VASP (1933 - 2005)
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VASP (1933 - 2005)
VASP (1933 - 2005)
A história da Vasp começou a ser escrita nos anos seguintes à Revolução de 1932. Em 12 de novembro de 1933 um grupo de empresários e pilotos reuniu-se e criou a Viação Aérea São Paulo, apresentando ao público na sua base do Campo de Marte seus primeiros aviões, dois Monospar ST-4 ingleses, com capacidade para três passageiros.Em 16 de abril de 1934 decolaram os primeiros vôos comerciais, entre São Paulo, Ribeirão Preto e Uberaba e Rio Preto, via São Carlos.
As condições precárias da infraestrutura aeroportuária dificultavam a operação. Nos primeiros meses de atividades, teve suas operações suspensas devido a fortes chuvas, que inundaram o Campo de Marte. Tais dificuldades foram decisivas para a empresa participar do desenvolvimento de aeroportos e campos de pouso no interior paulista. A empresa transferiu suas operações para o recém inaugurado Aeroporto de Congonhas, conhecido como "Campo da Vasp".
Em janeiro de 1935, a sua frágil saúde financeira fez com que a diretoria pedisse oficialmente ajuda ao Governo do Estado. A Vasp foi estatizada e recebeu novo aporte de capital para a compra de 2 Junkers Ju-52-3M. O lado negativo, como só pode acontecer nesta terra de samba e pandeiro, foi "aculturar" a empresa com todas as mazelas de nossa (des)administração pública: alta rotatividade na direção, apadrinhamentos,etc... Muitas vezes, a própria presidência da empresa foi entregue à pessoas sem o mínimo conhecimento de aviação, nomeadas por razões políticas.
Em 1936 a Vasp estabeleceu a primeira linha comercial entre São Paulo e Rio de Janeiro, e em 1937 recebeu seu terceiro Junkers. Tragicamente, este avião, matriculado PP-SPF, sofreu o primeiro grande acidente de nossa aviação comercial: Em 8 de novembro de 1939 chocou-se, após a decolagem do aeroporto Santos Dumont, com um de Havilland 90 Dragonfly argentino.
Em 1939 a VASP comprou a Aerolloyd Iguassú, pequena empresa de propriedade da Chá Matte Leão, que operava na região sul do país. Em 1962 foi a vez do Lloyd Aéreo ser comprado, ampliando ainda mais sua participação a nível nacional (A Vasp parece que não pode ver um Lloyd sem se interessar- anos depois, foi a vez do Boliviano)
Após a Segunda Guerra, modernizou a frota com a introdução dos Douglas DC-3 e Saab S-90 Scandia. Em 1955 encomendou o Viscount 800, primeiro equipamento à turbina no Brasil e depois trouxe os "Samurai" YS-11. Em janeiro de 1968, entrou na era do jato puro com a entrega de dois BAC One Eleven 400. Em 1969, trouxe ao Brasil os primeiros Boeing 737-200, em 1982 chegaram os Airbus A300B2 e em 1986 o primeiro 737-300 de nosso país.
No início da década de 90, a Vasp foi privatizada. Seu novo presidente, Wagner Canhedo, iniciou uma agressiva expansão internacional: Ásia, Estados Unidos, Europa e até mesmo o Marrocos entraram no mapa da empresa. Aumentou a frota, trazendo entre outros três DC-10-30 e depois nove MD-11. Criou o Vasp Air System, após adquirir o controle acionário da LAB, Ecuatoriana e da argentina TAN.
A VASP se orgulhava de ser dona de sua própria frota e não ter despesas com leasing, mas quando esta frota começou a envelhecer, os problemas começaram a surgir. A frota da VASP é composta de:
Airbus A300 | 3 | 240(26/0/214) | Rotas Médias e Internacionais | 1982-2005 |
Boeing 727-200 | 2 | 152 (0/0/152) | Rotas Médias e Longas | 1986-1987 |
Boeing 737-200 | 23 | 109 (0/0/109) | Rotas curtas, Médias, Ponte Aérea (Rio de Janeiro-São Paulo) | 1969-2005 |
Boeing 737-300 | 20 | 132 (0/0/132) | Rotas curtas, Médias, Ponte Aérea (Rio de Janeiro-São Paulo) | 1986-2005 |
Boeing 737-400 | 3 | 132 (0/0/132) | Rotas Curtas e Médias | 1991-1992 |
DC-10 | 1 | 242 (0/38/204) | Rotas Internacionais | 1997-1998 |
MD-11 | 9 | 326 (10/24/295) 297 (0/37/290) | Rotas Internacionais | 1992-1998 |
Total de aeronaves | 61 |
Não conseguiu sustentar o crescimento. Deixou de pagar obrigações, salários, leasings e até taxas de navegação. Canibalizou os MD-11 a céu aberto em Guarulhos e foi cancelando as rotas internacionais. A frota foi reduzida, restando os pré-diluvianos 737-200 e os cansados A300 para servir uma rede doméstica menor do que a empresa operava em 1990. O Vasp Air System foi desfeito. Não foi apenas uma década perdida: foi uma década em marcha-à-ré.
Deu no que deu: em setembro de 2004, o Departamento de Aviação Civil (DAC) suspendeu as operações de oito aeronaves da Vasp. Por medida de segurança, os aviões 737-200 de prefixos PP-SMA, PP-SMB, PP-SMC, PP-SMP, PP-SMQ, PP-SMR, PP-SMS e PP-SMT foram proibidos de voar até cumpriem as exigências técnicas de revisões e modificações obrigatórias - as ADs (Airworthiness Directives) - estabelecidas pelo fabricante. Sem dinheiro para fazer os trabalhos, a Vasp decidiu encostar os jatos. Em seguida, eles começaram a ser canibalizados para oferecer peças aos outros 737 ainda em operação.
Com uma imagem arranhada e uma frota jurássica, a empresa foi perdendo terreno, sobretudo após a entrada da Gol no mercado. A Vasp operou em novembro de 2004 apenas 18% dos vôos programados. Em setembro de 2004, quando enfrentou a primeira paralisação de funcionários e começou a ter problemas para abastecer suas aeronaves, a fatia de mercado da companhia aérea era de apenas 8% e dois meses depois, de 1,39% . A ocupação também foi péssima: as únicas 3 aeronaves da Vasp que voaram no mês saíram com 47% dos assentos vendidos.
A Vasp parou de voar no final de janeiro de 2005, quando o DAC cassou sua autorização de operação. Suas aeronaves hoje estão paradas por aeroportos de todo o país, testemunhas de mais uma triste história de nossa aviação comercial.
Fontes: www.jetsite.com.br (texto)
www.airliners.net (fotos)
www.google.com.br
Via: Direto da Pista
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Re: VASP (1933 - 2005)
É uma pena que uma empresa como a Vasp tenha desaparecido com o tempo, tenho saudades dos tempos em que eu via aviões da Vasp, Varig, Transbrasil, Cruzeiro entre outras pequenas que desapareceram de uma só vez para dar lugar à briga que aos poucos foi aparecendo entre as que estão aí agora.
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Re: VASP (1933 - 2005)
Excelente tópico de uma bela história com um triste final
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andre_sp- Moderador
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Re: VASP (1933 - 2005)
Saudades da VASP!!
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Augusto Sposito- Banido
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Re: VASP (1933 - 2005)
Uma pena mesmo, a Vasp foi a empresa do primeiro avião que voei, um 737-200, foi exatamente em um 737-200 que fiz o meu ultimo voou na Vasp em 2003, lembro da agonia dela quando não tinha 737-300 em numero suficiente para operar na ponte-aerea no SDU, ela colocava os 737-200 voando entre CGH e GIG e depois fretava onibus de luxo para nos levar ate o SDU.
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Re: VASP (1933 - 2005)
Lembro que passava na 23 de maio em congonhas e via a calda desses aviões ! mt legal
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Luiz H Esper
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Re: VASP (1933 - 2005)
Luiz_Esper escreveu:Lembro que passava na 23 de maio em congonhas e via a calda desses aviões ! mt legal
Lembro quando eu atendia a GOL, podia ficar ao lado deles...
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Augusto Sposito- Banido
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Re: VASP (1933 - 2005)
Triste.... é a cia que mais gosto.. pelo menos no FSX posso fazer dela uma das maiores do Brasil...
Bela matéria!
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kamicase- Aspirante
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Re: VASP (1933 - 2005)
Viajei muito nesse ai no trecho SBSV-SBBH
Última edição por flaviossa em Seg 22 Ago 2011, 08:57, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Minha imagem tava muito grande ... editei pra diminuir.)
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Re: VASP (1933 - 2005)
Fatos...
1. Um dos sobrinhos de Santos=Dumont era um dos 72 empresários que fundaram a VASP
2. Durante a segunda guerra a VASP passou a produzir as peças para os Junkers JU52
3. Foi a pioneira usuária de 737 na América Latina com o PP-SMA
4. Foi a pioneira usuária de 737-300 na América Latina com o PP-SNS
5. Seu primeiro widebody foi o A300 PP-SNL
6. Ela CRIOU CONGONHAS, chamado de CAMPO DA VASP...
7. Pioneira usuária no Brasil de Boeing 727-200...
Entre outras tantas ações pioneiras...
1. Um dos sobrinhos de Santos=Dumont era um dos 72 empresários que fundaram a VASP
2. Durante a segunda guerra a VASP passou a produzir as peças para os Junkers JU52
3. Foi a pioneira usuária de 737 na América Latina com o PP-SMA
4. Foi a pioneira usuária de 737-300 na América Latina com o PP-SNS
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Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
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Re: VASP (1933 - 2005)
Da gloriosa VASP hoje infelizmente só resta saudades
Larrubia- Brigadeiro
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Re: VASP (1933 - 2005)
VSP4264 escreveu:Fatos...
1. Um dos sobrinhos de Santos=Dumont era um dos 72 empresários que fundaram a VASP
2. Durante a segunda guerra a VASP passou a produzir as peças para os Junkers JU52
3. Foi a pioneira usuária de 737 na América Latina com o PP-SMA
4. Foi a pioneira usuária de 737-300 na América Latina com o PP-SNS
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Pois é... penso que o governo poderia ajudar ela... não daquele jeito do tipo... te dou 1 milhão faz algo... daquele tipo de adotar a VASP como a empresa do Brasil, do governo, ou fazer isso com a VARIG, o governo nunca ligou tanto pra aviação...
Abraços!
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leonardo- Coronel
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Re: VASP (1933 - 2005)
leonardo escreveu:VSP4264 escreveu:Fatos...
1. Um dos sobrinhos de Santos=Dumont era um dos 72 empresários que fundaram a VASP
2. Durante a segunda guerra a VASP passou a produzir as peças para os Junkers JU52
3. Foi a pioneira usuária de 737 na América Latina com o PP-SMA
4. Foi a pioneira usuária de 737-300 na América Latina com o PP-SNS
5. Seu primeiro widebody foi o A300 PP-SNL
6. Ela CRIOU CONGONHAS, chamado de CAMPO DA VASP...
7. Pioneira usuária no Brasil de Boeing 727-200...
Entre outras tantas ações pioneiras...
Pois é... penso que o governo poderia ajudar ela... não daquele jeito do tipo... te dou 1 milhão faz algo... daquele tipo de adotar a VASP como a empresa do Brasil, do governo, ou fazer isso com a VARIG, o governo nunca ligou tanto pra aviação...
Abraços!
Ate concordo com esse tipo de ajuda, o governo adotando uma empresa, porem para adotar a Vasp, o governoo levaria todo o patrimonio do Wagner Canhedo, todas as fazendas, os hoteis, dinheiro nas contas, tudo, ai sim eu acho valido essa adoção pelo governo.
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G.Friedrich- Tenente-Coronel
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Re: VASP (1933 - 2005)
Meu primeiro voo também foi de Vasp.Em 1989 fiz SBGR-SBRF de A300 e depois SBRF-SBJP de 737-200.Inesquecível.G.Friedrich escreveu:Uma pena mesmo, a Vasp foi a empresa do primeiro avião que voei, um 737-200, foi exatamente em um 737-200 que fiz o meu ultimo voou na Vasp em 2003, lembro da agonia dela quando não tinha 737-300 em numero suficiente para operar na ponte-aerea no SDU, ela colocava os 737-200 voando entre CGH e GIG e depois fretava onibus de luxo para nos levar ate o SDU.
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Daniel Santoro
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