Lockheed P-38 Lightning
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Lockheed P-38 Lightning
Lockheed P-38 Lightning
O caça Lockheed P-38 Lightning "Glacier Girl", durante apresentação no EAA AirVenture 2007. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
O caça da Segunda Guerra Mundial Lockheed P-38 Lightning, com seu distintivo projeto de duas fuselagens conectadas numa asa, com uma nacele central onde o piloto fica localizado. Com projeto de Clarence “Kelly” Johnson, voou pela primeira vez em 1939, e em 1941 já foi introduzido na Força Aérea do Exército dos EUA (USAAF).
O P-38 foi o único caça norte americano que foi fabricado durante todo período que os EUA esteve envolvido na Segunda Guerra Mundial, chegando a 10.037 unidades fabricadas até 1945.
O caça de longo alcance, foi utilizado também nas tarefas de bombardeiro de mergulho, ataque ao solo, e reconhecimento, mas foi na função de escolta aérea que mais se destacou nos teatro de operações do Pacífico e da China-Índia-Burma durante a segunda grande guerra. Foi utilizado por vários países, dentre eles França, Portugal, Itália, Reino Unido, Austrália e China.
Os primeiros P-38 a serem produzidos eram equipados com uma arma de 37mm, quatro metralhadoras de 12,7mm e motores Allison V-1710-27/29 atingindo uma velocidade de 628km/h, velocidade superior a qualquer outro caça bimotor do ano de 1941.
A primeira versão operacional foi o P-38D. Havia uma ordem de 143 destes aviões a serem entregues a RAF mas após uma avaliação o contrato foi cancelado. Na força aérea Americana o P-38D foi seguido do P-38E, em que o canhão de 37mm foi substituído por um canhão de 20mm. O P-38F, com provisão para 907kg de bombas sob as asas, foi seguido pelo P-38G que sofreu poucas mudanças.
O P-38H podia carregar até 1.452kg de bombas. Mas foi no P-38J (do qual 2.970 unidades foram produzidos) que o piloto americano Richard I. Bong obteve 40 vitórias. O P-38L foi a versão mais produzida (cerca de 3.923) e diferenciava-se do P-38J apenas no motor utilizado. As versões de reconhecimento, F-4 e F-5, foram também muito utilizados na Europa e na Ásia. A produção total do Lightning chegou a 9.394 unidades.
Especificações do P-38L Lightning
Tipo: caça/bombardeiro de assento único
Motor: dois motores Allison V-1710-111/113 V-12 de 1.475hp
Performance: velocidade máxima: 666km/h a 7.620m; sobe até 6.095m em 7 minutos; teto operacional: 13.410m; alcance: 724km
Peso: vazio: 5.806kg; máximo na decolagem: 9.798kg
Dimensões: envergadura: 15,85m; comprimento: 11,52m; altura: 2,99m; área da asa: 30,42m²
Armamento: um canhão de 20mm e quatro metralhadoras de 12,7mm localizadas no nariz mas provisão para 726kg de bombas sob as asas
Fonte: armasdasegundaguerramundial.blogspot.com / cavok.com.br
Fotos: google.com.br
O caça Lockheed P-38 Lightning "Glacier Girl", durante apresentação no EAA AirVenture 2007. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
O caça da Segunda Guerra Mundial Lockheed P-38 Lightning, com seu distintivo projeto de duas fuselagens conectadas numa asa, com uma nacele central onde o piloto fica localizado. Com projeto de Clarence “Kelly” Johnson, voou pela primeira vez em 1939, e em 1941 já foi introduzido na Força Aérea do Exército dos EUA (USAAF).
O P-38 foi o único caça norte americano que foi fabricado durante todo período que os EUA esteve envolvido na Segunda Guerra Mundial, chegando a 10.037 unidades fabricadas até 1945.
O caça de longo alcance, foi utilizado também nas tarefas de bombardeiro de mergulho, ataque ao solo, e reconhecimento, mas foi na função de escolta aérea que mais se destacou nos teatro de operações do Pacífico e da China-Índia-Burma durante a segunda grande guerra. Foi utilizado por vários países, dentre eles França, Portugal, Itália, Reino Unido, Austrália e China.
Os primeiros P-38 a serem produzidos eram equipados com uma arma de 37mm, quatro metralhadoras de 12,7mm e motores Allison V-1710-27/29 atingindo uma velocidade de 628km/h, velocidade superior a qualquer outro caça bimotor do ano de 1941.
A primeira versão operacional foi o P-38D. Havia uma ordem de 143 destes aviões a serem entregues a RAF mas após uma avaliação o contrato foi cancelado. Na força aérea Americana o P-38D foi seguido do P-38E, em que o canhão de 37mm foi substituído por um canhão de 20mm. O P-38F, com provisão para 907kg de bombas sob as asas, foi seguido pelo P-38G que sofreu poucas mudanças.
O P-38H podia carregar até 1.452kg de bombas. Mas foi no P-38J (do qual 2.970 unidades foram produzidos) que o piloto americano Richard I. Bong obteve 40 vitórias. O P-38L foi a versão mais produzida (cerca de 3.923) e diferenciava-se do P-38J apenas no motor utilizado. As versões de reconhecimento, F-4 e F-5, foram também muito utilizados na Europa e na Ásia. A produção total do Lightning chegou a 9.394 unidades.
Especificações do P-38L Lightning
Tipo: caça/bombardeiro de assento único
Motor: dois motores Allison V-1710-111/113 V-12 de 1.475hp
Performance: velocidade máxima: 666km/h a 7.620m; sobe até 6.095m em 7 minutos; teto operacional: 13.410m; alcance: 724km
Peso: vazio: 5.806kg; máximo na decolagem: 9.798kg
Dimensões: envergadura: 15,85m; comprimento: 11,52m; altura: 2,99m; área da asa: 30,42m²
Armamento: um canhão de 20mm e quatro metralhadoras de 12,7mm localizadas no nariz mas provisão para 726kg de bombas sob as asas
Fonte: armasdasegundaguerramundial.blogspot.com / cavok.com.br
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