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Luz de advertencia no painel do JS4100 PMDG.

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pmdg - Luz de advertencia no painel do JS4100 PMDG. Empty Luz de advertencia no painel do JS4100 PMDG.

Mensagem por fontinni Ter 28 maio 2013, 12:49

Caros amigos do voo virtual, gostaria de uma ajuda.
Não sou muito familiarizado com aeronaves a jato, e estou passando um pouquinho de nervoso com essa aeronave a jet stream 4100 PMDG.
Se eu falar algo que seja besteira me corrijam por favor pois como disse sou leigo com aeronaves a jato, mas meu problema é o seguinte, sempre que vou decolar com essa aeronave e dou potencia total nos motores acende primeiro uma luz vermelha de advertencia no painel da mesma e logo em seguida uma luz amarela e os motores explodem.
Por dedução sei que algo que eu não deveria fazer foi feito, porem não sei o que é, estou me descabelando querendo saber qual o procedimento correto para eu poder decolar.
Sou piloto de ultra leve, e como sabe somente usamos motor a pistão e não tem muita coisa a ser feita para decolar.
Gosto muito de fsx e sempre voo com aeronaves a pistão mas de uns dias pra ca tenho tido um desejo por voar com aeronaves mais robustas e velozes.
Enfim algum amigo poderia me ajudar no procedimento correto para essa aeronave, vi um video tutorial no youtube, segui tudo certinho conforme o video, mas mesmo assim da problema.
Se alguem poder ajudar ficarei grato.
Obrigado.

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pmdg - Luz de advertencia no painel do JS4100 PMDG. Empty Re: Luz de advertencia no painel do JS4100 PMDG.

Mensagem por Braconi Ter 28 maio 2013, 12:58

Já ouvi dizerem que este avião simula muito bem a partida ( ex. simulação de partida quente) e também deve simular os efeitos da operação acima dos limites.

Você está aparentemente excendendo a potência máxima de decolagem, potência esta a qual o motor só suporta por poucos minutos.

Verifique a documentação da PMDG, tabelas de performance de decolagem se houver e tente localizar a melhor forma de ajustar a potencia....

Evite usar F4, ou posicionar suas manetes a pleno sem monitorar os parâmetros do motor que no caso é um turboélice e requer um gerenciamento um pouco diferente dos motores a pistão.
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Mensagem por Paulo Stavis Ter 28 maio 2013, 13:03

Isso ocorre porque você provavelmente está excedendo o EGT do motor. Não esqueça de colocar as manetes de condição na posição flight (crtl+f4), o copiloto vai anunciar "condition levers flight".

Sempre decolei com a manete de potência à pleno porém só por segurança verifique se ela estando no full não ultrapassa o EGT máximo.

PS: No acionamento não esqueça de desembandeirar as hélices seguindo o procedimento do manual, quando cortar o motor colocar os start locks e quando for reacionar com os start locks colocados, removê-los após o acionamento.
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Mensagem por Braconi Ter 28 maio 2013, 14:03

Paulo Stavis escreveu: Não esqueça de colocar as manetes de condição na posição flight (crtl+f4), o copiloto vai anunciar "condition levers flight".


Paulo,

Fazendo o ajuste da hélice até o copiloto anunciar "condition levers flight" está realmente ajustando elas para decolagem? ou estaria ajustando para cruzeiro ou algo parecido?

Eu nunca sequer vi este avião, mas ouço o povo reclamando de problemas em partida e de excessos....tudo isto por conta dos vícios que alguns addons mais simples produzem....
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Mensagem por fontinni Ter 28 maio 2013, 14:27

Obrigado pela explicação, acredito que seja egt mesmo, não sabia desse atalho ctrl + f4, vou usa-lo.
E sim ja verifiquei e vi que realmente ultrapassa o egt, mas com as manetes a meio motor ja ultrapassa.
Não é muito pouco para ultrapassar?

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Mensagem por Paulo Stavis Ter 28 maio 2013, 14:31

Braconi escreveu:Paulo,

Fazendo o ajuste da hélice até o copiloto anunciar "condition levers flight" está realmente ajustando elas para decolagem? ou estaria ajustando para cruzeiro ou algo parecido?

Eu nunca sequer vi este avião, mas ouço o povo reclamando de problemas em partida e de excessos....tudo isto por conta dos vícios que alguns addons mais simples produzem....

Braconi escreveu:Paulo,

Fazendo o ajuste da hélice até o copiloto anunciar "condition levers flight" está realmente ajustando elas para decolagem? ou estaria ajustando para cruzeiro ou algo parecido?

Eu nunca sequer vi este avião, mas ouço o povo reclamando de problemas em partida e de excessos....tudo isto por conta dos vícios que alguns addons mais simples produzem....

Não. Ele possui na verdade três settings da manete de condição. Uma é a posição taxi, totalmente recuada, utilizada somente para o taxi. Se der full potência com ela em taxi o motor torra.
Outra é a flight, totalmente à frente, utilizada para a decolagem e pouso. Ela dá a máxima rotação à hélice e o menor passo, portanto favorável à decolagem e pouso.

A última condição é a de subida/descida/cruzeiro, e é setada através de uma combinação da manete de potência e a de condição. Após a decolagem, com a manete de potência full ou no torque setado para decolagem (e condição em full/flight) o piloto deve reduzir a manete de potência até que o EGT atinga o primeiro risco no marcador (veja aqui uma foto do indicador de EGT, note que há dois riscos brancos entre o marcador verde). Quando, pela redução da potência, o EGT chegar no marcador superior o piloto deve manter a posição da manete de potência e passará a atuar na manete de condição, reduzindo a mesma até que o marcador verde do EGT retorne para o risco branco inferior. Isso vai deixar o marcador verde do RPM dentro do arco verde (98,6%). Dai pra frente é só ir cuidando do EGT e controlando na potência se necessário.

Essa é a operação mais simplificada da aeronave possível. Alguns SOPs de cias virtuais indicam diferentes % de RPM para o cruzeiro e a descida mas pra começar dá pra voar assim tranquilamente.

Infelizmente a reclamação é normal no começo para quem não dá uma lida no manual. Como a aeronave não é turbina livre, ela não se comporta como as outras aeronaves turbohélices com PT6. O usuário, a priori, vai tratá-la como se fosse um PT6, aciona com condição flight ou esquece de desembandeirar as hélices e torra o motor. Vai decolar, esquece de colocar em flight e torra o motor. É que na verdade essa "porcaria" de JS41 não é "user friendly" como um ATR, onde você posiciona em Run a manete de condição e voa assim até o pouso (controla o rpm através do knob porém muito mais simples que no JS41).

fontinni escreveu:Obrigado pela explicação, acredito que seja egt mesmo, não sabia desse atalho ctrl + f4, vou usa-lo.
E sim ja verifiquei e vi que realmente ultrapassa o egt, mas com as manetes a meio motor ja ultrapassa.
Não é muito pouco para ultrapassar?

É porque com certeza está em taxi ou pelo menos não está totalmente à frente em flight, com isso o passo é maior e o motor não tem tanta força pra girar a hélice e como é ligado diretamente à hélice acaba fazendo muita força, excede o egt e queima =D
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Mensagem por Braconi Ter 28 maio 2013, 14:39

Opa, bela explicação! este avião me é estranho, parece um brasília olhando externamente...

thumbsup Ponto positivo!


OBS: Vale o investimento esse addon?


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Mensagem por Paulo Stavis Ter 28 maio 2013, 14:46

Braconi escreveu:Opa, bela explicação! este avião me é estranho, parece um brasília olhando externamente...

thumbsup Ponto positivo!


OBS: Vale o investimento esse addon?



De fato, parece o brasília mesmo. Se meter um PT6 dá até pra enganar lol
Eu particularmente acho que vale, é uma aeronave diferente, pra voar pra aqueles pequenos aeroportos inacessíveis ao NGX. Eu A-M-O voar ele num addon chamado PNG Bush Pilot, que tem vários aeroportozinhos estilo bush na Papua Nova Guiné. Voei ele muito também entre as ilhas Portuguesas (Açores).
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Mensagem por fontinni Ter 28 maio 2013, 14:56

Olha eu to gostando muito de voar esse danado, esse problema do egt acontece mais quando se usa o fsp, pois ele geralmente sai pesado.
Gosto do acabamento dele, é um avião muito legal.
Ontem consegui fazer os pedais do meu volante funcionar como leme, agora pretendo comprar um manche saitek tipo do cessna, acredito que vai ficar legal.
Paulo você tem bastante conhecimento de motores jato, poderia deixar um tutorial sobre curiosidade e coisas que nunca devemos esquecer para poder voar mais tranquilo com ele.
Claro se isso não for muito encomodo.

Aproveitando o embalo indique por favor alguma aeronave desse mesmo tipo, que seja top de linha para voar e que simule muito bem, o mais proximo do real possivel.
Vlw camarada.


Última edição por fontinni em Ter 28 maio 2013, 15:10, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Braconi Ter 28 maio 2013, 15:09

Paulo Stavis escreveu:

De fato, parece o brasília mesmo. Se meter um PT6 dá até pra enganar lol
Eu particularmente acho que vale, é uma aeronave diferente, pra voar pra aqueles pequenos aeroportos inacessíveis ao NGX. Eu A-M-O voar ele num addon chamado PNG Bush Pilot, que tem vários aeroportozinhos estilo bush na Papua Nova Guiné. Voei ele muito também entre as ilhas Portuguesas (Açores).

Eu vi nos prints que mandou no link lindo Virtual Cockpit...funfa o radar meteorológico? thinking
pelo que sei a PMDG não simula este recurso...

https://s286.photobucket.com/user/Federico80/media/2012-9-26_23-30-9-703.jpg.html?sort=3&o=3


Última edição por Braconi em Ter 28 maio 2013, 15:15, editado 2 vez(es)
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Mensagem por fontinni Ter 28 maio 2013, 15:11


Aproveitando o embalo indique por favor alguma aeronave desse mesmo tipo, que seja top de linha para voar e que simule muito bem, o mais proximo do real possivel.
Vlw camarada.

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Mensagem por Paulo Stavis Ter 28 maio 2013, 15:30

fontinni escreveu:Olha eu to gostando muito de voar esse danado, esse problema do egt acontece mais quando se usa o fsp, pois ele geralmente sai pesado.
Gosto do acabamento dele, é um avião muito legal.
Ontem consegui fazer os pedais do meu volante funcionar como leme, agora pretendo comprar um manche saitek tipo do cessna, acredito que vai ficar legal.
Paulo você tem bastante conhecimento de motores jato, poderia deixar um tutorial sobre curiosidade e coisas que nunca devemos esquecer para poder voar mais tranquilo com ele.
Claro se isso não for muito encomodo.

Tutorial sobre curiosidades e coisas que não devemos esquecer em que sentido?
A "meca" da aeronave é o manual que acompanha. O tutorial também é outra parte fundamental, indico dar uma boa lida nele e fazer um resuminho dos procedimentos mais importantes.

Braconi escreveu:Eu vi nos prints que mandou no link lindo Virtual Cockpit...funfa o radar meteorológico? thinking
pelo que sei a PMDG não simula este recurso...

https://s286.photobucket.com/user/Federico80/media/2012-9-26_23-30-9-703.jpg.html?sort=3&o=3

Não funciona não. Esse deve ser um WX500 da RealityXp, tem uma "gambi" que dá pra colocar ele na mesma posição do que o original não-funcional e dá a sensação que é funcional.

fontinni escreveu:
Aproveitando o embalo indique por favor alguma aeronave desse mesmo tipo, que seja top de linha para voar e que simule muito bem, o mais proximo do real possivel.
Vlw camarada.

Nessa linha de aeronaves, só tem ele mesmo. Tem os turbohélices da Carenado mas o maior deles é o King Air, não sei se é o que você busca. Lançado recentemente também tem o Dash 8 da Majestic, é uma aeronave um pouco maior que o JS41 mas tem a mesma característica de aeronave regional.

Entretanto o Majestic também não é uma aeronave fácil de voar. Me bati bastante (e ainda me bato as vezes) com o FMC dele porém é uma aeronave top.
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Mensagem por alberto Ter 28 maio 2013, 17:20

Olha desculpem me intrometer na conversa, mas assino embaixo do que o Paulo falou aí em cima sobre este avião o JS4100, foi o primeiro PMDG que comprei, e único por enquanto, e gostei muito. Adquiri a mais ou menos 1 ano, só que logo depois meu fsx deu problema e não deu para voar mais com nada, estava na época aprendendo a voar com ele.

Se vocês seguirem o tutorial não tem erro. Eu não sou nenhum expert e consegui fazer o vôo do tutorial sem problema, ele é bastante claro e bem feito, se todos os PMDG tiverem um tutorial bem explicado assim... maravilha!!

Achei interessante colocar minha opinião porque em termos de aviões mais complexos devo estar no mesmo nível de vocês: ainda aprendendo.

Abraço

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Mensagem por Brentano Ter 28 maio 2013, 20:07

O EGT também pode extrapolar quando você aciona um dos anti-ice. Então sempre quando acusar gelo (bip e aviso no CAS), reduza a potência e depois acione os anti-ice. Lembrando de aplicar potência de volta depois que desligar.
É um belo add-on, cheio de particularidades e muito bom de voar na mão. Até deu vontade de tirar a poeira dele hehehe.

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Mensagem por fontinni Ter 28 maio 2013, 22:55

dash 8 seria uma boa opção, eu não entendo nada de fmc, mas pretendo apreender.
Vi que ele é uma aeronave muito bonita e grande, é provavel que eu me aventure nele.

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