Windows 10: Divulgados os requisitos oficiais de hardware
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Windows 10: Divulgados os requisitos oficiais de hardware
O Windows 10 (versão final) é provavelmente o sistema operacional mais esperado neste momento. A Microsoft tem levantado um pouco o véu de algumas novidades que vão estar presentes nesta versão e espera-se que, com o lançamento desta nova versão, os utilizadores esqueçam rapidamente o Windows 8.
No entanto há uma questão que fica no ar: será que a nossa máquina atual conseguirá correr o Windows 10?
Como é sabido os utilizadores podem já experimentar algumas das novidades do Windows 10. Para tal basta que se inscrevam no Windows Insider e descarreguem gratuitamente (a Microsoft ainda agradece) o Windows 10 Technical Preview.
Mas quais os requisitos?
De acordo com a informação da própria Microsoft, se os utilizadores conseguirem correr bem o Windows 8.1 não terão problemas de recursos para correr o Windows 10. Mas e se, por exemplo, pretendermos migrar de Windows 7 para Windows 10, será que a máquina terá capacidade para suportar esta última versão?
Os requisitos oficiais para correr o Windows 10 já foram revelados e estão publicados aqui. Na prático o utilizador apenas terá de ter uma máquina com:
CPU: 1 Ghz ou superior
RAM: 1 GB de memória (32-bits) e 2 GB (64-bits)
Espaço em Disco: 16GB ou mais
Placa Gráfica: Suporte para Microsoft DirectX 9 com driver WDDM
Conta Microsoft e acesso à Internet
Ao nível do CPU, tal como acontecia com o Windows 8.1, é importante referir também que o mesmo deverá suportar PAE, NX e SSE2, tal como é explicado aqui.
Ou seja:
PAE - O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar mais de 4 GB (até 64 GB) em sistemas de 32 bits.
NX - (Bit de processador NX) - permite ao processador proteger o PC contra ataques de malware.
SSE2 - Conjunto de instruções cada vez mais usado por aplicações e drivers de terceiros.
E vocês que máquina têm pronta para correr o Windows 10?
Fonte:pplware
http://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/o-seu-pc-vai-conseguir-correr-o-windows-10/
No entanto há uma questão que fica no ar: será que a nossa máquina atual conseguirá correr o Windows 10?
Como é sabido os utilizadores podem já experimentar algumas das novidades do Windows 10. Para tal basta que se inscrevam no Windows Insider e descarreguem gratuitamente (a Microsoft ainda agradece) o Windows 10 Technical Preview.
Mas quais os requisitos?
De acordo com a informação da própria Microsoft, se os utilizadores conseguirem correr bem o Windows 8.1 não terão problemas de recursos para correr o Windows 10. Mas e se, por exemplo, pretendermos migrar de Windows 7 para Windows 10, será que a máquina terá capacidade para suportar esta última versão?
Os requisitos oficiais para correr o Windows 10 já foram revelados e estão publicados aqui. Na prático o utilizador apenas terá de ter uma máquina com:
CPU: 1 Ghz ou superior
RAM: 1 GB de memória (32-bits) e 2 GB (64-bits)
Espaço em Disco: 16GB ou mais
Placa Gráfica: Suporte para Microsoft DirectX 9 com driver WDDM
Conta Microsoft e acesso à Internet
Ao nível do CPU, tal como acontecia com o Windows 8.1, é importante referir também que o mesmo deverá suportar PAE, NX e SSE2, tal como é explicado aqui.
Ou seja:
PAE - O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar mais de 4 GB (até 64 GB) em sistemas de 32 bits.
NX - (Bit de processador NX) - permite ao processador proteger o PC contra ataques de malware.
SSE2 - Conjunto de instruções cada vez mais usado por aplicações e drivers de terceiros.
E vocês que máquina têm pronta para correr o Windows 10?
Fonte:pplware
http://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/o-seu-pc-vai-conseguir-correr-o-windows-10/
Vitor Castro- Major
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Inscrito em : 23/11/2014
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Re: Windows 10: Divulgados os requisitos oficiais de hardware
Tô fora, viu, comando! Meu processadorzinho, para o qual estou me preparando pra fazer um overclock até 3.6Ghz, eu acho que não dá pra arriscar.
Vou ficando no W7.
Vou ficando no W7.
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Memory: 32 Gb DDR4 3200 Hyper X Fury
OS: Windows 10 Pro 64 bits
Video: RTX 2080 Super
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Simulator: X-Plane 11 / FS2020
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Cmte. Pena- Tenente-Coronel
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Re: Windows 10: Divulgados os requisitos oficiais de hardware
Isso aqui me interessou (OOM, obvio!)
PAE - O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar mais de 4 GB (até 64 GB) em sistemas de 32 bits.
Dados adicionais:
http://www.hardware.com.br/guias/memoria-ram/maldicao-32bits.html
destaco, em texto retirado acima:
Uma dúvida comum é com relação ao uso do PAE (Physical Address Extension), uma extensão para processadores de 32 bits, presente desde o Pentium Pro, que adiciona 4 bits ao endereçamento da memória, permitindo que o processador seja capaz de acessar até 16 páginas de 4 GB cada, totalizando 64 GB. Cada programa continua restrito a um máximo de 4 GB, mas o sistema pode alocar diferentes páginas para aplicativos diferentes, utilizando assim toda a memória disponível.
O PAE já foi muito usado em servidores, mas foi logo substituído pelo uso de processadores e sistemas operacionais de 64 bits. Ele é suportado pelo Windows Server 2003 e pelo Windows 2000, onde pode ser ativado através da opção "/PAE" no arquivo boot.ini, mas não é uma solução viável para quem precisa usar mais do que 4 GB de memória em um desktop, devido a uma série de problemas relacionados aos drivers.
O PAE apresenta endereços de 64 bits aos drivers, o que torna necessário que eles sejam modificados para utilizar o sistema. Como o uso do PAE sempre foi limitado a servidores, muitos dispositivos não possuem drivers compatíveis e nem sempre é fácil encontrar os disponíveis. Existem ainda problemas de compatibilidade com diversos aplicativos. Atualmente, é muito mais simples migrar para as versões de 64 bits do Vista (ou mesmo para o XP de 64 bits) do que passar a utilizar o PAE, de forma que é melhor não perder tempo com ele no caso dos desktops.
Outro problema fundamental do PAE é a questão do desempenho. O processador continua sendo capaz de acessar apenas 4 GB de memória por vez e precisa chavear continuamente entre as páginas disponíveis. Além de demorar um certo tempo, cada chaveamento faz com que os dados armazenados nos caches precisem ser completamente substituídos, o que prejudica de forma perceptível o desempenho. Ou seja, tentar usar o PAE em um desktop para acessar mais memória e assim melhorar o desempenho é simplesmente contra produtivo.
Uma observação importante é que todas as versões do Windows XP, a partir do SP2 tem o PAE desativado, justamente para evitar problemas de compatibilidade. Nele, a opção "/PAE" no boot.ini simplesmente não faz nada.
(...)
Voltando ao mundo Windows, existe mais uma limitação importante, que é o limite de 2 GB por aplicativo. Os 3, 3.12 ou 3.5 GB de memória que um sistema de 32 bits é capaz de endereçar é repartida entre todos os programas abertos, mas no caso do Windows, cada programa sozinho não pode usar mais do que 2 GB.
Isso acontece por que, assim como o sistema operacional, os programas de 32 bits endereçam a memória utilizando endereços de 32 bits e por isso são capazes de endereçar 4 GB de memória. No Windows, metade da faixa de endereços de cada programa é reservada para uso do kernel, sobretudo para a comunicação entre o sistema operacional e o aplicativo. Com isso, cada aplicativo fica com apenas metade da sua área de endereços disponível, o que limita seu uso de memória a 2 GB.
Esta é mais uma limitação importante em alguns jogos e aplicativos pesados, que podem facilmente exceder essa marca. Pior, além de não acessarem toda a memória disponível, os aplicativos de 32 bits frequentemente travam sem aviso ao romper a barreira dos 2 GB, exibindo alguma mensagem de erro genérica.
Este limite está profundamente enraizado no sistema, de forma que é quase impossível que ele venha a ser removido em futuras versões. Ele afeta tanto quem utiliza as versões de 32 bits do Windows (com mais de 2 GB de memória RAM instalada), quanto quem roda programas de 32 bits sobre as versões de 64 bits do Windows (neste caso o limite se aplica apenas aos aplicativos de 32 bits, naturalmente).
Uma forma de amenizar o problema, caso você esteja enfrentando problemas de travamento em algum jogo ou aplicativo específico, é modificar a divisão de endereços entre o aplicativo e o kernel.
PAE - O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar mais de 4 GB (até 64 GB) em sistemas de 32 bits.
Dados adicionais:
http://www.hardware.com.br/guias/memoria-ram/maldicao-32bits.html
destaco, em texto retirado acima:
Uma dúvida comum é com relação ao uso do PAE (Physical Address Extension), uma extensão para processadores de 32 bits, presente desde o Pentium Pro, que adiciona 4 bits ao endereçamento da memória, permitindo que o processador seja capaz de acessar até 16 páginas de 4 GB cada, totalizando 64 GB. Cada programa continua restrito a um máximo de 4 GB, mas o sistema pode alocar diferentes páginas para aplicativos diferentes, utilizando assim toda a memória disponível.
O PAE já foi muito usado em servidores, mas foi logo substituído pelo uso de processadores e sistemas operacionais de 64 bits. Ele é suportado pelo Windows Server 2003 e pelo Windows 2000, onde pode ser ativado através da opção "/PAE" no arquivo boot.ini, mas não é uma solução viável para quem precisa usar mais do que 4 GB de memória em um desktop, devido a uma série de problemas relacionados aos drivers.
O PAE apresenta endereços de 64 bits aos drivers, o que torna necessário que eles sejam modificados para utilizar o sistema. Como o uso do PAE sempre foi limitado a servidores, muitos dispositivos não possuem drivers compatíveis e nem sempre é fácil encontrar os disponíveis. Existem ainda problemas de compatibilidade com diversos aplicativos. Atualmente, é muito mais simples migrar para as versões de 64 bits do Vista (ou mesmo para o XP de 64 bits) do que passar a utilizar o PAE, de forma que é melhor não perder tempo com ele no caso dos desktops.
Outro problema fundamental do PAE é a questão do desempenho. O processador continua sendo capaz de acessar apenas 4 GB de memória por vez e precisa chavear continuamente entre as páginas disponíveis. Além de demorar um certo tempo, cada chaveamento faz com que os dados armazenados nos caches precisem ser completamente substituídos, o que prejudica de forma perceptível o desempenho. Ou seja, tentar usar o PAE em um desktop para acessar mais memória e assim melhorar o desempenho é simplesmente contra produtivo.
Uma observação importante é que todas as versões do Windows XP, a partir do SP2 tem o PAE desativado, justamente para evitar problemas de compatibilidade. Nele, a opção "/PAE" no boot.ini simplesmente não faz nada.
(...)
Voltando ao mundo Windows, existe mais uma limitação importante, que é o limite de 2 GB por aplicativo. Os 3, 3.12 ou 3.5 GB de memória que um sistema de 32 bits é capaz de endereçar é repartida entre todos os programas abertos, mas no caso do Windows, cada programa sozinho não pode usar mais do que 2 GB.
Isso acontece por que, assim como o sistema operacional, os programas de 32 bits endereçam a memória utilizando endereços de 32 bits e por isso são capazes de endereçar 4 GB de memória. No Windows, metade da faixa de endereços de cada programa é reservada para uso do kernel, sobretudo para a comunicação entre o sistema operacional e o aplicativo. Com isso, cada aplicativo fica com apenas metade da sua área de endereços disponível, o que limita seu uso de memória a 2 GB.
Esta é mais uma limitação importante em alguns jogos e aplicativos pesados, que podem facilmente exceder essa marca. Pior, além de não acessarem toda a memória disponível, os aplicativos de 32 bits frequentemente travam sem aviso ao romper a barreira dos 2 GB, exibindo alguma mensagem de erro genérica.
Este limite está profundamente enraizado no sistema, de forma que é quase impossível que ele venha a ser removido em futuras versões. Ele afeta tanto quem utiliza as versões de 32 bits do Windows (com mais de 2 GB de memória RAM instalada), quanto quem roda programas de 32 bits sobre as versões de 64 bits do Windows (neste caso o limite se aplica apenas aos aplicativos de 32 bits, naturalmente).
Uma forma de amenizar o problema, caso você esteja enfrentando problemas de travamento em algum jogo ou aplicativo específico, é modificar a divisão de endereços entre o aplicativo e o kernel.
Última edição por harmach em Qua 03 Jun 2015, 01:40, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : inserção de informações)
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Luiz Machado
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Re: Windows 10: Divulgados os requisitos oficiais de hardware
o jeito é quem possui sistemas 32 bits quando for fazer um upgrade comprar placa e processador 64bits
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Re: Windows 10: Divulgados os requisitos oficiais de hardware
Jeferson, o FSX e o P3D são programas de 32 bits
uma boa discussão achei aqui, sobre o PAE: http://blogs.technet.com/b/vipulshah/archive/2007/05/10/3gb-pae-and-awe-on-32-bit-systems.aspx
Destaco, do link acima e traduzido:
Espaço de endereço virtual (VAS) - Limitação:
Quando um processo é criado em um sistema de 32 bits do Windows, o S.O. aloca espaço de endereço virtual (VAS) para esse processo. Todo o processo do modo de utilizador (como o SQL Server) tem a sua própria VAS. Cada processo em sistema de 32 bits tem 4 GB de VAS. VAS é dividido em duas partes iguais: primeira seção que está disponível para o processo e segunda secção que é reservado para kernel / sistema. Então, de 4 GB VAS, 2 GB está disponível para o processo e 2 GB é reservado para kernel / sistema. Assim, apesar de um VAS é de 4 GB de tamanho, um processo modo de usuário por padrão, só tem acesso a até 2 GB de espaço que - sim, isso significa que, por padrão, um processo do modo de utilizador de 32 bits sempre só poderá acessar 2 GB de memória em do API padrão mais usando.
/ 3GB pode "abordar" as limitações de VAS: <=== Isso PODERIA ser o santo "GRAAL" do FSX e P3D
Com / 3 GB você pode mudar a alocação de VAS de 2 GB para o processo de 3 GB disponibilidade para o processo e reservando apenas 1 GB para o kernel / sistema. Limitação de / 3 GB é que ela só pode ser utilizada para o sistema de memória tendo até 16 GB. Isso ocorre porque o limitado 1GB de espaço de kernel - que é um espaço muito limitado para ser capaz de armazenar estruturas de mapeamento de memória interna.
/ PAE pode resolver a limitação de endereçamento de memória de sistema de 32 bits:
Com / PAE pode alterar o endereçamento de sistema de 32 bits a partir de 2 ^ 32 a 2 ^ 36 (de 4 GB a 64 GB).
AWE:
AWE pode ter a vantagem de aumento de endereçamento pelo PAE. Com AWE você pode aumentar a disponibilidade de memória para SQL Server a partir de 4 GB (para 32 bits) para até 64 GB. Assim, embora AWE permite memória de acesso / uso fora VAS dos processos, o processo ainda está confinado pela VAS em termos de ser capaz de ler / escrever dados em memória mapeada por mecanismos AWE. Somente cache de dados pode utilizar AWE, nenhum outro consumidor de memória dentro do SQL, tais como cache de Hash, classificação, cache do plano, cache de conexão, etc, podem usar a memória disponível através de AWE.
Fórmula simples:
Se o sistema tiver <4 GB - use only / 3GB
Se o seu sistema tem> 4 GB e <16 GB - uso / 3GB + / PAE + AWE
Se o seu sistema tem> 16 GB - uso / PAE + AWE
Pergunta: Alguém já testou o PAE ou AWE?
*NOTA: SQL poderia trocar para o P3D ou FSX
uma boa discussão achei aqui, sobre o PAE: http://blogs.technet.com/b/vipulshah/archive/2007/05/10/3gb-pae-and-awe-on-32-bit-systems.aspx
Destaco, do link acima e traduzido:
Espaço de endereço virtual (VAS) - Limitação:
Quando um processo é criado em um sistema de 32 bits do Windows, o S.O. aloca espaço de endereço virtual (VAS) para esse processo. Todo o processo do modo de utilizador (como o SQL Server) tem a sua própria VAS. Cada processo em sistema de 32 bits tem 4 GB de VAS. VAS é dividido em duas partes iguais: primeira seção que está disponível para o processo e segunda secção que é reservado para kernel / sistema. Então, de 4 GB VAS, 2 GB está disponível para o processo e 2 GB é reservado para kernel / sistema. Assim, apesar de um VAS é de 4 GB de tamanho, um processo modo de usuário por padrão, só tem acesso a até 2 GB de espaço que - sim, isso significa que, por padrão, um processo do modo de utilizador de 32 bits sempre só poderá acessar 2 GB de memória em do API padrão mais usando.
/ 3GB pode "abordar" as limitações de VAS: <=== Isso PODERIA ser o santo "GRAAL" do FSX e P3D
Com / 3 GB você pode mudar a alocação de VAS de 2 GB para o processo de 3 GB disponibilidade para o processo e reservando apenas 1 GB para o kernel / sistema. Limitação de / 3 GB é que ela só pode ser utilizada para o sistema de memória tendo até 16 GB. Isso ocorre porque o limitado 1GB de espaço de kernel - que é um espaço muito limitado para ser capaz de armazenar estruturas de mapeamento de memória interna.
/ PAE pode resolver a limitação de endereçamento de memória de sistema de 32 bits:
Com / PAE pode alterar o endereçamento de sistema de 32 bits a partir de 2 ^ 32 a 2 ^ 36 (de 4 GB a 64 GB).
AWE:
AWE pode ter a vantagem de aumento de endereçamento pelo PAE. Com AWE você pode aumentar a disponibilidade de memória para SQL Server a partir de 4 GB (para 32 bits) para até 64 GB. Assim, embora AWE permite memória de acesso / uso fora VAS dos processos, o processo ainda está confinado pela VAS em termos de ser capaz de ler / escrever dados em memória mapeada por mecanismos AWE. Somente cache de dados pode utilizar AWE, nenhum outro consumidor de memória dentro do SQL, tais como cache de Hash, classificação, cache do plano, cache de conexão, etc, podem usar a memória disponível através de AWE.
Fórmula simples:
Se o sistema tiver <4 GB - use only / 3GB
Se o seu sistema tem> 4 GB e <16 GB - uso / 3GB + / PAE + AWE
Se o seu sistema tem> 16 GB - uso / PAE + AWE
Pergunta: Alguém já testou o PAE ou AWE?
*NOTA: SQL poderia trocar para o P3D ou FSX
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