Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo
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Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo
A aviação paulista tem suas origens no início do Século passado quando o Presidente do Estado de São Paulo Francisco de Paula Rodrigues Alves, sancionou em 17 de dezembro de 1913, a Lei No 1395-A que criava a Escola de Aviação da Força Pública de São Paulo, no Campo do Guapira na Zona Norte da cidade de São Paulo, sendo responsáveis pelo curso os aviadores Edú Chaves e Cícero Marques, brevetados na França.
Após o ímpeto inicial, a escola de aviação enfrentava enormes dificuldades técnicas e os aparelhos ficavam no solo por falta de manutenção e equipamentos agravada ainda mais por conta da 1a Guerra Mundial.
Enfim em 1920 a escola foi transferida para o Campo de Marte também na Zona Norte e lá com uma infra-estrutura adequada e sob a instrução de Orton William Hoover a aviação militar paulista entrava em uma nova fase.
Em 1927 a história ganhou uma célebre página com o vôo do hidroavião Jahú que marcou a terceira travessia aérea do Atlântico Sul, a primeira da história sem escalas.
A tripulação do Jahú era composta por João Ribeiro de Barros (piloto civil), 1º Tenente Aviador João Negrão (Força Pública de São Paulo), Capitão Newton Braga (piloto observador do Exército) e Vasco Cinquini (piloto-mecânico civil).
Durante os poucos meses de luta o GMAP efetuou inúmeras missões de reconhecimento e ataque em praticamente todos os setores da luta.
Cinquenta e dois anos depois surge novamente em 1984 o Grupamento de Radiopatrulha Aérea para auxiliar a Polícia Militar no combate ao crime em grande ascenção no estado.
Em 1995, a unidade passa a chamar Grupamento de Radiopatrulha Aérea “João Negrão”, em uma justa homenagem ao aviador.
São dez bases de radiopatrulha aérea espalhadas por todo o Estado operando em missões diárias de resgate e apoio aéreo no combate ao crime, monitoração de áreas de desmatamento, além de transportes especiais como órgãos para transplante e transporte de autoridades.
Os "Gaviões" de treinamento, Schweizer HU-30, batizados em homenagem aos Gaviões de Penacho constitucionalistas.
Cessna 210 Centurion com a pintura da Polícia Militar.
Abaixo o bimotor Eurocopter EC135 usado no transporte de autoridades.
O imponente bimotor turbo hélice Beechcraft BE-200 King Air.
Fonte: Tudo por São Paulo 1932
Via: Piloto Policial / Hangar do Vinna
Imagens: [url=http://tudoporsaopaulo1932.blogspot.com/2011/05/asas-paulistas.html]Tudo por São Paulo 1932[/url] / Google
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Re: Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo
Uma bela Historia, obrigado Amilckar, abraços
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Voar, triunfo da evolução
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Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo
O King Air é bonito demais, excelente post.
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A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich- Tenente-Coronel
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