Plano de vôo?
3 participantes
Página 1 de 1
Plano de vôo?
Olá pessoal, tudo bem? Eu estou aprendendo a voar pelo Brasil e surgiu uma dúvida acerca do plano de vôo de SBRJ para SBKP e gostaria de saber se vcs poderiam fazer a gentileza de me ajudar?
Segundo o site do Centro de Gerenciamento da Naveção Aérea, a rota utilizada pelos aviões da Azul é "UW50 RDE DCT". O percurso
é confirmado através do vroute, exibido na figura abaixo.
A entrada na UW50, após a decolagem na pista 20L, é feita pela SID BOTOM.
A partir daí, segue-se pela UW50 assim como anteriormente previsto.
A minha dúvida começa a partir do fixo USABA. O Problema é que eu não encontro uma STAR para UW50 que vá a SBKP passando pelo VOR RDE. Na figura de chegada abaixo, o percurso em preto é da STAR REOR 15 com transição em USABA, mas ela não passa por RDE. A linha em rosa, mostra o percurso original. Como pode ser observado, essa STAR intercepta o fixo USABA, depois o fixo TRIGO e vai direto para CGO sem passar pelo VOR RDE.
Nesse caso, como cumprir a rota da maneira correta? Obedeço a STAR ou sigo para RDE e depois direto para SBKP?
Se for para eu ir do VOR RDE direto para SBKP, como eu faço para entrar na final da pista 15? Eu faço a interceptação do ILS RWY 15 por um percurso vetorado que não pertença a SID? Como eu estou aprendendo, definitivamente, eu não sei o que fazer nesses casos. rsrsrs
Muito obrigado a todos!!
Segundo o site do Centro de Gerenciamento da Naveção Aérea, a rota utilizada pelos aviões da Azul é "UW50 RDE DCT". O percurso
é confirmado através do vroute, exibido na figura abaixo.
A entrada na UW50, após a decolagem na pista 20L, é feita pela SID BOTOM.
A partir daí, segue-se pela UW50 assim como anteriormente previsto.
A minha dúvida começa a partir do fixo USABA. O Problema é que eu não encontro uma STAR para UW50 que vá a SBKP passando pelo VOR RDE. Na figura de chegada abaixo, o percurso em preto é da STAR REOR 15 com transição em USABA, mas ela não passa por RDE. A linha em rosa, mostra o percurso original. Como pode ser observado, essa STAR intercepta o fixo USABA, depois o fixo TRIGO e vai direto para CGO sem passar pelo VOR RDE.
Nesse caso, como cumprir a rota da maneira correta? Obedeço a STAR ou sigo para RDE e depois direto para SBKP?
Se for para eu ir do VOR RDE direto para SBKP, como eu faço para entrar na final da pista 15? Eu faço a interceptação do ILS RWY 15 por um percurso vetorado que não pertença a SID? Como eu estou aprendendo, definitivamente, eu não sei o que fazer nesses casos. rsrsrs
Muito obrigado a todos!!
valdeco- Recruta
-
Inscrito em : 07/06/2010
Mensagens : 4
Reputação : 0
Idade : 51
Nacionalidade :
Re: Plano de vôo?
Você vem pela UW50, não há problema algum em não passar em RDE e iniciar a Star em USABA, não sei como é feito no real, mas creio que dessa mesma maneira, pois encurta a rota.
Agora caso você realmente queira ir até RDE, apos RDE voe na proa do VOR CPN e complete o procedimento CHARLIE 3 ou o ILS Z para pista 15.
Agora caso você realmente queira ir até RDE, apos RDE voe na proa do VOR CPN e complete o procedimento CHARLIE 3 ou o ILS Z para pista 15.
Keeepz- Major
-
Inscrito em : 30/09/2010
Mensagens : 273
Reputação : 3
Idade : 33
Nacionalidade :
Re: Plano de vôo?
Pois é Keeepz, é que na minha cabeça de iniciante, obedecendo a STAR e passando por CGO, a coisa fica bem movimentada em torno de Congonhas porque se o pouso é na 15 de SBKP, em SBSP deve ser na 17R. Pelo que eu sei, a ponte aérea normalmente usa a UW64 SAT. Mesmo levando em consideração as diferentes altitudes e toda a coordenação, a partir de CGO as aeronaves que vão para SBKP cruzam em sentido contrário as aeronaves que estariam na final de SBSP. Tá entendendo a confusão de aviões em torno de Congonhas? rsrsrs Estou começando a ficar com medo dos meus vôos para São Paulo a trabalho... hahahahaha
Abraços
Abraços
valdeco- Recruta
-
Inscrito em : 07/06/2010
Mensagens : 4
Reputação : 0
Idade : 51
Nacionalidade :
Re: Plano de vôo?
O teto mínimo no em CGO para aeronaves em app na 15 é FL180. Na verdade não teria problemas com o trafego em SP.
Já na 33, CGO teto mínimo é 170
tenha medo mais da App para a 33 do que para a 15 !
Já na 33, CGO teto mínimo é 170
tenha medo mais da App para a 33 do que para a 15 !
Re: Plano de vôo?
agora entendi !
bom , existe um procedimento só que é rnav vor/dme para a 33 ou para a 15 onde voce pode opcionalmente usar RDE ou apartir de usaba voar direto CGO.
E no VOR CPN ai sim tu vai fazer o procedimento de pouso.
ILS ou então completar para a 33, assim como o Keeepz informou
aqui esta a carta :http://www.aisweb.aer.mil.br/_inc/carta-download.cfm?carta=3CFE0A19-9FB3-472F-94865B6F9F30E98F&d=tela
bom , existe um procedimento só que é rnav vor/dme para a 33 ou para a 15 onde voce pode opcionalmente usar RDE ou apartir de usaba voar direto CGO.
E no VOR CPN ai sim tu vai fazer o procedimento de pouso.
ILS ou então completar para a 33, assim como o Keeepz informou
aqui esta a carta :http://www.aisweb.aer.mil.br/_inc/carta-download.cfm?carta=3CFE0A19-9FB3-472F-94865B6F9F30E98F&d=tela
Re: Plano de vôo?
Ok, entendi. Muito obrigado pela ajuda pessoal!
Abraços,
Abraços,
valdeco- Recruta
-
Inscrito em : 07/06/2010
Mensagens : 4
Reputação : 0
Idade : 51
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos