Douglas DC - 3/C Dakota
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Douglas DC - 3/C Dakota
Douglas DC-3/C-47 Dakota
O único Douglas DC-3 em condições de voo no país. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Cockpit do Douglas DC-3.
Douglas DC-3, o qual tornou popular as viagens aéreas e possíveis os lucros das companhias, e que é reconhecido universalmente como a melhor aeronave de sua época. Alguns ainda o consideram como o melhor avião de todos os tempos.
Uma das primeiras unidades do Douglas DC-3.
A primeira aeronave DC-3 da American Airlines.
O projeto do DC-3 começou em 1934, na insistência de C.R. Smith, presidente da American Airlines. Smith queria duas novas aeronaves – um DC-2 maior que pudesse tranportar mais passageiros durante o dia e outra aeronave com beliches em trilhos, que pudessem transportar passageiros durante a noite.
A Piedmont Airlines foi outra companhia aérea a adquirir o DC-3. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
O DC-3 foi projetado por uma equipe liderada pelo engenheiro chefe Arthur E. Raymond, e voou pela primeira vez no dia 17 de dezembro de 1935 (o 32° aniversário do voo dos Irmãos Wright em Kitty Hawk).
Um Douglas DC-3 e um Fairchild PT-19. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
O primeiro DC-3 fabricado foi o Douglas Skysleeper Transport, e foi o máximo do luxo. Catorze assentos almofadados em quatro compartimentos principais que podriam ser dobrados em pares para formarem sete camas, enquanto outras sete podiam ser dobradas para baixo da canine. A aeronave podia acomodar 14 passageiros nos voos noturnos, ou 28 nos voos curtos diurnos. O primeiro foi entregue para American Airlines em junho de 1936, seguido do primeiro DC-3 padrão de 21 passageiros dois meses depois.
O DC-3 tornou-se uma das aeronaves mais lendárias de todos os tempos. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Em novembro de 1936, a United Airlines, a qual foi uma subsidiária da Boeing até 1934, tornou-se a segunda companhia a adquirir o DC-3. O DC-2 havia provado ser mais econômico do que o Boeing Model 247, e a United definiu que o DC-3 poderia continuar a liderança. Os pedidos iniciais da American e United foram logo seguidos por pedidos de mais de 30 outras companhias aéreas nos próximos dois anos.
Muitas aeronaves ainda permanecem em voo na atualidade. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
A versão militar C-47 foi a mais produzida durante a Segunda Guerra Mundial. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Com apenas três escalas para reabastecimento, os voos de costa a costa no sentido leste nos EUA levavam aproximadamente 15 horas. No sentido oposto o voo tinha uma duração de 17 horas e 30 minutos, devido aos típicos ventos de cauda — ainda assim sendo uma melhoria significativa em relação ao seu concorrente mais próximo, o Boeing 247. Antes da chegada do DC-3, tal viagem somente podia ser feita durante o dia, em conjunto com trechos feitos por trem durante a noite.
Além da Segunda Guerra Mundial, o C-47 foi usado na Guerra do Vietnã, como uma versão armada com metralhadoras e canhões na lateral, e foi apelidade de "Spooky". (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
O DC-3 não foi apenas confortável e confiável, ele também tornou o transporte aéreo rentável. O presidente da American, C.R. Smith, disse que o DC-3 foi a primeira aeronave que conseguiu gerar renda apenas transportando passageiros, sem depender de subsídios do governo. Como resultado, em 1939, mais de 90% das companhias aéreas que transportavam passageiros nos EUA voavam com aeronaves DC-2 e DC-3.
A versão militar C-47 Dakota. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
A versão melhorada Super DC-3. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Adicionalmente às 455 aeronaves DC-3 comerciais fabricadas para as companhias aéreas, outras 10.174 foram produzidas como versão militar C-47 Dakota, durante a Segunda Guerra Mundial, nas unidades da Douglas Aircraft em Santa Monica, California e Long Beach, California.
A versão remotorizada, com turbinas PT-6A, do Douglas DC-3.
Mais de 2.000 unidades foram fabricadas na Rússia sob licença, designado Lisunov Li-2 (Cab para OTAN). Um total de 485 foram fabricados no Japão, como versão de transporte L2D Type 0.
Para ambos os usos, militar ou civil, o DC-3 provou ser forte, flexível, e fácil de operar e manter. Suas proezas durante a guerra acabou por tornar o DC-3 uma lenda. Atualmente, mas de 60 anos depois da última entrega, cerca de 400 unidades do DC-3/C-47 ainda estão em condições de voo e inclusive algumas operando comercialmente, transportando passageiros ou carga.
O Douglas DC-3 "Duggy, The Smile In The Sky" será uma das atrações do AirVenture 2010. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Este ano, durante o AirVenture 2010, 40 aeronaves DC-3/C-47 estarão chegando juntas ao evento, para comemorar os 75 anos do primeiro voo do DC-3 realizado em 1935.
O único Douglas DC-3 em condições de voo no país. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Cockpit do Douglas DC-3.
Douglas DC-3, o qual tornou popular as viagens aéreas e possíveis os lucros das companhias, e que é reconhecido universalmente como a melhor aeronave de sua época. Alguns ainda o consideram como o melhor avião de todos os tempos.
Uma das primeiras unidades do Douglas DC-3.
A primeira aeronave DC-3 da American Airlines.
O projeto do DC-3 começou em 1934, na insistência de C.R. Smith, presidente da American Airlines. Smith queria duas novas aeronaves – um DC-2 maior que pudesse tranportar mais passageiros durante o dia e outra aeronave com beliches em trilhos, que pudessem transportar passageiros durante a noite.
A Piedmont Airlines foi outra companhia aérea a adquirir o DC-3. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
O DC-3 foi projetado por uma equipe liderada pelo engenheiro chefe Arthur E. Raymond, e voou pela primeira vez no dia 17 de dezembro de 1935 (o 32° aniversário do voo dos Irmãos Wright em Kitty Hawk).
Um Douglas DC-3 e um Fairchild PT-19. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
O primeiro DC-3 fabricado foi o Douglas Skysleeper Transport, e foi o máximo do luxo. Catorze assentos almofadados em quatro compartimentos principais que podriam ser dobrados em pares para formarem sete camas, enquanto outras sete podiam ser dobradas para baixo da canine. A aeronave podia acomodar 14 passageiros nos voos noturnos, ou 28 nos voos curtos diurnos. O primeiro foi entregue para American Airlines em junho de 1936, seguido do primeiro DC-3 padrão de 21 passageiros dois meses depois.
O DC-3 tornou-se uma das aeronaves mais lendárias de todos os tempos. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Em novembro de 1936, a United Airlines, a qual foi uma subsidiária da Boeing até 1934, tornou-se a segunda companhia a adquirir o DC-3. O DC-2 havia provado ser mais econômico do que o Boeing Model 247, e a United definiu que o DC-3 poderia continuar a liderança. Os pedidos iniciais da American e United foram logo seguidos por pedidos de mais de 30 outras companhias aéreas nos próximos dois anos.
Muitas aeronaves ainda permanecem em voo na atualidade. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
A versão militar C-47 foi a mais produzida durante a Segunda Guerra Mundial. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Com apenas três escalas para reabastecimento, os voos de costa a costa no sentido leste nos EUA levavam aproximadamente 15 horas. No sentido oposto o voo tinha uma duração de 17 horas e 30 minutos, devido aos típicos ventos de cauda — ainda assim sendo uma melhoria significativa em relação ao seu concorrente mais próximo, o Boeing 247. Antes da chegada do DC-3, tal viagem somente podia ser feita durante o dia, em conjunto com trechos feitos por trem durante a noite.
Além da Segunda Guerra Mundial, o C-47 foi usado na Guerra do Vietnã, como uma versão armada com metralhadoras e canhões na lateral, e foi apelidade de "Spooky". (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
O DC-3 não foi apenas confortável e confiável, ele também tornou o transporte aéreo rentável. O presidente da American, C.R. Smith, disse que o DC-3 foi a primeira aeronave que conseguiu gerar renda apenas transportando passageiros, sem depender de subsídios do governo. Como resultado, em 1939, mais de 90% das companhias aéreas que transportavam passageiros nos EUA voavam com aeronaves DC-2 e DC-3.
A versão militar C-47 Dakota. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
A versão melhorada Super DC-3. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Adicionalmente às 455 aeronaves DC-3 comerciais fabricadas para as companhias aéreas, outras 10.174 foram produzidas como versão militar C-47 Dakota, durante a Segunda Guerra Mundial, nas unidades da Douglas Aircraft em Santa Monica, California e Long Beach, California.
A versão remotorizada, com turbinas PT-6A, do Douglas DC-3.
Mais de 2.000 unidades foram fabricadas na Rússia sob licença, designado Lisunov Li-2 (Cab para OTAN). Um total de 485 foram fabricados no Japão, como versão de transporte L2D Type 0.
Para ambos os usos, militar ou civil, o DC-3 provou ser forte, flexível, e fácil de operar e manter. Suas proezas durante a guerra acabou por tornar o DC-3 uma lenda. Atualmente, mas de 60 anos depois da última entrega, cerca de 400 unidades do DC-3/C-47 ainda estão em condições de voo e inclusive algumas operando comercialmente, transportando passageiros ou carga.
O Douglas DC-3 "Duggy, The Smile In The Sky" será uma das atrações do AirVenture 2010. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Este ano, durante o AirVenture 2010, 40 aeronaves DC-3/C-47 estarão chegando juntas ao evento, para comemorar os 75 anos do primeiro voo do DC-3 realizado em 1935.
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Nacionalidade :
Re: Douglas DC - 3/C Dakota
Um dos meus aviões preferidos, onde ainda cheguei a voar em criança.
Uma foto de um da TAP restaurado:
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=5625620
Aqui mais um pouco da história desta bela aeronave:
http://herdeirodeaecio.blogspot.com/2009/03/o-aviao-das-designacoes-multiplas.html
Uma foto de um da TAP restaurado:
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=5625620
Aqui mais um pouco da história desta bela aeronave:
http://herdeirodeaecio.blogspot.com/2009/03/o-aviao-das-designacoes-multiplas.html
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Artur Santos
Voo Virtual
Re: Douglas DC - 3/C Dakota
Muito bom Amilckar, e ótimo complemento do Artur
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A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
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Re: Douglas DC - 3/C Dakota
Queria muito um DC-3 AccuSim.
Carvalho- Moderador
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