentar se houver atraso na entrega dos caças de quinta-geração Sukhoi T-50. Mas mesmo que não ocorra um atraso, o Ministério da Defesa da Rússia também poderá optar por uma mistura de caças de 4ª e 5ª geração. Além dessas aeronaves, alguns antigos caças Su-27s foram atualizados para a versão Su-27SM, e até mesmo alguns novos
Su-27SM3 – que não foram vendidos para a China – foram adquiridos pela Rússia.
O novo caça multimissão MiG-35 sendo reabastecido em voo por um MiG-29. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Um caça MiG-29 Fulcrum equipado com sistema de reabastecimento em voo. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Outro caça que se apresentou durante o MAKS 2011 foi o MiG-35, que fez passagem sendo reabastecido em voo por um MiG-29 equipado para reabastecer no ar outras aeronaves. Mas o futuro da RAK MiG ainda está incerto. A Rússia demonstrou interesse no modelo MiG-35, que acabou não vendendo na Índia, no programa MMRCA, mas ainda não confirmou qualquer exigência para o MiG-35. Com isso surgiu uma possibilidade de venda de caças embarcados MiG-29Ks para substituir os atuais caças Su-33 da
Marinha Russa no convés do porta-aviões Kuznetsov. O modelo MiG-29K atualmente está sendo fabricado para a Marinha da Índia, mas com a produção passando a ser feita sob licença na fabricante indiana HAL, a unidade russa ficará em breve sem pedidos.
Modernos caças de combate dividem o espaço do pátio com grandes aeronaves comerciais durante o MAKS 2011. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
O helicóptero de transporte leve Ka-226, equipado com um kit de evacuação médica. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Por outro lado, a Irkut, uma unidade da United Aircraft Corporation (UAC), responsável pela fabricação das aeronaves Sukhoi Su-30 de exportação, e que teve enorme sucesso com a venda de aeronaves para a Força Aérea da Índia, agora também está visando o mercado interno. Além de fechar um contrato de modernização dos caças indianos Su-30MKI para o padrão Su-30SM, ela também poderá fechar um negócio de 40 unidades do tipo para o Ministério da Defesa. Doze dessas aeronaves devem substituir as aeronaves Su-24 Fencer em uso para Aviação Naval Russa em Gvardeyskoye, na Frota do Mar Negro.
O helicóptero de ataque Kamov Ka-52 Alligator. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Uma demonstração em voo de todos modelos de helicópteros presentes no MAKS 2011. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Na área de helicópteros, outro grande negócio foi fechado junto ao Ministério de Defesa da Rússia e o conglomerado Russian Helicopters. Esse setor de aeronaves de asas rotativas tem se mantido estável nos últimos anos e mais uma vez o MAKS 2011 viu um grande número de pedidos de aeronaves civis e militares, tanto interno como externo.
O mais recente helicóptero de ataque russo, o Ka-52 Alligator. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
O helicóptero de ataque Mil Mi-28N Night Hunter. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
O novo helicóptero de transporte russo Mi-38. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
O Ministério de Defesa da Rússia pretende adquirir cerca de 1.000 helicópteros de todos os tipos até 2020. Em 2010 já havia sido fechado um contrato para 100 helicópteros de ataque Mi-28 Night Hunter. Além disso, a produção em série do modelo Ka-52 Alligator foi mantida, com um grande número desse modelo também em negociação para preencher o convés de voo dos navios da Classe Mistral. Do modelo de transporte Mi-8 foram comprados mais de 50 unidades. Até o final de 2012, várias unidades de
todos os modelos de helicópteros já devem começar a ser entregues para os serviços militares da Rússia. Outras tantas aeronaves ainda passarão por um processo de modernização. No total estima-se que o Ministério de Defesa da Rússia chegue a um número de 1.500 helicópteros em 2020.
O Sukhoi Superjet 100 durante passagem sobre Zhukovsky. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Visto por baixo o Sukhoi Superjet 100. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Na área civil, a aeronave regional de passageiros Sukhoi Superjet 100 acabou levando dois pedidos firmes durante o MAKS 2011, totalizando 22 aeronaves, e a fabricante Irkut fechou um pedido de 50 jatos MS-21. No total os contratos assinados no MAKS 2011 totalizaram mais de US$ 10 bilhões, sendo que 80% são relativos a vendas dos dois modelos de jatos de passageiros russos. As fabricantes de aeronaves russas pretendem vender mais de 200 aeronaves até 2012. A Airbus levou também um pedido de 40 de suas novas aeronaves A320neo para a Transaero.
Mais uma visão geral do evento MAKS 2011. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Um jato de combate a incêndios Beriev Be200. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
A Tupolev apresentou no MAKS dois novos modelos. Um deles é o novo avião de passageiros de alcance médio Tu-204SM e a outra novidade é o avião Tu-214ON que recentemente foi certificado sob o Tratado de Céus Abertos para monitorar os voos nos Estados Unidos e no Canadá.
A Boeing levou o 787 Dreamliner para Moscou. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
E a Força Aérea dos EUA (USAF) se apresentou com um caça F-15E Strike Eagle. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Os Estados Unidos foi o país que mais levou aeronaves para o MAKS 2011 depois do país sede. No total foram 12 aeronaves militares e uma aeronave comercial, o Boeing 787 Dreamliner que pela primeira vez visita a Rússia. A USAF levou as seguintes aeronaves: um C-5M Super Galaxy, um KC-10 Extender, dois C-130J Hercules, dois F-16CJ Falcon, dois F-15E Strike Eagle da Base da RAF de Lakenheat, três aeronaves de ataque A-10C Thunderbolt, um P-3C Orion e mais o B-52 da Base Aérea de Bakersdale que realizou um voo sobrevoando o Pólo Norte.
A Força Aérea Francesa se fez presente com um caça Dassault Rafale com uma pintura comemorativa de 30.000 horas de voo do modelo no serviço francês. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
A França foi um dos únicos países europeus que levou aeronaves para o evento, com um caça Rafale, com a pintura especial de 30.000 horas de voo do modelo, realizando apresentações em voo durante a semana.
Os caças Sukhoi Su-27 da esquadrilha Russian Falcons. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Os jatos de treinamento L-39 Albatross do esquadrão Baltic Bees. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Durante a tarde também houve shows aéreos com as esquadrilhas de demonstração, dentre elas os Russian Knights (Russkey Vitazi) com aeronaves Sukhoi Su-27, que comemoram seus 20 anos com uma apresentação conjunta com outra importante esquadrilha, os Swifts (Strizhi) com caças MiG-29, os quais também celebram seu 20º aniversário este ano.
Complementaram as apresentações os Baltic Bees com jatos L-39 Albatross.
O evento reuniu pessoas de todo mundo e nesse domingo, dia 21, encerra com um público estimado de mais de 600 mil pessoas, demonstrando o enorme sucesso de público e de negócios. Realizado em Moscou já é considerado um dos cinco maiores do mundo, competindo em números com os eventos de Farnborough e Le Bourget. Até o próximo MAKS 2013.
Fonte: Cavok
Fotos: Bernardo Malfitano
O caça stealth de quinta geração Sukhoi T-50 PAK FA decola de Zhukovsky para sua apresentação em voo durante o Moscou Air Show MAKS 2011. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
As mais modernas e recentes aeronaves militares e civis do mundo estiveram presentes no Salão Internacional de Aviação e Espaço de Moscou, o MAKS 2011, um evento bi-anual que ocorreu entre os dias 16 e 21 de agosto, na
Base Aérea de Zhukovsky, local em que se localiza o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Gromov, maior centro aeronáutico da Rússia, onde as novas aeronaves militares russas se encontram em fase de testes, como o caça Sukhoi T-50 PAK FA, estrela do show aéreo desse ano. O Cavok Brasil mais uma vez brinda seu público com essa importante cobertura fotográfica, após uma semana de intensa cobertura de fatos que marcaram o maior evento aeronáutico russo.
A apresentação em voo do protótipo do caça russo de quinta-geração PAK FA durante o MAKS 2011. (Fotos: Bernardo Malfitano / Cavok)
Já na entrada do evento duas grandes aeronaves chamavam a atenção: uma era comercial, o gigante Airbus A380, e a outra militar, o novo C-5M Super Galaxy da Força Aérea dos EUA. Mas nenhuma delas foi tão aguardada como o novo caça de quinta geração Sukhoi T-50, que desde o primeiro voo de ensaio no sábado, dia 13, já despertava a atenção dos jornalistas presentes. Foi que no dia 16, a aeronave Blue 51, o primeiro protótipo do PAK FA chegou voando em formação com a Blue 52 (o segundo
protótipo) e realizou uma apresentação de cerca de 7 minutos com a presença do Primeiro Ministro russo Vladimir Putin.
O caça Sukhoi T-50 PAK FA demonstra sua agilidade no céu de Moscou. (Foto: Bernardo Malfitano)
Sobre o PAK FA, a importante informação que surgiu no evento foi que o Presidente da UAC Mikhail Pogosyan disse à imprensa que mais dois protótipos do T-50 devem ficar prontos até o final do ano e já entrar na fase de testes de voo do programa de desenvolvimento. O Chefe da Força Aérea da Rússia Aleksandr Zelin confirmou que as primeiras unidades serão entregues para a Força Aérea da Rússia para testes e avaliações em 2013, e a partir de 2015 elas deverão passar para o estado de operacionais, com a produção em série já iniciada ainda em 2014.
caça Sukhoi T-50 PAK FA "Blue 52" chega para pouso após apresentação no MAKS 2011. (Fotos: Bernardo Malfitano / Cavok)
A Força Aérea da Rússia deverá receber cerca de 200 aeronaves do tipo até 2020, com a Força Aérea da Índia recebendo um número similar, de um caça que está sendo desenvolvido entre os dois países, baseado no atual PAK FA. O custo de desenvolvimento do projeto está avaliado em US$ 35 bilhões, e tornou-se uma prioridade para o Ministério de Defesa da
Rússia, que também demonstrou interesse em muitas outras categorias de aeronaves militares.
O lotado pátio de aeronaves em Zhukovsky durante o MAKS 2011. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Um bombardeiro estratégico Tu-160 Blackjack. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
No pátio de aeronaves de Zhukovsky podia se ver o poderio militar e a variedade de modelos presentes no evento, de bombardeiros a aeronaves de caças, de helicópteros a aeronaves comerciais. Estavam presentes os bombardeiros estratégicos russos Tu-160, Tu-95, os caças MiG-35, MiG-29K, Su-35, Su-30MK2, Yak-130, helicópteros de transporte Mi-26, Mi-171, o novo Mi-38, e diversas outras aeronaves, incluindo a primeira aparição na Rússia do gigante da Airbus, o A380, que se apresentou em
voo durante todos dias do evento.
O Airbus A380 durante apresentação em voo. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Decolagem de um Antonov An-124 da Volga-Dnepr. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
O Sukhoi Superjet 100 aguarda a decolagem enquanto o Airbus A380 chega para pouso. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
O Ministério de Defesa da Rússia definiu um ambicioso projeto de compra de aeronaves militares durante o MAKS, no qual espera receber mais de 100 aviões de transporte militar a serem adquiridos entre o período 2011-2020. Primeiramente virão os aviões Il-112, Il-476 e Il-76MD, depois chegarão dez aeronaves An-124 entre 2014-2015, e mais tarde um número maior de aeronaves An-70. Pogosyan disse que a partir de 2011, a UAC irá entregar mais de 20 aviões militares por ano para o Ministério de Defesa da Rússia.
O jato de ataque Sukhoi Su-34 Fullback. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Caça Su-34 Fullback que a Rússia pretende adquirir 120 unidades. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Na área dos caças presentes em Zhukovsky, além do PAK FA, outros modernos e letais jatos de combate também subiram aos céus para demonstrações, como a aeronave de ataque Sukhoi Su-34 Fullback, o qual a Rússia pretende adquirir 120 aeronaves (cinco esquadrões), com a Força Aérea da Rússia chegando a seis aeronaves do tipo agora em 2011, mais 12 em 2012, de um contrato de 32 aeronaves encomendadas até o momento.
O caça de superioridade aérea Sukhoi Su-35 decola para sua apresentação. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
A apresentação em voo do caça Sukhoi Su-35 durante o MAKS 2011. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Outro grande caça presente e demonstrado em voo foi o Sukhoi Su-35S. Quarenta e oito destes caças de geração 4++ serão adquiridos, mas o número poderá aumentar se houver atraso na entrega dos caças de quinta-geração Sukhoi T-50. Mas mesmo que não ocorra um atraso, o Ministério da Defesa da Rússia também poderá optar por uma mistura de caças de 4ª e 5ª geração. Além dessas aeronaves, alguns antigos caças Su-27s foram atualizados para a versão Su-27SM, e até mesmo alguns novos
Su-27SM3 – que não foram vendidos para a China – foram adquiridos pela Rússia.
O novo caça multimissão MiG-35 sendo reabastecido em voo por um MiG-29. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Um caça MiG-29 Fulcrum equipado com sistema de reabastecimento em voo. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Outro caça que se apresentou durante o MAKS 2011 foi o MiG-35, que fez passagem sendo reabastecido em voo por um MiG-29 equipado para reabastecer no ar outras aeronaves. Mas o futuro da RAK MiG ainda está incerto. A Rússia demonstrou interesse no modelo MiG-35, que acabou não vendendo na Índia, no programa MMRCA, mas ainda não confirmou qualquer exigência para o MiG-35. Com isso surgiu uma possibilidade de venda de caças embarcados MiG-29Ks para substituir os atuais caças Su-33 da
Marinha Russa no convés do porta-aviões Kuznetsov. O modelo MiG-29K atualmente está sendo fabricado para a Marinha da Índia, mas com a produção passando a ser feita sob licença na fabricante indiana HAL, a unidade russa ficará em breve sem pedidos.
Modernos caças de combate dividem o espaço do pátio com grandes aeronaves comerciais durante o MAKS 2011. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
O helicóptero de transporte leve Ka-226, equipado com um kit de evacuação médica. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Por outro lado, a Irkut, uma unidade da United Aircraft Corporation (UAC), responsável pela fabricação das aeronaves Sukhoi Su-30 de exportação, e que teve enorme sucesso com a venda de aeronaves para a Força Aérea da Índia, agora também está visando o mercado interno. Além de fechar um contrato de modernização dos caças indianos Su-30MKI para o padrão Su-30SM, ela também poderá fechar um negócio de 40 unidades do tipo para o Ministério da Defesa. Doze dessas aeronaves devem substituir as aeronaves Su-24 Fencer em uso para Aviação Naval Russa em Gvardeyskoye, na Frota do Mar Negro.
O helicóptero de ataque Kamov Ka-52 Alligator. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Uma demonstração em voo de todos modelos de helicópteros presentes no MAKS 2011. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Na área de helicópteros, outro grande negócio foi fechado junto ao Ministério de Defesa da Rússia e o conglomerado Russian Helicopters. Esse setor de aeronaves de asas rotativas tem se mantido estável nos últimos anos e mais uma vez o MAKS 2011 viu um grande número de pedidos de aeronaves civis e militares, tanto interno como externo.
O mais recente helicóptero de ataque russo, o Ka-52 Alligator. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
O helicóptero de ataque Mil Mi-28N Night Hunter. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
O novo helicóptero de transporte russo Mi-38. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
O Ministério de Defesa da Rússia pretende adquirir cerca de 1.000 helicópteros de todos os tipos até 2020. Em 2010 já havia sido fechado um contrato para 100 helicópteros de ataque Mi-28 Night Hunter. Além disso, a produção em série do modelo Ka-52 Alligator foi mantida, com um grande número desse modelo também em negociação para preencher o convés de voo dos navios da Classe Mistral. Do modelo de transporte Mi-8 foram comprados mais de 50 unidades. Até o final de 2012, várias unidades de
todos os modelos de helicópteros já devem começar a ser entregues para os serviços militares da Rússia. Outras tantas aeronaves ainda passarão por um processo de modernização. No total estima-se que o Ministério de Defesa da Rússia chegue a um número de 1.500 helicópteros em 2020.
O Sukhoi Superjet 100 durante passagem sobre Zhukovsky. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Visto por baixo o Sukhoi Superjet 100. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Na área civil, a aeronave regional de passageiros Sukhoi Superjet 100 acabou levando dois pedidos firmes durante o MAKS 2011, totalizando 22 aeronaves, e a fabricante Irkut fechou um pedido de 50 jatos MS-21. No total os contratos assinados no MAKS 2011 totalizaram mais de US$ 10 bilhões, sendo que 80% são relativos a vendas dos dois modelos de jatos de passageiros russos. As fabricantes de aeronaves russas pretendem vender mais de 200 aeronaves até 2012. A Airbus levou também um pedido de 40 de suas novas aeronaves A320neo para a Transaero.
Mais uma visão geral do evento MAKS 2011. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Um jato de combate a incêndios Beriev Be200. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
A Tupolev apresentou no MAKS dois novos modelos. Um deles é o novo avião de passageiros de alcance médio Tu-204SM e a outra novidade é o avião Tu-214ON que recentemente foi certificado sob o Tratado de Céus Abertos para monitorar os voos nos Estados Unidos e no Canadá.
A Boeing levou o 787 Dreamliner para Moscou. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
E a Força Aérea dos EUA (USAF) se apresentou com um caça F-15E Strike Eagle. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Os Estados Unidos foi o país que mais levou aeronaves para o MAKS 2011 depois do país sede. No total foram 12 aeronaves militares e uma aeronave comercial, o Boeing 787 Dreamliner que pela primeira vez visita a Rússia. A USAF levou as seguintes aeronaves: um C-5M Super Galaxy, um KC-10 Extender, dois C-130J Hercules, dois F-16CJ Falcon, dois F-15E Strike Eagle da Base da RAF de Lakenheat, três aeronaves de ataque A-10C Thunderbolt, um P-3C Orion e mais o B-52 da Base Aérea de Bakersdale que realizou um voo sobrevoando o Pólo Norte.
A Força Aérea Francesa se fez presente com um caça Dassault Rafale com uma pintura comemorativa de 30.000 horas de voo do modelo no serviço francês. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
A França foi um dos únicos países europeus que levou aeronaves para o evento, com um caça Rafale, com a pintura especial de 30.000 horas de voo do modelo, realizando apresentações em voo durante a semana.
Os caças Sukhoi Su-27 da esquadrilha Russian Falcons. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Os jatos de treinamento L-39 Albatross do esquadrão Baltic Bees. (Foto: Bernardo Malfitano / Cavok)
Durante a tarde também houve shows aéreos com as esquadrilhas de demonstração, dentre elas os Russian Knights (Russkey Vitazi) com aeronaves Sukhoi Su-27, que comemoram seus 20 anos com uma apresentação conjunta com outra importante esquadrilha, os Swifts (Strizhi) com caças MiG-29, os quais também celebram seu 20º aniversário este ano.
Complementaram as apresentações os Baltic Bees com jatos L-39 Albatross.
O evento reuniu pessoas de todo mundo e nesse domingo, dia 21, encerra com um público estimado de mais de 600 mil pessoas, demonstrando o enorme sucesso de público e de negócios. Realizado em Moscou já é considerado um dos cinco maiores do mundo, competindo em números com os eventos de Farnborough e Le Bourget. Até o próximo MAKS 2013.
Fonte: Cavok
Fotos: Bernardo Malfitano
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