Troca de processador
+2
Alvega
andre_sp
6 participantes
Página 1 de 1
Troca de processador
Boa tarde Cmtes!
Preciso da ajuda de alguém que entenda de processadores:
Atualmente tenho um core2Duo (2 núcleos) com OC a 3.1 GHz.
Estou pensando em trocar ou por i5-750 ou por i7-920. Ambos tem 4 núcleos, porém o preço é bem diferente entre eles. Minha dúvida: terei um ganho significativo ficando com o i7? Ou o i5 já me dará bons resultados em relação ao atual.
Lembrando que essa máquina é exclusiva para o FSX...
Preciso da ajuda de alguém que entenda de processadores:
Atualmente tenho um core2Duo (2 núcleos) com OC a 3.1 GHz.
Estou pensando em trocar ou por i5-750 ou por i7-920. Ambos tem 4 núcleos, porém o preço é bem diferente entre eles. Minha dúvida: terei um ganho significativo ficando com o i7? Ou o i5 já me dará bons resultados em relação ao atual.
Lembrando que essa máquina é exclusiva para o FSX...
Inscrito em : 26/08/2009
Reputação : 1272
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Troca de processador
As principais diferenças entre o i5 e o i7 são a falta de Hyperthreading no i5 (que a maior parte não usa no FSX pois é preferível fazer overclock) e a memória dual channel no i5, sendo triple channel no i7 (4GB ou 8GB no i5 contra 6Gb ou 12 GB no i7).
Se o principal uso do computador vai ser para o FSX, penso que não terá grande vantagem no i7 em relação ao i5 (com o mesmo clock), visto que não vai utilizar o HT. Isto se for usar 8G de RAM. Porque se for usar 4GB, o i7 com 6GB é bastante superior (apesar do FSX não usar mais de 4GB, há que contar com outros programas que podem estar abertos ao mesmo tempo).
É a minha opinião.
Se o principal uso do computador vai ser para o FSX, penso que não terá grande vantagem no i7 em relação ao i5 (com o mesmo clock), visto que não vai utilizar o HT. Isto se for usar 8G de RAM. Porque se for usar 4GB, o i7 com 6GB é bastante superior (apesar do FSX não usar mais de 4GB, há que contar com outros programas que podem estar abertos ao mesmo tempo).
É a minha opinião.
Você pode dar uma olhada nesse site:http://www.jetlinesystems.com/performance.html
Ele fala sobre todos os itens do pc necessários pra se ter um grande desempenho no FSX.
Eu tenho um i7 860 2.8Ghz @3.1ghz(enquanto não compro um cooler descente) e não tenho queixa.No FSX a única situação em que meu processador não da conta é quando decolo e pouso em Congonhas no cenário fotoreal do Paulo Ricardo,em função daquele monte de prédios.Sem contar que uso REX e avião payware tbm.Claro que depende muito de quanto vc está disposto a gastar mas acho que vale a pena juntar uma graninha e comprar um i7 com com boa velocidade de clock e/ou que te possibilite fazer um bom overclock.
Espero ter ajudado
Ele fala sobre todos os itens do pc necessários pra se ter um grande desempenho no FSX.
Eu tenho um i7 860 2.8Ghz @3.1ghz(enquanto não compro um cooler descente) e não tenho queixa.No FSX a única situação em que meu processador não da conta é quando decolo e pouso em Congonhas no cenário fotoreal do Paulo Ricardo,em função daquele monte de prédios.Sem contar que uso REX e avião payware tbm.Claro que depende muito de quanto vc está disposto a gastar mas acho que vale a pena juntar uma graninha e comprar um i7 com com boa velocidade de clock e/ou que te possibilite fazer um bom overclock.
Espero ter ajudado
Dani.Santoro- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 07/04/2010
Reputação : 309
Nacionalidade :
É que o fator $$$ realmente está pesando nesse momento.
Farei umas consultas.
Obrigado pelos comentários, Dani e Artur
Farei umas consultas.
Obrigado pelos comentários, Dani e Artur
Nacionalidade :
Bem, André, se o fator $$ está pesando muito, não era melhor considerar um E8500 ou um Q9550, que te dariam um over melhor sem trocar a placa mãe e memórias?
Carvalho- Moderador
-
Inscrito em : 15/04/2008
Reputação : 388
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Bem lembrado Carvalho...
Estou cotando o "kit" para ver o que faço
Estou cotando o "kit" para ver o que faço
Nacionalidade :
Cmtes
E AMD, alguém usa, tem experiência com ele?
Nacionalidade :
Eu costumo estudar e ficar afiado no assunto de processador somente quando vou fazer um upgrade pra mim mesmo.
Fora essa situação fico até um pouco leigo no assunto.
Mas eu tenho um i7 e nao tenho nada a reclamar. Um excelente processador, roda bem o FSX (atualmente o aplicativo mais papa-processador que tenho). Logico que ele nao faz milagres, mas rodando a 3,2Ghz com HT ligado, ele se mantem legal.
Mas nao adianta eu te indicar um processador de dois mil reais se vc tem apenas quinentos pra gastar. Ai entra, claro, o seu bom senso aliado ao custo x beneficio
Fora essa situação fico até um pouco leigo no assunto.
Mas eu tenho um i7 e nao tenho nada a reclamar. Um excelente processador, roda bem o FSX (atualmente o aplicativo mais papa-processador que tenho). Logico que ele nao faz milagres, mas rodando a 3,2Ghz com HT ligado, ele se mantem legal.
Mas nao adianta eu te indicar um processador de dois mil reais se vc tem apenas quinentos pra gastar. Ai entra, claro, o seu bom senso aliado ao custo x beneficio
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Reputação : 325
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
AMD está arriscado a um Phenom II X4 965 Black Edition de 3.4 GHz ter uma performance menor do que o que voce tem hoje.Não são ruins mas eu só montaria um se o minha máquina queimasse hoje e não tivesse como gastar mais, como upgrade não, mas tem quem goste.
Eu mesmo vou trocar o Q6600 por um Q9550, por conta do over maior, 12 MB de cache e depois a 8800GT por uma GTX 480, que já fica para a outra máquina, mas upgrade de MoBo, memória e processador, só quando for por um de 32nm, e por agora só tem o i7 980X 3.33 a R$ 2.900,00(mais caro que o 9550 e a GTX juntos)
Eu mesmo vou trocar o Q6600 por um Q9550, por conta do over maior, 12 MB de cache e depois a 8800GT por uma GTX 480, que já fica para a outra máquina, mas upgrade de MoBo, memória e processador, só quando for por um de 32nm, e por agora só tem o i7 980X 3.33 a R$ 2.900,00(mais caro que o 9550 e a GTX juntos)
Carvalho- Moderador
-
Inscrito em : 15/04/2008
Reputação : 388
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Obrigado a todos pelos comentários
Nacionalidade :
andre_sp escreveu:Cmtes
Já tive um AMD Athlon 64 dual core.Era um bom processador mas pra rodar o FSX com todos os addons deixava muito a desejar.Acabei mudando pra Intel(i7) por curiosidade e pela enorme propaganda entorno do i7 e,diga-se de passsagem,valeu a pena.Agora,se a grana ta curta tem os AMD Phenom II quad core.Os modelos 955 e 965 tem clock acima de 3.0Ghz(acho que qualquer valor inferior a 3.0ghz não vale a pena)por um preço bem mais acessível do que um i7 ou até mesmo certos modelos e i5.
Dani.Santoro- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 07/04/2010
Reputação : 309
Nacionalidade :
Carvalho escreveu:Bem, André, se o fator $$ está pesando muito, não era melhor considerar um E8500 ou um Q9550, que te dariam um over melhor sem trocar a placa mãe e memórias?
eu também axo, o I7 tem q vir acompanhado de uma nova placa mae e memorias
-
Inscrito em : 14/05/2009
Reputação : 58
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos