Momento Correto de desliga AP em ILS
+10
eduardoamll
asjsouzajr
Leonardo.Moura
Gabriel Moradillo
glmz159
cwbspotter
jonh
Bruno Rodrigues
SABACH
Gustavo Tadeu Bonfim
14 participantes
Página 1 de 1
Momento Correto de desliga AP em ILS
Senhores, boa madrugada. Eu estava voando no PMDG NGX e ele não cantou o minimuns, nessas situações, como faço para saber o momento correto de desligar? Obrigado.
Re: Momento Correto de desliga AP em ILS
Eu também quero saber, mas acho que é assim que estiver visual (pelo menos era o que eu faria)
Re: Momento Correto de desliga AP em ILS
eu desligo quando chego na altitude de decisão
_________________
Macbook PRO 14 M1 PRO
Powered By Xplane
Bruno Rodrigues- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 980
Reputação : 74
Idade : 34
Simulador preferido : Xplane 11
Emprego/lazer : Profissional de T.I
Nacionalidade :
Re: Momento Correto de desliga AP em ILS
ILS Categoria 2: 50m Antes do começo da pista
ILS Categoria 3: O avião pouza soznho
OBS: O unico aeroporto do Brasil com categoria 3 é Base Aerea de Anápolis
ILS Categoria 3: O avião pouza soznho
OBS: O unico aeroporto do Brasil com categoria 3 é Base Aerea de Anápolis
_________________
João Casagrande
jonh- Major
-
Inscrito em : 03/01/2012
Mensagens : 335
Reputação : 21
Idade : 25
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Momento Correto de desliga AP em ILS
Eu normalmente desacoplo em uma aproximação onde 200ft é o mínimo entre 300/500(tendo visual claro). E várias vezes faço o pouso automático que adoro simular nessa aeronave espetacular. Mais sobre o momento correto não seria de política adotada por cada empresa?
Abraço
Abraço
Última edição por cwbspotter em Dom 22 Abr 2012, 09:47, editado 1 vez(es)
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
glmz159- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 06/10/2011
Mensagens : 758
Reputação : 36
Idade : 27
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Re: Momento Correto de desliga AP em ILS
Geralmente eu o desligo em 500 ft, se não tiver o visual eu espero até o momento mais claro de ver o que está a frente.
_________________
Acer Nitro 5 i7-11800H @ 2.30GHz 40GB RAM SSD 1TB NVIDIA GeForce GTX 1650 Tela Full HD 144Hz
Gabriel Moradillo- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 26/06/2011
Mensagens : 3185
Reputação : 143
Idade : 27
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade :
Re: Momento Correto de desliga AP em ILS
Se tiver visual fica a critério do Cmte, a não ser que conste algo no SOP da companhia, senão é o Comandante quem decide!! Eu trago na mão mais de longe.
_________________
ACER Predator Intel Core I7 11th geração, 16GB, 2 TB SSD nvme, RTX2060.
--------------
Leonardo.Moura- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 728
Reputação : 59
Idade : 43
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de Sistemas/Gerente de Projetos
Nacionalidade :
Re: Momento Correto de desliga AP em ILS
Vamos lá, apenas um pouquinho do que sei sobre ILS (como não sou dono da verdade, qualquer erro ou correção necessária por favor avisem )
Gustavo, o NGX não "cantou" os mínimos, porque provavelmente você esqueceu de setar ele na acft.
A altitude de decisão vai variar de aeroporto para aeroporto e o momento de desacoplar o AP também vai variar (mas de piloto para piloto), mas de uma forma ou de outra, por ocasião dos mínimos o PF deverá ter visual com a pista e consequentemente a aeronave na mão.
Eu particularmente levo na mão a partir do momento que tenho visual.
De uma forma Geral, funciona assim:
ILS Cat I – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão não menor que 61 m (200 pés) e visibilidade não menor que 800m (2600 pés) ou contato visual com a pista não menor que 550m (1800 pés).
ILS Cat II – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 61 m (200 pés) mas não menor que 30 m (100 pés), e contato visual coma pista não menor que 350m (1150 pés) para aeronaves cat D e 300m (980 pés) para cat A,B e C
ILS Cat III (Possui sub-divisões)
CAT III A – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 30 m (100 pés), e contato visual com a pista não menor que 200 m
CAT III B - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 15 m (50 pés), e contato visual com a pista menor que 200 m mas não menor que 50 m
CAT III C – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso sem altura de decisão e sem restrições de visual da pista.
Apenas lembrando que o Cat III C é considerado por muitos como algo utópico, porque o problema nesse caso não é o pouso mas sim o pós-pouso. Taxiar uma Aeronave e "parkear" a mesma com visibilidade zero é um pouquinho complicado. O risco de acidente seria grande demais.
Gustavo, o NGX não "cantou" os mínimos, porque provavelmente você esqueceu de setar ele na acft.
A altitude de decisão vai variar de aeroporto para aeroporto e o momento de desacoplar o AP também vai variar (mas de piloto para piloto), mas de uma forma ou de outra, por ocasião dos mínimos o PF deverá ter visual com a pista e consequentemente a aeronave na mão.
Eu particularmente levo na mão a partir do momento que tenho visual.
De uma forma Geral, funciona assim:
ILS Cat I – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão não menor que 61 m (200 pés) e visibilidade não menor que 800m (2600 pés) ou contato visual com a pista não menor que 550m (1800 pés).
ILS Cat II – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 61 m (200 pés) mas não menor que 30 m (100 pés), e contato visual coma pista não menor que 350m (1150 pés) para aeronaves cat D e 300m (980 pés) para cat A,B e C
ILS Cat III (Possui sub-divisões)
CAT III A – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 30 m (100 pés), e contato visual com a pista não menor que 200 m
CAT III B - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 15 m (50 pés), e contato visual com a pista menor que 200 m mas não menor que 50 m
CAT III C – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso sem altura de decisão e sem restrições de visual da pista.
Apenas lembrando que o Cat III C é considerado por muitos como algo utópico, porque o problema nesse caso não é o pouso mas sim o pós-pouso. Taxiar uma Aeronave e "parkear" a mesma com visibilidade zero é um pouquinho complicado. O risco de acidente seria grande demais.
_________________
Aldo Souza
Processador: AMD Ryzen 7 3800X, 8x 3900 MHz
Mainboard: ASUS PRIME B550M-A
Vídeo: ASUS GeForce RTX 3060 Ti-8G-GAMING, 8 GB GDDR6
Ram: 32 Gb (4 x 8GB) DDR4-RAM, Kingston HyperX FURY
Discos: 500 Gb M.2 SSD WD Blue (Windows) / 512 Gb M.2 Samsung SSD PM961 (MSFS2020) / 512 Gb SSD Transcend (XP11) / 1 Tb Toshiba Sata 6.0 Gb/s (Diversos) / 1,5 Tb WD Green (Backup)
Fonte: 600 Watt be quiet! 80 Plus Bronze
BoostBoxx Liquid B120 Wasserkühlung
asjsouzajr- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 22/08/2010
Mensagens : 775
Reputação : 45
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade :
Re: Momento Correto de desliga AP em ILS
Pelo que me lembro que foi falado em pousos CAT III C, é necessário o auxílio do carro Follow me.
_________________
DELL G15 5530 - i5-13450HX 2.40 GHz| NVIDIA RTX 3050 6GB| 24GB DDR5| (256 GB + 1TB) SSD | Win11 home
eduardoamll- Coronel
-
Inscrito em : 21/07/2011
Mensagens : 1854
Reputação : 356
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Momento Correto de desliga AP em ILS
Eu desligo depois que estiver completamente visual e alinhado.
_________________
Placa Mãe: GIGABYTE B650M K / Processador: Ryzen 5 7600X 4.70 Ghz - Memória Ram: 32 GBs 2X16 Fury Beast DDR5 - Placa de Video: NVidia RTX 3080 SG Galax 12GBs DDR6 / Fonte: Aerocool 1500W
Alexandre da Silva- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6983
Reputação : 622
Idade : 35
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade :
Re: Momento Correto de desliga AP em ILS
nesse vídeo dá pra ver o problema que seria num pós-pouso para taxiar.
https://www.youtube.com/watch?v=Fe_pEK_kRVw
E esse foi um III b !
https://www.youtube.com/watch?v=Fe_pEK_kRVw
E esse foi um III b !
_________________
Aldo Souza
Processador: AMD Ryzen 7 3800X, 8x 3900 MHz
Mainboard: ASUS PRIME B550M-A
Vídeo: ASUS GeForce RTX 3060 Ti-8G-GAMING, 8 GB GDDR6
Ram: 32 Gb (4 x 8GB) DDR4-RAM, Kingston HyperX FURY
Discos: 500 Gb M.2 SSD WD Blue (Windows) / 512 Gb M.2 Samsung SSD PM961 (MSFS2020) / 512 Gb SSD Transcend (XP11) / 1 Tb Toshiba Sata 6.0 Gb/s (Diversos) / 1,5 Tb WD Green (Backup)
Fonte: 600 Watt be quiet! 80 Plus Bronze
BoostBoxx Liquid B120 Wasserkühlung
asjsouzajr- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 22/08/2010
Mensagens : 775
Reputação : 45
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade :
Re: Momento Correto de desliga AP em ILS
jonh escreveu:ILS Categoria 2: 50m Antes do começo da pista
ILS Categoria 3: O avião pouza soznho
OBS: O unico aeroporto do Brasil com categoria 3 é Base Aerea de Anápolis
Apenas uma correção amigo, o autland pode ser feito em qualquer categoria de ils, porem por segurança so é usado a partir do Cat II, se ano me engano o importante e a intensidade e qualidade do sinal, por exemplo a TAM já teve problemas em um pouso visual e depois disso qualquer aeroporto que tenha CAT II operacional, é origatório o Autoland. Se verificar neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ZegK227X5t4 aos 8:44 o comandante explica para alguém na cabine que não foi desacoplado o autopilot, sendo feito então um Autoland em Cat II em SBGR.
Quanto a Cat III no brasil, Guarulhos ja possui Cat III conforme carta http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/sbgr_ils-rwy-09r-cat-ii-e-iii_iac_20121201.pdf?CFID=bbc8194d-f92d-406a-8653-8bcbfd200eb3&CFTOKEN=0
_________________
Mauro Artioli
Placa Mae: Gigabyte Aorus Z390 PRO WIFI - Processador: Intel Core I7 9700K - Memoria: Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4 DRAM 3000MHz C15 - HDs: Sistema Raid 0 (2x 1TB) NVME - Video: Zotac GTX 3080Ti.
mauro.artioli- Capitão
-
Inscrito em : 14/03/2012
Mensagens : 143
Reputação : 9
Idade : 41
Simulador preferido : FS2020
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade :
Re: Momento Correto de desliga AP em ILS
Bom,
A única nacional que tenho informação é a GLAI, por conta do SOP e dos jumps que já fiz, mas os pilotos não seguem um padrão... já vi comando desligando o AP a 2000', 1500'... e nenhum abaixo de 1000'. Todos já chegam na safety window pra IMC, configurados pro pouso.
[]s
A única nacional que tenho informação é a GLAI, por conta do SOP e dos jumps que já fiz, mas os pilotos não seguem um padrão... já vi comando desligando o AP a 2000', 1500'... e nenhum abaixo de 1000'. Todos já chegam na safety window pra IMC, configurados pro pouso.
[]s
Galeno- Coronel
-
Inscrito em : 14/03/2011
Mensagens : 1458
Reputação : 46
Idade : 40
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Re: Momento Correto de desliga AP em ILS
Muito obrigado pessoal, e aproveitando o post, qual a diferença entre ILS Z,X,Y,etc.
Obrigado
Obrigado
_________________
"Quando tiveres provado a sensação de voar, andarás na terra com os olhos voltados para o céu, onde esteve e para onde desejarás voltar"
(Leonardo Da Vinci)
"As coisas são mais belas quando vistas de cima"
(Santos Dumont)
Re: Momento Correto de desliga AP em ILS
Então eu uso uma regra geral de todos pilotos da azul...
VISUAL: ONE HUNDRED = AP OFF
NOT VISUAL: Quando obter o visual
VISUAL: ONE HUNDRED = AP OFF
NOT VISUAL: Quando obter o visual
_________________
i7 2600k 3,4 Ghz Watercooled by Corsair H100 twin fan, Asrock Z77X Extreme4 Gen3, 2x 4GB G.Skills Ripjaws X, WD 1TB , Ocz 750w c/ C. Modulares, Gabinete Aerocool Xpredator with 7 Coolers // Waiting for: EVGA GForce GTX 670 2GB.
Ruan Martinez- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 06/12/2011
Mensagens : 753
Reputação : 15
Idade : 30
Simulador preferido : FSX, FS2004
Emprego/lazer : Produção de Audio
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Preenchimento correto da CIV.
» a/p desliga
» Uso do Trim correto no Airbus - Dúvida
» Windows Desliga quando abro FSX
» Como sabe se o pouso saiu devidamente correto?
» a/p desliga
» Uso do Trim correto no Airbus - Dúvida
» Windows Desliga quando abro FSX
» Como sabe se o pouso saiu devidamente correto?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos