Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


VASP (1933 - 2005) Gse_multipart13851

VASP (1933 - 2005)

+8
flavioSSA
kamicase
Luiz_Esper
G.Friedrich
Augusto Sposito
andre_sp
jailton
Amilckar
12 participantes

Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty VASP (1933 - 2005)

Mensagem por Amilckar Dom 07 Ago 2011, 09:53

VASP (1933 - 2005)

VASP (1933 - 2005) VASP_Viscount_827
A história da Vasp começou a ser escrita nos anos seguintes à Revolução de 1932. Em 12 de novembro de 1933 um grupo de empresários e pilotos reuniu-se e criou a Viação Aérea São Paulo, apresentando ao público na sua base do Campo de Marte seus primeiros aviões, dois Monospar ST-4 ingleses, com capacidade para três passageiros.
Em 16 de abril de 1934 decolaram os primeiros vôos comerciais, entre São Paulo, Ribeirão Preto e Uberaba e Rio Preto, via São Carlos.

VASP (1933 - 2005) Passagem_vasp
Ticket de passagem da Vasp (DC-3) Trecho Marília - São Paulo.

VASP (1933 - 2005) 737_300+-+VASP+-+SDU+-+Dez2004

As condições precárias da infraestrutura aeroportuária dificultavam a operação. Nos primeiros meses de atividades, teve suas operações suspensas devido a fortes chuvas, que inundaram o Campo de Marte. Tais dificuldades foram decisivas para a empresa participar do desenvolvimento de aeroportos e campos de pouso no interior paulista. A empresa transferiu suas operações para o recém inaugurado Aeroporto de Congonhas, conhecido como "Campo da Vasp".

VASP (1933 - 2005) 737_300+-+VASP+-+SSA+-+Out2004

Em janeiro de 1935, a sua frágil saúde financeira fez com que a diretoria pedisse oficialmente ajuda ao Governo do Estado. A Vasp foi estatizada e recebeu novo aporte de capital para a compra de 2 Junkers Ju-52-3M. O lado negativo, como só pode acontecer nesta terra de samba e pandeiro, foi "aculturar" a empresa com todas as mazelas de nossa (des)administração pública: alta rotatividade na direção, apadrinhamentos,etc... Muitas vezes, a própria presidência da empresa foi entregue à pessoas sem o mínimo conhecimento de aviação, nomeadas por razões políticas.

VASP (1933 - 2005) A300B2+-+VASP+-+GRU+-+Jan2003

Em 1936 a Vasp estabeleceu a primeira linha comercial entre São Paulo e Rio de Janeiro, e em 1937 recebeu seu terceiro Junkers. Tragicamente, este avião, matriculado PP-SPF, sofreu o primeiro grande acidente de nossa aviação comercial: Em 8 de novembro de 1939 chocou-se, após a decolagem do aeroporto Santos Dumont, com um de Havilland 90 Dragonfly argentino.
Em 1939 a VASP comprou a Aerolloyd Iguassú, pequena empresa de propriedade da Chá Matte Leão, que operava na região sul do país. Em 1962 foi a vez do Lloyd Aéreo ser comprado, ampliando ainda mais sua participação a nível nacional (A Vasp parece que não pode ver um Lloyd sem se interessar- anos depois, foi a vez do Boliviano)

VASP (1933 - 2005) A300B2+-+VASP+-+GRU+-+Out1992

Após a Segunda Guerra, modernizou a frota com a introdução dos Douglas DC-3 e Saab S-90 Scandia. Em 1955 encomendou o Viscount 800, primeiro equipamento à turbina no Brasil e depois trouxe os "Samurai" YS-11. Em janeiro de 1968, entrou na era do jato puro com a entrega de dois BAC One Eleven 400. Em 1969, trouxe ao Brasil os primeiros Boeing 737-200, em 1982 chegaram os Airbus A300B2 e em 1986 o primeiro 737-300 de nosso país.

VASP (1933 - 2005) MD11+-+VASP+-+GIG+-+Jul1998

No início da década de 90, a Vasp foi privatizada. Seu novo presidente, Wagner Canhedo, iniciou uma agressiva expansão internacional: Ásia, Estados Unidos, Europa e até mesmo o Marrocos entraram no mapa da empresa. Aumentou a frota, trazendo entre outros três DC-10-30 e depois nove MD-11. Criou o Vasp Air System, após adquirir o controle acionário da LAB, Ecuatoriana e da argentina TAN.

VASP (1933 - 2005) 737_200adv+-+VASP+-+CWB+-+Maio2004

A VASP se orgulhava de ser dona de sua própria frota e não ter despesas com leasing, mas quando esta frota começou a envelhecer, os problemas começaram a surgir. A frota da VASP é composta de:
Airbus A3003240(26/0/214)Rotas Médias e Internacionais1982-2005
Boeing 727-2002152 (0/0/152)Rotas Médias e Longas1986-1987
Boeing 737-20023109 (0/0/109)Rotas curtas, Médias, Ponte Aérea (Rio de Janeiro-São Paulo)1969-2005
Boeing 737-30020132 (0/0/132)Rotas curtas, Médias, Ponte Aérea (Rio de Janeiro-São Paulo)1986-2005
Boeing 737-4003132 (0/0/132)Rotas Curtas e Médias1991-1992
DC-101242 (0/38/204)Rotas Internacionais1997-1998
MD-119326 (10/24/295)
297 (0/37/290)
Rotas Internacionais1992-1998
Total de aeronaves61
Estas aeronaves estão paradas, em estado de abandono, em diversos aeroportos brasileiros, principalmente Congonhas, Guarulhos e Brasília, penhoradas em diversos processos de execuções fiscais, a grande maioria já sucateada.

VASP (1933 - 2005) Vasp-2

Não conseguiu sustentar o crescimento. Deixou de pagar obrigações, salários, leasings e até taxas de navegação. Canibalizou os MD-11 a céu aberto em Guarulhos e foi cancelando as rotas internacionais. A frota foi reduzida, restando os pré-diluvianos 737-200 e os cansados A300 para servir uma rede doméstica menor do que a empresa operava em 1990. O Vasp Air System foi desfeito. Não foi apenas uma década perdida: foi uma década em marcha-à-ré.

VASP (1933 - 2005) 737_200adv+-+VASP+-+Ilheus+-+Ago2004

Deu no que deu: em setembro de 2004, o Departamento de Aviação Civil (DAC) suspendeu as operações de oito aeronaves da Vasp. Por medida de segurança, os aviões 737-200 de prefixos PP-SMA, PP-SMB, PP-SMC, PP-SMP, PP-SMQ, PP-SMR, PP-SMS e PP-SMT foram proibidos de voar até cumpriem as exigências técnicas de revisões e modificações obrigatórias - as ADs (Airworthiness Directives) - estabelecidas pelo fabricante. Sem dinheiro para fazer os trabalhos, a Vasp decidiu encostar os jatos. Em seguida, eles começaram a ser canibalizados para oferecer peças aos outros 737 ainda em operação.

VASP (1933 - 2005) 737_200adv+-+VASP+-+REC+-+Jan1996

Com uma imagem arranhada e uma frota jurássica, a empresa foi perdendo terreno, sobretudo após a entrada da Gol no mercado. A Vasp operou em novembro de 2004 apenas 18% dos vôos programados. Em setembro de 2004, quando enfrentou a primeira paralisação de funcionários e começou a ter problemas para abastecer suas aeronaves, a fatia de mercado da companhia aérea era de apenas 8% e dois meses depois, de 1,39% . A ocupação também foi péssima: as únicas 3 aeronaves da Vasp que voaram no mês saíram com 47% dos assentos vendidos.

VASP (1933 - 2005) 737_300+-+VASP+-+BSB+-+Set2004

A Vasp parou de voar no final de janeiro de 2005, quando o DAC cassou sua autorização de operação. Suas aeronaves hoje estão paradas por aeroportos de todo o país, testemunhas de mais uma triste história de nossa aviação comercial.

VASP (1933 - 2005) 737_300+-+VASP+-+CGH+-+Anos+90



Fontes: www.jetsite.com.br (texto)
www.airliners.net (fotos)
www.google.com.br
Via: Direto da Pista

_________________
Carlos Amilckar
VASP (1933 - 2005) Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty Re: VASP (1933 - 2005)

Mensagem por jailton Dom 07 Ago 2011, 12:51

É uma pena que uma empresa como a Vasp tenha desaparecido com o tempo, tenho saudades dos tempos em que eu via aviões da Vasp, Varig, Transbrasil, Cruzeiro entre outras pequenas que desapareceram de uma só vez para dar lugar à briga que aos poucos foi aparecendo entre as que estão aí agora.

_________________
Na vida quanto mais você vive mais você aprende, na aviação quanto mais você aprende mais você vive.
jailton
jailton
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/02/2010
Mensagens : 1036
Reputação : 26
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty Re: VASP (1933 - 2005)

Mensagem por andre_sp Dom 07 Ago 2011, 15:22

Excelente tópico de uma bela história com um triste final VASP (1933 - 2005) 442491

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1272
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty Re: VASP (1933 - 2005)

Mensagem por Augusto Sposito Dom 07 Ago 2011, 15:29

Saudades da VASP!! hmmm

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty Re: VASP (1933 - 2005)

Mensagem por G.Friedrich Seg 08 Ago 2011, 17:57

Uma pena mesmo, a Vasp foi a empresa do primeiro avião que voei, um 737-200, foi exatamente em um 737-200 que fiz o meu ultimo voou na Vasp em 2003, lembro da agonia dela quando não tinha 737-300 em numero suficiente para operar na ponte-aerea no SDU, ela colocava os 737-200 voando entre CGH e GIG e depois fretava onibus de luxo para nos levar ate o SDU.

_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich
G.Friedrich
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 42
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty Re: VASP (1933 - 2005)

Mensagem por Luiz_Esper Seg 15 Ago 2011, 17:46

Lembro que passava na 23 de maio em congonhas e via a calda desses aviões ! mt legal

_________________
Luiz H Esper


Decisões corretas vêm com a experiência e a experiência vem com as decisões incorretas.
Luiz_Esper
Luiz_Esper
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 09/07/2011
Mensagens : 246
Reputação : 6
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante do curso de eletrônica (Cefet-MG)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty Re: VASP (1933 - 2005)

Mensagem por Augusto Sposito Seg 15 Ago 2011, 20:25

Luiz_Esper escreveu:Lembro que passava na 23 de maio em congonhas e via a calda desses aviões ! mt legal

Lembro quando eu atendia a GOL, podia ficar ao lado deles... hmmm

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty Re: VASP (1933 - 2005)

Mensagem por kamicase Dom 21 Ago 2011, 12:59

Triste.... é a cia que mais gosto.. pelo menos no FSX posso fazer dela uma das maiores do Brasil...

Bela matéria!

kamicase
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 30/01/2010
Mensagens : 14
Reputação : 0
Idade : 41
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty Re: VASP (1933 - 2005)

Mensagem por flavioSSA Dom 21 Ago 2011, 22:16

Viajei muito nesse ai no trecho SBSV-SBBH
VASP (1933 - 2005) 4839742010_12_21_21_35_20


Última edição por flaviossa em Seg 22 Ago 2011, 08:57, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Minha imagem tava muito grande ... editei pra diminuir.)

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i9 12900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus TUF RTX 4060ti OC - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8138
Reputação : 794
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty Re: VASP (1933 - 2005)

Mensagem por VSP4264 Seg 03 Out 2011, 17:54

Fatos...

1. Um dos sobrinhos de Santos=Dumont era um dos 72 empresários que fundaram a VASP
2. Durante a segunda guerra a VASP passou a produzir as peças para os Junkers JU52
3. Foi a pioneira usuária de 737 na América Latina com o PP-SMA
4. Foi a pioneira usuária de 737-300 na América Latina com o PP-SNS
5. Seu primeiro widebody foi o A300 PP-SNL
6. Ela CRIOU CONGONHAS, chamado de CAMPO DA VASP...
7. Pioneira usuária no Brasil de Boeing 727-200...

Entre outras tantas ações pioneiras...

_________________
Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
VSP4264
VSP4264
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 17/02/2011
Mensagens : 2211
Reputação : 219
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty Re: VASP (1933 - 2005)

Mensagem por Larrubia Seg 03 Out 2011, 18:29

Da gloriosa VASP hoje infelizmente só resta saudades mad1
Larrubia
Larrubia
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 10/09/2008
Mensagens : 2125
Reputação : 183
Idade : 86
Simulador preferido : FSX, X-Plane
Emprego/lazer : Aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty Re: VASP (1933 - 2005)

Mensagem por leonardo Seg 03 Out 2011, 19:56

VSP4264 escreveu:Fatos...

1. Um dos sobrinhos de Santos=Dumont era um dos 72 empresários que fundaram a VASP
2. Durante a segunda guerra a VASP passou a produzir as peças para os Junkers JU52
3. Foi a pioneira usuária de 737 na América Latina com o PP-SMA
4. Foi a pioneira usuária de 737-300 na América Latina com o PP-SNS
5. Seu primeiro widebody foi o A300 PP-SNL
6. Ela CRIOU CONGONHAS, chamado de CAMPO DA VASP...
7. Pioneira usuária no Brasil de Boeing 727-200...

Entre outras tantas ações pioneiras...

Pois é... penso que o governo poderia ajudar ela... não daquele jeito do tipo... te dou 1 milhão faz algo... daquele tipo de adotar a VASP como a empresa do Brasil, do governo, ou fazer isso com a VARIG, o governo nunca ligou tanto pra aviação... mad1

Abraços!

_________________
''Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira.''
leonardo
leonardo
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1837
Reputação : 45
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty Re: VASP (1933 - 2005)

Mensagem por G.Friedrich Seg 03 Out 2011, 23:09

leonardo escreveu:
VSP4264 escreveu:Fatos...

1. Um dos sobrinhos de Santos=Dumont era um dos 72 empresários que fundaram a VASP
2. Durante a segunda guerra a VASP passou a produzir as peças para os Junkers JU52
3. Foi a pioneira usuária de 737 na América Latina com o PP-SMA
4. Foi a pioneira usuária de 737-300 na América Latina com o PP-SNS
5. Seu primeiro widebody foi o A300 PP-SNL
6. Ela CRIOU CONGONHAS, chamado de CAMPO DA VASP...
7. Pioneira usuária no Brasil de Boeing 727-200...

Entre outras tantas ações pioneiras...

Pois é... penso que o governo poderia ajudar ela... não daquele jeito do tipo... te dou 1 milhão faz algo... daquele tipo de adotar a VASP como a empresa do Brasil, do governo, ou fazer isso com a VARIG, o governo nunca ligou tanto pra aviação... mad1

Abraços!

Ate concordo com esse tipo de ajuda, o governo adotando uma empresa, porem para adotar a Vasp, o governoo levaria todo o patrimonio do Wagner Canhedo, todas as fazendas, os hoteis, dinheiro nas contas, tudo, ai sim eu acho valido essa adoção pelo governo.

_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich
G.Friedrich
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 42
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty Re: VASP (1933 - 2005)

Mensagem por Dani.Santoro Ter 04 Out 2011, 01:48

G.Friedrich escreveu:Uma pena mesmo, a Vasp foi a empresa do primeiro avião que voei, um 737-200, foi exatamente em um 737-200 que fiz o meu ultimo voou na Vasp em 2003, lembro da agonia dela quando não tinha 737-300 em numero suficiente para operar na ponte-aerea no SDU, ela colocava os 737-200 voando entre CGH e GIG e depois fretava onibus de luxo para nos levar ate o SDU.
Meu primeiro voo também foi de Vasp.Em 1989 fiz SBGR-SBRF de A300 e depois SBRF-SBJP de 737-200.Inesquecível.

_________________
Daniel Santoro
Dani.Santoro
Dani.Santoro
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 07/04/2010
Mensagens : 5051
Reputação : 309
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

VASP (1933 - 2005) Empty Re: VASP (1933 - 2005)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos