Fusivel termico das rodas das aeronaves
4 participantes
Página 1 de 1
Fusivel termico das rodas das aeronaves
Sistema de fusíveis em rodas de aeronaves
Hoje em dia é normal ter 2 tipos de fusíveis nas rodas, são eles o térmico e de pressão
Térmico:
O Térmico é um parafuso que tem seu meio oco e preenchido com estanho, que é um metal que se derrete a pouco mais de 100ºc
* Vantagem - Se abusar numa frenagem e super-aquecer o conjunto por inteiro (freio - roda - pneu) o fusível se derrete e alivia a pressão do pneu evitando uma explosão
* Desvantagem - em aviões que não tem reverso (Citation CJ1 ao CJ4 por exemplo) tem que taxiar com o pé no freio, em dias muito quente, aonde gera muito calor e pode sim derreter o fusível
Pressão:
O de Pressão é um parafuso que tem um colar de cisalhamento e um furo na parte aonde tem a parte da rosca que leva a pressão do pneu ate a zona de cisalhamento, tem inúmeros tipo desse fusível, cada um para um tipo de pressão de pneu, por exemplo um king air C-90 usa 55 Libras no pneu principal e enquanto um Citation Excel usa 225 Libras
* Vantagem – Se um fizer um pouso mais duro a pressão do pneu aumenta ao ponto de romper o fusível e aliviar a pressão e evita a explosão.
* Desvatagem – Para nos mecânicos é uma praga, para calibrar o pneu tem que ser bem devagar se pensar em ir mais rápido esse fusível salta
Hoje em dia é normal ter 2 tipos de fusíveis nas rodas, são eles o térmico e de pressão
Térmico:
O Térmico é um parafuso que tem seu meio oco e preenchido com estanho, que é um metal que se derrete a pouco mais de 100ºc
* Vantagem - Se abusar numa frenagem e super-aquecer o conjunto por inteiro (freio - roda - pneu) o fusível se derrete e alivia a pressão do pneu evitando uma explosão
* Desvantagem - em aviões que não tem reverso (Citation CJ1 ao CJ4 por exemplo) tem que taxiar com o pé no freio, em dias muito quente, aonde gera muito calor e pode sim derreter o fusível
Pressão:
O de Pressão é um parafuso que tem um colar de cisalhamento e um furo na parte aonde tem a parte da rosca que leva a pressão do pneu ate a zona de cisalhamento, tem inúmeros tipo desse fusível, cada um para um tipo de pressão de pneu, por exemplo um king air C-90 usa 55 Libras no pneu principal e enquanto um Citation Excel usa 225 Libras
* Vantagem – Se um fizer um pouso mais duro a pressão do pneu aumenta ao ponto de romper o fusível e aliviar a pressão e evita a explosão.
* Desvatagem – Para nos mecânicos é uma praga, para calibrar o pneu tem que ser bem devagar se pensar em ir mais rápido esse fusível salta
_________________
"...Se o vôo é a sublimação da vida do aviador, é nos hagares e nas oficinas de manutenção que melhor pode se sentir o milagre da técnica, conhecendo, na sua intidade a perfeição das maquinas em que voamos. É também junto a graxa que pode se avaliar o esforço, a competência e a dedicação dos nossos mecânicos e especialista em um Trabalho árduo e difícil...."
Cristiano Magnani - Mustang
Cristiano Magnani - Mustang
*Mustang*- Major
-
Inscrito em : 08/03/2011
Mensagens : 451
Reputação : 54
Idade : 43
Emprego/lazer : Mecanico de Aeronaves
Nacionalidade :
Re: Fusivel termico das rodas das aeronaves
Gostei do tópico, sempre aprendendo.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Fusivel termico das rodas das aeronaves
nossa muito bom.. 1 ponto
_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Muletas e Cadeira de Rodas
» Trem de pouso, colosso de rodas
» PMDG Rodas dianteiras travadas...
» Porsche Panamera x Phenom 100 - QUATRO RODAS
» Veículos invisíveis sobre rodas visíveis
» Trem de pouso, colosso de rodas
» PMDG Rodas dianteiras travadas...
» Porsche Panamera x Phenom 100 - QUATRO RODAS
» Veículos invisíveis sobre rodas visíveis
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos