Fokker F-100
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Fokker F-100
Fokker 100
O Fokker 100 ou Fokker F-100 é uma aeronave de porte médio projetada e construída pela indústria aeronáutica holandesa Fokker para atender mercados domésticos e regionais. Seu lançamento foi anunciado em novembro de 1983 juntamente com o turboélice Fokker 50. O primeiro vôo ocorreu em 1987. Foi o maior aparelho construído por aquele fabricante.
Seu nome técnico é Fokker 28 MK-0100 e seu projeto básico de fuselagem e asas, de desenho inglês, teve origem em seu irmão mais velho, o Fokker F-28, porém, com fuselagem mais alongada, que acomoda até 108 passageiros, e na motorização Rolls-Royce Tay, que o tornaram mais econômico e silencioso, no limite de ruído Stage III.
A combinação resultou numa aeronave ideal para operar em pequenos aeroportos e deu o conforto e a velocidade de um avião a jato aos passageiros da aviação regional, garantindo-lhe assim boas vendas.
Design e Desenvolvimento
O desenho do Fokker 100 foi anunciado em 1983 como uma substituição atualizada para o popular, mas já cansado "F28 Fellowship". Apesar da grande maioria das partes entre as duas aeronaves serem diferentes, o Fokker 100 foi certificado pela FAA (Federal Aviation Administration) como Fokker 28-0100. A distinção mais notável foi a fuselagem consideravelmente mais longa, que aumentou o número de assentos em 65%, indo de 65, nas séries originais do F28 para 107 em classe única, com assentos triplos e duplos. A Fokker também introduziu uma asa redesenhada para o 100, que garantia um ganho em eficiência de até 30% nos voos de cruzeiro. Os motores foram também modificados, com os modernos Rolls-Royce Tay, enquanto o cockpit foi melhorado com um pacote de instrumentos "all-glass". O Fokker 100 apresenta motores montados na fuselagem e cauda em "T", similar àquele da família Douglas DC-9. Não possuía janelas acima do cockpit, conhecidas como "eyebrow windows", diferentemente de seu antecessor.
Dois protótipos foram construídos - o primeiro, PH-MKH, voou sua primeira vez em 30 de Novembro de 1986, e o segundo, PH-MKC, seguido em 25 de Fevereiro de 1987. O certificado tipo foi alcançado em Novembro de 1987. As primeiras entregas dos motorizados com o TAY620-15 se iniciaram para a Swissair em Fevereiro de 1988. A American Airlines (75 aeronaves encomendadas), a TAM Transportes Aéreos Regionais (agora TAM Linhas Aéreas) (50 aeronaves) e a US Air (40 aeronaves) foram os principais clientes do Fokker 100 e foram motorizados com os mais potentes TAY650-15.
No ano de 1991, a Fokker produziu 70 unidades e tinha mais de 230 pedidos. Uma versão ER (Extended Range) com tanques adicionais das asas, foi introduzida em 1993, e outra versão de mudança rápida entre passageiros e cargueiro em 1994, o 100QC. Um modelo mais curto foi introduzida em 1993 como um substituto ao seu irmão mais velho, F28, o que ficou conhecido como Fokker 70, onde foram removidos 4.70 m (15.42 ft) da fuselagem e reduziu o número de assentos para 80. Estudos em um provável Fokker 130, com 130 assentos e o Fokker 100QC (cargueiro) não alcançaram estágios mais avançados de desenvolvimento. Um Fokker 100EJ (Executive Jet) foi introduzido em 2003 como uma conversão de aeronaves Fokker 100 usadas.
Apesar de o desenho ter sido um sucesso no mercado, a Fokker continuou perdendo dinheiro por má administração. Em certo momento sua empresa "pai", Daimler Benz Aeroespace fechou-a.
A Fokker ruiu em 1996 e encerrou a produção de aeronaves no final de 1997. Havia alguma discussão sobre a empresa ser comprada pela Bombardier, mas os planos foram por água abaixo.
Um grupo baseado em Amsterdam, Rekkof Restart (Rekkof é Fokker ao contrário) negociaram para reiniciar a produção dos Fokker 70 e 100 em 1999, mas o acordo nunca se completou.
Como qualquer outro projeto, o do 70/100 foi sendo cada vez mais esmagado pelas versões da Bombardier e pelos jatos regionais da Embraer, o que também descartou um projeto do Fairchild 728JET/928JET e um desenho ainda sem nome da ATR. A versão conhecida por Fokker 130 nunca chegou a ser construída.
Utilização no Brasil
A primeira companhia aerea a utilizar o Fokker 100 foi a TAM, que soube aproveitar bem a aeronave após a proibição de grandes aviões nos aeroportos centrais do Rio de Janeiro e São Paulo na década de 1980, que fez do modelo o único jato da frota brasileira apto a operar no mais movimentado e lucrativo trecho do país: a ponte-aérea Rio-São Paulo.
Também era a única companhia regional a utilizar jatos em aeroportos pequenos, o que a diferenciava das demais, chegando a contar com 50 aeronaves.
Com a crise nas companhias tradicionais, a TAM logo se transformou na maior empresa brasileira de aviação e após sua rápida internacionalização, viu-se obrigada a renovar e ampliar a frota, escolhendo para isso a família Airbus, e gradativamente aposentou os aviões holandeses que a ajudaram a se tornar a gigante de hoje.
Já a Avianca Brasil (antiga Ocean Air) passou a utilizar o modelo, adquiridos de segunda-mão junto à American Airlines, a partir de 2006, denominando-os de MK-28.ref>Terra. Aeronaves - Fokker 28MK100 (HTML) [color:bc61=#555](em português). Página visitada em 7 de Maio de 2010.
Outra companhia que operou o tipo, dois modelos que acabaram na frota da TAM, foi a extinta TABA.
Em junho de 2010 foi anunciada a criação da Laguna Linhas Aéreas, cuja frota será composto exclusivamente por 48 aeronaves, entre modelos Fokker 100 e Fokker 50, porém, ainda sem data para início das atividades. [3]
Incidentes
De acordo com a Aviation Safety Network há 20 incidentes envolvendo o modelo, de 1987 a 2007, sendo que 6 resultaram na perda total da aeronave.
O acidente mais grave foi a queda de um modelo utilizado pela companhia aérea brasileira TAM em 1996 (Vôo TAM 402), com a perda de 99 vidas: todos os ocupantes do avião e 4 em solo.
Fonte: Wikipédia
Fotos: Google
Fokker 100 da Oceanair (atual Avianca) | |
Tipo | Avião comercial |
Fabricante | Fokker |
Primeiro vôo | 30 de Novembro de 1986 |
Capacidade | 118 (alta-densidade), 108 (média-densidade) passageiros |
Comprimento | 35,50 metros |
Envergadura | 28,08 metros |
Altura | 8,5 metros |
Velocidade máxima | 845 km/h |
Altura máxima de vôo | 12.575 metros |
Peso máx. decolagem | 24.375 kg (vazio) - 43.090 kg |
O Fokker 100 ou Fokker F-100 é uma aeronave de porte médio projetada e construída pela indústria aeronáutica holandesa Fokker para atender mercados domésticos e regionais. Seu lançamento foi anunciado em novembro de 1983 juntamente com o turboélice Fokker 50. O primeiro vôo ocorreu em 1987. Foi o maior aparelho construído por aquele fabricante.
Seu nome técnico é Fokker 28 MK-0100 e seu projeto básico de fuselagem e asas, de desenho inglês, teve origem em seu irmão mais velho, o Fokker F-28, porém, com fuselagem mais alongada, que acomoda até 108 passageiros, e na motorização Rolls-Royce Tay, que o tornaram mais econômico e silencioso, no limite de ruído Stage III.
A combinação resultou numa aeronave ideal para operar em pequenos aeroportos e deu o conforto e a velocidade de um avião a jato aos passageiros da aviação regional, garantindo-lhe assim boas vendas.
Design e Desenvolvimento
O desenho do Fokker 100 foi anunciado em 1983 como uma substituição atualizada para o popular, mas já cansado "F28 Fellowship". Apesar da grande maioria das partes entre as duas aeronaves serem diferentes, o Fokker 100 foi certificado pela FAA (Federal Aviation Administration) como Fokker 28-0100. A distinção mais notável foi a fuselagem consideravelmente mais longa, que aumentou o número de assentos em 65%, indo de 65, nas séries originais do F28 para 107 em classe única, com assentos triplos e duplos. A Fokker também introduziu uma asa redesenhada para o 100, que garantia um ganho em eficiência de até 30% nos voos de cruzeiro. Os motores foram também modificados, com os modernos Rolls-Royce Tay, enquanto o cockpit foi melhorado com um pacote de instrumentos "all-glass". O Fokker 100 apresenta motores montados na fuselagem e cauda em "T", similar àquele da família Douglas DC-9. Não possuía janelas acima do cockpit, conhecidas como "eyebrow windows", diferentemente de seu antecessor.
Dois protótipos foram construídos - o primeiro, PH-MKH, voou sua primeira vez em 30 de Novembro de 1986, e o segundo, PH-MKC, seguido em 25 de Fevereiro de 1987. O certificado tipo foi alcançado em Novembro de 1987. As primeiras entregas dos motorizados com o TAY620-15 se iniciaram para a Swissair em Fevereiro de 1988. A American Airlines (75 aeronaves encomendadas), a TAM Transportes Aéreos Regionais (agora TAM Linhas Aéreas) (50 aeronaves) e a US Air (40 aeronaves) foram os principais clientes do Fokker 100 e foram motorizados com os mais potentes TAY650-15.
No ano de 1991, a Fokker produziu 70 unidades e tinha mais de 230 pedidos. Uma versão ER (Extended Range) com tanques adicionais das asas, foi introduzida em 1993, e outra versão de mudança rápida entre passageiros e cargueiro em 1994, o 100QC. Um modelo mais curto foi introduzida em 1993 como um substituto ao seu irmão mais velho, F28, o que ficou conhecido como Fokker 70, onde foram removidos 4.70 m (15.42 ft) da fuselagem e reduziu o número de assentos para 80. Estudos em um provável Fokker 130, com 130 assentos e o Fokker 100QC (cargueiro) não alcançaram estágios mais avançados de desenvolvimento. Um Fokker 100EJ (Executive Jet) foi introduzido em 2003 como uma conversão de aeronaves Fokker 100 usadas.
Apesar de o desenho ter sido um sucesso no mercado, a Fokker continuou perdendo dinheiro por má administração. Em certo momento sua empresa "pai", Daimler Benz Aeroespace fechou-a.
A Fokker ruiu em 1996 e encerrou a produção de aeronaves no final de 1997. Havia alguma discussão sobre a empresa ser comprada pela Bombardier, mas os planos foram por água abaixo.
Um grupo baseado em Amsterdam, Rekkof Restart (Rekkof é Fokker ao contrário) negociaram para reiniciar a produção dos Fokker 70 e 100 em 1999, mas o acordo nunca se completou.
Como qualquer outro projeto, o do 70/100 foi sendo cada vez mais esmagado pelas versões da Bombardier e pelos jatos regionais da Embraer, o que também descartou um projeto do Fairchild 728JET/928JET e um desenho ainda sem nome da ATR. A versão conhecida por Fokker 130 nunca chegou a ser construída.
Utilização no Brasil
A primeira companhia aerea a utilizar o Fokker 100 foi a TAM, que soube aproveitar bem a aeronave após a proibição de grandes aviões nos aeroportos centrais do Rio de Janeiro e São Paulo na década de 1980, que fez do modelo o único jato da frota brasileira apto a operar no mais movimentado e lucrativo trecho do país: a ponte-aérea Rio-São Paulo.
Também era a única companhia regional a utilizar jatos em aeroportos pequenos, o que a diferenciava das demais, chegando a contar com 50 aeronaves.
Com a crise nas companhias tradicionais, a TAM logo se transformou na maior empresa brasileira de aviação e após sua rápida internacionalização, viu-se obrigada a renovar e ampliar a frota, escolhendo para isso a família Airbus, e gradativamente aposentou os aviões holandeses que a ajudaram a se tornar a gigante de hoje.
Já a Avianca Brasil (antiga Ocean Air) passou a utilizar o modelo, adquiridos de segunda-mão junto à American Airlines, a partir de 2006, denominando-os de MK-28.ref>Terra. Aeronaves - Fokker 28MK100 (HTML) [color:bc61=#555](em português). Página visitada em 7 de Maio de 2010.
Outra companhia que operou o tipo, dois modelos que acabaram na frota da TAM, foi a extinta TABA.
Em junho de 2010 foi anunciada a criação da Laguna Linhas Aéreas, cuja frota será composto exclusivamente por 48 aeronaves, entre modelos Fokker 100 e Fokker 50, porém, ainda sem data para início das atividades. [3]
Incidentes
De acordo com a Aviation Safety Network há 20 incidentes envolvendo o modelo, de 1987 a 2007, sendo que 6 resultaram na perda total da aeronave.
O acidente mais grave foi a queda de um modelo utilizado pela companhia aérea brasileira TAM em 1996 (Vôo TAM 402), com a perda de 99 vidas: todos os ocupantes do avião e 4 em solo.
Fonte: Wikipédia
Fotos: Google
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Re: Fokker F-100
Boa Amilckar!
Bela nave, o "ronco" dos motores é um dos melhores.
Pena que o do FSX não tem VC, que para mim é fundamental.
Bela nave, o "ronco" dos motores é um dos melhores.
Pena que o do FSX não tem VC, que para mim é fundamental.
Última edição por andre_sp em Qua 11 Ago 2010, 10:07, editado 1 vez(es)
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Re: Fokker F-100
Pois é, a aeronave ganhou seus estigmas graças à TAM, infelizmente.
É uma aeronave que eu simpatizo muito, pelo design e pelos sistema. A motorização dele tem um ronco lindo, como o andre_sp já falou, daqui a pouco esse tipo de aeronave não vai mais ser permitida em grandes países por causa da poluição sonora (convenhamos, faz um barulho infernal ela )
É uma aeronave que eu simpatizo muito, pelo design e pelos sistema. A motorização dele tem um ronco lindo, como o andre_sp já falou, daqui a pouco esse tipo de aeronave não vai mais ser permitida em grandes países por causa da poluição sonora (convenhamos, faz um barulho infernal ela )
mahmatias- Major
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Re: Fokker F-100
Eu já voei muito no fokker 100 na TAM, é ainda hoje o avião mais silencioso e mais "manso" em voo que já embarquei, e olha que já voei em jato particular de US$28mi, Airbus, Boeing, ATR etc... época de representante comercial foi dureza não parava em casa!
A fama que o fokker carrega, concordo que foi com grande contribuição da TAM creio que não foi culpa do modelo mas aí é outra história ....
E vem aí para operar em voo doméstico a Laguna Linhas Aereas que vai operar somente fokker 50 e 100 !!! www.voelaguna.com.br uma oportunidade de emprego aí aos novos pilotos hein!
Finalizando gosto do fokker no meu FS9 tá lá o meu da D.A estacionado no hangar!!!
A fama que o fokker carrega, concordo que foi com grande contribuição da TAM creio que não foi culpa do modelo mas aí é outra história ....
E vem aí para operar em voo doméstico a Laguna Linhas Aereas que vai operar somente fokker 50 e 100 !!! www.voelaguna.com.br uma oportunidade de emprego aí aos novos pilotos hein!
Finalizando gosto do fokker no meu FS9 tá lá o meu da D.A estacionado no hangar!!!
Thiago (TSM)- Capitão
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Re: Fokker F-100
Thiago (TSM) escreveu:
E vem aí para operar em voo doméstico a Laguna Linhas Aereas que vai operar somente fokker 50 e 100 !!! www.voelaguna.com.br uma oportunidade de emprego aí aos novos pilotos hein!
Olá Thiago,
Obrigado por avisar.
Já enviei o meu CV para avaliação.
Cumprimentos,
Bruno Barreiros
Re: Fokker F-100
A Portugália ainda opera os F-100???
Good Fly!!!
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Leandro de Moraes
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PT-OQY - Piloto Privado
CS-DIZ - Piloto Privado
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VAT617 -Viação Aérea Tupiniquim
TB-04 -Esquadrão Touro Bravo
MLA2480 - Mercosul Linhas Aéreas
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Re: Fokker F-100
leandroLPPT escreveu:
A Portugália ainda opera os F-100???
Good Fly!!!
Sim com 6 aeronaves!!!
Thiago (TSM)- Capitão
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Re: Fokker F-100
Thiago (TSM) escreveu:leandroLPPT escreveu:
A Portugália ainda opera os F-100???
Good Fly!!!
Sim com 6 aeronaves!!!
E são um espectáculo
Re: Fokker F-100
É o meu avião preferido sem duvidas!! jogo com ele no fs9 e gosto muito dele, talvez seja lançada uma nova versão do fokker!!:
http://www.aviacaonoticias.com/2010/08/fokker-f100-ng-aeronave-remodelada.html
pode ser incluse fabricado no Distrito Federal
hehehh!
http://www.aviacaonoticias.com/2010/08/fokker-f100-ng-aeronave-remodelada.html
pode ser incluse fabricado no Distrito Federal
hehehh!
petifer- Segundo-Tenente
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Re: Fokker F-100
Ficaria lindo um F100 da PGA em cores TAP.
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Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
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Felipe Kiefer- Capitão
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Re: Fokker F-100
Show de tópico!
Nunca tive a oportunidade de viajar de Fokker e sempre tive muita curiosidade sobre esse avião.
Nunca tive a oportunidade de viajar de Fokker e sempre tive muita curiosidade sobre esse avião.
Brentano- Coronel
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Re: Fokker F-100
Estive a bordo do Fokker 100 em 3 viagens, todas elas tanto na ida como na volta, 2 dessas viagens pela TAM e uma pela Oceanair, lembro que uma vez decolando do GIG para CGR o F100 lotado e pesado parecia que não ia subir, mas depois de uma longa corrida na pista ele subiu e subiu muito bem, mostrando o quanto é valente.
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A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich- Tenente-Coronel
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Re: Fokker F-100
Boa aeronave, pena que no fsx não achei uma boa FREE.. =D belo tópico.
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"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Re: Fokker F-100
Excelente tópico Amilckar
el_lopes- Major-Brigadeiro
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