Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
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Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
Boa tarde, eu já andei em dois tipos de aviões idênticos, B737 e A319. Mas disseram me uma coisa que eu fiquei a pensar. Quanto maior um avião menos se sente a turbulência? Por exemplo andar num A330 sente-se menos que um A319?
Frysis- Tenente-Coronel
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Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
Eu creio que sim, observamos isso em qualquer meio de transporte, quanto maior, mais estavel, , abraços
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Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
Mas aqueles saltos e a vibração que ás vezes se sente, é menor?
Frysis- Tenente-Coronel
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Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
Daqui a pouco alguém chega com uma resposta mais técnica mas...
Como a aeronave é maior, mais pesada, então mais difícil dela saculejar com a ação do vento etc...
E se tu sentar na área mediana da aeronave sentirá mesnos ainda !
Como a aeronave é maior, mais pesada, então mais difícil dela saculejar com a ação do vento etc...
E se tu sentar na área mediana da aeronave sentirá mesnos ainda !
Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
Eu também não sei, mas acredito que sim, as pessoas costumam reclamar dos aviões pequenos(mono e bimotores) dizendo que balançam muito, deve ter a ver com isso que o Sergio falou.
Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
E quanto a velocidade? Quanto mais rápido também sofre menos com a turbulência?
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Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
PedroFelipe escreveu:E quanto a velocidade? Quanto mais rápido também sofre menos com a turbulência?
E agora o que diremos? Cadê o Bettigio? , abraços
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Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
PedroFelipe escreveu:E quanto a velocidade? Quanto mais rápido também sofre menos com a turbulência?
Não, pelo contrário, quanto mais rápido mais vai balançar. Imagine-se em uma estrada esburacada, se você passar correndo nos buracos da aquela pancada, então qual nossa reação natural? diminuir a velocidade e passar devagar, você vai sentir o buraco mas não vai dar aquela "dor" no coração. No avião é a mesma coisa, em áreas de turbulência deve-se reduzir a velocidade para passar mais "suave" por ela.
Vinicios- Aspirante
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Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
Com certeza, pensemos numa aérea de turbulência como um buraco na estrada, quando a aeronave encontrar um buraco quanto mais rapido tiver mais pulo vai dar.
E outra, sempre os fabricantes disponibilizam junto com a aeronave uma velocidade máxima para entrar em áreas de turbuência. O solavanco pode ser tão forte a ponte de causar um dano estrutural sério na aeronave.
E outra, sempre os fabricantes disponibilizam junto com a aeronave uma velocidade máxima para entrar em áreas de turbuência. O solavanco pode ser tão forte a ponte de causar um dano estrutural sério na aeronave.
Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
Pelo o que eu sei, quanto maior, mais resistência. Os flaps são ativados, antes da decolagem, para dar mais resistência à asa... Será que, quando em turbulência, os flaps podem/devem ser ativados?
ArthL3A7- Segundo-Tenente
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Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
Vinicios escreveu:
Não, pelo contrário, quanto mais rápido mais vai balançar. Imagine-se em uma estrada esburacada, se você passar correndo nos buracos da aquela pancada, então qual nossa reação natural? diminuir a velocidade e passar devagar, você vai sentir o buraco mas não vai dar aquela "dor" no coração. No avião é a mesma coisa, em áreas de turbulência deve-se reduzir a velocidade para passar mais "suave" por ela.
Olá vinicios, seja bem vindo
ArthL3A7- Segundo-Tenente
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Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
Nunca ouvi falar disso, será que quem disse isso pra vc não queria dizer sobre as esteiras de turbulencia criadas pela aeronave?
Athos- Major
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Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
ArthL3A7 escreveu:Pelo o que eu sei, quanto maior, mais resistência. Os flaps são ativados, antes da decolagem, para dar mais resistência à asa... Será que, quando em turbulência, os flaps podem/devem ser ativados?
ArthL3A7 escreveu:Olá vinicios, seja bem vindo
Obrigado ArthL3A7.
Respondendo sua perguntam. Os flaps são dispositivos que aumentam a area da asa, que combinado com alguns fatores da uma maior sustentação. Até onde sei não há nenhuma relação direta entre necessidade de sustentação e turbulência, que a grosso modo nada mais é do que um "ar irregular", logo não se baixa os flaps em area de turbulência.
Vinicios- Aspirante
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Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
Ola,
Felizmente faco muitos voos com 747-400 e posso afirmar que em avioes do tipo widebody voce sente menos os efeitos da turbulencia e que durante a passagem por uma area turbulenta sempre noto que o aviao reduz a velocidade.
abraco.
Sandro.
Felizmente faco muitos voos com 747-400 e posso afirmar que em avioes do tipo widebody voce sente menos os efeitos da turbulencia e que durante a passagem por uma area turbulenta sempre noto que o aviao reduz a velocidade.
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Sandro Schneider- Brigadeiro
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Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
Sim, resumindo... se a velocidade da aeronave for alta a turbulência piora, por isso a velocidade é reduzida nesses momentos... quanto ao tamanho da aeronave em relação à turbulência, geralmente quanto maior menos você sentirá algum balanço...
Imagine no A380... você nunca vai sentir nada, e no 747 também... já no A318 ou em um jato particular...
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leonardo- Coronel
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Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
No quesito esteira de turbulência as aeronaves são divididas em três categorias:
Leves - Aeronaves com peso máximo de decolagem até 7.000KG
Médias - Aeronaves com peso máximo de decolagem de 7.000KG até 136.000KG
Pesadas - Aeronaves com peso máximo de decolagem de 136.000KG acima
E a partir da homologação do A380, a ICAO criou-se uma nova categoria chamada superpesada. A categoria é para aeronaves com peso máximo de decolagem de 560.000KG ou mais e no indicativo da aeronave ao invés de "Heavy" se chamara "Super".
Quanto aos efeitos, os mesmos podem ser Balanço Violento, Perda de Altitude ou Velocidade Ascencional e Esforço da estrutura.
No controle de tráfego aéreo, existem vários tipos de separação para evitar a turbulência devido ao arrasto induzido das aeronaves nos pousos e decolagens, e também no ar, podendo estas serem por distância ou tempo, de acordo com o tipo de aeronave que vai a frente e a que segue atrás.
Na ICA 100-12 temos todas as técnicas e tipos de separação convencional, Radar, para Rota e vale a pena serem olhadas! Só não posto aqui porque é muita coisa e ficaria um post imenso!
Quanto a turbulência do ar, a mais perigosa é a turbulência de céu claro (Clear Air Turbulence) que não é visualizada em radares meteorológicos e pega os pilotos de surpresa, além de machucar aqueles passageiros que estiverem de cinto desafivelado (o que é estritamente proibido quando se está sentado) ou andando pelos corredores. Mas geralmente os pilotos quando se encontram em uma situação dessas pedem aos controladores para diminuir a velocidade da aeronave e não forçar a estrutura do avião ou então solicitam uma mudança de nível de vôo.
Espero ter ajudado a elucidar a questão.
Leves - Aeronaves com peso máximo de decolagem até 7.000KG
Médias - Aeronaves com peso máximo de decolagem de 7.000KG até 136.000KG
Pesadas - Aeronaves com peso máximo de decolagem de 136.000KG acima
E a partir da homologação do A380, a ICAO criou-se uma nova categoria chamada superpesada. A categoria é para aeronaves com peso máximo de decolagem de 560.000KG ou mais e no indicativo da aeronave ao invés de "Heavy" se chamara "Super".
Quanto aos efeitos, os mesmos podem ser Balanço Violento, Perda de Altitude ou Velocidade Ascencional e Esforço da estrutura.
No controle de tráfego aéreo, existem vários tipos de separação para evitar a turbulência devido ao arrasto induzido das aeronaves nos pousos e decolagens, e também no ar, podendo estas serem por distância ou tempo, de acordo com o tipo de aeronave que vai a frente e a que segue atrás.
Na ICA 100-12 temos todas as técnicas e tipos de separação convencional, Radar, para Rota e vale a pena serem olhadas! Só não posto aqui porque é muita coisa e ficaria um post imenso!
Quanto a turbulência do ar, a mais perigosa é a turbulência de céu claro (Clear Air Turbulence) que não é visualizada em radares meteorológicos e pega os pilotos de surpresa, além de machucar aqueles passageiros que estiverem de cinto desafivelado (o que é estritamente proibido quando se está sentado) ou andando pelos corredores. Mas geralmente os pilotos quando se encontram em uma situação dessas pedem aos controladores para diminuir a velocidade da aeronave e não forçar a estrutura do avião ou então solicitam uma mudança de nível de vôo.
Espero ter ajudado a elucidar a questão.
Julio Giunti- Tenente-Coronel
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Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
Excelente comentario do Julio !
Abraco.
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Sandro Schneider- Brigadeiro
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Re: Aviões Grandes = Menos Turbulência??????
Pessoal no tocante ao assunto Turbulência, tem essa materia da Super Interessante que da uma boa explicacao sobre o que é, como sao formadas e como as AD agem para minimizar os efeitos (inclusive com a atuacao dos mini-flaps durante a turbulência)
Esta em Flash
http://super.abril.com.br/multimidia/info_432780.shtml
Esta em Flash
http://super.abril.com.br/multimidia/info_432780.shtml
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Aldo Souza
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asjsouzajr- Tenente-Coronel
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