Boeing 707
+11
el_lopes
andre_sp
José Augusto Lima
Winicius
Frysis
Alvega
Edenio Rodrigues
Bocate
G.Friedrich
Alexandre da Silva
Amilckar
15 participantes
Página 1 de 1
Boeing 707
B O E I N G 7 0 7
www.airliners.net/aviation-photos/middle/3/3/9/0325933.jpg" alt="" />
www.airliners.net/aviation-photos/middle/3/3/9/0325933.jpg" alt="" />
Em 30 de Agosto de 1952, a Boeing anunciou a decisão de construir uma nova aeronave transcontinental, com 4 turbinas, e investimentos, à época, de US$ 16 milhões.
O protótipo do Boeing 707, batizado de 367-80 (e apelidado de Dash 80), voou pela primeira vez em 15 de Julho de 1954, num vôo de testes, partindo de Renton Field, ao sul de Seattle. As quatro turbinas na versão original eram da marca Pratt & Whitney JT3. O primeiro vôo oficial durou 3h48m à uma velocidade de 612 milhas por hora (aproximadamente 984 km/hora), entre Seattle e Baltimore.
www.airliners.net/aviation-photos/middle/8/3/4/1158438.jpg" alt="" />
Durante os primeiros anos, essa primeira aeronave voou aproximadamente 3.000 horas, em vôos de demonstração para pilotos, investidores, militares, governantes e executivos de empresas aéreas. O primeiro vôo comercial foi efetuado pela, já extinta e poderosa empresa norte-americana, Pan American (Pan Am), no dia 26 de Outubro de 1958, entre Nova York e Paris. A versão era da série 707-120. Rapidamente diversas outras empresas adquiriram essa aeronave de enorme sucesso em todo o mundo, encurtando distâncias em longos vôos transatlânticos, agora sem escalas na maioria deles.
Uma série derivada dessa aeronave foi batizada de Boeing 720, um pouco menor, mais rápida, mas que não obteve o mesmo sucesso e o projeto foi abandonado logo a seguir, com algumas aeronaves desse modelo em serviço comercial regular.
Posteriormente (Outubro/59) foi lançada uma versão um pouco maior, mais adaptada aos longos vôos, batizada de Boeing 707-320B ou C Intercontinental, com capacidade para 23.000 galões de combustível e 141 assentos, incluindo primeira classe. (A versão 120 da Pan Am tinha capacidade para 15.000 galões de combustível e portanto, menor autonomia de vôo). O consumo era de 7.500 litros/hora e a tripulação era composta por 10 pessoas. Posteriormente sua capacidade foi aumentada para 144 e depois para 189 passageiros (classe única).
Foram feitas algumas séries derivadas do original, adaptados para uso militar (cerca de 820 deles, batizados de KC/C-135, utilizados pela Força Aérea Norte-Americana), para uso governamental (cerca de 03 B-707.120 e 02 B-707.320B, designados de V-137 para uso oficial do governo dos Estados Unidos) e privado.
Em Maio de 1991, foi suspensa a produção dessa aeronave,somando 1.010 unidades produzidas para uso comercial (fora as de uso militar, governamental e outras especialmente adaptados - AWACS, executivas, dentre outras).
No Brasil, a maior operadora foi a VARIG, que chegou a possuir 17 (dezessete) delas em voos para a Europa, Estados Unidos, Japão, África e América do Sul. Uma delas se acidentou no vôo Rio de Janeiro-Paris, matando centenas de passageiros, quando caiu a poucos quilômetros da pista do aeroporto de Orly (Paris).
Além da VARIG, a TransBrasil, SAVA S.A. e outras empresas regionais operaram essa aeronave em vôos de carga aérea paletizada, em razão de sua grande capacidade (aproximadamente 43 toneladas e 12 pallets). O consumo médio do modelo 320, com motores de geração anterior, chega a 7.800 litros/hora de vôo. As versões mais novas e adaptadas com turbinas de terceira geração, consumiam menos e faziam menor ruído. Ainda existem várias em uso comercial (na África e Ásia) e cargueiro (em todo o mundo).
Curiosidades
O ator John Travolta possui um Boeing 707.
O astro de “Embalos de Sábado à Noite”, de 55 anos, viajou da Flórida para Porto Príncipe na noite de segunda-feira, dia 25, com seis toneladas de rações militares prontas para serem ingeridas e médicos para ajudar os sobreviventes do devastador terremoto que sacudiu o Haiti no dia 12 de janeiro.
- Sua operação é vetada na maioria dos aeroportos do primeiro mundo, pelo alto nível de ruído.
- A primeira operadora no Brasil foi a Varig, que o fez seu principal avião nas rotas internacionais, até a chegada dos DC-10. Também com um 707, a empresa brasileira protagonizou um dos maiores mistérios da aviação mundial: em 1979, o PP-VLU decolou de Tokio com destino a Los Angeles. Desapareceu minutos depois, sem deixar rastros.
Especificações | Boeing 707-120 (Dash 80) - 1954 | Boeing 707-320B |
Comprimento total | 39,6 m | 46,6 m |
Peso máximo de decolagem | 86.184 Kgs | 152.400 Kgs |
Velocidade máxima | 885 km/h | 977 km/hora |
Raio de ação | 5.681 km | 9.913 km |
Teto máximo de vôo | 13.106 m | 10.973 m |
Turbinas - Empuxo máximo | JT3 - 10.000 kgs.cada | JT3D - 18.000 kgs.cada |
Passageiros | 140 em classe única | 141 com 1ª classe e 189 em classe única |
Imagem: Google
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: Boeing 707
Muito boa a história do 707, principalmente está sobre o desaparecimento do PP-VLU. Azarado o comandante que tinha se envolvido em outro desastre em Orly na França !
Parabéns Amilckar
Parabéns Amilckar
_________________
Placa Mãe: GIGABYTE B650M K / Processador: Ryzen 5 7600X 4.70 Ghz - Memória Ram: 32 GBs 2X16 Fury Beast DDR5 - Placa de Video: NVidia RTX 3080 SG Galax 12GBs DDR6 / Fonte: Aerocool 1500W
Alexandre da Silva- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6983
Reputação : 622
Idade : 35
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade :
Re: Boeing 707
O 707 é um lindo avião, a historia dele é tão gloriosa como ele, pena não ter nascido na epoca que ele era o principal equipamento das cias. aereas, mas mesmo assim quando muito criança me lembro de ver poucos 707 no Galeão, me lembro deles nas cores da Varig, Transbrasil, Avianca, LAP (usava um DC-8 tambem) e senão me engano da Iraqi Airways.
Segundo meu pai, voamos uma vez para Belem em um 707 da TBA, não lembro muito coisa, apenas que foi um voo a noite e com muitas escalas.
Segundo meu pai, voamos uma vez para Belem em um 707 da TBA, não lembro muito coisa, apenas que foi um voo a noite e com muitas escalas.
_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 42
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade :
Re: Boeing 707
Muito boa essa história do 707, e era um belo avioão.
E para quem quiser saber um pouco mais sobre o PP-VLU, segue o link.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_Varig_PP-VLU
Abraços.
Última edição por Bocate em Qua 04 maio 2011, 15:11, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentando conteudo.)
Bocate- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 14/07/2010
Mensagens : 977
Reputação : 81
Idade : 44
Simulador preferido : FSX / Prepar3D
Emprego/lazer : Transporte de Cargas - Aereo e Rodoviario
Nacionalidade :
Re: Boeing 707
Assim como o John Travolta, tambem tenho o fantastico B 707 CS, o melhor dos melhores, , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Boeing 707
Muito bom tópico, Amilckar.
Um dos meus aviões preferidos.
Um dos meus aviões preferidos.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Boeing 707
Gostei da História, muito bom Como disse o Alvega também gosto muito dele
_________________
Frysis- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 05/07/2010
Mensagens : 897
Reputação : 20
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Spotter
Nacionalidade :
Re: Boeing 707
Achei curiosa a primeira foto, a do cockpit. Tem até CDU do FMS. Pera aí, 707 com FMS???
_________________
Winicius- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 945
Reputação : 28
Idade : 36
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : CEF
Nacionalidade :
Re: Boeing 707
Winicius escreveu:Achei curiosa a primeira foto, a do cockpit. Tem até CDU do FMS. Pera aí, 707 com FMS???
Da uma olhada nesse link: http://globaljetpainting.com/gallery
Ou se preferir tem esses aqui:
Ou esse outro link: http://www.airliners.net/photo/JAT---Yugoslav/Boeing-707-340C/0190177/L/
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: Boeing 707
Inventor escreveu:Assim como o John Travolta, tambem tenho o fantastico B 707 CS, o melhor dos melhores, , abraços
São dois....
Re: Boeing 707
Já havia lido antes, mas só agora comentei: excelente tópico, Amilckar
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1272
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Jacsantana- Brigadeiro
-
Inscrito em : 12/05/2008
Mensagens : 2735
Reputação : 143
Idade : 83
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Capitão da Marinha Mercante, Comandante dos Bombeiros Voluntários / FS - Desporto apropriado à idade :-)
Nacionalidade :
Nilo- Brigadeiro
-
Inscrito em : 13/12/2009
Mensagens : 2932
Reputação : 287
Idade : 55
Simulador preferido : FSX - X-Plane11
Emprego/lazer : Bancário/Fotografia e Futebol
Nacionalidade :
Re: Boeing 707
Muito bacana esse post, parabéns!!
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 55
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
Re: Boeing 707
Belo post, como sempre Amilckar...
Não conhecia está história do PP-VLU, bem intrigante, sem pistas até hoje???
Não conhecia está história do PP-VLU, bem intrigante, sem pistas até hoje???
_________________
"Todo mundo sabe qual a definição de um bom pouso: é quando você pode sair dele caminhando. Mas pouca gente sabe a definição de um ótimo pouso: é quando, além disso, você pode usar o avião outra vez."
tcsilva- Capitão
-
Inscrito em : 25/02/2011
Mensagens : 191
Reputação : 10
Idade : 41
Emprego/lazer : Técnico Segurança Trabalho
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Boeing 777
» Boeing 747 overtaking a Boeing 737 over Bagdad
» [Internacional] Airbus x Boeing - Airbus e Boeing trocam farpas em anúncios
» Boeing C17-A
» Boeing 757
» Boeing 747 overtaking a Boeing 737 over Bagdad
» [Internacional] Airbus x Boeing - Airbus e Boeing trocam farpas em anúncios
» Boeing C17-A
» Boeing 757
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos