[Internacional] Pilotos suspendem cooperação com investigação do AF447
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[Internacional] Pilotos suspendem cooperação com investigação do AF447
Pilotos suspendem cooperação com investigação do AF447
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O sindicato dos pilotos de avião da França decidiu nesta quarta-feira deixar de cooperar com a investigação sobre o acidente de 2009 com uma aeronave da Air France na rota Rio-Paris, por discordar das conclusões preliminares que concentram a culpa na tripulação.
O Sindicato Nacional dos Pilotos Comerciais (SNPL, na sigla em francês) anunciou sua decisão depois da revelação de que os investigadores retiraram do seu relatório preliminar, divulgado na semana passada, uma recomendação relacionada a um sistema de instrumentos do avião Airbus A330, dando mais ênfase à tese da falha humana.
O BEA, órgão responsável pela investigação, disse que seu relatório final fará uma recomendação sobre os alarmes contra "stall" (perda da sustentação aerodinâmica) do A330, mas que também precisa analisar as razões que levaram os pilotos do voo AF447 a ignorarem durante quase um minuto um alerta crucial.
A investigação sobre o acidente, que matou todos os 228 ocupantes do avião, opõe a Air France à Airbus e aos investigadores de acidentes aéreos. O resultado pode ter implicações judiciais para dezenas de pedidos de indenização nos dois lados do Atlântico.
No seu relatório da semana passada, o BEA listou uma série de ações da tripulação que, segundo especialistas, contrariam os manuais de voo em caso de "stall". Suas dez recomendações incluíam um melhor treinamento dos pilotos para operarem as aeronaves de forma manual, principalmente a grandes altitudes.
Na quarta-feira, o BEA confirmou relatos da imprensa francesa de que a recomendação relativa aos alarmes de "stall" haviam sido retiradas, porque era preciso aprofundar o tema.
Em nota, a agência disse que fará isso paralelamente a um estudo sobre o comportamento humano em situação de estresse, que deve dominar a próxima fase do inquérito, que já dura dois anos. O relatório final sobre ambos os temas deve ser divulgado no final de 2011.
Os pilotos querem que a agência revele antes disso suas impressões sobre os sistemas operacionais do Airbus. "Por que ignorar no relatório oficial a recomendação do alarme de 'stall'? Alguma outra modificação significativa foi feita no relatório?", questionou o SNPL em nota, apontando um "sério abalo" à reputação do BEA.
Parentes das vítimas também se queixaram da alteração no relatório, e defenderam a divulgação imediata dos resultados do inquérito.
De acordo com os dados preliminares disponíveis a partir da análise das caixas-pretas, o sensor de velocidade do avião parou de funcionar por causa de um acúmulo de gelo, o que levou a leituras incoerentes, e outros sistemas automatizados também apresentaram defeito.
O alarme de "stall" teria entrado em ação intermitentemente 11 vezes.
Segundo a Air France, isso pode ter induzido seus pilotos ao erro. Depois de sair do piloto automático, o A330 ganhou altitude (quando a manobra correta seria baixá-lo), o que fez com que o avião perdesse sustentação e despencasse de uma altura de quase 11.600 metros.
Fonte: Tim Hepher e Daniel Flynn - Reuters
Via: Hangar 20
O sindicato dos pilotos de avião da França decidiu nesta quarta-feira deixar de cooperar com a investigação sobre o acidente de 2009 com uma aeronave da Air France na rota Rio-Paris, por discordar das conclusões preliminares que concentram a culpa na tripulação.
O Sindicato Nacional dos Pilotos Comerciais (SNPL, na sigla em francês) anunciou sua decisão depois da revelação de que os investigadores retiraram do seu relatório preliminar, divulgado na semana passada, uma recomendação relacionada a um sistema de instrumentos do avião Airbus A330, dando mais ênfase à tese da falha humana.
O BEA, órgão responsável pela investigação, disse que seu relatório final fará uma recomendação sobre os alarmes contra "stall" (perda da sustentação aerodinâmica) do A330, mas que também precisa analisar as razões que levaram os pilotos do voo AF447 a ignorarem durante quase um minuto um alerta crucial.
A investigação sobre o acidente, que matou todos os 228 ocupantes do avião, opõe a Air France à Airbus e aos investigadores de acidentes aéreos. O resultado pode ter implicações judiciais para dezenas de pedidos de indenização nos dois lados do Atlântico.
No seu relatório da semana passada, o BEA listou uma série de ações da tripulação que, segundo especialistas, contrariam os manuais de voo em caso de "stall". Suas dez recomendações incluíam um melhor treinamento dos pilotos para operarem as aeronaves de forma manual, principalmente a grandes altitudes.
Na quarta-feira, o BEA confirmou relatos da imprensa francesa de que a recomendação relativa aos alarmes de "stall" haviam sido retiradas, porque era preciso aprofundar o tema.
Em nota, a agência disse que fará isso paralelamente a um estudo sobre o comportamento humano em situação de estresse, que deve dominar a próxima fase do inquérito, que já dura dois anos. O relatório final sobre ambos os temas deve ser divulgado no final de 2011.
Os pilotos querem que a agência revele antes disso suas impressões sobre os sistemas operacionais do Airbus. "Por que ignorar no relatório oficial a recomendação do alarme de 'stall'? Alguma outra modificação significativa foi feita no relatório?", questionou o SNPL em nota, apontando um "sério abalo" à reputação do BEA.
Parentes das vítimas também se queixaram da alteração no relatório, e defenderam a divulgação imediata dos resultados do inquérito.
De acordo com os dados preliminares disponíveis a partir da análise das caixas-pretas, o sensor de velocidade do avião parou de funcionar por causa de um acúmulo de gelo, o que levou a leituras incoerentes, e outros sistemas automatizados também apresentaram defeito.
O alarme de "stall" teria entrado em ação intermitentemente 11 vezes.
Segundo a Air France, isso pode ter induzido seus pilotos ao erro. Depois de sair do piloto automático, o A330 ganhou altitude (quando a manobra correta seria baixá-lo), o que fez com que o avião perdesse sustentação e despencasse de uma altura de quase 11.600 metros.
Fonte: Tim Hepher e Daniel Flynn - Reuters
Via: Hangar 20
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Re: [Internacional] Pilotos suspendem cooperação com investigação do AF447
Amigos, vcs ja postaram aqui no forum a descriçao do que aconteceu nesse voo?? vi tudo na internet...e vou postar aqui para que os amigos QUE ainda nao viram...vejam agora e tirem sua conclusoes.
VEJA A ÍNTEGRA DA CONVERSA NA CABINE:
Horário*
23h 10min 51 Alarme de estol (54 segundos)
23h 10 min 56 Bonin: TO/GA
23h 11min 00 Robert: Tenta tocar o menos possível nos comandos laterais
23h 11 min 03 Bonin: Eu estou em TO/GA
23h 11 min 06 Robert: (*) Ele vem ou não?
23h 11 min 21 Robert: A gente tem ou não os motores, o que está acontecendo (*)?
23h 11 min 32 Bonin: Eu não tenho o controle do avião. Eu não tenho mesmo o controle do avião (*)
23h 11 min 38 Robert: Vire à esquerda
23h 11 min 41 Bonin: Tenho impressão que a gente conseguiu velocidade
23h 11 min 43 Barulho da porta da cabine
23h 11 min 43 Dubois: O que é que vocês estão fazendo?
23h 11 min 43 Robert: O quer está acontecendo? Eu não sei o que está acontecendo
23h 11 min 52 Dubois: Então pega isso logo
23h 11 min 53 Alarme de estol
23h 11 min 55 Alarme de estol
23h 11 min 58 Bonin: Tenho um problema, o variômetro não tá funcionando
23h 11 min 58 Dubois: Tá certo
23h 11 min 58 Bonin: Eu não tenho mais nenhum dado
23h 12 min 04 Bonin: Tenho a impressão que estamos com uma velocidade louca, o que você acha?
23h 12 min 07 Robert: Não sei, mas não solte
23h 12 min 07 Alarme de estol
23h 12 min 10 Alarme de estol
23h 12 min 13 Robert: O que você acha, o que você acha? O que você acha que devemos fazer?
23h 12 min 15 Dubois: Então não sei, está caindo
23h 12 min 19 Bonin: Agora está bom, conseguimos estabilizar as asas
23h 12 min 19 Dubois: As asas estão estabilizadas
23h 12 min 19 Robert: Horizonte seguro
23h 12 min 26 Robert: A velocidade?
23h 12 min 27 Robert: Você está subindo
23h 12 min 27 Alarme de estol
23h 12 min 27 Robert: Você está caindo, caindo, caindo
23h 12 min 30 Bonin: Mas eu estou caindo?
23h 12 min 30 Robert: Caindo
23h 12 min 32 Dubois: Você está subindo
23h 12 min 33 Bonin: Estou subindo? Ok, vou descer
23h 12 min 34 Alarme de estol
23h 12 min 39 Bonin: Ok, estamos em TO/GA
23h 12 min 40 Alarme de estol (6 segundos)
23h 12 min 42 Bonin: A gente subiu ou o quê?
23h 12 min 44 Dubois: (*) Não é possível
23h 12 min 45 Bonin: A gente subiu ou o quê?
23h 12 min 45 Robert: Qual é nossa altitude?
23h 12 min 45 Bonin: Ué, eu estou caindo ou não?
23h 12 min 45 Robert: Agora você está caindo
23h 12 min 45 Dubois: Anh, coloque as asas na horizontal
23h 12 min 45 Robert: Coloque as asas na horizontal
23h 12 min 45 Bonin: É o que estou tentando fazer
23h 12 min 45 Dubois: Coloque as asas na horizontal
23h 12 min 49 Alarme de estol (8 segundos)
23h 12 min 59 Bonin: Eu estou tentando virar ao máximo à esquerda
23h 12 min 59 Dubois: O pedal
23h 13 min 25 Bonin: O que será que está acontecendo que o avião continua caindo?
23h 13 min 28 Robert: Tente ver o que você consegue fazer com seus comandos lá em cima, os básicos etc.
23h 13 min 32 Bonin: No nível cem
23h 13 min 36 Bonin: 9.000 pés
23h 13 min 38 Dubois: Acelere devagar
23h 13 min 39 Robert: Sobe, sobe, sobe, sobe
23h 13 min 40 Bonin: Mas estou subindo muito há algum tempo
23h 13 min 40 Dubois: Não, não, não, não sobe
23h 13 min 40 Robert: Agora caindo
23h 13 min 45 Robert: Então me dê os comandos, me dê os comandos
23h 13 min 45 Bonin: Vai lá, você tem os comandos. Ainda estamos em TO/GA
23h 13 min 55 Alarme de estol (8 segundos)
23h 14 min 05 Dubois: Atenção, você está subindo
23h 14 min 05 Robert: Estou subindo?
23h 14 min 05 Bonin: Bem, é isso que precisamos, acho que estamos a 4.000 pés
23h 14 min 17 Alarme "Pull up", três vezes
23h 14 min 18 Dubois: Vamos lá, vai
23h 14 min 21 Bonin: Vamos lá, vai, vai, vai, vai
23h 14 min 21 Alarme "Pull up", quatro vezes
23h 14 min 26 Dubois: (Dez) graus de subida
23h 14 min 28 Fim dos registros
[b]
VEJA A ÍNTEGRA DA CONVERSA NA CABINE:
Horário*
23h 10min 51 Alarme de estol (54 segundos)
23h 10 min 56 Bonin: TO/GA
23h 11min 00 Robert: Tenta tocar o menos possível nos comandos laterais
23h 11 min 03 Bonin: Eu estou em TO/GA
23h 11 min 06 Robert: (*) Ele vem ou não?
23h 11 min 21 Robert: A gente tem ou não os motores, o que está acontecendo (*)?
23h 11 min 32 Bonin: Eu não tenho o controle do avião. Eu não tenho mesmo o controle do avião (*)
23h 11 min 38 Robert: Vire à esquerda
23h 11 min 41 Bonin: Tenho impressão que a gente conseguiu velocidade
23h 11 min 43 Barulho da porta da cabine
23h 11 min 43 Dubois: O que é que vocês estão fazendo?
23h 11 min 43 Robert: O quer está acontecendo? Eu não sei o que está acontecendo
23h 11 min 52 Dubois: Então pega isso logo
23h 11 min 53 Alarme de estol
23h 11 min 55 Alarme de estol
23h 11 min 58 Bonin: Tenho um problema, o variômetro não tá funcionando
23h 11 min 58 Dubois: Tá certo
23h 11 min 58 Bonin: Eu não tenho mais nenhum dado
23h 12 min 04 Bonin: Tenho a impressão que estamos com uma velocidade louca, o que você acha?
23h 12 min 07 Robert: Não sei, mas não solte
23h 12 min 07 Alarme de estol
23h 12 min 10 Alarme de estol
23h 12 min 13 Robert: O que você acha, o que você acha? O que você acha que devemos fazer?
23h 12 min 15 Dubois: Então não sei, está caindo
23h 12 min 19 Bonin: Agora está bom, conseguimos estabilizar as asas
23h 12 min 19 Dubois: As asas estão estabilizadas
23h 12 min 19 Robert: Horizonte seguro
23h 12 min 26 Robert: A velocidade?
23h 12 min 27 Robert: Você está subindo
23h 12 min 27 Alarme de estol
23h 12 min 27 Robert: Você está caindo, caindo, caindo
23h 12 min 30 Bonin: Mas eu estou caindo?
23h 12 min 30 Robert: Caindo
23h 12 min 32 Dubois: Você está subindo
23h 12 min 33 Bonin: Estou subindo? Ok, vou descer
23h 12 min 34 Alarme de estol
23h 12 min 39 Bonin: Ok, estamos em TO/GA
23h 12 min 40 Alarme de estol (6 segundos)
23h 12 min 42 Bonin: A gente subiu ou o quê?
23h 12 min 44 Dubois: (*) Não é possível
23h 12 min 45 Bonin: A gente subiu ou o quê?
23h 12 min 45 Robert: Qual é nossa altitude?
23h 12 min 45 Bonin: Ué, eu estou caindo ou não?
23h 12 min 45 Robert: Agora você está caindo
23h 12 min 45 Dubois: Anh, coloque as asas na horizontal
23h 12 min 45 Robert: Coloque as asas na horizontal
23h 12 min 45 Bonin: É o que estou tentando fazer
23h 12 min 45 Dubois: Coloque as asas na horizontal
23h 12 min 49 Alarme de estol (8 segundos)
23h 12 min 59 Bonin: Eu estou tentando virar ao máximo à esquerda
23h 12 min 59 Dubois: O pedal
23h 13 min 25 Bonin: O que será que está acontecendo que o avião continua caindo?
23h 13 min 28 Robert: Tente ver o que você consegue fazer com seus comandos lá em cima, os básicos etc.
23h 13 min 32 Bonin: No nível cem
23h 13 min 36 Bonin: 9.000 pés
23h 13 min 38 Dubois: Acelere devagar
23h 13 min 39 Robert: Sobe, sobe, sobe, sobe
23h 13 min 40 Bonin: Mas estou subindo muito há algum tempo
23h 13 min 40 Dubois: Não, não, não, não sobe
23h 13 min 40 Robert: Agora caindo
23h 13 min 45 Robert: Então me dê os comandos, me dê os comandos
23h 13 min 45 Bonin: Vai lá, você tem os comandos. Ainda estamos em TO/GA
23h 13 min 55 Alarme de estol (8 segundos)
23h 14 min 05 Dubois: Atenção, você está subindo
23h 14 min 05 Robert: Estou subindo?
23h 14 min 05 Bonin: Bem, é isso que precisamos, acho que estamos a 4.000 pés
23h 14 min 17 Alarme "Pull up", três vezes
23h 14 min 18 Dubois: Vamos lá, vai
23h 14 min 21 Bonin: Vamos lá, vai, vai, vai, vai
23h 14 min 21 Alarme "Pull up", quatro vezes
23h 14 min 26 Dubois: (Dez) graus de subida
23h 14 min 28 Fim dos registros
[b]
Miguel Junior- Major
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