Decolagem com speed brake
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Decolagem com speed brake
Alguém sabe me explicar o porque do speed brake aberto?
Good week
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Teeo- Banido
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Re: Decolagem com speed brake
isto não é speed brake isto é complemento do aileron para ter mais eficiencia no comando
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Casanova- Banido
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Re: Decolagem com speed brake
Então usei o nome speed brake pois na alavanca que se aciona os spoilers esta escrito speed brake, grato por esclarecerem minha dúvida.
Teeo- Banido
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Re: Decolagem com speed brake
O cara tem que ser muito macho pra decolar com essas condições
Bellarde- Segundo-Tenente
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Re: Decolagem com speed brake
Que tempo mais fdp, se eu to dentro desse avião e já tinha me borrado todo.
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A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich- Tenente-Coronel
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Re: Decolagem com speed brake
Caramba!! Que garoa heim!! kkk
Só um Boeing pra decolar com um tempo desses!!
Ah! Tripulação competente também conta!!
Mas se eu fosse um passageiro, com certeza, teria que jogar a cueca fora... Kct!!
Abraços!!
Só um Boeing pra decolar com um tempo desses!!
Ah! Tripulação competente também conta!!
Mas se eu fosse um passageiro, com certeza, teria que jogar a cueca fora... Kct!!
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Augusto Sposito- Banido
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Re: Decolagem com speed brake
Casanova escreveu:isto não é speed brake isto é complemento do aileron para ter mais eficiencia no comando
E Qual seria o nome desta superfície?
Para mim também pareceu ser o Spoiler aberto, agora, como ele poderia compensar o vento?
Ele batendo ali na superfície vai diminuir a velocidade da aeronave e ela precisará de mais potência para sair do chão? ou é possível controlar os spoilers separadamente?
Re: Decolagem com speed brake
O Spoiler não estava acionado...
Já que no 767, e em outras aeronaves, o spoiler fecha automaticamente quando dado potência aos motores...
Eles podem se abrir em voo para auxiliar em uma curva, por exemplo...
Mas somente parte deles... Não o conjunto todo...
Pode ser que ele estava já puxando para a esquerda pra compensar o vento...
Com certeza o Spoiler não é...
Já que no 767, e em outras aeronaves, o spoiler fecha automaticamente quando dado potência aos motores...
Eles podem se abrir em voo para auxiliar em uma curva, por exemplo...
Mas somente parte deles... Não o conjunto todo...
Pode ser que ele estava já puxando para a esquerda pra compensar o vento...
Com certeza o Spoiler não é...
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Augusto Sposito- Banido
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Re: Decolagem com speed brake
Uau... o piloto manteve o manche virado a esquerda durante toda a decolagem praticamente pra compensar o vento lateral. Com certeza a tripulção sabia o que estava fazendo, não é qualquer piloto que decola com uma condição dessa.
cafejava- Tenente-Coronel
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el_lopes- Major-Brigadeiro
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Re: Decolagem com speed brake
Flight Detentats ou algo parecido o nome, mas não tenho como ter certeza
mahmatias- Major
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Re: Decolagem com speed brake
Neste caso o nome que se dá é spoilerons, pois podem ser usados assimetricamente.
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Artur Santos
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Re: Decolagem com speed brake
O B767 é valente mesmo.
Olhar as superfícies de voo atuar daquela maneira foi show...
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Bayma- Tenente-Coronel
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Re: Decolagem com speed brake
Não consegui visualizar a imagem por culpa do firewall, mas consegui mentalizar a foto pelos comentários.
Todos sabemos que o spoiler praticamente corta a sustentação da asa. E sabemos também que os spoilers se abrem numa angulação menor quando o manche é comandando acima de uma determinada angulação para auxiliar na curva durante o voo.
Ou seja, você vira o manche para a esquerda abruptamente e então o aileron do lado esquerdo vai subir juntamente com o spoileron. Tanto o aileron quanto o spoileron subindo diminui a sustentação da asa e então ela desce, enquanto na asa do outro lado acontece o contrário (nesse caso apenas o aileron se move pois o spoileron se move apenas para cima) e a asa sobe.
Bom, esse rodeio todo pra explicar o provavel motivo do piloto ter comandando o manche para o LADO DO VENTO.
Na corrida para decolagem a asa que está recebendo o vento cruzado diretamente vai ter sustentação antes da outra asa e consequentemente próximo da VR a asa que recebe o vento vai querer subir enquanto a outra asa ainda não conseguiu ter sustentação suficiente. Para evitar que isso ocorra repentinamente o piloto comanda o manche para o lado do vento aumentando o arrasto buscando a sustentação igual nas duas asas.
Não precisa nem dizer que exige bastante perícia para fazer essa manobra.
Todos sabemos que o spoiler praticamente corta a sustentação da asa. E sabemos também que os spoilers se abrem numa angulação menor quando o manche é comandando acima de uma determinada angulação para auxiliar na curva durante o voo.
Ou seja, você vira o manche para a esquerda abruptamente e então o aileron do lado esquerdo vai subir juntamente com o spoileron. Tanto o aileron quanto o spoileron subindo diminui a sustentação da asa e então ela desce, enquanto na asa do outro lado acontece o contrário (nesse caso apenas o aileron se move pois o spoileron se move apenas para cima) e a asa sobe.
Bom, esse rodeio todo pra explicar o provavel motivo do piloto ter comandando o manche para o LADO DO VENTO.
Na corrida para decolagem a asa que está recebendo o vento cruzado diretamente vai ter sustentação antes da outra asa e consequentemente próximo da VR a asa que recebe o vento vai querer subir enquanto a outra asa ainda não conseguiu ter sustentação suficiente. Para evitar que isso ocorra repentinamente o piloto comanda o manche para o lado do vento aumentando o arrasto buscando a sustentação igual nas duas asas.
Não precisa nem dizer que exige bastante perícia para fazer essa manobra.
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Duley- Major-Brigadeiro
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Re: Decolagem com speed brake
Agora eu assisti.
Não havia mentalizado a chuva portanto outra explicação plausível pode ser a seguinte:
como pude observar, a pista está praticamente contaminada de tão molhada, então para evitar uma aquaplanagem durante a corrida, o piloto abriu os dois spoilers para assentar a aeronave na pista aumentando o contato dos pneus a medida que o avião ganha velocidade devido as cargas aerodinâmicas.
Não havia mentalizado a chuva portanto outra explicação plausível pode ser a seguinte:
como pude observar, a pista está praticamente contaminada de tão molhada, então para evitar uma aquaplanagem durante a corrida, o piloto abriu os dois spoilers para assentar a aeronave na pista aumentando o contato dos pneus a medida que o avião ganha velocidade devido as cargas aerodinâmicas.
Duley- Major-Brigadeiro
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Re: Decolagem com speed brake
Duley escreveu:Agora eu assisti.
Não havia mentalizado a chuva portanto outra explicação plausível pode ser a seguinte:
como pude observar, a pista está praticamente contaminada de tão molhada, então para evitar uma aquaplanagem durante a corrida, o piloto abriu os dois spoilers para assentar a aeronave na pista aumentando o contato dos pneus a medida que o avião ganha velocidade devido as cargas aerodinâmicas.
Onde na face da terra, um louco iria decolar com os Spoilers abertos???????????
Blz, vc cola o avião no chão, e ae pega a próxima saída para a auto estrada...
Augusto Sposito- Banido
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Re: Decolagem com speed brake
Bom Augusto, não sou apenas eu digitando essa "loucura". O vídeo comprova isso.
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Duley- Major-Brigadeiro
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Re: Decolagem com speed brake
Duley escreveu:Bom Augusto, não sou apenas eu digitando essa "loucura". O vídeo comprova isso.
O vídeo mostra parte dos spoiler, da asa esquerda, abertos.
Mostrando assim que o comandante está com o manche a esquerda, para compensar o vento.
Não estando em momento algum com o Spoiler acionado.
Não existe possibilidade de acionar os spoilers com as manetes de potência fora da posição Idle.
Augusto Sposito- Banido
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Re: Decolagem com speed brake
Só para comparar, observe o spoiler acionado na hora do pouso...
https://www.youtube.com/watch?v=V5GUPRQ0WJA
E compare com o vídeo da decolagem...
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E compare com o vídeo da decolagem...
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Augusto Sposito- Banido
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Re: Decolagem com speed brake
Eu entendi o seu posicionamento e não tenho dúvidas sobre.
O que eu não sei é se existe a possibilidade de deixar o spoiler na posição FLIGHT DETENT com potência aplicada, pois essa é a posição máxima permitida em voo e que é também a posição máxima que o spoileron abre quando você vira o manche no batente. Por isso a minha suposição sobre a decolagem com spoiler aplicado na posição FLIGHT DETENT.
Sua suposição é a mesma que fiz na página anterior e certamente é a mais plausível.
Ela está entre as técnicas de decolagem com ventos cruzados. Algumas que me lembro na ordem são:
- Aplicar potência lentamente para evitar stall de compressor
- Ligeira pressão no manche para picar
- Aileron para o vento.
- Evitar o tiller até passar a velocidade de taxi
- Rotate lentamente para evitar tailstrike
O que eu não sei é se existe a possibilidade de deixar o spoiler na posição FLIGHT DETENT com potência aplicada, pois essa é a posição máxima permitida em voo e que é também a posição máxima que o spoileron abre quando você vira o manche no batente. Por isso a minha suposição sobre a decolagem com spoiler aplicado na posição FLIGHT DETENT.
Sua suposição é a mesma que fiz na página anterior e certamente é a mais plausível.
Ela está entre as técnicas de decolagem com ventos cruzados. Algumas que me lembro na ordem são:
- Aplicar potência lentamente para evitar stall de compressor
- Ligeira pressão no manche para picar
- Aileron para o vento.
- Evitar o tiller até passar a velocidade de taxi
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Duley- Major-Brigadeiro
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Re: Decolagem com speed brake
Blz!! Ae chegamos no ponto certo....
Forte abraço!!
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Augusto Sposito- Banido
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Re: Decolagem com speed brake
Duley escreveu:Não consegui visualizar a imagem por culpa do firewall, mas consegui mentalizar a foto pelos comentários.
Todos sabemos que o spoiler praticamente corta a sustentação da asa. E sabemos também que os spoilers se abrem numa angulação menor quando o manche é comandando acima de uma determinada angulação para auxiliar na curva durante o voo.
Ou seja, você vira o manche para a esquerda abruptamente e então o aileron do lado esquerdo vai subir juntamente com o spoileron. Tanto o aileron quanto o spoileron subindo diminui a sustentação da asa e então ela desce, enquanto na asa do outro lado acontece o contrário (nesse caso apenas o aileron se move pois o spoileron se move apenas para cima) e a asa sobe.
Bom, esse rodeio todo pra explicar o provavel motivo do piloto ter comandando o manche para o LADO DO VENTO.
Na corrida para decolagem a asa que está recebendo o vento cruzado diretamente vai ter sustentação antes da outra asa e consequentemente próximo da VR a asa que recebe o vento vai querer subir enquanto a outra asa ainda não conseguiu ter sustentação suficiente. Para evitar que isso ocorra repentinamente o piloto comanda o manche para o lado do vento aumentando o arrasto buscando a sustentação igual nas duas asas.
Não precisa nem dizer que exige bastante perícia para fazer essa manobra.
Que aula!
Explicou com tanta didática que pareceu até fácil a manobra do pilot flying!
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