Airbus 310
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Airbus 310
O Airbus A310 é uma linha de aviões de média e longa distância da empresa Airbus. Possui duas variantes: o A310-200 e o A310-300.
Menos de 10 anos após o primeiro vôo do A300, entrava em operação o seu irmão mais novo, o A310. Junto com o A310, nascia para a Airbus o conceito de "família" de jatos, para começar a disputar nos diversos segmentos do mercado.
Inicialmente conhecido como Airbus A300B10, o A310 tem 13 seções a menos na fuselagem que o A300. Além disso, sua fuselagem traseira, asa, e arquitetura de cabine de comando (para dois tripulantes) são mais evoluídas.
O novo modelo realizaria seu primeiro vôo em abril de 1982, impulsionado por dois motores PW JT9D-7R4. Numa homenagem às duas clientes iniciais, o A310 fez sua estréia com a pintura da Swissair no lado esquerdo e da Lufthansa no direito.
A homologação foi emitida pelas autoridades francesas e alemãs em março de 1983, seguida pelas primeiras entregas. Era o início do avanço da Airbus no mercado mundial: o consórcio finalmente produzia uma família de jatos.
Tipo Avião comercial
Fabricante Airbus
Primeiro vôo Abril de 1982
Capacidade 202 passageiros
Comprimento 46,66 metros
Envergadura 43,9 metros
Altura 15,8 metros
Velocidade máxima 896 km/h
Altura máxima de vôo 12.192 metros
Peso máx. decolagem 138.600 kg
Motorização 2x PW JT9D-7R4D1
Alcance (MTOW) 6.800 km
Airbus A310-200
Comprimento (m): 46,66
Envergadura (m): 43,90
Altura (m): 15,80
Motores/Empuxo: 2x PW JT9D-7R4D1 (21.772kg)
Peso max. decol (kg): 138.600
Vel. cruzeiro: 896 km/h
MMO/VMO: .84
Alcance (km): 7.149
Tripulação técnica: 2
Passageiros: 202
Primeiro vôo: 1982
Encomendados: 85
Entregues: 85
Em operação: 73[72](Um caiu a 29/06/2009)
A Airbus desenvolveu uma versão melhorada do A310, incorporando tanques adicionais de combustível e cabine de comando com EFIS (mais tarde usada também no A300-600). O uso de materiais compostos na estrutura foi extensivo, sendo o primeiro avião a possuir partes da deriva em fibra de carbono.
Através destas melhorias, de refinamentos aerodinâmicos e da utilização de motores mais econômicos, a Airbus conseguiu aumentar o peso máximo de decolagem e o alcance. Foi também o primeiro avião a receber a certificação ETOPS.
Em pouco tempo o A310-300 tornou-se um sucesso de vendas, tanto entre empresas regulares quanto operadoras de vôos charter, sendo inclusive utilizado em missões para as quais não fora concebido originalmente.
Airbus A310-300
Comprimento (m): 46,66
Envergadura (m): 43,90
Altura (m): 15,80
Motores/Empuxo: 2x PW JT9-7R4E1 (22.680kg)
Peso max. decol (kg): 157.000
Vel. cruzeiro: 896 km/h
MMO/VMO: .84
Alcance (km): 8.223
Tripulação técnica: 2
Passageiros: 172
Primeiro vôo: 1984
Encomendados: 171
Entregues: 171
Em operação: 116
Acidentes de perdas totais: 9 com o total de 673 mortes.
Sequestros: 10 com o total de 5 fatalidades
31 de julho de 1992: Voo Thai Airways International 311 era um voo de Banguecoque para Catmandu. O A310-304 caiu na aproximação para Tribhuvan. Todas as 113 pessoas a bordo morreram.
23 de março de 1994 em Moscovo, um A310 da Aeroflot despenha-se. O Voo Aeroflot 593 descolou com rumo a Hong Kong no qual viajavam também os filhos do comandante. O avião despenha-se devido a uma criança de 15 anos que está ao comando e desliga acidentalmente o piloto automático. Essa criança é o filho do comandante que foi convidado a visitar o cockpit. Todas as pessoas a bordo morrem.
31 de março de 1995: Voo Tarom 371 caiu em Balotesti perto de Aeroporto Internacional Otopeni nas imediações de Bucareste depois do emperramento do manete de potência do motor estibordo seguido da falta de reação dos pilotos.
11 de dezembro de 1998: Voo Thai Airways International 261 caiu na Tailândia
30 de janeiro de 2000: Voo Kenya Airways 431 caiu no oceano Atlântico logo depois de decolar de Abidjan.
12 de julho de 2000: Voo Hapag-Lloyd 3378 caiu durante um pouso de emergência em Viena devido a falta de combustível.
9 de julho de 2006: Voo S7 Airlines 778, um Airbus A310-324 de Moscou com 196 passageiros e oito tripulantes, ultrapassou a pista em Irkutsk na Siberia, atravessou uma barreira de concreto e pegou fogo assim que bateu nos prédios. É reportado que 70 dos 204 passageiros a bordo sobreviveram, com 12 desaparecidos.
10 de junho de 2008: Voo Sudan Airways 109, um A310-300 de Amã com 203 passageiros e 11 tripulantes, desviou-se da pista depois de pousar em Aeroporto Internacional de Cartum com más condições meteorológicas. Logo depois fogo se alastrou pela asa direita da aeronave. É reportado em 12 de junho que 30 pessoas morreram com outras 6 desaparecidas.
30 de junho de 2009 nas imediações das ilhas Comores, um A310 da Yemenia Airway caiu matando 152 passageiros e deixando somente uma sobrevivente.
30 de junho de 2009, Voo Yemenia 626, um A310-300 voando de Sanaá (Iêmem) para Moroni (Comores) caiu no oceano Índico logo depois de chegar ao destino. O avião estava com 153 passageiros e tripulação; aparentemente houve somente uma sobrevivente, uma garota de 14 anos de idade.
Grato!
Victor
Menos de 10 anos após o primeiro vôo do A300, entrava em operação o seu irmão mais novo, o A310. Junto com o A310, nascia para a Airbus o conceito de "família" de jatos, para começar a disputar nos diversos segmentos do mercado.
Inicialmente conhecido como Airbus A300B10, o A310 tem 13 seções a menos na fuselagem que o A300. Além disso, sua fuselagem traseira, asa, e arquitetura de cabine de comando (para dois tripulantes) são mais evoluídas.
O novo modelo realizaria seu primeiro vôo em abril de 1982, impulsionado por dois motores PW JT9D-7R4. Numa homenagem às duas clientes iniciais, o A310 fez sua estréia com a pintura da Swissair no lado esquerdo e da Lufthansa no direito.
A homologação foi emitida pelas autoridades francesas e alemãs em março de 1983, seguida pelas primeiras entregas. Era o início do avanço da Airbus no mercado mundial: o consórcio finalmente produzia uma família de jatos.
Tipo Avião comercial
Fabricante Airbus
Primeiro vôo Abril de 1982
Capacidade 202 passageiros
Comprimento 46,66 metros
Envergadura 43,9 metros
Altura 15,8 metros
Velocidade máxima 896 km/h
Altura máxima de vôo 12.192 metros
Peso máx. decolagem 138.600 kg
Motorização 2x PW JT9D-7R4D1
Alcance (MTOW) 6.800 km
Airbus A310-200
Comprimento (m): 46,66
Envergadura (m): 43,90
Altura (m): 15,80
Motores/Empuxo: 2x PW JT9D-7R4D1 (21.772kg)
Peso max. decol (kg): 138.600
Vel. cruzeiro: 896 km/h
MMO/VMO: .84
Alcance (km): 7.149
Tripulação técnica: 2
Passageiros: 202
Primeiro vôo: 1982
Encomendados: 85
Entregues: 85
Em operação: 73[72](Um caiu a 29/06/2009)
A Airbus desenvolveu uma versão melhorada do A310, incorporando tanques adicionais de combustível e cabine de comando com EFIS (mais tarde usada também no A300-600). O uso de materiais compostos na estrutura foi extensivo, sendo o primeiro avião a possuir partes da deriva em fibra de carbono.
Através destas melhorias, de refinamentos aerodinâmicos e da utilização de motores mais econômicos, a Airbus conseguiu aumentar o peso máximo de decolagem e o alcance. Foi também o primeiro avião a receber a certificação ETOPS.
Em pouco tempo o A310-300 tornou-se um sucesso de vendas, tanto entre empresas regulares quanto operadoras de vôos charter, sendo inclusive utilizado em missões para as quais não fora concebido originalmente.
Airbus A310-300
Comprimento (m): 46,66
Envergadura (m): 43,90
Altura (m): 15,80
Motores/Empuxo: 2x PW JT9-7R4E1 (22.680kg)
Peso max. decol (kg): 157.000
Vel. cruzeiro: 896 km/h
MMO/VMO: .84
Alcance (km): 8.223
Tripulação técnica: 2
Passageiros: 172
Primeiro vôo: 1984
Encomendados: 171
Entregues: 171
Em operação: 116
Acidentes de perdas totais: 9 com o total de 673 mortes.
Sequestros: 10 com o total de 5 fatalidades
31 de julho de 1992: Voo Thai Airways International 311 era um voo de Banguecoque para Catmandu. O A310-304 caiu na aproximação para Tribhuvan. Todas as 113 pessoas a bordo morreram.
23 de março de 1994 em Moscovo, um A310 da Aeroflot despenha-se. O Voo Aeroflot 593 descolou com rumo a Hong Kong no qual viajavam também os filhos do comandante. O avião despenha-se devido a uma criança de 15 anos que está ao comando e desliga acidentalmente o piloto automático. Essa criança é o filho do comandante que foi convidado a visitar o cockpit. Todas as pessoas a bordo morrem.
31 de março de 1995: Voo Tarom 371 caiu em Balotesti perto de Aeroporto Internacional Otopeni nas imediações de Bucareste depois do emperramento do manete de potência do motor estibordo seguido da falta de reação dos pilotos.
11 de dezembro de 1998: Voo Thai Airways International 261 caiu na Tailândia
30 de janeiro de 2000: Voo Kenya Airways 431 caiu no oceano Atlântico logo depois de decolar de Abidjan.
12 de julho de 2000: Voo Hapag-Lloyd 3378 caiu durante um pouso de emergência em Viena devido a falta de combustível.
9 de julho de 2006: Voo S7 Airlines 778, um Airbus A310-324 de Moscou com 196 passageiros e oito tripulantes, ultrapassou a pista em Irkutsk na Siberia, atravessou uma barreira de concreto e pegou fogo assim que bateu nos prédios. É reportado que 70 dos 204 passageiros a bordo sobreviveram, com 12 desaparecidos.
10 de junho de 2008: Voo Sudan Airways 109, um A310-300 de Amã com 203 passageiros e 11 tripulantes, desviou-se da pista depois de pousar em Aeroporto Internacional de Cartum com más condições meteorológicas. Logo depois fogo se alastrou pela asa direita da aeronave. É reportado em 12 de junho que 30 pessoas morreram com outras 6 desaparecidas.
30 de junho de 2009 nas imediações das ilhas Comores, um A310 da Yemenia Airway caiu matando 152 passageiros e deixando somente uma sobrevivente.
30 de junho de 2009, Voo Yemenia 626, um A310-300 voando de Sanaá (Iêmem) para Moroni (Comores) caiu no oceano Índico logo depois de chegar ao destino. O avião estava com 153 passageiros e tripulação; aparentemente houve somente uma sobrevivente, uma garota de 14 anos de idade.
Grato!
Victor
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"Não se espante com a altura do vôo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar ."
Santos Dumot
vic1510tor- Major
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Inscrito em : 12/01/2011
Mensagens : 365
Reputação : 10
Idade : 26
Simulador preferido : XPlane 11
Nacionalidade :
Re: Airbus 310
Gosto muito tambem do A310, acho ate mais bonito que o A300 mas nunca voei nele, gostaria de voar pois a versões encurtadas sempre são muito interessantes.
_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 42
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade :
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