Ajuda com Cartas de Aproximação ( IAC )
4 participantes
Página 1 de 1
Ajuda com Cartas de Aproximação ( IAC )
Olá Pessoal, queria pedir a ajudar de quem tem conhecimento para que eu possa tirar algumas duvidas ainda relacionada as cartas IAC
nesse caso,vamos supor que estaria chegando pelo fixo LISAN na proa/radial 295..eu poderia passar direto pelo AD ir até o VOR e bloquear e seguir na radial 168 fazer a curva a 10 DME do VOR e seguir para radial 348 que seria a CRS do ILS ???? ou isso é impossivel creio que seja pois não há nada disso nessa carta, pois estou com duvida dps que vi umas coisas na web mas acho que isso é imposivel..
ou mesmo o único modo possível é fazendo o ARC DME ??? ( o que seria mais obvio pela carta ) e se sim, ao chegar na CRS da pista ( 348° ) essa orbita é obrigatoria ou ela só esta na carta caso o controlador solicite a mesma ???
obrigado!
nesse caso,vamos supor que estaria chegando pelo fixo LISAN na proa/radial 295..eu poderia passar direto pelo AD ir até o VOR e bloquear e seguir na radial 168 fazer a curva a 10 DME do VOR e seguir para radial 348 que seria a CRS do ILS ???? ou isso é impossivel creio que seja pois não há nada disso nessa carta, pois estou com duvida dps que vi umas coisas na web mas acho que isso é imposivel..
ou mesmo o único modo possível é fazendo o ARC DME ??? ( o que seria mais obvio pela carta ) e se sim, ao chegar na CRS da pista ( 348° ) essa orbita é obrigatoria ou ela só esta na carta caso o controlador solicite a mesma ???
obrigado!
murilogb2- Aspirante
-
Inscrito em : 24/08/2010
Mensagens : 8
Reputação : 0
Idade : 44
Nacionalidade :
Re: Ajuda com Cartas de Aproximação ( IAC )
Negativo. Você deve prosseguir no ARCO de 12 NM até a radial 168 do CIA, onde você intercepta no localizador e aí é festa. O que alguns controladores fazem para acelerar e não ter que fazer o piloto fazer o arco (o que creio eu, deve ser um desconforto grande, passar uns 5 minutos com a aeronave "troncha"), é vetorar a aeronave por certa proa que a levará até o mesmo ponto porém sem a realização do arco.
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Ajuda com Cartas de Aproximação ( IAC )
João Pedro escreveu:Negativo. Você deve prosseguir no ARCO de 12 NM até a radial 168 do CIA, onde você intercepta no localizador e aí é festa. O que alguns controladores fazem para acelerar e não ter que fazer o piloto fazer o arco (o que creio eu, deve ser um desconforto grande, passar uns 5 minutos com a aeronave "troncha"), é vetorar a aeronave por certa proa que a levará até o mesmo ponto porém sem a realização do arco.
Muito obrigado pela explicação, ajudou mt !
murilogb2- Aspirante
-
Inscrito em : 24/08/2010
Mensagens : 8
Reputação : 0
Idade : 44
Nacionalidade :
Re: Ajuda com Cartas de Aproximação ( IAC )
murilogb2 escreveu:João Pedro escreveu:Negativo. Você deve prosseguir no ARCO de 12 NM até a radial 168 do CIA, onde você intercepta no localizador e aí é festa. O que alguns controladores fazem para acelerar e não ter que fazer o piloto fazer o arco (o que creio eu, deve ser um desconforto grande, passar uns 5 minutos com a aeronave "troncha"), é vetorar a aeronave por certa proa que a levará até o mesmo ponto porém sem a realização do arco.
Muito obrigado pela explicação, ajudou mt !
Por nada, e somente para completar, esses procedimentos com Arco DME já estão caindo no desuso com a implantação do RNAV nas TMAs, tanto nas IACs com fixos RNAV e nas STARS que já te deixam na "cara do gol".
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Ajuda com Cartas de Aproximação ( IAC )
João Pedro escreveu:murilogb2 escreveu:
Muito obrigado pela explicação, ajudou mt !
Por nada, e somente para completar, esses procedimentos com Arco DME já estão caindo no desuso com a implantação do RNAV nas TMAs, tanto nas IACs com fixos RNAV e nas STARS que já te deixam na "cara do gol".
Entao, eu sempre voei desde o começo por SID, STAR FMC tudo prontinho e tal ai me interessei mais pelos tecos tecos, turbo helices e bimotores, estou voando agora com o C340 da Carenado, ai no caso eu estou voando de VOR a VOR ou as vezes na ERC-L ai para pousar com mal tempo, só nessas IACs ou pelo auxilo do VOR né..as vezes consigo tempo bom e faço pouso VFR ou em aeroporto sem Cartas msm.. mas depende aonde estou voando e quando estou voando kkk.. mas mesmo assim obrigado pelas dicas.
murilogb2- Aspirante
-
Inscrito em : 24/08/2010
Mensagens : 8
Reputação : 0
Idade : 44
Nacionalidade :
Re: Ajuda com Cartas de Aproximação ( IAC )
murilogb2 escreveu:João Pedro escreveu:
Por nada, e somente para completar, esses procedimentos com Arco DME já estão caindo no desuso com a implantação do RNAV nas TMAs, tanto nas IACs com fixos RNAV e nas STARS que já te deixam na "cara do gol".
Entao, eu sempre voei desde o começo por SID, STAR FMC tudo prontinho e tal ai me interessei mais pelos tecos tecos, turbo helices e bimotores, estou voando agora com o C340 da Carenado, ai no caso eu estou voando de VOR a VOR ou as vezes na ERC-L ai para pousar com mal tempo, só nessas IACs ou pelo auxilo do VOR né..as vezes consigo tempo bom e faço pouso VFR ou em aeroporto sem Cartas msm.. mas depende aonde estou voando e quando estou voando kkk.. mas mesmo assim obrigado pelas dicas.
Hehe... Gostei de ver garoto. Porém, se está voando em Aerovias, tenha certeza de que está voando em uma balizada por rádio-auxílios, pois há algumas restrições há aeronaves não homologadas a RNAV. Mas aí teria que dar uma olhada nos regulamentos de IFR com calma.
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Ajuda com Cartas de Aproximação ( IAC )
Se me permitem, apenas uma correção: na verdade você faz o arco até a radial 156 de CIA. Ao cruzar essa radial, aí sim, curva a direita para interceptar o curso do localizador.
O 168º em questão nada mais é que o rumo da perna de afastamento, para o caso de realizar a órbita. E como a órbita está em negrito, na teoria, ela deve ser feita obrigatoriamente, a não ser que o ATC autorize direto o ILS.
Bons voos!
O 168º em questão nada mais é que o rumo da perna de afastamento, para o caso de realizar a órbita. E como a órbita está em negrito, na teoria, ela deve ser feita obrigatoriamente, a não ser que o ATC autorize direto o ILS.
Bons voos!
Trovis- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 09/08/2011
Mensagens : 591
Reputação : 9
Idade : 39
Nacionalidade :
Re: Ajuda com Cartas de Aproximação ( IAC )
Complementando: A 12 DME você curva pra esquerda e manter 10 DME até a radial 156.
_________________
CPU: I5 8400.
Memoria Ram: 32GB DDR4 2666mhz.
PV: Não tenho
Fonte: Corsair 500w.
danielsantana- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 26/03/2012
Mensagens : 912
Reputação : 75
Idade : 37
Simulador preferido : FS 2020
Emprego/lazer : Desenvolvedor
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Cartas de aproximação e procedimentos
» Cartas de Aproximação Atolls de Tuvalu, alguem sabe se existe ou tem ?
» Ajuda com uma dúvida cartas de rota ERC-L
» Cartas - IAC
» Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias!
» Cartas de Aproximação Atolls de Tuvalu, alguem sabe se existe ou tem ?
» Ajuda com uma dúvida cartas de rota ERC-L
» Cartas - IAC
» Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos