[Internacional] Robôs usam raios laser para remover tinta de aviões
Página 1 de 1
[Internacional] Robôs usam raios laser para remover tinta de aviões
Robôs usam raios laser para remover tinta de aviões
Aviões grandes, como o C-130, poderão ter a tinta removida
rapidamente a laser usando um time de robôs
Mandando a sujeira embora
Pintar aviões é uma tarefa complicada, cara, que requer boa dose de precisão, mas que aumenta a vida útil e
deixa as aeronaves com aparência de beleza e limpeza.
Tirar a tinta velha de aviões, por outro lado, pode ser uma tarefa que produz um bocado de sujeira.
Hoje são usados removedores químicos agressivos ou sistemas de abrasão por jateamento, ambos geradores de emissões perigosas para o ar, para a água e na forma de resíduos sólidos.
A remoção de tinta e a repintura são realizadas como parte do processo normal de manutenção programada das aeronaves.
Equipes de robôs
Engenheiros da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, acreditam ter encontrado uma solução mais limpa, mais rápida
e mais eficiente.
Jim Arthur e seus colegas planejam usar raios laser e robôs para remover a tinta velha dos aviões.
O primeiro protótipo do robô já está pronto, e os testes mostraram a eficiência do sistema a laser.
A ideia é que os robôs trabalhem em equipes, com o tamanho de cada equipe determinado pela dimensão de cada avião.
A remoção robotizada permitirá que a tarefa seja feita em um sistema 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana),
reduzindo o tempo de parada das aeronaves.
Remoção de tinta a laser
O equipamento usa um feixe contínuo de laser para remover não apenas a tinta, mas também qualquer outra
substância grudada sobre o corpo da aeronave - tudo de forma seletiva e programada.
Cada robô ajusta seu feixe de laser para manutenção da angulação correta em relação à fuselagem, ao mesmo
tempo evitando que o laser atinja outros robôs ou áreas determinadas como de uso de trabalhadores - a potência do laser pode cegar.
Os robôs também controlam a velocidade do laser sobre a superfície para garantir que ele seja lento o suficiente
para remover completamente a tinta, mas não tão lento a ponto de aquecer demasiadamente a fuselagem.
"A decapagem robotizada a laser deverá reduzir significativamente a mão-de-obra, o volume de resíduos, o risco
ambiental e o custo total da operação," disse Arthur.
Fonte: Site Inovação Tecnológica - -
Imagens: National Robotics Engineering Center
Via: Aviationnews
Aviões grandes, como o C-130, poderão ter a tinta removida
rapidamente a laser usando um time de robôs
Mandando a sujeira embora
Pintar aviões é uma tarefa complicada, cara, que requer boa dose de precisão, mas que aumenta a vida útil e
deixa as aeronaves com aparência de beleza e limpeza.
Tirar a tinta velha de aviões, por outro lado, pode ser uma tarefa que produz um bocado de sujeira.
Hoje são usados removedores químicos agressivos ou sistemas de abrasão por jateamento, ambos geradores de emissões perigosas para o ar, para a água e na forma de resíduos sólidos.
A remoção de tinta e a repintura são realizadas como parte do processo normal de manutenção programada das aeronaves.
Equipes de robôs
Engenheiros da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, acreditam ter encontrado uma solução mais limpa, mais rápida
e mais eficiente.
Jim Arthur e seus colegas planejam usar raios laser e robôs para remover a tinta velha dos aviões.
O primeiro protótipo do robô já está pronto, e os testes mostraram a eficiência do sistema a laser.
A ideia é que os robôs trabalhem em equipes, com o tamanho de cada equipe determinado pela dimensão de cada avião.
A remoção robotizada permitirá que a tarefa seja feita em um sistema 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana),
reduzindo o tempo de parada das aeronaves.
Remoção de tinta a laser
O equipamento usa um feixe contínuo de laser para remover não apenas a tinta, mas também qualquer outra
substância grudada sobre o corpo da aeronave - tudo de forma seletiva e programada.
Cada robô ajusta seu feixe de laser para manutenção da angulação correta em relação à fuselagem, ao mesmo
tempo evitando que o laser atinja outros robôs ou áreas determinadas como de uso de trabalhadores - a potência do laser pode cegar.
Os robôs também controlam a velocidade do laser sobre a superfície para garantir que ele seja lento o suficiente
para remover completamente a tinta, mas não tão lento a ponto de aquecer demasiadamente a fuselagem.
"A decapagem robotizada a laser deverá reduzir significativamente a mão-de-obra, o volume de resíduos, o risco
ambiental e o custo total da operação," disse Arthur.
Fonte: Site Inovação Tecnológica - -
Imagens: National Robotics Engineering Center
Via: Aviationnews
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Londrina lidera reclamações de raios laser apontados para aviões
» [Internacional] Vírus infecta aviões-robôs dos EUA
» [Internacional]Reabastecimento de aviões-robôs: um grande passo na robótica
» [Internacional] Raios são risco permanente para aviões
» [Internacional] Francês é condenado por ofuscar pilotos de aviões com laser
» [Internacional] Vírus infecta aviões-robôs dos EUA
» [Internacional]Reabastecimento de aviões-robôs: um grande passo na robótica
» [Internacional] Raios são risco permanente para aviões
» [Internacional] Francês é condenado por ofuscar pilotos de aviões com laser
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos