Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
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Alexandre da Silva
andre_sp
robson.curitibapr
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Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Olá a todos,
Estou estudando pilotagem(autodidata), e já estou começando a arriscar umas pilotagens do X-plane.
Fiz esta aproximação e pouso saindo de SBCT para SBBI, ambos em Curitiba, gravei um video mas não consegui gravar o som.
Conto as dicas do que posso melhorar, obrigado.
Aproximação e Pouso Cessna 172SP
Abraços.
Estou estudando pilotagem(autodidata), e já estou começando a arriscar umas pilotagens do X-plane.
Fiz esta aproximação e pouso saindo de SBCT para SBBI, ambos em Curitiba, gravei um video mas não consegui gravar o som.
Conto as dicas do que posso melhorar, obrigado.
Aproximação e Pouso Cessna 172SP
Abraços.
robson.curitibapr- Aspirante
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
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Olá André, segui as sua recomendação e segui os passos citados no site, o pouso ja foi bem melhor, obrigado.
Estou lendo o manual do Cessna 172SP e não estou entendendo o que seria o "Ground Roll", você sabe me explicar isso?
TAKEOFF PERFORMANCE:
Ground Roll . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 960 FEET
Total Distance Over 50 Foot Obstacle . . . . . . . . . . . . . . . 1630 FEET
LANDING PERFORMANCE:
Ground Roll . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 575 FEET
Total Distance Over 50 Foot Obstacle . . . . . . . . . . . . . . . 1335 FEET
Estou lendo o manual do Cessna 172SP e não estou entendendo o que seria o "Ground Roll", você sabe me explicar isso?
TAKEOFF PERFORMANCE:
Ground Roll . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 960 FEET
Total Distance Over 50 Foot Obstacle . . . . . . . . . . . . . . . 1630 FEET
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Ground Roll . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 575 FEET
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robson.curitibapr- Aspirante
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Bom que tenha ajudado.robson.curitibapr escreveu:Olá André, segui as sua recomendação e segui os passos citados no site, o pouso ja foi bem melhor, obrigado.
Estou lendo o manual do Cessna 172SP e não estou entendendo o que seria o "Ground Roll", você sabe me explicar isso?
TAKEOFF PERFORMANCE:
Ground Roll . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 960 FEET
Total Distance Over 50 Foot Obstacle . . . . . . . . . . . . . . . 1630 FEET
LANDING PERFORMANCE:
Ground Roll . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 575 FEET
Total Distance Over 50 Foot Obstacle . . . . . . . . . . . . . . . 1335 FEET
Ground roll é a distância a ser percorrida em solo. Para o caso de pouso (landing) ela é considerada à partir do momento de toque na pista.
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andre_sp- Moderador
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Seja bem vindo ao Voo Virtual Robson, se precisar de algo conte comigo.
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Alexandre da Silva- Marechal-do-Ar
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Obrigado
Alexandre da Silva escreveu:Seja bem vindo ao Voo Virtual Robson, se precisar de algo conte comigo.
robson.curitibapr- Aspirante
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Decolagem pouso e aproximação
Olá Alexandre,
Pratiquei mais um pouco, ainda estou com dificuldades em manter o equipamento nivelado, consegui fazer uma pouso com mas suavidade agora, seguindo as dias do site citado pelo André, postei um video da decolagem e pouso pra voces colocarem suas dicas e opnioes.
Aqui esta o video.
Pratiquei mais um pouco, ainda estou com dificuldades em manter o equipamento nivelado, consegui fazer uma pouso com mas suavidade agora, seguindo as dias do site citado pelo André, postei um video da decolagem e pouso pra voces colocarem suas dicas e opnioes.
Aqui esta o video.
Alexandre da Silva escreveu:Seja bem vindo ao Voo Virtual Robson, se precisar de algo conte comigo.
robson.curitibapr- Aspirante
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Robson, seja muito bem vindo ao fórum!
Seu pouso já foi muuuito bom, parabéns!
Mas deixo as seguintes dicas (sem saber qual era a condição de vento no momento do pouso e se você usa joystick e pedais):
1. Lembre-se sempre: pequenas correções antes, evitam grandes correções depois. Na aviação é assim: siga fazendo pequenas correções na longa final, para evitar grandes correções na curta final.
2. Para o seu pouso ser mais suave no toque, tente fazer um flare sobre a pista, ou seja, tente pairar/planar um pouco em cima dela antes de tocar o solo; pra conseguir isso, não corte a potência logo que você passar sobre a cabeceira da pista.
Seu pouso já foi muuuito bom, parabéns!
Mas deixo as seguintes dicas (sem saber qual era a condição de vento no momento do pouso e se você usa joystick e pedais):
1. Lembre-se sempre: pequenas correções antes, evitam grandes correções depois. Na aviação é assim: siga fazendo pequenas correções na longa final, para evitar grandes correções na curta final.
2. Para o seu pouso ser mais suave no toque, tente fazer um flare sobre a pista, ou seja, tente pairar/planar um pouco em cima dela antes de tocar o solo; pra conseguir isso, não corte a potência logo que você passar sobre a cabeceira da pista.
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Cmte. Pena- Tenente-Coronel
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Olá Cmte. Pena,
Configurei (X-plane 10) com vento zero nesta fase, ainda estou estudando o manual deste equipamento, assim que eu chegar nesta fase e souber certinho os limites da aeronave, vou começar a aplicar um treino com condições de vento diferentes.
Ainda não tive oportunidade de comprar um manche e pedais, estou usando um joystick com torção da Saiteck, como eu não sei diferenciar a sensibilidade dos comandos em um equipamento real mantive as configurações de sensibilidade do joystick em 50% no simulador.
Vou aplicar pequenas correções e flare com sugerido, obrigado.
Configurei (X-plane 10) com vento zero nesta fase, ainda estou estudando o manual deste equipamento, assim que eu chegar nesta fase e souber certinho os limites da aeronave, vou começar a aplicar um treino com condições de vento diferentes.
Ainda não tive oportunidade de comprar um manche e pedais, estou usando um joystick com torção da Saiteck, como eu não sei diferenciar a sensibilidade dos comandos em um equipamento real mantive as configurações de sensibilidade do joystick em 50% no simulador.
Vou aplicar pequenas correções e flare com sugerido, obrigado.
Cmte. Pena escreveu:Robson, seja muito bem vindo ao fórum!
Seu pouso já foi muuuito bom, parabéns!
Mas deixo as seguintes dicas (sem saber qual era a condição de vento no momento do pouso e se você usa joystick e pedais):
1. Lembre-se sempre: pequenas correções antes, evitam grandes correções depois. Na aviação é assim: siga fazendo pequenas correções na longa final, para evitar grandes correções na curta final.
2. Para o seu pouso ser mais suave no toque, tente fazer um flare sobre a pista, ou seja, tente pairar/planar um pouco em cima dela antes de tocar o solo; pra conseguir isso, não corte a potência logo que você passar sobre a cabeceira da pista.
Última edição por robson.curitibapr em Qui 19 Mar 2015, 15:52, editado 1 vez(es)
robson.curitibapr- Aspirante
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Robson, quando for se aventurar nas aeronaves a jato, veja este tópico do Alexandre Fabbrini, ele é co-piloto/instrutor de Airbus A330 na Azul.
https://www.voovirtual.com/t15018-pousando-aeronaves-a-jato-domine-esta-arte#118087
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Alexandre da Silva- Marechal-do-Ar
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Alexandre da Silva escreveu:Robson, quando for se aventurar nas aeronaves a jato, veja este tópico do Alexandre Fabbrini, ele é co-piloto/instrutor de Airbus A330 na Azul.
https://www.voovirtual.com/t15018-pousando-aeronaves-a-jato-domine-esta-arte#118087
Muito legal este post do Alexandre Fabbrini, tem dicas ali sobre o Flare cujo o Cmte. Pena sugeriu no post anterior.
No vídeo que postei eu coloco Flape 10º um pouco antes da cabeceira e mantive 1500 RPM até um pouco antes da cabeceira quando reduzi totalmente a potencia, vou tentar a dica que recebi e não cortar o motor logo que passar a cabeceira.
robson.curitibapr- Aspirante
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Só complementando o que falei, qdo me refiro a pequenas correções, comando, é o seguinte: na aproximação, tente não deixar o manche/joystick completamente parado, ou seja, dê pequenos "toquinhos" para a direita e esquerda no sentido de manter a aeronave nivelada; procure manter também uma razão de descida constante, que no caso do C172, ideal seria uns 500 ft/min.
Vou ver se consigo gravar um pequeno vídeo de uma aproximação minha; tenho manche da CH Products e pedais.
Última edição por Cmte. Pena em Sex 20 Mar 2015, 13:52, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Complementação de informações)
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Cmte. Pena- Tenente-Coronel
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
robson.curitibapr escreveu:No vídeo que postei eu coloco Flape 10º um pouco antes da cabeceira e mantive 1500 RPM até um pouco antes da cabeceira quando reduzi totalmente a potencia, vou tentar a dica que recebi e não cortar o motor logo que passar a cabeceira.
Comando, no voo visual, deve-se acionar os flaps quando você estiver na perna do vento, a 1500 ft acima do terreno, pois aí você poderá ajustar a velocidade e altitude antes de ingressar na final; isso também serve para o trem de pouso.
A potência depende de vários fatores (aeronave, peso, vento, etc.).
Aí está o vídeo que gravei para você:
O negócio é você ter em mente que não é sempre que pousamos perfeitamente, pra não ficar se cobrando um pouso perfeitíssimo. Os "catrapos" fazem parte do aprendizado.
O pouso do seu vídeo está ótimo! Basta aperfeiçoar o flare, não tirar a potência antes do tempo e treinar.
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Cmte. Pena escreveu:robson.curitibapr escreveu:No vídeo que postei eu coloco Flape 10º um pouco antes da cabeceira e mantive 1500 RPM até um pouco antes da cabeceira quando reduzi totalmente a potencia, vou tentar a dica que recebi e não cortar o motor logo que passar a cabeceira.
Comando, no voo visual, deve-se acionar os flaps quando você estiver na perna do vento, a 1500 ft acima do terreno, pois aí você poderá ajustar a velocidade e altitude antes de ingressar na final; isso também serve para o trem de pouso.
A potência depende de vários fatores (aeronave, peso, vento, etc.).
Aí está o vídeo que gravei para você:
O negócio é você ter em mente que não é sempre que pousamos perfeitamente, pra não ficar se cobrando um pouso perfeitíssimo. Os "catrapos" fazem parte do aprendizado.
O pouso do seu vídeo está ótimo! Basta aperfeiçoar o flare, não tirar a potência antes do tempo e treinar.
Muito bom, obrigado Cmte. Pena, vou começar a colocar em pratica estas dicas.
robson.curitibapr- Aspirante
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Se gostou, é só dar um pontinho pro Cmte. Pena que ele fica feliz!
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.Cmte. Pena escreveu:Se gostou, é só dar um pontinho pro Cmte. Pena que ele fica feliz!
Parabens Cmte
Aceite 1 pontinho , abraços
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Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
comandante Pena, eu tenho uma pergunta:
O simulador interfere negativamente na hora do pouso se você ficar muito tempo sem voar na vida real?
Ele interfere de alguma forma quando você faz seus pousos reais ?
Você consegue o mesmo desempenho em ambas as classes?
O simulador interfere negativamente na hora do pouso se você ficar muito tempo sem voar na vida real?
Ele interfere de alguma forma quando você faz seus pousos reais ?
Você consegue o mesmo desempenho em ambas as classes?
Vitor Castro- Major
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Inventor escreveu:Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.Cmte. Pena escreveu:Se gostou, é só dar um pontinho pro Cmte. Pena que ele fica feliz!
Parabens Cmte
Aceite 1 pontinho , abraços
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Cmte. Pena- Tenente-Coronel
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Cmte. Vitor, meu caro!
Acho que isso depende da pessoa.
Eu por exemplo, me adapto muito rápido a mudanças. Um exemplo: quando pego um carro diferente do meu pra dirigir, sinto logo a diferença nos pedais, na direção, etc. Porém, um tempinho depois já estou totalmente adaptado ao veículo. Quando volto a dirigir meu carro, sinto novamente diferenças. Novamente, depois de um tempinho, já estou adaptado.
Portanto, pelo menos no meu caso, interfere sim. Claro que, se ficar sem voar muuuuito tempo. As diferenças existem e a gente sente sempre.
Acho que isso depende da pessoa.
Eu por exemplo, me adapto muito rápido a mudanças. Um exemplo: quando pego um carro diferente do meu pra dirigir, sinto logo a diferença nos pedais, na direção, etc. Porém, um tempinho depois já estou totalmente adaptado ao veículo. Quando volto a dirigir meu carro, sinto novamente diferenças. Novamente, depois de um tempinho, já estou adaptado.
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Cmte. Pena escreveu:Cmte. Vitor, meu caro!
Acho que isso depende da pessoa.
Eu por exemplo, me adapto muito rápido a mudanças. Um exemplo: quando pego um carro diferente do meu pra dirigir, sinto logo a diferença nos pedais, na direção, etc. Porém, um tempinho depois já estou totalmente adaptado ao veículo. Quando volto a dirigir meu carro, sinto novamente diferenças. Novamente, depois de um tempinho, já estou adaptado.
Portanto, pelo menos no meu caso, interfere sim. Claro que, se ficar sem voar muuuuito tempo. As diferenças existem e a gente sente sempre.
Suspeitei desde o princípio comando, muito obrigado
Vitor Castro- Major
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Estou sem voar na real há muuuito tempo, e como não tenho a aviação como carreira, vou sentir diferenças quando me sentar na cadeira de um "asa dura" de novo.
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Cmte. Pena escreveu:Comando, no voo visual, deve-se acionar os flaps quando você estiver na perna do vento, a 1500 ft acima do terreno, pois aí você poderá ajustar a velocidade e altitude antes de ingressar na final; isso também serve para o trem de pouso.
Só corrigindo: como ele está voando um monomotor a pistão, o circuito visual é feito a 1000ft (e não 1500ft), logo vai começar a usar o flap na perna do vento, após passar o través da cabeceira, quando reduzirá o motor e iniciará a descida. Depois, é ir julgando a rampa e o uso do motor e flap.
Outra coisa, muito legal seu vídeo, Cmte. Pena, mas na minha opinião sua rampa está muito baixa. Fazendo a rampa dessa forma, você fica muito dependente do motor. E lembre-se que está voando um monomotor, ou seja, no caso de pane, você vai pro saco, pois está muito baixo. Isso que você fez é rampa de jato hehehe. É lógico que no caso da sua rampa, em hipótese alguma poderia cortar o motor antes de cruzar a cabeceira, senão você não chega. Para você ter ideia do quão perigosa é essa rampa num monomotor.
Mas o ideal é sim cortar o motor antes da cabeceira, fazer uma rampa mais alta e não depender do motor para chegar. Seria um erro e uma pena alguém perder a vida a pouquíssimos metros da cabeceira, só porque fez uma rampa baixa assim. Imagina só...
Eu vi o segundo vídeo do Robson e a rampa dele está mais perto do ideal, mais alta e cortando o motor antes da cabeceira.
Abraços e bons voos.
Trovis- Tenente-Coronel
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Re: Aproximação e Pouso com Cessna 172SP
Olá a todos,
Andei praticando as dias passadas aqui no fórum, consegui melhorar alguns detalhes.
Fiz um novo vídeo com minha decolagem, aproximação e pouso, mas desta vez configurei o X-plane para buscar as configurações de tempo referentes aos informados no METAR dos aeroportos de pouso e decolagem, também tentei seguir a carta de aproximação por instrumentos, estou apanhando um pouso mas também já consegui alguma coisa, fazer pouso com vento é bem mais complicado, estou usando um computador de voo pra calcular as correções de deriva.
Aqui esta o vídeo (O bloqueio do VOR e aproximação acontece aos 12min do vídeo).
Decolagem, aproximação e pouso (Alfonso Pena / Bacacheri)
Carta de aproximação
IAC - SBBI VOR/DME Z RWY 36
METAR
SBCT - Ventos 160º 2kt
SBBI = Ventos 330º 3kt
Andei praticando as dias passadas aqui no fórum, consegui melhorar alguns detalhes.
Fiz um novo vídeo com minha decolagem, aproximação e pouso, mas desta vez configurei o X-plane para buscar as configurações de tempo referentes aos informados no METAR dos aeroportos de pouso e decolagem, também tentei seguir a carta de aproximação por instrumentos, estou apanhando um pouso mas também já consegui alguma coisa, fazer pouso com vento é bem mais complicado, estou usando um computador de voo pra calcular as correções de deriva.
Aqui esta o vídeo (O bloqueio do VOR e aproximação acontece aos 12min do vídeo).
Decolagem, aproximação e pouso (Alfonso Pena / Bacacheri)
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robson.curitibapr escreveu:Andei praticando as dias passadas aqui no fórum, consegui melhorar alguns detalhes.
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Simulator: X-Plane 11 / FS2020
Hardware: CH Products Yoke, GS Pedal, GS Throttle, Opencockpits MCP 737 NG, EFIS 737 NG Opencockpits, Saitek Radio Panel, Monitor 24" Phillips 247E-LHA Full HD, Monitor 7" Mimo.
Cmte. Pena- Tenente-Coronel
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Inscrito em : 26/10/2012
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