[Brasil] FX-2: Processo de compra de caças completará 12 anos sem definição
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[Brasil] FX-2: Processo de compra de caças completará 12 anos sem definição
FX-2: Processo de compra de caças completará 12 anos sem definição
Em julho de 2000, o então presidente Fernando Henrique Cardoso deu o primeiro passo para a compra de uma esquadrilha de caças para o governo. Naquele mês nascia o projeto FX, que previa gasto de US$ 700 milhões para a aquisição de até 24 aeronaves.
A ideia original era substituir a antiga frota de F-103 Mirage, que continua a ser usada em operações da Força Aérea Brasileira (FAB). A compra dos caças era parte do Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, com orçamento da ordem de US$ 3,3 bilhões.
Hoje, passados onze anos, o governo ainda discute a compra dos caças, tendo como prazo mais próximo para uma nova definição o ano de 2012. Entre idas e vindas, o projeto agora se chama F-X2, prevê a compra de 36 aeronaves multiuso e tem custo entre R$ 10 bilhões e R$ 25 bilhões.
À medida que as cifras e o número de aviões subiu, cresceu também a competição entre os concorrentes. O favorito iniciante, a Rússia, perdeu espaço no páreo e ficou desclassificado perante os finalistas Dassault (da França), Saab (da Suécia) e Boeing (dos EUA).
Aliás, na Rússia, em 2002, FHC já dera o tom da disposição brasileira em comprar as aeronaves: "Nós não estamos com pressa para comprar aviões pois não há ameaça de guerra neste momento ", declarou a uma agência de notícias do país.
Anos mais tarde, a Dassault chegou a ser declarada vencedora pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em conversa com o colega francês Nicolas Sarkozy. De novo, porém, não houve decisão final tomada formalmente.
No começo deste ano, era grande a expectativa de que Dilma Rousseff tomasse a decisão final sobre o caso, mas ela resolveu prorrogar qualquer nova decisão para 2012, tendo em vista a falta de clima para compras bilionárias em meio a um drástico corte de gastos do governo.
O iG conversou com as três empresas finalistas nesse concorrência que se alonga por mais de uma década. Descobriu ironias, autoelogios e uma verdadeira guerra sendo travada entre as fabricantes de armas que tentam garantir a venda de suas aeronaves.
Fonte: IG
Via: Hangar do Vinna
Em julho de 2000, o então presidente Fernando Henrique Cardoso deu o primeiro passo para a compra de uma esquadrilha de caças para o governo. Naquele mês nascia o projeto FX, que previa gasto de US$ 700 milhões para a aquisição de até 24 aeronaves.
A ideia original era substituir a antiga frota de F-103 Mirage, que continua a ser usada em operações da Força Aérea Brasileira (FAB). A compra dos caças era parte do Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, com orçamento da ordem de US$ 3,3 bilhões.
Hoje, passados onze anos, o governo ainda discute a compra dos caças, tendo como prazo mais próximo para uma nova definição o ano de 2012. Entre idas e vindas, o projeto agora se chama F-X2, prevê a compra de 36 aeronaves multiuso e tem custo entre R$ 10 bilhões e R$ 25 bilhões.
À medida que as cifras e o número de aviões subiu, cresceu também a competição entre os concorrentes. O favorito iniciante, a Rússia, perdeu espaço no páreo e ficou desclassificado perante os finalistas Dassault (da França), Saab (da Suécia) e Boeing (dos EUA).
Aliás, na Rússia, em 2002, FHC já dera o tom da disposição brasileira em comprar as aeronaves: "Nós não estamos com pressa para comprar aviões pois não há ameaça de guerra neste momento ", declarou a uma agência de notícias do país.
Anos mais tarde, a Dassault chegou a ser declarada vencedora pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em conversa com o colega francês Nicolas Sarkozy. De novo, porém, não houve decisão final tomada formalmente.
No começo deste ano, era grande a expectativa de que Dilma Rousseff tomasse a decisão final sobre o caso, mas ela resolveu prorrogar qualquer nova decisão para 2012, tendo em vista a falta de clima para compras bilionárias em meio a um drástico corte de gastos do governo.
O iG conversou com as três empresas finalistas nesse concorrência que se alonga por mais de uma década. Descobriu ironias, autoelogios e uma verdadeira guerra sendo travada entre as fabricantes de armas que tentam garantir a venda de suas aeronaves.
Fonte: IG
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Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Re: [Brasil] FX-2: Processo de compra de caças completará 12 anos sem definição
Mais uma novela brasileira.
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Daniel Santoro
Dani.Santoro- Marechal-do-Ar
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Re: [Brasil] FX-2: Processo de compra de caças completará 12 anos sem definição
por um lado até entendo...
toma uma decisao desse porte com tanta gente dando pitaco e escondendo os contras de cada modelo de acordo com o interesse pessoal deve se uma situaçao meio tensa ;x
mais se dependesse de mim...iria de F-18
toma uma decisao desse porte com tanta gente dando pitaco e escondendo os contras de cada modelo de acordo com o interesse pessoal deve se uma situaçao meio tensa ;x
mais se dependesse de mim...iria de F-18
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hellmike- Banido
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Re: [Brasil] FX-2: Processo de compra de caças completará 12 anos sem definição
Na verdade esta completando 13 anos, e eu tenho a revista Tecnologia e defesa que não me deixa mentir !
Re: [Brasil] FX-2: Processo de compra de caças completará 12 anos sem definição
Como diria Guilherme Arantes:
"Coisas do Brasil".
Em tempo, gostei da charge!
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Em tempo, gostei da charge!
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Fontenele- Coronel
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Re: [Brasil] FX-2: Processo de compra de caças completará 12 anos sem definição
Bah, 1998, os concorrentes :
F16
Mig29
Gripen
M200-5
Su35
Já imaginaram se os prazos tivem sido cumpridos e um desses tivesse sido o escolhido?
Depois desses anos todos, em que nível a industria aeroespacial brasileira estaria hoje?!
F16
Mig29
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Su35
Já imaginaram se os prazos tivem sido cumpridos e um desses tivesse sido o escolhido?
Depois desses anos todos, em que nível a industria aeroespacial brasileira estaria hoje?!
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