[Portugal] TAP perde passageiros para as low cost
Página 1 de 1
[Portugal] TAP perde passageiros para as low cost
Companhias de baixo custo superaram 2 milhões de passageiros num trimestre e reduzem 22,2% diferença para transportadora
As companhias de baixo custo a operar em Portugal continuam a aproximar-se da TAP, que, no segundo trimestre deste ano, apenas conseguiu uma fatia de 37% dos passageiros nos principais aeroportos portugueses, contra os 44% dos primeiros três meses do ano, segundo cálculos do i tendo por base os dados estatísticos do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), agora divulgados no site deste regulador.
Entre Abril e Junho, a diferença entre os passageiros transportados pela companhia portuguesa e pelas principais low cost consideradas - Ryanair, easyJet e transavia, por exemplo - foi de apenas 536 mil. A TAP terá transportado quase 2,94 milhões de passageiros de/para Lisboa, Porto, Faro e Funchal, contra os cerca de 2,4 milhões de passageiros das low cost. A diferença compara com o fosso de 690 mil passageiros de separação registados no segundo trimestre de 2010. Entre Abril e Junho do ano passado, a TAP registou 2,56 milhões de passageiros nos aeroportos considerados, contra os 1,87 milhões das low cost. Segundo o INAC, no segundo trimestre deste ano registaram-se 7,9 milhões de passageiros em Lisboa, Porto, Faro e Madeira, contra os 6,83 milhões registados no mesmo período do ano passado, um crescimento de 16% no total de passageiros, que compara com a subida de 14,5% da TAP e de 28% das low cost.
Menos de 30% no Porto O grande destaque dos dados estatísticos relativos ao segundo trimestre deste ano do INAC encontra--se na Invicta, cidade onde a TAP pela primeira vez registou uma quota inferior aos 30%, tendo visto a diferença face à Ryanair agravar-se dez pontos percentuais no primeiro trimestre para 11 no segundo. Já no ano passado, e no segundo trimestre, a TAP ostentava 33% do mercado do Aeroporto Sá Carneiro e era ainda líder do mesmo. Acabou ultrapassada pela Ryanair nos últimos três meses de 2010, estando desde então em perda constate de quota.
Cruzando os dados de quotas de mercado em passageiros neste aeroporto com o total de passageiros registados no mesmo, constata-se que a companhia portuguesa terá transportado pouco mais de 444 mil passageiros de/para o Porto entre Abril e Junho últimos, contra os quase 620 mil passageiros da Ryanair na mesma infra-estrutura.
Lisboa e Funchal resistem É no aeroporto da capital e da Madeira que a TAP mantém a liderança, ainda que neste último a guerra pelo mercado esteja a delapidar um pouco a quota da transportadora aérea a privatizar este ano.
Entre Abril e Junho de 2011, a TAP conseguiu 33% da quota de passageiros de/para Funchal, contra os 14% da easyJet e os 6% da Thomsonfly e da Air Berlim. No segundo trimestre de 2010, a TAP contava com uma quota de 34% contra os mesmos 14% da easyJet.
Já em Lisboa, a companhia portuguesa mantém a liderança intacta, continuando acima dos 50% do total de passageiros. Entre Abril e Junho, a transportadora aérea portuguesa conseguiu 57% de quota de mercado, contra os 9% da easyJet - valores em linha com os registos de trimestres anteriores na Portela.
Contas feitas, nunca como no segundo trimestre deste ano as companhias low cost estiveram tão próximas da TAP. No gráfico abaixo veja a evolução da diferença, pelas contas do i tendo por base os dados do INAC.
fonte : ionline.pt
As companhias de baixo custo a operar em Portugal continuam a aproximar-se da TAP, que, no segundo trimestre deste ano, apenas conseguiu uma fatia de 37% dos passageiros nos principais aeroportos portugueses, contra os 44% dos primeiros três meses do ano, segundo cálculos do i tendo por base os dados estatísticos do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), agora divulgados no site deste regulador.
Entre Abril e Junho, a diferença entre os passageiros transportados pela companhia portuguesa e pelas principais low cost consideradas - Ryanair, easyJet e transavia, por exemplo - foi de apenas 536 mil. A TAP terá transportado quase 2,94 milhões de passageiros de/para Lisboa, Porto, Faro e Funchal, contra os cerca de 2,4 milhões de passageiros das low cost. A diferença compara com o fosso de 690 mil passageiros de separação registados no segundo trimestre de 2010. Entre Abril e Junho do ano passado, a TAP registou 2,56 milhões de passageiros nos aeroportos considerados, contra os 1,87 milhões das low cost. Segundo o INAC, no segundo trimestre deste ano registaram-se 7,9 milhões de passageiros em Lisboa, Porto, Faro e Madeira, contra os 6,83 milhões registados no mesmo período do ano passado, um crescimento de 16% no total de passageiros, que compara com a subida de 14,5% da TAP e de 28% das low cost.
Menos de 30% no Porto O grande destaque dos dados estatísticos relativos ao segundo trimestre deste ano do INAC encontra--se na Invicta, cidade onde a TAP pela primeira vez registou uma quota inferior aos 30%, tendo visto a diferença face à Ryanair agravar-se dez pontos percentuais no primeiro trimestre para 11 no segundo. Já no ano passado, e no segundo trimestre, a TAP ostentava 33% do mercado do Aeroporto Sá Carneiro e era ainda líder do mesmo. Acabou ultrapassada pela Ryanair nos últimos três meses de 2010, estando desde então em perda constate de quota.
Cruzando os dados de quotas de mercado em passageiros neste aeroporto com o total de passageiros registados no mesmo, constata-se que a companhia portuguesa terá transportado pouco mais de 444 mil passageiros de/para o Porto entre Abril e Junho últimos, contra os quase 620 mil passageiros da Ryanair na mesma infra-estrutura.
Lisboa e Funchal resistem É no aeroporto da capital e da Madeira que a TAP mantém a liderança, ainda que neste último a guerra pelo mercado esteja a delapidar um pouco a quota da transportadora aérea a privatizar este ano.
Entre Abril e Junho de 2011, a TAP conseguiu 33% da quota de passageiros de/para Funchal, contra os 14% da easyJet e os 6% da Thomsonfly e da Air Berlim. No segundo trimestre de 2010, a TAP contava com uma quota de 34% contra os mesmos 14% da easyJet.
Já em Lisboa, a companhia portuguesa mantém a liderança intacta, continuando acima dos 50% do total de passageiros. Entre Abril e Junho, a transportadora aérea portuguesa conseguiu 57% de quota de mercado, contra os 9% da easyJet - valores em linha com os registos de trimestres anteriores na Portela.
Contas feitas, nunca como no segundo trimestre deste ano as companhias low cost estiveram tão próximas da TAP. No gráfico abaixo veja a evolução da diferença, pelas contas do i tendo por base os dados do INAC.
fonte : ionline.pt
Tópicos semelhantes
» [Portugal] Aeroporto Sá Carneiro perde passageiros devido a portagens nas SCUT
» [Portugal] TAP em risco de perder dois mil milhões para as low cost
» [Portugal] Tráfego sobe 4,2%, segmento low cost desce 9,7%
» [Portugal] TAP: 9 milhões de passageiros
» [Portugal] KC-390 para Portugal: decisão de compra poderá acontecer ainda em 2015
» [Portugal] TAP em risco de perder dois mil milhões para as low cost
» [Portugal] Tráfego sobe 4,2%, segmento low cost desce 9,7%
» [Portugal] TAP: 9 milhões de passageiros
» [Portugal] KC-390 para Portugal: decisão de compra poderá acontecer ainda em 2015
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|