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Review do iFly 737 para FSX (eu tentei)

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Review do iFly 737 para FSX (eu tentei) Empty Review do iFly 737 para FSX (eu tentei)

Mensagem por galenogarbe Seg 02 Jun 2014, 15:44

Comprei o iFly 737 para FSX e já devolvi (solicitei refund).

Minha ideia era fazer um review e compara-lo com o NGX da PMDG destacando as diferenças e se possível testando todos os sistemas para ver se é possível simular de uma forma séria com esse addOn. Não fui muito longe nesse teste para chegar a conclusão de que é:

IMPOSSÍVEL!

O iFly está anos luz atrás do PMDG. Não consegui sequer fazer um voo pois a preparação de cabine não pode ser feita como deveria ser.

Esperava um pouco mais... talvez não que fosse bater o PMDG mas pelo menos que esse fosse uma alternativa viável ao PMDG tendo em vista que me parece, consume menos recursos da máquinas mas, IMPOSSÍVEL!

Resolvi não perder o meu tempo escrevendo um review completo. Esse addOn simplesmente não merece tanta atenção assim. É muito fraco.

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Review do iFly 737 para FSX (eu tentei) Empty Re: Review do iFly 737 para FSX (eu tentei)

Mensagem por Leonardo.Moura Seg 02 Jun 2014, 16:34

Tenho ele. Usei antes da PMDG lançar o NGX e realmente não tem comparação. Só não coloco ele na prateleira dos "arrependimentos" como o Airbus X porque me serviu de um bom quebra galho até o NGX sair.

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Mensagem por luciano-silva Seg 02 Jun 2014, 17:26

É parece que a PMDG ainda está longe de ter um concorrente a sua altura, não tenho o iFly mas vi bastante vídeos sobre ele, confesso que não simpatizei muito, mesmo não tendo testado os seus sistemas. Também tenho algumas aeronaves paradas aqui no meu HD, e tomei a decisão de não investir mais se não for PMDG. Vou me aprofundar mais no 738 e focar meus investimentos em cenários para melhorar o realismo.

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Mensagem por Bruno Aquino Seg 02 Jun 2014, 17:29

Olha, o iFly só foi melhor que os NG da PMDG pro FS2004, só, o resto, o NGX bate de lavada, eu tenho ambos, tanto pro FS9 quanto pro X, mas só uso o NGX.

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Mensagem por galenogarbe Seg 02 Jun 2014, 17:36

Já havia lido muita coisa bacana sobre o iFly. Achei que pelo menos fosse algo usável. Triste...

Arranquei-o da minha máquina e solicitei reembolso. Agora é ver se consigo o estorno da compra.

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Mensagem por João Pedro Seg 02 Jun 2014, 19:11

[ironia]Mas ele faz RF. [/ironia]

O PMDG é muito bom, mas é como muita gente diz, pega nesse pedaço, a navegação RNAV... É triste não poder seguir a risca as cartas, e ter que muitas vezes fazer na "mão" o procedimento, coisa que na real o próprio avião faz perfeitamente.

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Mensagem por galenogarbe Seg 02 Jun 2014, 20:40

João Pedro escreveu:[ironia]Mas ele faz RF. [/ironia]

O PMDG é muito bom, mas é como muita gente diz, pega nesse pedaço, a navegação RNAV... É triste não poder seguir a risca as cartas, e ter que muitas vezes fazer na "mão" o procedimento, coisa que na real o próprio avião faz perfeitamente.

João, faço RNAV sempre em KLAX, tudo certinho. Fiz um agora há pouco em KMCO, tudo certinho... etc. Tão certinho que dá raiva de não ter que fazer nada. Portando não gosto muito de RNAV. Só faço quando é a única opção. Será que não são os AIRAC? Eu sempre confiro com as cartas e faço ajustes. Muitas vezes é necessário pra fazer valer a carta RNAV.  scratch 

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Mensagem por João Pedro Seg 02 Jun 2014, 21:07

galenogarbe escreveu:João, faço RNAV sempre em KLAX, tudo certinho. Fiz um agora há pouco em KMCO, tudo certinho... etc. Tão certinho que dá raiva de não ter que fazer nada. Portando não gosto muito de RNAV. Só faço quando é a única opção. Será que não são os AIRAC? Eu sempre confiro com as cartas e faço ajustes. Muitas vezes é necessário pra fazer valer a carta RNAV.  scratch 

Esse é o problema. Esses ajustes. Faça o seguinte. Use o AIRAC da Navigraph e faça a CGO.1A na 09L de GRU. Veja se após BCO no FMC você vai estar saindo na proa da carta. Dificilmente. Pois esses, são recursos que o NGX infelizmente não simula - e ao meu ver não vai simular nunca. É triste, pois afinal, é o que dá a graça de simular, além de ser o futuro da navegação. O jeito, é fazer na mão, ou então usar de gambiarras no arquivo das cartas - coisa que eu faço, e que dá um belo dum trabalho.

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Mensagem por galenogarbe Seg 02 Jun 2014, 21:12

João Pedro escreveu:
galenogarbe escreveu:João, faço RNAV sempre em KLAX, tudo certinho. Fiz um agora há pouco em KMCO, tudo certinho... etc. Tão certinho que dá raiva de não ter que fazer nada. Portando não gosto muito de RNAV. Só faço quando é a única opção. Será que não são os AIRAC? Eu sempre confiro com as cartas e faço ajustes. Muitas vezes é necessário pra fazer valer a carta RNAV.  scratch 

Esse é o problema. Esses ajustes. Faça o seguinte. Use o AIRAC da Navigraph e faça a CGO.1A na 09L de GRU. Veja se após BCO no FMC você vai estar saindo na proa da carta. Dificilmente. Pois esses, são recursos que o NGX infelizmente não simula - e ao meu ver não vai simular nunca. É triste, pois afinal, é o que dá a graça de simular, além de ser o futuro da navegação. O jeito, é fazer na mão, ou então usar de gambiarras no arquivo das cartas - coisa que eu faço, e que dá um belo dum trabalho.

As "editadas" que faço são para corrigir as altitudes em alguns procedimentos. Erro do AIRAC da NG...de qualquer forma fiquei curioso, vou fazer o CGO1A da 09L daqui a pouco... gravo o vídeo e ponho aqui pra analisarmos. Estou curioso pra ver essa falha.  wink 

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Mensagem por João Pedro Seg 02 Jun 2014, 22:08

galenogarbe escreveu:
João Pedro escreveu:

Esse é o problema. Esses ajustes. Faça o seguinte. Use o AIRAC da Navigraph e faça a CGO.1A na 09L de GRU. Veja se após BCO no FMC você vai estar saindo na proa da carta. Dificilmente. Pois esses, são recursos que o NGX infelizmente não simula - e ao meu ver não vai simular nunca. É triste, pois afinal, é o que dá a graça de simular, além de ser o futuro da navegação. O jeito, é fazer na mão, ou então usar de gambiarras no arquivo das cartas - coisa que eu faço, e que dá um belo dum trabalho.

As "editadas" que faço são para corrigir as altitudes em alguns procedimentos. Erro do AIRAC da NG...de qualquer forma fiquei curioso, vou fazer o CGO1A da 09L daqui a pouco... gravo o vídeo e ponho aqui pra analisarmos. Estou curioso pra ver essa falha.  wink 

Estou preparando agora o ciclo 1406 para as aeronaves da PMDG que faço todo mês, e parei em GRU para te mostrar essa shot (procedimento que eu fiz): https://i.imgur.com/IHNtp3m.png. Nela, como você pode ver há um INTC para interceptar a proa correta para a posição ISIMU - segundo a carta proa 180º. O FMC da PMDG raramente vai fazer isso, por falha do pessoal da NavGraph. Esse problema, porém, poderia ser resolvido se o PMDG tivesse a navegação RNAV completamente simulada - um sonho para mim. Com ele seria possível fazer isso sem a boa e velha gambiarra. É um detalhezinho besta, e que dá para fazer na mão mesmo, mas que na minha visão, tira um pouco da realidade da simulação.

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Mensagem por galenogarbe Seg 02 Jun 2014, 22:14

Discordo Pedro... bom, quanto a sua adaptação há um probleminha ai. Veja se concorda(m).

No seu "procedimento" editado é passado a radial que baliza a saída. No caso, R180 de BCO. Só isso no meu ver invalida a saída editada.

Quanto a ajustes na mão, isso não tira o realismo, na verdade ACRESCENTA. Tenho acesso a informações diretas de duas CIAS que voam 737. Os NAVDATA não são perfeitos nem na vida real e o que vale é SEMPRE a carta. Os procedimentos quando necessários são ajustados não mão mesmo, como fazemos aqui, ou seja, "As Real As It Gets" wink

Vou pousar aqui em Nova Iorque e vá vou fazer esse procedimento sem edição. Assino NAVGRAPH e usarei o último DB sem edição alguma. Não estou desconfiando, tenho certeza que o problema que você relatou ocorre. Sói quero sentir na pela pois isso NUNCA aconteceu comigo.

Vamos ver... mais tarde posto o resultado.

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Mensagem por galenogarbe Seg 02 Jun 2014, 23:28

Acabei de testar o procedimento e ele foi preciso como um relógio Suíço  assobiar 

Quanto a passagem da radial, vi que na decolagem da 09L há o bloqueio, ou seja, passa-se o VOR depois curva pro fixo ISIMU. Ele foi preciso tanto na restrição inicial de velocidade 190kt, quando nas altitudes. Há algo errado ai que eu não notei?

A carta de referência (Atualizada em: 23/05/2014):
CGO1A



Poderia falar o que exatamente acontece no seu caso já que pra mim aqui foi tudo perfeito como deveria ter sido? De repente você está tendo trabalho a toa, ou seu AIRAC está ruim, ou eu estou cego e não vejo o problema. Se descrever o que acontece contigo ajuda.

Boa noite...

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Mensagem por rquintelarj Ter 03 Jun 2014, 08:42

Uma pena.


Pensava em comprar o ifly para migrar para o prepar3d, mas vou aguardar os pmdgs saírem para ele.

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Mensagem por RaphaelMM Ter 03 Jun 2014, 15:00

Galeno, acho que entendi o que o Pedro tentou explicar.

Segundo a carta, para interceptar SIMU, a proa da aeronave deveria estar em 180º, e no vídeo o rumo dela está em 198º.

Aparentemente, para atingir esse rumo, deveria ser efetuada uma curva antes do bloqueio do VOR, o que não estaria condizente com a carta também.

Acredito que nem no real isso deve ser tão preciso como a carta explica.

Confesso que ainda me considero iniciante nesse mundo, portanto se eu falei alguma besteira, fiquem a vontade de me corrigir.

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Mensagem por João Pedro Ter 03 Jun 2014, 16:15

galenogarbe escreveu:Acabei de testar o procedimento e ele foi preciso como um relógio Suíço  assobiar 

Quanto a passagem da radial, vi que na decolagem da 09L há o bloqueio, ou seja, passa-se o VOR depois curva pro fixo ISIMU. Ele foi preciso tanto na restrição inicial de velocidade 190kt, quando nas altitudes. Há algo errado ai que eu não notei?

A carta de referência (Atualizada em: 23/05/2014):
CGO1A



Poderia falar o que exatamente acontece no seu caso já que pra mim aqui foi tudo perfeito como deveria ter sido? De repente você está tendo trabalho a toa, ou seu AIRAC está ruim, ou eu estou cego e não vejo o problema. Se descrever o que acontece contigo ajuda.

Boa noite...

RaphaelMM escreveu:Galeno, acho que entendi o que o Pedro tentou explicar.

Segundo a carta, para interceptar SIMU, a proa da aeronave deveria estar em 180º, e no vídeo o rumo dela está em 198º.

Aparentemente, para atingir esse rumo, deveria ser efetuada uma curva antes do bloqueio do VOR, o que não estaria condizente com a carta também.

Acredito que nem no real isso deve ser tão preciso como a carta explica.

Confesso que ainda me considero iniciante nesse mundo, portanto se eu falei alguma besteira, fiquem a vontade de me corrigir.

Olá ao dois. Galeno, o Raphael está correto em parte, o fixo ISIMU deve ser interceptado na radial 180 de BCO, ou seja, após bloquear BCO, a aeronave deve curvar para alcançar ISIMU no inbound citado na carta (180º). Esse é justamente o erro do AIRAC da NavGraph, pois a aeronave como visto no vídeo intercepta-o no rumo 198º. Isso se comprova inclusive na carta do AisWEB (http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=45ce2ae2-21cc-1032-95e7-72567f175e3a), onde pode-se ver claramente na descrição textual da saída: Após a decolagem, manter rumo 093 até VOR/NDB Bonsucesso e após isso, curvar a direita até o rumo 180 até ISIMU. Não estou dizendo que o meu AIRAC é perfeito, nem sobre a operação no real, que até onde vi no FlightRadar as aeronaves fazem o mesmo procedimento como eu mostrei na minha shot. Taí a exigência do RNAV para a correta execução do procedimento - TF (http://tfmlearning.faa.gov/Publications/atpubs/AIM/Chap1/aim0102.html#RCtM?129mweb).

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Mensagem por galenogarbe Ter 03 Jun 2014, 16:55

João Pedro escreveu:
galenogarbe escreveu:Acabei de testar o procedimento e ele foi preciso como um relógio Suíço  assobiar 

Quanto a passagem da radial, vi que na decolagem da 09L há o bloqueio, ou seja, passa-se o VOR depois curva pro fixo ISIMU. Ele foi preciso tanto na restrição inicial de velocidade 190kt, quando nas altitudes. Há algo errado ai que eu não notei?

A carta de referência (Atualizada em: 23/05/2014):
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Boa noite...

RaphaelMM escreveu:Galeno, acho que entendi o que o Pedro tentou explicar.

Segundo a carta, para interceptar SIMU, a proa da aeronave deveria estar em 180º, e no vídeo o rumo dela está em 198º.

Aparentemente, para atingir esse rumo, deveria ser efetuada uma curva antes do bloqueio do VOR, o que não estaria condizente com a carta também.

Acredito que nem no real isso deve ser tão preciso como a carta explica.

Confesso que ainda me considero iniciante nesse mundo, portanto se eu falei alguma besteira, fiquem a vontade de me corrigir.

Olá ao dois. Galeno, o Raphael está correto em parte, o fixo ISIMU deve ser interceptado na radial 180 de BCO, ou seja, após bloquear BCO, a aeronave deve curvar para alcançar ISIMU no inbound citado na carta (180º). Esse é justamente o erro do AIRAC da NavGraph, pois a aeronave como visto no vídeo intercepta-o no rumo 198º. Isso se comprova inclusive na carta do AisWEB (http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=45ce2ae2-21cc-1032-95e7-72567f175e3a), onde pode-se ver claramente na descrição textual da saída: Após a decolagem, manter rumo 093 até VOR/NDB Bonsucesso e após isso, curvar a direita até o rumo 180 até ISIMU. Não estou dizendo que o meu AIRAC é perfeito, nem sobre a operação no real, que até onde vi no FlightRadar as aeronaves fazem o mesmo procedimento como eu mostrei na minha shot. Taí a exigência do RNAV para a correta execução do procedimento - TF (http://tfmlearning.faa.gov/Publications/atpubs/AIM/Chap1/aim0102.html#RCtM?129mweb).

Não acho que o FlightRadar seja uma boa referência pois a latência é lascada.... impossível medir uma saída por lá... De qualquer forma, entre afirmar que o AIRAC da NAVIGRAPH não é perfeito, o que faz sentido no geral (não nesse procedimento em si), e dizer que o PMDG não simula RNAV há uma distância multi quilométrica.

Concordo mas entre o que você disse agora e a outra afirmação de que o PMDg não simula RNAV há uma grande distância.

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