Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Demanda faz piloto criar escola para formar colegas  Gse_multipart13851

[Brasil] Demanda faz piloto criar escola para formar colegas

Ir para baixo

[Brasil] Demanda faz piloto criar escola para formar colegas  Empty [Brasil] Demanda faz piloto criar escola para formar colegas

Mensagem por Amilckar Seg 11 Jul 2011, 09:10

Demanda faz piloto criar escola para formar colegas

[Brasil] Demanda faz piloto criar escola para formar colegas  D314d558a192d866e3e742f6f232cc6f_M
Foto: Arquivo Pessoal Eduardo Faraco

Comandante de Boeing, Eduardo Faraco abriu empresa em
Florianópolis. Ele tem orgulho de ter tomado banho de óleo, tradição
entre iniciantes.


Piloto de linha aérea comercial há 12 anos, Eduardo Faraco é hoje
comandante de Boeing 737 de uma das maiores companhias brasileiras.
Realizado com a profissão e atento ao aumento da demanda no mercado, ele
resolveu, junto com outros dois colegas de profissão, montar uma escola
para formar novos pilotos em Florianópolis, Santa Catarina.
“Quando eu entrei, o mercado tinha altos e baixos. Eu ingressei na
minha profissão por vocação, gosto, paixão mesmo. Desde garoto andava
com aviãozinho em mãos, sabia que era isso que eu queria da vida”, diz o
piloto, hoje com 29 anos.
“O mercado neste ano está mais quente do que nunca. A realidade do
Brasil está exigindo mais tripulação e a formação é deficitária para
absorver isso”, diz Faraco, que já fez vários treinamentos no exterior.
Um dos fatores que o levaram a montar a escola de aviação, inaugurada
na última quinta-feira (7), é o que ele chama de "déficit de
experiência dos instrutores".
“A formação do curso preparatório para piloto privado e comercial é
básica. Aviação é experiência, a soma do que você aprendeu na prática, o
que fez errado e o que fez certo. Quem tem mais horas de voo de verdade
consegue passar algo diferente para os novatos”, acredita.
Segundo Faraco, a convivência com jovens ainda em formação faz com
que pilotos experientes mantenham-se também atualizados. Para se formar
como piloto comercial, a Anac exige pelo menos 150 horas de voo, mas,
segundo ele, muitas companhias contratam apenas pilotos que tenham mais
experiência, que já voaram 500 horas ou mais de 1,5 mil horas,
dependendo da aeronave.
“A procura hoje é grande por pilotos, mas a formação é cara. Tudo
na aviação é em dólar e é importado. A formação de um piloto custa mais
caro no Brasil do que fora, fica em R$ 75 mil, R$ 80 mil ou mais”, diz.
Banho de óleo
O piloto tem orgulho de, ao se formar, ter seguido uma das tradições
mais antigas na aviação: o novato é recebido com um banho de óleo assim
que pousa de um voo solo.
“Atualmente, não é mais recomendado o banho de óleo, pois prejudica a
pele, é agressivo. Quando eu tomei o meu, passei três dias esfregando
com esponja embebida em gasolina para tirar o óleo. Mas tenho muito
orgulho de ter seguido a tradição”, afirma.
“ Hoje as escolas usam banho de água mesmo. Assim que o piloto desce
da aeronave, colocam ele sentado em um banquinho segurando o manche e
despejam um balde de água. É uma brincadeira que simboliza uma passagem,
um momento especial na carreira do piloto”, segundo Eduardo.
Por Tahiane Stochero
Fonte: G1
Via: Hangar 20

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Demanda faz piloto criar escola para formar colegas  Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos