Boeing 307 Stratoliner
5 participantes
Página 1 de 1
Boeing 307 Stratoliner
Boeing 307 Stratoliner
Saído das oficinas da Boeing em 1937, o modelo 307, também denominado Stratoliner, possuía numerosas afinidades com o famoso B-17 Flying Fortress da mesma empresa.
Ao contrário daquele, porém, um enorme e desagradável bombardeiro, o 307 foi concebido como um pequeno e confortável avião comercial com capacidade para 33 passageiros. Este conforto advinha-lhe não só do facto do seu interior ser pressurizado, permitindo-lhe voar a grandes altitudes, acima das turbulências, mas também da forma cilíndrica da fuselagem responsável pelo generoso espaço interior. Pode dizer-se que o 307 estabeleceu os padrões dos modernos aviões de carreira: um quadrimotor pressurizado com uma tripulação de cinco membros, entre os quais um engenheiro de voo.
www.airliners.net/aviation-photos/middle/5/8/1/1329185.jpg" style="width: 640px;height: 443px" alt="" />
O Boeing 307 Stratoliner foi a primeira aeronave de transporte comercial com uma cabine pressurizada. Esse recurso permitiu que o avião realizasse cruzeiros a uma altitude de 20.000 pés (6.000m), bem acima das perturbações atmosféricas.
O modelo 307 tinha capacidade para cinco tripulantes e 33 passageiros. A cabina era de quase 12 pés de diâmetro. Foi o primeiro avião a fim de incluir um engenheiro de vôo como um membro da tripulação.
Tinham sido construídos 10 exemplares deste modelo quando rebentou a 2ª guerra mundial, pelo que a produção cessou e todos os esforços se passaram a concentrar nos modelos militares, como o B-17.
O excêntrico milionário Howard Hughes adquiriu um dos que pertenciam à frota da TWA e transformou-o no primeiro transporte aéreo executivo.
O magistral desenho do seu interior ficou a cargo do designer industrial Raymond Loewy, com sugestões da actriz Rita Hayworth, diz-se... Hoje em dia resta apenas um exemplar deste soberbo avião, totalmente restaurado, no National Air & Space Museum.
Características Gerais
Desempenho
Curiosidade
Melhor que reciclar é inventar um novo uso para coisas tão obsoletas que teriam como destino certo o desmanche. Um bom exemplo de “pre-ciclar” é o navio “Cosmic Muffin”, construído a partir da fuselagem de um Boeing 307 Stratoliner.
A fuselagem do Cosmic Muffin foi resgatada de uma pilha de sucata pelo piloto Kenneth London, em 1969. Sem conseguir fazer o avião voltar a voar, ele simplesmente cortou as asas e a cauda do aparelho, e gastou quatro anos para transformá-lo num barco, que ganhou o nome de “Londonaire”.
Em 1981, a bizarra embarcação sofreu nova reforma e foi comprado pelo empresário Dave Drimmer. Desde então, Cosmic Muffin leva turistas a passeios pelas águas de Fort Lauderdale.
Fontes : obviousmag.org / wikipedia.org
Imagens: google.com.br
Saído das oficinas da Boeing em 1937, o modelo 307, também denominado Stratoliner, possuía numerosas afinidades com o famoso B-17 Flying Fortress da mesma empresa.
Ao contrário daquele, porém, um enorme e desagradável bombardeiro, o 307 foi concebido como um pequeno e confortável avião comercial com capacidade para 33 passageiros. Este conforto advinha-lhe não só do facto do seu interior ser pressurizado, permitindo-lhe voar a grandes altitudes, acima das turbulências, mas também da forma cilíndrica da fuselagem responsável pelo generoso espaço interior. Pode dizer-se que o 307 estabeleceu os padrões dos modernos aviões de carreira: um quadrimotor pressurizado com uma tripulação de cinco membros, entre os quais um engenheiro de voo.
www.airliners.net/aviation-photos/middle/5/8/1/1329185.jpg" style="width: 640px;height: 443px" alt="" />
O Boeing 307 Stratoliner foi a primeira aeronave de transporte comercial com uma cabine pressurizada. Esse recurso permitiu que o avião realizasse cruzeiros a uma altitude de 20.000 pés (6.000m), bem acima das perturbações atmosféricas.
O modelo 307 tinha capacidade para cinco tripulantes e 33 passageiros. A cabina era de quase 12 pés de diâmetro. Foi o primeiro avião a fim de incluir um engenheiro de vôo como um membro da tripulação.
Tinham sido construídos 10 exemplares deste modelo quando rebentou a 2ª guerra mundial, pelo que a produção cessou e todos os esforços se passaram a concentrar nos modelos militares, como o B-17.
O excêntrico milionário Howard Hughes adquiriu um dos que pertenciam à frota da TWA e transformou-o no primeiro transporte aéreo executivo.
O magistral desenho do seu interior ficou a cargo do designer industrial Raymond Loewy, com sugestões da actriz Rita Hayworth, diz-se... Hoje em dia resta apenas um exemplar deste soberbo avião, totalmente restaurado, no National Air & Space Museum.
Características Gerais
- Tripulação: 5, incluindo dois pilotos e engenheiro de vôo
- Capacidade: 33 passageiros
- Comprimento: 74 ft (22,66 m)
- Altura: 20 ft (6,34 m)
- Área das Asas: 1.486 ft ² (138,0 m²)
- Peso Vazio: 30.000 libras (13.608 kg)
- Peso Máximo: 42.000 libras (19.050 kg)
- Motores: 4 × Wright GR-1820 radiais, 900 cv (671 kW) cada
Desempenho
- Velocidade máxima: 222 mph (357 km / h)
- Alcance: 2.390 milhas (3.846 km)
- Limite máximo de serviço 26.200 pés (7.985 m)
- Carga na Asa: 28 lb / ft ² (138 kg / m²)
- Potência / Massa: 0,09 hp / lb (140 W / kg)
Curiosidade
Melhor que reciclar é inventar um novo uso para coisas tão obsoletas que teriam como destino certo o desmanche. Um bom exemplo de “pre-ciclar” é o navio “Cosmic Muffin”, construído a partir da fuselagem de um Boeing 307 Stratoliner.
A fuselagem do Cosmic Muffin foi resgatada de uma pilha de sucata pelo piloto Kenneth London, em 1969. Sem conseguir fazer o avião voltar a voar, ele simplesmente cortou as asas e a cauda do aparelho, e gastou quatro anos para transformá-lo num barco, que ganhou o nome de “Londonaire”.
Em 1981, a bizarra embarcação sofreu nova reforma e foi comprado pelo empresário Dave Drimmer. Desde então, Cosmic Muffin leva turistas a passeios pelas águas de Fort Lauderdale.
Fontes : obviousmag.org / wikipedia.org
Imagens: google.com.br
Última edição por Amilckar em Qua 23 Fev 2011, 17:36, editado 1 vez(es)
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: Boeing 307 Stratoliner
Excelente tópico, Amilckar.
Beleza de avião.
Gostei do "Cosmic Muffin" também.
Beleza de avião.
Gostei do "Cosmic Muffin" também.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Boeing 307 Stratoliner
Excelente post Amilckar
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Re: Boeing 307 Stratoliner
Obrigado Amilckar, como sempre pesquisa com informações de alta qualidade, enriquecendo cada vez mais o valioso acervo da nossa VV, abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Boeing 307 Stratoliner
» [Internacional] Boeing entrega 50° avião cargueiro convertido Boeing 747-400BCF
» Boeing 747 overtaking a Boeing 737 over Bagdad
» [Internacional] Airbus x Boeing - Airbus e Boeing trocam farpas em anúncios
» Boeing 737-800 Std X 737-800 SFP
» [Internacional] Boeing entrega 50° avião cargueiro convertido Boeing 747-400BCF
» Boeing 747 overtaking a Boeing 737 over Bagdad
» [Internacional] Airbus x Boeing - Airbus e Boeing trocam farpas em anúncios
» Boeing 737-800 Std X 737-800 SFP
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos