[Brasil] WEBJET estava em crise, com mais de R$200 milhões em dívidas
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[Brasil] WEBJET estava em crise, com mais de R$200 milhões em dívidas
WEBJET estava em crise, com mais de R$200 milhões em dívidas
Foto: Divulgação
A Webjet passava por uma crise. Para levantar recursos, a empresa
tentou abrir o capital em fevereiro deste ano, mas a operação
fracassou.
Havia rumores de que poderia ser comprada por uma empresa
estrangeira. Isso porque, no início deste ano, a Webjet pressionou pela
aprovação de mudanças na legislação para permitir que estrangeiros
pudessem adquirir até 49% do capital de companhias nacionais. Hoje, esse
limite é de 20%.
Naquele momento, a Webjet já mantinha conversas com a irlandesa
RyanAir. Como a legislação não sofreu modificação, a companhia se viu
diante de um impasse. Em um mercado competitivo, no qual as margens de
lucro dependem de escala, seria preciso investir. Sem recursos, seu
principal acionista, Guilherme Paulus, abriu negociação com a Gol.
Paulus é fundador da CVC, maior grupo de turismo do país, e tornou-se
acionista minoritário após sua venda para o fundo norte-americano de
investimentos Carlyle. Dono da Webjet, Paulus queria vendê-la para se
dedicar à CVC , cujos negócios são mais rentáveis.
O consultor aéreo André Castellini, sócio da Bain, afirma que o
problema da Webjet é que a empresa não conseguia implantar o modelo de
baixo custo "puro-sangue".
Faltavam à empresa duas das principais características desse tipo de
negócio: o uso de aviões com mais assentos (os da Webjet eram de cerca
de 140 passageiros) e uma escala maior de operação.
Fonte: Mario Cesar Carvalho e Julio Wiziack - Folha de S.Paulo
Via: Hangar 20
Foto: Divulgação
A Webjet passava por uma crise. Para levantar recursos, a empresa
tentou abrir o capital em fevereiro deste ano, mas a operação
fracassou.
Havia rumores de que poderia ser comprada por uma empresa
estrangeira. Isso porque, no início deste ano, a Webjet pressionou pela
aprovação de mudanças na legislação para permitir que estrangeiros
pudessem adquirir até 49% do capital de companhias nacionais. Hoje, esse
limite é de 20%.
Naquele momento, a Webjet já mantinha conversas com a irlandesa
RyanAir. Como a legislação não sofreu modificação, a companhia se viu
diante de um impasse. Em um mercado competitivo, no qual as margens de
lucro dependem de escala, seria preciso investir. Sem recursos, seu
principal acionista, Guilherme Paulus, abriu negociação com a Gol.
Paulus é fundador da CVC, maior grupo de turismo do país, e tornou-se
acionista minoritário após sua venda para o fundo norte-americano de
investimentos Carlyle. Dono da Webjet, Paulus queria vendê-la para se
dedicar à CVC , cujos negócios são mais rentáveis.
O consultor aéreo André Castellini, sócio da Bain, afirma que o
problema da Webjet é que a empresa não conseguia implantar o modelo de
baixo custo "puro-sangue".
Faltavam à empresa duas das principais características desse tipo de
negócio: o uso de aviões com mais assentos (os da Webjet eram de cerca
de 140 passageiros) e uma escala maior de operação.
Fonte: Mario Cesar Carvalho e Julio Wiziack - Folha de S.Paulo
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