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Mensagem por Alvega Sáb 08 Jun 2013, 02:22

FS Global Real Weather

Mais um programa para gerenciar as condições meteorológicas no simulador, compatível com FSX, FS2004 e parece que futuramente X-Plane.
Coloquei o tópico no fórum do FSX pois estou interessado em saber opiniões de quem o experimentou no FSX (se é que alguém já testou).
Gostei bastante dos efeitos que vi neste vídeo, onde, segundo o autor, não foram usados efeitos de câmeras. Parece que o próprio programa já inclui efeitos de weather locais para diversos aeroportos, como se pode ver neste link, e neste caso mostra as mudanças bruscas de vento no aeroporto da Madeira.

Link do produto: http://www.fly2pilots.com/Cms/Ui/Pages/Products/MainPage.aspx?id=253b8b5c-0a91-4935-8d01-b3c70aee6034



Alguém já usou?


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Mensagem por José Alberto Sáb 08 Jun 2013, 06:10

Vendo as características do programa, acho interessante que inclua aquilo que eles chamam de "efeitos de tempo local" onde vários aeroportos do mundo (como o caso da Madeira) têm efeitos próprios (no caso de LPMA: "You will notice medium to strong turbulence as you get closer to the mountains when approaching both runway 05 and 23, especially with wind directions from north-west and north-east"). Tudo bem, mas estas situações "características" não acontecem sempre, há dias com mais e menos ventos, inclusive sem ventos! como será que o programa lida com isso?
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Mensagem por Alvega Sáb 08 Jun 2013, 06:30

José Alberto, está escrito aqui:

Note: All of these effects will only be simulated when the weather conditions would also lead to the same effects in reality (i.e. on some airports you will experience turbulence only when there's a certain wind strength and direction etc.). Most of these effects are described in approach charts of the specific airport, however, we have included a short description of when to anticipate them.

Estive a fazer uns testes com a versão demo e estou a gostar. Em relação às condições com baixa visibilidade, fiz um teste em Curitiba onde estava visibilidade de 300m e representou melhor que o Opus. As últimas versões do Opus, parece que pioraram nesse aspecto, pois agora deixam ver partes do terreno em baixo, o que não acontecia com as primeiras. Com o FS GRW não consegui ver nada até estar quase em cima da pista.

Metar: SBCT 080900Z 00000KT 0300 R15/0300 R33/0300 FG VV000 12/12 Q1026=



Tentei também testar o efeito de turbulência na Madeira, mas tive o azar do vento estar fraco e nessas condições o efeito não aparece.
Vou continuar a testar, mas gostei do que vi até agora.

Uma imagem em TNCM



Em relação à versão demo, no manual diz:

The evaluation mode of FS Global Real Weather allows you to test the application before you make a purchase decision. After your first installation you have eight (8) evaluation points. One point is used for either downloading or loading weather files. Evaluation mode is limited to File Mode (see section Using the Tool).

Example:You can download four weather files from our servers and load each file once into your simulator. Alternatively you can download one weather file and load it seven times

Gostei deste esquema da demo, dá para testar nos aeroportos que quisermos e se usarmos sempre o mesmo download podemos usar 7 vezes (fazer 7 vezes o loading do arquivo e transferir para o FSX). Só tem a desvantagem de não permitir testar o que acontece quando se usa o programa no modo de download em real-time (se há nuvens que desaparecem de repente, ou se aparece aquela barra verde como aparecia no REX que diminui os FPS).

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Mensagem por José Alberto Sáb 08 Jun 2013, 15:02

Alvega escreveu:José Alberto, está escrito aqui

Não podia ser de outra forma thumbsup
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Mensagem por Alvega Sáb 08 Jun 2013, 18:13

Mais ninguém testou ainda o programa?

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Mensagem por Rodrigo Sotto-Maior Sáb 08 Jun 2013, 18:45

Oi Artur, ontem li o seu tópico, mas estou viajando e ainda não posso testar. Pelo que entendi esse programa adiciona texturas, certo? Ou apenas a dinâmica de acordo com a condição climática do momento afetando o avião em voo? Eatou acessando pelo celular e só consegui ver uma parte do vídeo. No caso de se usar o programa, é necessário alterar aquela linha no arquivo CFG que melhora a dinâmica de voo? (Tópico 'dica para melhorar o feeling em voo').

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Mensagem por Alvega Sáb 08 Jun 2013, 20:38

Rodrigo Sotto-Maior escreveu:Oi Artur, ontem li o seu tópico, mas estou viajando e ainda não posso testar. Pelo que entendi esse programa adiciona texturas, certo? Ou apenas a dinâmica de acordo com a condição climática do momento afetando o avião em voo? Eatou acessando pelo celular e só consegui ver uma parte do vídeo. No caso de se usar o programa, é necessário alterar aquela linha no arquivo CFG que melhora a dinâmica de voo? (Tópico 'dica para melhorar o feeling em voo').

Olá Rodrigo, ele não não adiciona texturas. É só weather engine e com um interface bastante simples. Tem uma função de plano de voo também onde dá as temperaturas e ventos para todos os waypoints do plano de voo.
Não é necessária essa alteração do cfg, mas se quiser pode usar.
Segundo o autor, o programa vai buscar as condições meteorológicas não só aos METAR (como os outros programas do género) mas também a outras fontes (que não dizem quais são), o que lhe permite apresentar condições mais realísticas, como por exemplo saber qual o tipo de nuvens em vez de colocar quase só cumulus como os outros. Já reparei que algumas vezes aparecem muitos stratus e outras mais cumulus. Ele diz que não fica tão bonito como outros programas devido aos stratus serem nuvens planas mais feias que os cumulus 3D, mas dizem que é mais realístico e esse é um diferencial do programa.
Pelo que li nalguns tópicos que comparam Active Sky 2012, REX, Opus e FS Global Real Weather, a maioria do pessoal parece achar que AS2012 e REX são bonitinhos mas pouco realísticos (principalmente por não simularem convenientemente condições de baixa visibilidade e por não usarem o tipo de nuvens correto), o Opus já é mais realístico que esses dois e o FS GWR será o mais realístico de todos mas com nuvens mais feias, pois coloca mais stratus (onde eles devem existir e onde os outros colocam cumulus para que não fique tão feio). Dizem também que o FS GRW simula bem condições de baixa visibilidade e em altitude (sem mudanças súbitas nos ventos). Ainda estou testando para confirmar isso.

Um abraço.


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Mensagem por Hiago Sales Sáb 08 Jun 2013, 21:00

Alvega, achei este vídeo fazendo uma comparação entre o FS Global Real Weather, OPUS e AS2012:



Na maioria das vezes, eu achei que o AS se mostrou superior aos outros dois, mas como diz o primeiro comentário nesse vídeo, seria bom sabermos o METAR na hora das comparações thumbsup

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Mensagem por Alvega Sáb 08 Jun 2013, 21:11

Já tinha visto esse vídeo, mas não me diz grande coisa. Se achou o AS superior aos outros só se foi na beleza das nuvens, porque sem saber o metar é impossível dizer qual é o que está a mostrar melhor as condições reais.

Achei um review do programa: http://mutleyshangar.com/reviews/np/fsgrw/fsgrw.htm

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Mensagem por mrzappa Sáb 08 Jun 2013, 22:02

Dei uma olhada por cima no review, já que era um bocado longo.

Mas no rodapé tinham umas notas de 1 a 10, e o value for money realmente esta perfeito no meu ponto de vista.

Um pouco caro pelo que ele faz.
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Mensagem por Galeno Sáb 08 Jun 2013, 23:09

Gostei dessa parte "FSGRW to be much more accurate and closer to reality than either REX or Opus"

Acho que o ADX postou um breve review sobre o FSGRW.

Quando pousar mais tarde, vou baixar essa versão teste.

Abraço,
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Mensagem por andre_sp Dom 09 Jun 2013, 09:51

Interessante, parece mesmo ótimo esse engine thumbsup

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Mensagem por Rodrigo Sotto-Maior Dom 09 Jun 2013, 19:59

Alvega escreveu:
Rodrigo Sotto-Maior escreveu:Oi Artur, ontem li o seu tópico, mas estou viajando e ainda não posso testar. Pelo que entendi esse programa adiciona texturas, certo? Ou apenas a dinâmica de acordo com a condição climática do momento afetando o avião em voo? Eatou acessando pelo celular e só consegui ver uma parte do vídeo. No caso de se usar o programa, é necessário alterar aquela linha no arquivo CFG que melhora a dinâmica de voo? (Tópico 'dica para melhorar o feeling em voo').

Olá Rodrigo, ele não não adiciona texturas. É só weather engine e com um interface bastante simples. Tem uma função de plano de voo também onde dá as temperaturas e ventos para todos os waypoints do plano de voo.
Não é necessária essa alteração do cfg, mas se quiser pode usar.
Segundo o autor, o programa vai buscar as condições meteorológicas não só aos METAR (como os outros programas do género) mas também a outras fontes (que não dizem quais são), o que lhe permite apresentar condições mais realísticas, como por exemplo saber qual o tipo de nuvens em vez de colocar quase só cumulus como os outros. Já reparei que algumas vezes aparecem muitos stratus e outras mais cumulus. Ele diz que não fica tão bonito como outros programas devido aos stratus serem nuvens planas mais feias que os cumulus 3D, mas dizem que é mais realístico e esse é um diferencial do programa.
Pelo que li nalguns tópicos que comparam Active Sky 2012, REX, Opus e FS Global Real Weather, a maioria do pessoal parece achar que AS2012 e REX são bonitinhos mas pouco realísticos (principalmente por não simularem convenientemente condições de baixa visibilidade e por não usarem o tipo de nuvens correto), o Opus já é mais realístico que esses dois e o FS GWR será o mais realístico de todos mas com nuvens mais feias, pois coloca mais stratus (onde eles devem existir e onde os outros colocam cumulus para que não fique tão feio). Dizem também que o FS GRW simula bem condições de baixa visibilidade e em altitude (sem mudanças súbitas nos ventos). Ainda estou testando para confirmar isso.

Um abraço.


Entendi, obrigado Artur. Hoje consegui ler com calma o tópico e a página do produto. Assim que der irei testar - estou aguardando mais relatos e observações sobre ele; mas a princípio achei bem interessante.

thumbsup

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Mensagem por JorgeA Ter 11 Jun 2013, 18:53

Olá Artur. Estou com curiosidade em experimentar este novo Wheather Engine. È simples como o Opus? Ou seja, quando abrimos o FSX, é rápido a carregar as respectivas condições metereológicas?

Abraço

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Mensagem por Alvega Qua 12 Jun 2013, 02:20

JorgeA escreveu:Olá Artur. Estou com curiosidade em experimentar este novo Wheather Engine. È simples como o Opus? Ou seja, quando abrimos o FSX, é rápido a carregar as respectivas condições metereológicas?

Abraço

Olá Jorge,

Sim, é bastante simples. A versão demo não permite usar o live update, mas o loading inicial é muito rápido.

Hoje consegui testar o efeito de turbulência no aeroporto da Madeira e achei muito bom. O meu Cessna 337 da Carenado ia de um lado para o outro e quase não conseguia acertar com a pista. Excelente.
Existe um bug pois o interface mostra o metar da Madeira como LPFU em vez de LPMA, mas já vi no fórum deles que vai ser corrigido na próxima versão.

Um abraço

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Mensagem por JorgeA Qua 12 Jun 2013, 12:35

Ok..vou ver se experimento a versão demo. Obrigado Artur

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Mensagem por Alvega Sex 14 Jun 2013, 13:39

Já estou com a versão full e estou a gostar bastante. Ainda só fiz 3 voos completos, mas ainda não vi nuvens "pipocando" nem tive variações de vento bruscas.
Já deu para ver também que (como eles afirmam) o programa vai buscar mais dados sobre as condições do que os outros. Por exemplo em relação à visibilidade, quando no metar consta como maior que 9999 os outros programas colocam a visibilidade que escolhemos como máxima visibilidade em voo, já o FS GRW vai buscar dados sobre a visibilidade e coloca 25km ou 35 ou 45km, etc. Gostei dessa característica.
Penso que uma das razões para as nuvens não "pipocarem" é que o programa faz o loading inicial das condições para uma distância à volta do aeroporto onde estamos e depois nos updates em voo atualiza "à frente" da aeronave, não onde ela está. Daí não vermos mudanças bruscas, pois quando chegamos ao lugar onde a atualização foi feita (a distância pode ser definida no menu) as nuvens novas já estão lá e passamos de umas para outras sem notar.

O email que recebi deles explica bem o funcionamento:

Hi Artur!

Actually the way it works is this: when FSGRW sets the weather, it sets it in a certain radius around the aircraft (you can define this radius in the settings). In Dynamic Download Mode, even when on the ground, FSGRW automatically downloads new weather every 5 minutes (if available). However, the new weather is not set everywhere, but rather outside a certain radius around the aircraft. This is for the same reasons that I mentioned in the previous e-mail; AI and ATC otherwise don't work, which is something that we can't change because FSX is designed that way. Also, you would notice massive cloud formation changes if we would set the new weather everywhere.

As you fly, stations that come into the radius defined, will be set with the new weather, so that you fly smoothly into the new weather conditions.

However, this will slightly change in the new version that's just in development: in the new version, you will be able to set a radius that defines a circle around your position where you want FSGRW to set the weather. Additionally you will be able to define a "lock weather radius" that defines up to which distance from your aircraft position you want to lock the weather (so it's not refreshed with new weather once available). Here are two examples:

If you set the "set weather radius" to 220 nm and the "lock weather radius" to 130 nm, FSGRW will set all weather stations within 220 nautical miles around the aircraft. Every 5 minutes, FSGRW will download the most current weather from our servers and refresh all stations within 220 nm (because that's the radius you want to weather to be set) but outside of 130 nm (because that's the radius you want to the weather to be locked once set). In this case, you won't notice any cloud formation changes and also ATC and AI will work perfectly well.

If you set the "set weather radius" to 220 nm and the "lock weather radius" to 50 nm, FSGRW will also set all weather stations within 220 nautical miles. However, if new weather is available, it will refresh all stations with a distance greater than 50 and less than 220 nm. You then may notice cloud formation changes in the distance (because the weather changes) and ATC and AI may not work as expected, however, this may not be an issue if you don't use these features of FSX (i.e. if you're flying online).

Hope that was understandable, if you have further questions feel free to ask Smile.

Também notei que por vezes o programa atualiza as condições com um metar que já está desatualizado por uns 15 minutos (por exemplo já está na internet o metar das 2000z e ele atualiza às 2010z com as condições do metar das 1900z, mas já vi que esperando mais uns minutos ele já coloca o novo. A explicação que eles dão para isso é que o FS GRW vai buscar muito mais dados do que os outros programas, então precisa de um pouco mais de tempo para atualizar, mas já disseram que estão tentando melhorar isso no próximo update:

You have to understand how FSGRW works. Your client does NOT download METARs from the internet.

We have weather servers, that uses 1 GB of source data (including METARs) to calculate global weather. Of course, this process takes some time, but it is absolutely necessary to provide real weather, because METARs enough don't tell the whole truth. In your case, it's just 3 minutes off; however, with the next weather file, you'll get the 20:00Z metars included.

As I said, we are working on faster performance of the weather servers, but it IS a time-taking process to create a model of the atmosphere on a global basis.

Se se comprovar que não há mudanças bruscas de vento, parece-me que este será o melhor programa para quem voa airliners.
Vou continuar com os testes.

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Mensagem por José Alberto Sex 14 Jun 2013, 18:37

Artur, aqui também acontece essa "característica" do ASE que coloca algumas texturas do REX como gigantescas nuvens quadradas e achatadas lá no alto?

Ainda não fiz nenhum voo de teste, talvez este fim de semana.
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Mensagem por mrzappa Sex 14 Jun 2013, 19:10

Ola Alvega,


Estou acompanhando o teste deste programa com especial atenção, já que além de estar aguardando uma "promoção" do Opus, me deparei com suas observações.

Quando fui instalar o FSRW, foi solicitado o registro do FSUIPC, o que seria necessário para resolver o problema de "mudança de vento muito rápida" em altos FL.

Minha pergunta é, ele vale a pena se não tivermos uma versão registrada do FSUIPC ?

Ele é realmente melhor que o OPUS ?

Li também que ele se utiliza de um server próprio, o que necessita de manutenção e custos para manter, e me surgiu uma dúvida, ele funciona apenas com este server ?

Desculpe-me o monte de perguntas, mas é que não vi mais usuários utilizando deste novo programa da forma como você está.

Desde já agradeço sua ajuda.


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Mensagem por Alvega Sex 14 Jun 2013, 22:42

José Alberto escreveu:Artur, aqui também acontece essa "característica" do ASE que coloca algumas texturas do REX como gigantescas nuvens quadradas e achatadas lá no alto?

Ainda não fiz nenhum voo de teste, talvez este fim de semana.
José Alberto, aqui não tive esse problema. Mas para ser sincero, nunca tive esse problema quando usava o ASE também.



mrzappa escreveu:Ola Alvega,


Estou acompanhando o teste deste programa com especial atenção, já que além de estar aguardando uma "promoção" do Opus, me deparei com suas observações.

Quando fui instalar o FSRW, foi solicitado o registro do FSUIPC, o que seria necessário para resolver o problema de "mudança de vento muito rápida" em altos FL.

Minha pergunta é, ele vale a pena se não tivermos uma versão registrada do FSUIPC ?

Ele é realmente melhor que o OPUS ?

Li também que ele se utiliza de um server próprio, o que necessita de manutenção e custos para manter, e me surgiu uma dúvida, ele funciona apenas com este server ?

Desculpe-me o monte de perguntas, mas é que não vi mais usuários utilizando deste novo programa da forma como você está.

Desde já agradeço sua ajuda.


Abs

Olá mrzappa,

Não sei como ele funciona sem uma versão registrada do FSUIPC, pois possuo a versão registrada.
Se é melhor que o Opus ainda não posso dizer, pois só fiz 3 voos. Mas para mim o Opus tem piorado em relação ao que era no início. Por exemplo no caso do overcast e neblina de que falei na primeira página. Nas primeiras versões ele não deixava ver nada para baixo, e nestas últimas que testei ele já estava como o ASE e o REX, em que acima dos dois mil e tal pés já se vê tudo para baixo, o que não aconteceu aqui com o FS GRW. Uma boa simulação de condições de overcast e baixa visibilidade é essencial para mim num software destes. O Opus satisfazia, mas piorou. Ainda não testei a última beta do Opus para ver se já resolveram isso ou não.
Já deu para ver que o FS GRW, por ir buscar mais dados a outras fontes, coloca condições mais de acordo com o real, com tipos de nuvens mais adequados, com a "desvantagem" de poder colocar mais stratus (se eles existirem na realidade) onde os outros colocam cumulus para ficar mais bonito (pois todos sabemos que os stratus são mais feios).
O FS GRW tem também a vantagem (que achei excelente) de ter efeitos de turbulência customizados para vários aeroportos (tornando as aproximações mais exigentes) e de também ter turbulência em voo, ao contrário do Opus, que só tem turbulência usando os efeitos de camera do próprio Opus.
Quanto ao servidor deles, não sei responder. Mas se enviar um email para eles, eles respondem com rapidez.

Um abraço.
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Mensagem por JorgeA Sáb 15 Jun 2013, 06:15

Alvega escreveu:Já estou com a versão full e estou a gostar bastante. Ainda só fiz 3 voos completos, mas ainda não vi nuvens "pipocando" nem tive variações de vento bruscas.
Já deu para ver também que (como eles afirmam) o programa vai buscar mais dados sobre as condições do que os outros. Por exemplo em relação à visibilidade, quando no metar consta como maior que 9999 os outros programas colocam a visibilidade que escolhemos como máxima visibilidade em voo, já o FS GRW vai buscar dados sobre a visibilidade e coloca 25km ou 35 ou 45km, etc. Gostei dessa característica.
Penso que uma das razões para as nuvens não "pipocarem" é que o programa faz o loading inicial das condições para uma distância à volta do aeroporto onde estamos e depois nos updates em voo atualiza "à frente" da aeronave, não onde ela está. Daí não vermos mudanças bruscas, pois quando chegamos ao lugar onde a atualização foi feita (a distância pode ser definida no menu) as nuvens novas já estão lá e passamos de umas para outras sem notar.

O email que recebi deles explica bem o funcionamento:

Hi Artur!

Actually the way it works is this: when FSGRW sets the weather, it sets it in a certain radius around the aircraft (you can define this radius in the settings). In Dynamic Download Mode, even when on the ground, FSGRW automatically downloads new weather every 5 minutes (if available). However, the new weather is not set everywhere, but rather outside a certain radius around the aircraft. This is for the same reasons that I mentioned in the previous e-mail; AI and ATC otherwise don't work, which is something that we can't change because FSX is designed that way. Also, you would notice massive cloud formation changes if we would set the new weather everywhere.

As you fly, stations that come into the radius defined, will be set with the new weather, so that you fly smoothly into the new weather conditions.

However, this will slightly change in the new version that's just in development: in the new version, you will be able to set a radius that defines a circle around your position where you want FSGRW to set the weather. Additionally you will be able to define a "lock weather radius" that defines up to which distance from your aircraft position you want to lock the weather (so it's not refreshed with new weather once available). Here are two examples:

If you set the "set weather radius" to 220 nm and the "lock weather radius" to 130 nm, FSGRW will set all weather stations within 220 nautical miles around the aircraft. Every 5 minutes, FSGRW will download the most current weather from our servers and refresh all stations within 220 nm (because that's the radius you want to weather to be set) but outside of 130 nm (because that's the radius you want to the weather to be locked once set). In this case, you won't notice any cloud formation changes and also ATC and AI will work perfectly well.

If you set the "set weather radius" to 220 nm and the "lock weather radius" to 50 nm, FSGRW will also set all weather stations within 220 nautical miles. However, if new weather is available, it will refresh all stations with a distance greater than 50 and less than 220 nm. You then may notice cloud formation changes in the distance (because the weather changes) and ATC and AI may not work as expected, however, this may not be an issue if you don't use these features of FSX (i.e. if you're flying online).

Hope that was understandable, if you have further questions feel free to ask Smile.

Também notei que por vezes o programa atualiza as condições com um metar que já está desatualizado por uns 15 minutos (por exemplo já está na internet o metar das 2000z e ele atualiza às 2010z com as condições do metar das 1900z, mas já vi que esperando mais uns minutos ele já coloca o novo. A explicação que eles dão para isso é que o FS GRW vai buscar muito mais dados do que os outros programas, então precisa de um pouco mais de tempo para atualizar, mas já disseram que estão tentando melhorar isso no próximo update:

You have to understand how FSGRW works. Your client does NOT download METARs from the internet.

We have weather servers, that uses 1 GB of source data (including METARs) to calculate global weather. Of course, this process takes some time, but it is absolutely necessary to provide real weather, because METARs enough don't tell the whole truth. In your case, it's just 3 minutes off; however, with the next weather file, you'll get the 20:00Z metars included.

As I said, we are working on faster performance of the weather servers, but it IS a time-taking process to create a model of the atmosphere on a global basis.

Se se comprovar que não há mudanças bruscas de vento, parece-me que este será o melhor programa para quem voa airliners.
Vou continuar com os testes.

Só o facto de ter a caracteristica de "actualizar "o tempo mais á frente, vale a compra do produto". È muito chato aquilo que acontece com o Opus e outros programas, da "magia" do desaparecimento subito de nuvens....

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Mensagem por José Alberto Sáb 15 Jun 2013, 06:20

Alvega escreveu:
José Alberto escreveu:Artur, aqui também acontece essa "característica" do ASE que coloca algumas texturas do REX como gigantescas nuvens quadradas e achatadas lá no alto?

Ainda não fiz nenhum voo de teste, talvez este fim de semana.
José Alberto, aqui não tive esse problema. Mas para ser sincero, nunca tive esse problema quando usava o ASE também.

Por cá, quando usava o ASE com texturas do REX, ficava com umas nuvens "planas" e "quadradas" a grandes altitudes. Daí ter posto um pouco de lado esse excelente programa.

Ontem experimentei o FSRGW e apesar de ter sido um voo curto e a baixa altitude entre Glasgow e Edimburgo, não gostei da maneira como as nuvens eram representadas:

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Mensagem por Alvega Sáb 15 Jun 2013, 10:57

José Alberto escreveu:
Ontem experimentei o FSRGW e apesar de ter sido um voo curto e a baixa altitude entre Glasgow e Edimburgo, não gostei da maneira como as nuvens eram representadas:


José Alberto, aí está o que eu disse atrás, o que você vê aí são os stratus. Essa é uma das diferenças, quando existem stratus ele coloca stratus em vez de colocar cumulus para ficar mais bonito como fazem os outros. Quem pensar usar vai ter que escolher se prefere ver nuvens mais de acordo com a realidade (podendo ter que ver mais stratus mais feios) ou se prefere ver nuvens mais bonitas mesmo que não simulem as que na realidade estão lá. Por vezes não é uma escolha fácil, hehe.
Nem sempre aparecem os stratus, só quando o programa sabe que eles existem lá na realidade, como pode ver na minha screen de TNCM da 1ª página, em que só há cumulus.

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Mensagem por jcirrus Sáb 15 Jun 2013, 11:18

De facto esses stratus  estão feios. Esse tipo de nuvens não são muito espessas mas não tanto! Quanto estão a uma muito baixa altitude(100 ou 200ft), elas têm alguma espessura que impede a visibilidade.

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Mensagem por mrzappa Sáb 15 Jun 2013, 11:27



Existe uma opção de configuração no FSRW que permite alterar a composição de stratus para cumulus.
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