Combustíveis nos grandes aeroportos? Como funciona?
5 participantes
Página 1 de 1
Combustíveis nos grandes aeroportos? Como funciona?
Amigos,
Sempre me coloquei a pensar como funciona o abastecimento nos grandes aeroportos?
Tomo como exemplo o Aeroporto de Guarulhos. Como as operadoras de combustível fazem para manter o abastecimento já que são milhares de toneladas todos os dias?
Outra curiosidade é: Como é gerado o pagamento? Das CIAS para o aeroporto ou direto com a distribuidora?
Abraços e gostaria de discutir à cerca deste assunto.
Sempre me coloquei a pensar como funciona o abastecimento nos grandes aeroportos?
Tomo como exemplo o Aeroporto de Guarulhos. Como as operadoras de combustível fazem para manter o abastecimento já que são milhares de toneladas todos os dias?
Outra curiosidade é: Como é gerado o pagamento? Das CIAS para o aeroporto ou direto com a distribuidora?
Abraços e gostaria de discutir à cerca deste assunto.
_________________
Ryzen 5 3600 | Asus Prime B450M | RX 5700XT 8G Sapphire Nitro+ | 16Gb Vulkan T-Force DDR4 3000 | WaterCooler ML120L V2 | TV Samsung TU7020 43' 4K | Win10 Pro 64 | Case Redragon Grimlock
Ultra- Brigadeiro
-
Inscrito em : 06/03/2010
Mensagens : 2238
Reputação : 411
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Combustíveis nos grandes aeroportos? Como funciona?
Ultra escreveu:Amigos,
Sempre me coloquei a pensar como funciona o abastecimento nos grandes aeroportos?
Tomo como exemplo o Aeroporto de Guarulhos. Como as operadoras de combustível fazem para manter o abastecimento já que são milhares de toneladas todos os dias?
Outra curiosidade é: Como é gerado o pagamento? Das CIAS para o aeroporto ou direto com a distribuidora?
Abraços e gostaria de discutir à cerca deste assunto.
Posso citar da parte que conheço, aviação geral, deve ser bem parecido ou idêntico às cias...
No Bacacheri temos somente a Shell no momento. Quando é solicitado o abastecimento o caminhão vai até a aeronave, abastece o solicitado e depois o abastecedor lança em um computador de mão que fica fixo no caminhão os dados necessários: Matrícula, quantidade e tipo de combustível, etc. Ele também pode colocar o numero do aeroclass, programa de pontos da shell, do proprietário/operador e do mecanico. Feito isto é gerado uma nota e o piloto assina. Todas as aeronaves da escola que trabalho possuem um cartão de abastecimento fornecido pelas empresas. Assim basta o abastecedor colocar o prefixo que a Shell, por exemplo, vai saber qual o endereço de cobrança e demais dados. Acredito que no fim do mês ou período semelhante vem a bagatela a ser paga.
Aqui o reabastecimento da empresa é feito por caminhões-tanque mesmo, fico lhe devendo quantos são necessários por mês. Posso até perguntar pro pessoal qualquer dia.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Combustíveis nos grandes aeroportos? Como funciona?
Legal Stavis.
Foi isso que eu pensei.
Deve seguir os mesmos moldes da aviação comercial. O que me deixa curioso é como deve ser feito o reabastecimento de um volume tão grande de combustível com no caso, em aeroporto de grande porte?
Obrigado.
Foi isso que eu pensei.
Deve seguir os mesmos moldes da aviação comercial. O que me deixa curioso é como deve ser feito o reabastecimento de um volume tão grande de combustível com no caso, em aeroporto de grande porte?
Obrigado.
_________________
Ryzen 5 3600 | Asus Prime B450M | RX 5700XT 8G Sapphire Nitro+ | 16Gb Vulkan T-Force DDR4 3000 | WaterCooler ML120L V2 | TV Samsung TU7020 43' 4K | Win10 Pro 64 | Case Redragon Grimlock
Ultra- Brigadeiro
-
Inscrito em : 06/03/2010
Mensagens : 2238
Reputação : 411
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Combustíveis nos grandes aeroportos? Como funciona?
Ultra,
aeroportos de maior porte possuem reservatórios próprios. Reservatórios iguais que as distribuidoras de combustíveis possuem próximos as grandes refinarias. São tanques imensos, podendo armazenar até 350 metros cúbicos.
Para encher estes tanques, ou o combustível chega através de caminhões ou é bombeado através de dutos diretamente da refinaria até os reservatórios. Não sei dizer como é em cada um dos grandes aeroportos brasileiros. Mas sei que em Confins, tudo é feito por caminhão. Os caminhões trafegam entre Betim e Confins (um trajeto de 57km) o dia inteiro, sem parar, pra manter os tanques num nível adequado. Inclusive, alguns anos atrás, por um motivo que não me lembro, o aeroporto de Brasília também teve que ser abastecido, temporariamente, pelo combustível que saia de Betim. Um trajeto de quase 750Km.
Já dos tanques pros aviões, existem duas formas. Também não sei dizer como é em cada um dos aeroportos no Brasil. Uma forma é através de caminhões tanques. O caminhão transporta e bombeia o combustível pro avião. Outra forma, é através de dutos subterrâneos pelo aeroporto. Neste caso, o caminhão possui apenas uma bomba e uma mangueira. O caminhão conecta a mangueira num bocal no chão, "suga" o combustível da rede subterrânea e bombeia pro avião.
Quanto ao faturamento, segue o que o Stavis falou, com pequenas diferenças pras empresas aéreas. As empresas possuem uma conta junto as empresas de combustível e cada abastecimento é computado pelo sistema interno do caminhão e logo no fim, é gerado um documento (CEPA se não me engana) e uma das vias fica com a equipe de manutenção. Normalmente a equipe de manutenção envia estas CEPAs pro setor que administra as cobranças e pagamentos de combustível, para que seja feita a conferencia entre a cobrança e as CEPAs e para que elas fiquem armazenadas. Acho que existe um prazo que elas devem ser guardadas e não vou me lembrar por quanto tempo. É uma papelada sem fim. Mas estes abastecimentos são valores extremamente elevados, correspondem a cerca de 30% das despesas mensais de uma empresa aérea.
Pra ilustrar:
Tanques no aeroporto de Confins. Dá pra identificar os caminhões bi-trem, que são os que circulam o dia inteiro.
Tanques em Guarulhos
Tanques em Heathrow
aeroportos de maior porte possuem reservatórios próprios. Reservatórios iguais que as distribuidoras de combustíveis possuem próximos as grandes refinarias. São tanques imensos, podendo armazenar até 350 metros cúbicos.
Para encher estes tanques, ou o combustível chega através de caminhões ou é bombeado através de dutos diretamente da refinaria até os reservatórios. Não sei dizer como é em cada um dos grandes aeroportos brasileiros. Mas sei que em Confins, tudo é feito por caminhão. Os caminhões trafegam entre Betim e Confins (um trajeto de 57km) o dia inteiro, sem parar, pra manter os tanques num nível adequado. Inclusive, alguns anos atrás, por um motivo que não me lembro, o aeroporto de Brasília também teve que ser abastecido, temporariamente, pelo combustível que saia de Betim. Um trajeto de quase 750Km.
Já dos tanques pros aviões, existem duas formas. Também não sei dizer como é em cada um dos aeroportos no Brasil. Uma forma é através de caminhões tanques. O caminhão transporta e bombeia o combustível pro avião. Outra forma, é através de dutos subterrâneos pelo aeroporto. Neste caso, o caminhão possui apenas uma bomba e uma mangueira. O caminhão conecta a mangueira num bocal no chão, "suga" o combustível da rede subterrânea e bombeia pro avião.
Quanto ao faturamento, segue o que o Stavis falou, com pequenas diferenças pras empresas aéreas. As empresas possuem uma conta junto as empresas de combustível e cada abastecimento é computado pelo sistema interno do caminhão e logo no fim, é gerado um documento (CEPA se não me engana) e uma das vias fica com a equipe de manutenção. Normalmente a equipe de manutenção envia estas CEPAs pro setor que administra as cobranças e pagamentos de combustível, para que seja feita a conferencia entre a cobrança e as CEPAs e para que elas fiquem armazenadas. Acho que existe um prazo que elas devem ser guardadas e não vou me lembrar por quanto tempo. É uma papelada sem fim. Mas estes abastecimentos são valores extremamente elevados, correspondem a cerca de 30% das despesas mensais de uma empresa aérea.
Pra ilustrar:
Tanques no aeroporto de Confins. Dá pra identificar os caminhões bi-trem, que são os que circulam o dia inteiro.
Tanques em Guarulhos
Tanques em Heathrow
Última edição por Duley em Qui 03 Dez 2015, 20:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : inserir fotos do Google Maps)
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3970
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Re: Combustíveis nos grandes aeroportos? Como funciona?
Paulo e Duley, excelente explicação. Point++
Joz- Coronel
-
Inscrito em : 23/10/2011
Mensagens : 1441
Reputação : 194
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Especialista em Navegação Aérea
Nacionalidade :
Re: Combustíveis nos grandes aeroportos? Como funciona?
Estamos falando de combustivel né? Pô deixa eu falar mais então
Na aviação geral pode-se dizer que existem dois tipos de combustível: De empresas e o tal "bandeira branca". Aqui cabe uma história minha, dá vergonha...
Quando eu era aluno de PC fui fazer uma navegação, não me recordo pra onde, e o INVA solicitou que eu verificasse no ROTAER se a localidade possuia AVGAS e qual seria a "bandeira". Pois bem, eu no alto de meu enorme conhecimento peguei o telefone, liguei pro local e o rapaz atende. Pergunto qual a bandeira e ele me responde "aqui é bandeira branca"... Ora, o que é que eu poderia responder????? "Mas moço, eu não quero saber a cor da bandeira, que empresa é que é?". Só depois fui descobrir que chama-se bandeira branca o local em que não dispõe de empresa, ou seja, é algum proprietário de hangar ou dono do aeroporto que abastece.
Voltando ao assunto, quando se abastece em empresa de bandeira pode-se usar o cartão do avião, faturar ou passar o cartão de crédito ou débito normal. Vale lembrar que os preços são diferentes para cada modalidade. Esse faturado que chamam é quando o abastecedor faz uma notinha e manda para a empresa, geralmente com prazo de 30 dias, e este paga o boleto.
As localidades "bandeira branca" aceitam somente faturado, cartão ou no cash mesmo. Então quem voa pelo interior ou leva um bom cartão pra tanquear a nave ou conta com o faturado.
Na aviação geral pode-se dizer que existem dois tipos de combustível: De empresas e o tal "bandeira branca". Aqui cabe uma história minha, dá vergonha...
Quando eu era aluno de PC fui fazer uma navegação, não me recordo pra onde, e o INVA solicitou que eu verificasse no ROTAER se a localidade possuia AVGAS e qual seria a "bandeira". Pois bem, eu no alto de meu enorme conhecimento peguei o telefone, liguei pro local e o rapaz atende. Pergunto qual a bandeira e ele me responde "aqui é bandeira branca"... Ora, o que é que eu poderia responder????? "Mas moço, eu não quero saber a cor da bandeira, que empresa é que é?". Só depois fui descobrir que chama-se bandeira branca o local em que não dispõe de empresa, ou seja, é algum proprietário de hangar ou dono do aeroporto que abastece.
Voltando ao assunto, quando se abastece em empresa de bandeira pode-se usar o cartão do avião, faturar ou passar o cartão de crédito ou débito normal. Vale lembrar que os preços são diferentes para cada modalidade. Esse faturado que chamam é quando o abastecedor faz uma notinha e manda para a empresa, geralmente com prazo de 30 dias, e este paga o boleto.
As localidades "bandeira branca" aceitam somente faturado, cartão ou no cash mesmo. Então quem voa pelo interior ou leva um bom cartão pra tanquear a nave ou conta com o faturado.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Combustíveis nos grandes aeroportos? Como funciona?
Pô Paulo, vergonha alheia kkkkkkk
Agora uma pergunta... esse cartão do avião, quem emite é a própria distribuidora né?
Tenho uma vaga lembrança de ouvir coisas como "cartão shell" ou "cartão petrobras".
Agora uma pergunta... esse cartão do avião, quem emite é a própria distribuidora né?
Tenho uma vaga lembrança de ouvir coisas como "cartão shell" ou "cartão petrobras".
_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3970
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Re: Combustíveis nos grandes aeroportos? Como funciona?
Duley escreveu:Pô Paulo, vergonha alheia kkkkkkk
Agora uma pergunta... esse cartão do avião, quem emite é a própria distribuidora né?
Tenho uma vaga lembrança de ouvir coisas como "cartão shell" ou "cartão petrobras".
É sim, tem um da shell e um da airbp em cada avião. Não me lembro se tinha da BR também... Quando vamos abastecer fora da base é requisitado apresentar este cartão.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Combustíveis nos grandes aeroportos? Como funciona?
Que bacana!
Duley e Stavis, reponderam com propriedade.
Obrigado amigos pelos esclarecimentos. Sensacional!
Precisamos discutir mais sobre esse assuntos peculiares e que geram certa curiosidade!
Duley e Stavis, reponderam com propriedade.
Obrigado amigos pelos esclarecimentos. Sensacional!
Precisamos discutir mais sobre esse assuntos peculiares e que geram certa curiosidade!
_________________
Ryzen 5 3600 | Asus Prime B450M | RX 5700XT 8G Sapphire Nitro+ | 16Gb Vulkan T-Force DDR4 3000 | WaterCooler ML120L V2 | TV Samsung TU7020 43' 4K | Win10 Pro 64 | Case Redragon Grimlock
Ultra- Brigadeiro
-
Inscrito em : 06/03/2010
Mensagens : 2238
Reputação : 411
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Combustíveis nos grandes aeroportos? Como funciona?
Ultra escreveu:Que bacana!
Duley e Stavis, reponderam com propriedade.
Obrigado amigos pelos esclarecimentos. Sensacional!
Precisamos discutir mais sobre esse assuntos peculiares e que geram certa curiosidade!
Sempre à disposição É bom abrir o forum de vez em quando e ver assunto diferente daquele "Estou retornando, qual addon devo instalar?".
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Combustíveis nos grandes aeroportos? Como funciona?
Esse tópico, para mim, foi da série: "Se morresse hoje não saberia"
Parabéns a todos.
Parabéns a todos.
Tópicos semelhantes
» Como pousar grandes jatos em pista sem ILS
» Como desactivar movimentos nos Aeroportos
» EZdok , como andar pelos aeroportos ?
» [Brasil] Como funcionará o controle da Receita em aeroportos
» Como proceder para aparecer os aeroportos completos.
» Como desactivar movimentos nos Aeroportos
» EZdok , como andar pelos aeroportos ?
» [Brasil] Como funcionará o controle da Receita em aeroportos
» Como proceder para aparecer os aeroportos completos.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos