Curiosidades sobre os ônibus espaciais
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Curiosidades sobre os ônibus espaciais
Você sabia?
- Ele é um planador nos pousos. Não tem arremetida?
- Que a ignição dos foguetes principais se inicia a 6.6 segundos antes da decolagem e até o T-0seg o motor pode ser desligado e depois disso não, tem que se aguardar os 123seg. de queima do combustível após a decolagem?
- Que existem várias pistas de pouso alternativas ao redor do mundo para em caso de decolagem abortada, sendo 4 as principais e 2 são escolhidas antes dos voos dependendo do plano de voo?
- Que essas 2 são preparadas 5 dias antes, com pessoal chegando 48hrs antes dos voos e sob coordenação da NASA e Ministério da defesa americano?
- Que 2 C-130 são despachados para um ou os 2 aeródromos escolhidos, levando 8 tripulantes, 9 paraquedistas SAR, 2 cirurgiões com conhecimento em medicina aeroespacial, enfermeira e médicos de apoio e mais 2.500kgs de equipamentos médicos?
- Que um ou mais C-21(learjet35) ou C-12(Huron, versão militar do King Air) são despachados para efetuar reconhecimento meteorológico e prover comunicação entre a nave e o controle, no caso de decolagem abortada?
- Que os primeiros 4 voos dos onibus espaciais utilizaram assentos de ejeção modificados do SR-71 Blackbird?
- Que os voos seguintes utilizaram cabines de ejeção no lugar dos assentos?
Ufa... Não é por menos que são voos caros.
E ainda tem mais para se ler.
http://en.wikipedia.org/wiki/Space_Shuttle_abort_modes
Icem@n
- Ele é um planador nos pousos. Não tem arremetida?
- Que a ignição dos foguetes principais se inicia a 6.6 segundos antes da decolagem e até o T-0seg o motor pode ser desligado e depois disso não, tem que se aguardar os 123seg. de queima do combustível após a decolagem?
- Que existem várias pistas de pouso alternativas ao redor do mundo para em caso de decolagem abortada, sendo 4 as principais e 2 são escolhidas antes dos voos dependendo do plano de voo?
- Que essas 2 são preparadas 5 dias antes, com pessoal chegando 48hrs antes dos voos e sob coordenação da NASA e Ministério da defesa americano?
- Que 2 C-130 são despachados para um ou os 2 aeródromos escolhidos, levando 8 tripulantes, 9 paraquedistas SAR, 2 cirurgiões com conhecimento em medicina aeroespacial, enfermeira e médicos de apoio e mais 2.500kgs de equipamentos médicos?
- Que um ou mais C-21(learjet35) ou C-12(Huron, versão militar do King Air) são despachados para efetuar reconhecimento meteorológico e prover comunicação entre a nave e o controle, no caso de decolagem abortada?
- Que os primeiros 4 voos dos onibus espaciais utilizaram assentos de ejeção modificados do SR-71 Blackbird?
- Que os voos seguintes utilizaram cabines de ejeção no lugar dos assentos?
Ufa... Não é por menos que são voos caros.
E ainda tem mais para se ler.
http://en.wikipedia.org/wiki/Space_Shuttle_abort_modes
Icem@n
Icem@n- Major
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Inscrito em : 03/03/2011
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Re: Curiosidades sobre os ônibus espaciais
Legal Ice, mas tem uma informação errada ai:
O SSME (Space Shuttle Main Engine) é acionado em T-6.5s e ele pode ser desligado a qualquer momento durante a subida. O que não é desligado e é acionado no T=0 é o SRB (Solid Rocket Booster) pois como o próprio nome diz, o combustível é sólido e depois que começa a queimar, nada consegue parar a reação química. A duração da queima do combustível sólido do SRB é de 123 segundos aproximadamente, quando ele é separado a 160.000ft.
Com relação ao assento ejetável ele foi instalado em pouquissimos voos. A cabine ejetável passou a ser utilizado, mas logo passaram a deixar o sistema desativado por não terem a certeza do seu funcionamento correto. Acho que somente a partir do STS-71 eles tiraram completamente todos os sistemas da cabine de ejeção para remover o peso desnecessário.
O SSME (Space Shuttle Main Engine) é acionado em T-6.5s e ele pode ser desligado a qualquer momento durante a subida. O que não é desligado e é acionado no T=0 é o SRB (Solid Rocket Booster) pois como o próprio nome diz, o combustível é sólido e depois que começa a queimar, nada consegue parar a reação química. A duração da queima do combustível sólido do SRB é de 123 segundos aproximadamente, quando ele é separado a 160.000ft.
Com relação ao assento ejetável ele foi instalado em pouquissimos voos. A cabine ejetável passou a ser utilizado, mas logo passaram a deixar o sistema desativado por não terem a certeza do seu funcionamento correto. Acho que somente a partir do STS-71 eles tiraram completamente todos os sistemas da cabine de ejeção para remover o peso desnecessário.
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Duley- Major-Brigadeiro
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