[Brasil] Embraer completa montagem da fuselagem do 1º jato executivo Legacy 500
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[Brasil] Embraer completa montagem da fuselagem do 1º jato executivo Legacy 500
Embraer completa montagem da fuselagem do 1º jato executivo Legacy 500
Fabricação do jato da categoria midsize avança rumo ao 1º vôo, no segundo semestre de 2011. (Foto: Embraer)
A Embraer completou mais uma etapa no desenvolvimento do novo jato
executivo Legacy 500, da categoria midsize, ao completar a junção das
três seções da fuselagem: cabine de pilotagem, fuselagem central e
traseira. A montagem final do Legacy 500 será realizada nas instalações
da Embraer, em São José dos Campos, Brasil. Esta é uma importante
conquista rumo ao início dos ensaios em vôo, no segundo semestre de
2011.
“A junção das seções da fuselagem do primeiro protótipo é um marco no
nosso cronograma de desenvolvimento. Realizaremos a junção da segunda
fuselagem em breve. A Embraer adota uma estratégia industrial multi-site
para a produção de peças e estruturas principais do Legacy 500,
provenientes de todas as partes do mundo”, afirma Maurício Almeida,
Diretor de Programas – Aviação Executiva. “Nosso projeto robusto,
capacidade produtiva e processo de controle da qualidade permitiram que a
junção destas seções ocorresse perfeitamente, ao mesmo tempo em que
avançamos no desenvolvimento desta aeronave. Isto foi possível devido à
perfeita integração da Embraer e seus parceiros.”
Sonaca, Alestis e Ducommun são os fornecedores principais da
estrutura. Outros fornecedores, tais como Rockwell Collins (aviônicos),
Honeywell (motores, APU, pressurização, gerenciamento da cabine e ar
condicionado), FACC (móveis e acabamento do interior), Goodrich (sistema
anemométrico e assentos da cabine de pilotagem), B/E Aerospace
(assentos dos passageiros, iluminação da cabine, sistema de lixo e
saídas de ar), Parker (combustível, comandos de vôo e geração
hidráulica), SKF (comando de potência e pedais do leme), Heroux Devtek
(trem de pouso), Zodiac (oxigênio e distribuição de energia elétrica) e
Meggitt (sistema pneumático, rodas e freios), estão totalmente engajados
e preparados para apoiar esta importante fase do desenvolvimento.
A estrutura principal do Legacy 500 é feita de liga de alumínio, com
grande percentual de materiais compósitos. O processo produtivo
incorpora um aumento considerável no uso de robôs e processos de
manufatura enxuta.
Os conceitos dos jatos midlight Legacy 450 e midsize Legacy 500 foram
apresentados em setembro de 2007, durante uma conferência de imprensa
na 60º Encontro e Convenção Anual da Associação de Aviação Executiva dos
Estados Unidos (NBAA), em Atlanta, Geórgia. O Conselho de Administração
da Embraer aprovou formalmente o desenvolvimento dos programas seis
meses depois, lançando comercialmente os modelos na Mostra e Exibição de
Aviação Executiva Européia (EBACE), em maio de 2008, em Genebra, Suíça.
Atualmente, mais de 650 empregados da Embraer estão dedicados ao
desenvolvimento destes dois novos jatos.
Fonte: Cavok
Fabricação do jato da categoria midsize avança rumo ao 1º vôo, no segundo semestre de 2011. (Foto: Embraer)
A Embraer completou mais uma etapa no desenvolvimento do novo jato
executivo Legacy 500, da categoria midsize, ao completar a junção das
três seções da fuselagem: cabine de pilotagem, fuselagem central e
traseira. A montagem final do Legacy 500 será realizada nas instalações
da Embraer, em São José dos Campos, Brasil. Esta é uma importante
conquista rumo ao início dos ensaios em vôo, no segundo semestre de
2011.
“A junção das seções da fuselagem do primeiro protótipo é um marco no
nosso cronograma de desenvolvimento. Realizaremos a junção da segunda
fuselagem em breve. A Embraer adota uma estratégia industrial multi-site
para a produção de peças e estruturas principais do Legacy 500,
provenientes de todas as partes do mundo”, afirma Maurício Almeida,
Diretor de Programas – Aviação Executiva. “Nosso projeto robusto,
capacidade produtiva e processo de controle da qualidade permitiram que a
junção destas seções ocorresse perfeitamente, ao mesmo tempo em que
avançamos no desenvolvimento desta aeronave. Isto foi possível devido à
perfeita integração da Embraer e seus parceiros.”
Sonaca, Alestis e Ducommun são os fornecedores principais da
estrutura. Outros fornecedores, tais como Rockwell Collins (aviônicos),
Honeywell (motores, APU, pressurização, gerenciamento da cabine e ar
condicionado), FACC (móveis e acabamento do interior), Goodrich (sistema
anemométrico e assentos da cabine de pilotagem), B/E Aerospace
(assentos dos passageiros, iluminação da cabine, sistema de lixo e
saídas de ar), Parker (combustível, comandos de vôo e geração
hidráulica), SKF (comando de potência e pedais do leme), Heroux Devtek
(trem de pouso), Zodiac (oxigênio e distribuição de energia elétrica) e
Meggitt (sistema pneumático, rodas e freios), estão totalmente engajados
e preparados para apoiar esta importante fase do desenvolvimento.
A estrutura principal do Legacy 500 é feita de liga de alumínio, com
grande percentual de materiais compósitos. O processo produtivo
incorpora um aumento considerável no uso de robôs e processos de
manufatura enxuta.
Os conceitos dos jatos midlight Legacy 450 e midsize Legacy 500 foram
apresentados em setembro de 2007, durante uma conferência de imprensa
na 60º Encontro e Convenção Anual da Associação de Aviação Executiva dos
Estados Unidos (NBAA), em Atlanta, Geórgia. O Conselho de Administração
da Embraer aprovou formalmente o desenvolvimento dos programas seis
meses depois, lançando comercialmente os modelos na Mostra e Exibição de
Aviação Executiva Européia (EBACE), em maio de 2008, em Genebra, Suíça.
Atualmente, mais de 650 empregados da Embraer estão dedicados ao
desenvolvimento destes dois novos jatos.
Fonte: Cavok
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