Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


avioes - [Brasil] Aeroportos e aviões viram vitrine publicitária  Gse_multipart13851

[Brasil] Aeroportos e aviões viram vitrine publicitária

Ir para baixo

avioes - [Brasil] Aeroportos e aviões viram vitrine publicitária  Empty [Brasil] Aeroportos e aviões viram vitrine publicitária

Mensagem por Amilckar Seg 05 Mar 2012, 12:50

Aeroportos e aviões viram vitrine publicitária






A busca pela atenção do consumidor fez as marcas procurarem lugares - e ocasiões - inusitados para anunciar. Com o crescimento do número de brasileiros que viajam de avião, os aeroportos e as próprias aeronaves despontam como espaços publicitários. A espera pelo embarque ou desembarque é quase um tempo perdido para o passageiro, mas, para as empresas, é um momento precioso para transmitir uma mensagem.


'As empresas estão sempre buscando um lugar onde podem explicar seu produto ao público-alvo em um momento em que ele tenha tempo para ouvir. Dentro do avião é uma solução', diz o publicitário Rui Piranda, diretor de criação da Giovanni+Draftfcb e especialista em marketing direto.

avioes - [Brasil] Aeroportos e aviões viram vitrine publicitária  Size_380_azul-nestle_460-jpg


A Nestlé, por exemplo, aproveita o café da manhã dos clientes da TAM para oferecer a degustação de novos sabores de iogurtes. A ação, iniciada há cerca de 15 dias, terá duração de um ano e atingirá passageiros que voam entre cinco capitais brasileiras.


As montadoras também despertaram para o potencial de divulgação de seus produtos aos viajantes. A campanha do March, o primeiro carro popular da Nissan no Brasil, contou com modelos em exposição nos principais aeroportos do País.


'A pessoa vê o comercial do carro na TV e, enquanto aguarda o seu voo, tem um modelo para olhar. O aeroporto funciona como um show room', diz Márcio Oliveira, vice-presidente de operações da agência Lew'Lara\TBWA, dona da conta da Nissan.


O interesse das marcas em se comunicar com os passageiros está relacionado com o perfil de quem viaja de avião no Brasil. Apesar da popularização desse mercado, a maioria dos passageiros ainda viaja a trabalho. A outra fatia, que viaja a lazer, também é vista como público com grande potencial de consumo.


Muitas marcas procuram o espaço para se comunicar com um nicho específico, de pessoas com alto poder aquisitivo. A consultoria PricewaterhouseCoopers, por exemplo, já anunciou nos encostos de cabeceiras das poltronas da TAM. E a construtora Gafisa tentou captar investidores para um empreendimento comercial no Rio com uma propaganda na revista da companhia aérea.


Pintura. Mas a ação que provoca o maior burburinho entre os passageiros é, sem dúvida, a pintura do avião. A maior parte dessas pinturas faz parte de campanhas das próprias companhias aéreas. A TAM, por exemplo, caracterizou um avião como a arara Blu, personagem do filme Rio, para divulgar o patrocínio ao filme. 'As pessoas paravam para olhar, tiravam foto e colocavam nas redes sociais', disse Alessandro Cardoni, diretor de atendimento da Young & Rubicam, responsável pela campanha.

avioes - [Brasil] Aeroportos e aviões viram vitrine publicitária  Tam-aviao-bagarai


A TAM não pretende ceder o espaço para outras marcas anunciarem. 'Recebo consultas toda semana, mas só pintamos as aeronaves em campanhas institucionais', diz o gerente de marketing da marca TAM, Ricardo Cruz.


A Azul pensa diferente. A companhia já fez um contrato com a Nestlé para divulgar a marca na fuselagem de 15 aviões. Segundo o diretor de comunicação da empresa, Gianfranco Beting, a Azul deve anunciar este ano outras parcerias semelhantes. 'É uma grande oportunidade de ganhar receitas adicionais. Mas não aceitamos qualquer oferta. A marca ficará colada à nossa', diz.


A Gol também está aberta a projetos para adesivar o exterior dos aviões, diz a diretora de marketing da companhia, Florence Scappini. O maior entrave para a ação é a Lei Cidade Limpa, que restringe a publicidade outdoor na capital paulista e se aplica às aeronaves que pousam no aeroporto de Congonhas. 'Quase todas as nossas aeronaves pousam lá. Isso pode criar um problema operacional.'


O mercado publicitário não dispõe de números sobre mídia em aviões, e as companhias aéreas não abrem os dados de arrecadação publicitária. A Gol estimou que seu faturamento com mídia a bordo cresce entre 15% e 18% ao ano. Mas, para especialistas, o ápice do setor já tem data no Brasil: será na metade de 2014, quando milhares de torcedores viajarão pelo País para assistir aos jogos da Copa.


Celebração


Para comemorar seu 10º aniversário, a Gol pintou um avião de laranja. É uma ação de marketing institucional para chamar a atenção para a data.


De olho no turista


O governo de Aruba adesivou a bandeja de uma aeronave da Gol para incentivar o turismo ao País. A peça foi produzida pela agência Lew'Lara\TBWA.


Outdoor com asas


A Nestlé fechou um contrato com a Azul para estampar suas marcas, entre elas a Suflair, no exterior de 15 aviões por 12 meses, encerrados em outubro.


Fonte: Esatdão

_________________
Carlos Amilckar
avioes - [Brasil] Aeroportos e aviões viram vitrine publicitária  Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos