Natal - Encruzilhada do mundo
2 participantes
Página 1 de 1
Natal - Encruzilhada do mundo
História da aviação na rede
Documentário mostra cenários e personagens importantes no contexto da Segunda Guerra
O filme traz uma série de depoimentos com veteranos de guerra e imagens raras da época captadas por italianos e norte-americanos, que procuram remontar um período de grande efervescência mas ainda pouco documentado. "Nossa intenção é mostrar o legado da aviação às novas gerações, pois o desenvolvimento da cidade está intimamente ligado a esta vocação aérea", disse Frederico Nicolau, diretor de pesquisa e ensino da Fundação Rampa. "Também evidenciamos a importância geográfica da cidade. Temos testemunhas vivas desse período e precisamos registrar tudo antes que a memória desses veteranos se perca", explica Nicolau, motivado por interesse pela aviação. "Ouvia muitas histórias de veteranos sobre a presença norte-americana no Brasil, e quando comecei a pesquisar e notei que são poucos os registros históricos", argumenta.
A pesquisa ganhou corpo quando a Fundação Rampa foi buscar material em países como Itália, França, Alemanha e Estados Unidos. "Temos imagens originais no documentário de 1931, que registra a chegada da coluna capitolina em Natal (atualmente a coluna presenteada por Benito Mussolini encontra-se em frente ao Instituto Histórico e Geográfico, na Cidade Alta); e um filme institucional produzido nos Estados Unidos sobre a base aérea instalada em Parnamirim", informa Fred.
Segundo o pesquisador, a aviação em Natal tem dois períodos distintos: antes de 1941, quando a cidade era aberta a aviadores de qualquer nacionalidade; e após o início da Segunda Guerra, quando o espaço aéreo passa a ser controlado pelos norte-americanos. "Nos anos 1930, tínhamos vôos da PanAir (ligada a PanAm, dos EUA), da italiana Lati, da Air France e da Condor (braço da alemã Lufthansa). Nessa época, existiam três rampas (daí o nome da Fundação) de hidroaviões no rio Potengi", revela Frederico. "Natal, Encruzilhada do Mundo" teve patrocínio da empresa Cidade do Natal e da Prefeitura de natal através do Programa Djalma Maranhão.
Natal - Encruzilhada do mundo - Parte 1
Natal - Encruzilhada do mundo - Parte 2
Natal - Encruzilhada do mundo - Parte 3
Natal - Encruzilhada do mundo - Parte 4
Documentário mostra cenários e personagens importantes no contexto da Segunda Guerra
O filme traz uma série de depoimentos com veteranos de guerra e imagens raras da época captadas por italianos e norte-americanos, que procuram remontar um período de grande efervescência mas ainda pouco documentado. "Nossa intenção é mostrar o legado da aviação às novas gerações, pois o desenvolvimento da cidade está intimamente ligado a esta vocação aérea", disse Frederico Nicolau, diretor de pesquisa e ensino da Fundação Rampa. "Também evidenciamos a importância geográfica da cidade. Temos testemunhas vivas desse período e precisamos registrar tudo antes que a memória desses veteranos se perca", explica Nicolau, motivado por interesse pela aviação. "Ouvia muitas histórias de veteranos sobre a presença norte-americana no Brasil, e quando comecei a pesquisar e notei que são poucos os registros históricos", argumenta.
A pesquisa ganhou corpo quando a Fundação Rampa foi buscar material em países como Itália, França, Alemanha e Estados Unidos. "Temos imagens originais no documentário de 1931, que registra a chegada da coluna capitolina em Natal (atualmente a coluna presenteada por Benito Mussolini encontra-se em frente ao Instituto Histórico e Geográfico, na Cidade Alta); e um filme institucional produzido nos Estados Unidos sobre a base aérea instalada em Parnamirim", informa Fred.
Segundo o pesquisador, a aviação em Natal tem dois períodos distintos: antes de 1941, quando a cidade era aberta a aviadores de qualquer nacionalidade; e após o início da Segunda Guerra, quando o espaço aéreo passa a ser controlado pelos norte-americanos. "Nos anos 1930, tínhamos vôos da PanAir (ligada a PanAm, dos EUA), da italiana Lati, da Air France e da Condor (braço da alemã Lufthansa). Nessa época, existiam três rampas (daí o nome da Fundação) de hidroaviões no rio Potengi", revela Frederico. "Natal, Encruzilhada do Mundo" teve patrocínio da empresa Cidade do Natal e da Prefeitura de natal através do Programa Djalma Maranhão.
Natal - Encruzilhada do mundo - Parte 1
Natal - Encruzilhada do mundo - Parte 2
Natal - Encruzilhada do mundo - Parte 3
Natal - Encruzilhada do mundo - Parte 4
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: Natal - Encruzilhada do mundo
Assisti aqui esse documentário muito bom, na íntegra!!
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 55
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos